
Teoria de voo de baixa velocidade 2.0
Teoria de voo de baixa velocidade 2.0
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São superfícies de comentado secundárias
Ailerons
Compensadores
Profundores
Lemes de direção
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Os compensadores do aileron, do Profundor e do Leme de direção são componentes da aeronave que tem a denominação comum de
Superfícies de comando primárias
Conjunto de estabilizadores
Conjunto de controles
Superfícies de comando secundárias
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Os compensadores estão localizado a em qual parte da aeronave l?
Intradorso da asa
Extradorso da asa
Bordo de ataque das superfícies primárias
Bordo de fuga das superfícies primárias
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Qual a principal finalidade dos compensadores
São usados em casos de emergências
Comandar a aeronave na manobras
Auxiliar na decolagem
Ajudar a mover as superfícies de comando primárias e manter a aeronave na atitude desejada
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Sai consideras superfícies de comando auxiliares
Compensadores
Ailerons, Profundores e Leme de direção
Somente flaps
Flaps,slats, slots, spoilers e speed brakes
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A função das superfícies de comando auxiliares é
Ajudar a movimentar as superfícies de comando primárias
Movimentar a aeronave em torno dos três eixos
Aumentar ou reduzir a sustentação
Manter a aeronave na posição desejada
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As superfícies hipersustentadoras e os freios aerodinâmicos são considerados superfícies de comando:
Secundárias
Auxiliares
Nenhuma das anteriores
Primárias
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Superfícies de comando auxiliares que reduzem a sustenção
Slots
Spoilers
Flaps
Slats
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A superfícies hipersustadorastem como função de aumentar a/o
Sustentação
Arrasto induzido
Tração
Todas acima
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São considerados dispositivos hipersustentadores
Flaps, slats e slots
Compensadores
Ailerons, Profundores e Leme de profundidade
Flaps e ailerons
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Os dispositivos hipersustentadores quando utilizados
Aumentam o ângulo crítico
Reduzem o ângulo crítico
Não influenciam no ângulo crítico
Aumentam a velocidade da aeronave
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O dispositivo localizado no bordo de fuga da asa, que tem por finalidade aumentar a sustentação nos pousos e decolagens é:
Flap
Spoiler
Slots
Nervura
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O deslocamento do centro de pressão para trás ocorre quando o piloto aciona o:
Aileron
Slat
Spoiler
Flap
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Quais os tipos de flaps usados em avião
Cantiléver é Semicantilever
Comercial e triciclo
Retrátil, escamotavel e fixo
Simples, ventral, fowler, deslizante com fenda e krueger
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Conseguimos aumentar a sustentação de uma aeronave em voo:
Baixando o flap
Todas acima
Aumentando o ângulo de ataque
Aumentando a velocidade
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O flap da asa, quando baixado
Atua como superfície hipersustentadora e como freio aerodinâmico
Tem a tendência de fazer o nariz do avião subir
Atua somente como freio aerodinâmico
Atua somente como superfície e hipersustentadora
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O uso dos flaps na decolagem
Todas acima
Aumenta a sustentação na decolagem
Aumenta o ângulo de subida
Diminui o percurso da decolagem
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Dentre os tipos de Flaps abaixo é considerado mais eficiente
Simples
Deslizante com fenda
Fowler
Ventral
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Tipo de Flip localizado no bordo de ataque de aeronaves de grande porte que, quando acionado, gira para fora e para frente
Krueger
Deslizante com fenda
Ventral
Fowler
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Pequenos aerofólio móveis localizados no bordo de ataque das asas
Slats
Ailerons
Spoiler
Flaps
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Superfícies que tem a mesma função que os flaps, porém estão situados no bordo de ataque das asas
Slats
Ailerons
Nenhuma das anteriores
Spoilers
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Vendas fixas localizadas no bordo de ataque, que têm elevado os ângulos de ataque permitem a passagem de ar no intradorso para o extradorso, retardando o turbilhonamento da camada limite
Spoiler
Slots
Slats
Flap krueger
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Superfície hipersustentadora fixas localizadas no bordo de ataque da asa
Ailerons
Flaps
Slats
Slots
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Os slots são superfícies de controle que tem características
Diminui o ângulo crítico do aerofólio
Não permite voos com elevados ângulos de ataque
Balancear aeronave em voo
Aumentar a sustentação, sem alterar a curvatura da asa
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Superfícies móveis capazes de reduzir a velocidade aumentar o arrasto
Freio aerodinâmicos
Superfícies de comandos secundárias
Superfície hipersustentadoras
Superfícies de comando primárias
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Está localizado no extradorso da asa, serve como freio aerodinâmico e reduza a sustentação
Aileron
Spoiler
Slat
Flap
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Em que momento do voo todos os spoiler da asa se levantam
Durante a decolagem
No voo de cruzeiro
Depois que a aeronave toca a pista no pouso
Para fazer curvas
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O ângulo de ataque é formado entre o:
Eixo longitudinal e a linha da corda da asa
Vento relativo e a linha da corda da asa
Plano da asa e o eixo lateral
Eixo lateral e o bordo de fuga da asa
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Ao se aumentar o ângulo de ataque de um aeronave, a sustentação:
Eu arrasto aumentarão
E o arrasto diminuirão
Diminuirá e o arrasto aumentará
Aumentará e o arrasto diminuirá
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Em um aerofólio de perfil simétrico, quando o vento relativo sopra na mesma direção da corda, o ângulo de ataque é:
Positivo
Nulo
Máximo
Negativo
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No ângulo crítico aeronave:
Tem sua tração aumentada
Tem que seu arrasto aumentado
Estará estolada
Tem sustentação máxima
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A perda da sustentação de uma aeronave tomasse iminente quando a mesma atinge o ângulo de
Atitude
Incidência
Enflechamento
Estol
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O estol é: ah tá
Uma situação de pequeno ângulo de ataque e reduzida sustentação
Uma situação na qual a asa perde totalmente a sustentação
O momento de desaceleração brusca produzindo a queda do avião
O momento de máxima sustentação do avião
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o que ocorre quando a aeronave ultrapassa o ângulo crítico?
