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1
As forças que atuam num avião em voo são
Tração, gravidade, peso e resistência
Peso, resistência e gravidade
Arrasto, sustentação e resistência
Sustentação, tração, arrasto e peso
2
A força que atua em um avião em voo, neutralizando a ação de peso e o/a
Tração
Empuxo
Arrasto