Aumento da sustentação
Aumento da velocidade
Perda de sustentação
Deslocamento do CG
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a velocidade de de uma aeronave aumenta com:
A formação de gelo sobre a asa
Todas acima
O peso
A altitude
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O ângulo formado entre a corda do aerofólio e o eixo longitudinal do avião chama-se de:
Incidência
Diedro
Ataque
Enflechamento
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Entre os ângulos citados abaixo, o que não apresenta variação é o de:
Trajetória
Estol
Ataque
Incidência
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Diedro é um ângulo formado entre a/o
Eixo transversal e o bordo de ataque da asa
Corda e o eixo longitudinal do avião
Corda e o vento relativo
Plano da asa e o eixo transversal do avião
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O ângulo do diedro é formado entre o plano da asa e o eixo:
Lateral
Longitudinal
Vertical
Horizontal
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O ângulo de enflechamento é formado entre o bordo de ataque e o eixo:
Horizontal
Vertical
Longitudinal
Lateral
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A camada limite é a camada de ar:
Mais distante do extratdorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais próxima do extradorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais distante do intradorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais próxima do intradorso, que consegue manter o fluxo laminar
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As limpa e o uso de slot são formadas diferentes de:
Reduzir o fluxo de ar da camada limite
Aumentar a pressão no intradorso
Antecipar ou estol
Controlar a camada limite
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Se um corpo for afastado de sua posição tentando a ela voltar, diz-se que o mesmo possui equilíbrio:
Indiferente
Instável
Estático
Estável
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Se um piloto iniciar um mergulho e depois soltar o manche, uma aeronave estável deverá:
Levantar o nariz
Entrar em estol
Baixar o nariz
Continuar o mergulho
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Um avião estaticamente diferente é aquele que tende a
Impossível determinar
Assumir uma nova condição de equilíbrio
Retornar à sua condição original de equilíbrio
Continuar se afastando da sua condição de equilíbrio
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Um avião sofre um desequilíbrio lateral e eu tentar voltar ao equilíbrio, não consegue amortecer as oscilações. Nesse caso, o avião tem um comportamento do tipo:
Dinamicamente instável
Estaticamente instável
Estaticamente indiferente
Dinamicamente indiferente
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A estabilidade que ocorre em torno do eixo lateral de uma aeronave é a
Direcional
Lateral
Longitudinal
Transversal
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A estabilidade estática lateral da aeronave está relacionada ao eixo:
Direcional
Transversal
Vertical
Longitudinal
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A estabilidade longitudinal da aeronave está diretamente ligada à localização do:
Ângulo de incidência
Centro de gravidade
Centro de pressão
Ângulo de atitude
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O Diedro positivo de uma aeronave faz com que a mesma tenha:
Menor estabilidade lateral
Maior arrasto
Maior estabilidade lateral
Maior estabilidade longitudinal
51
O ângulo de diedro interfere na estabilidade:
Lateral
Longitudinal
Vertical
Direcional
52
A estabilidade direcional da aeronave ocorre em torno de qual eixo?
Direcional
Vertical
Lateral
Longitudinal
53
O enflechamento positivo das asas produz estabilidade:
Direcional e longitudinal
Lateral e direcional
Direcional
Longitudinal
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Quando uma aeronave tiver grande área lateral à frente do CG, sua:
Estabilidade direcional será maior
Estabilidade lateral será maior
Estabilidade direcional será menor
Estabilidade lateral será menor
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O que torna a aerodinâmica da velocidade, um estudo diferente da aerodinâmica de baixa velocidade é:
A redução da temperatura do ar devido ao deslocamento
A diminuição da viscosidade do ar em altas velocidades
A compressibilidade do ar
A leveza nos comandos da aeronave
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A velocidade do som ao nível do mar é a 15° é de 1235 km/h, mas na medida em que se sobe essa velocidade
Diminui
Impossível afirmar
Aumenta
Permanece constante
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Número math é a medição da velocidade de um avião em relação a (o)
Fluxo de ar laminar no intradorso
Velocidade do som
Velocidade da luz
Fluxo de ar laminar no extradorso
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Número de mach crítico é a velocidade na qual
O avião voa abaixo da velocidade do som e a asa voa na velocidade do som
O avião e a asa voam abaixo da velocidade do som
O avião e a asa voam acima da velocidade do som
O avião e a asa voam acima de mach 5
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Quanto as aeronaves comerciais de grande porte, a velocidade ideal de voo considerando sua vida útil é:
Subsônica
A velocidade não interfere na vida útil
Transonica
Supersonica
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O que caracteriza o voo supersônico?
Formação de onda de choque
Todas acima
Deslocamento do centro de pressão para trás
Perda de estabilidade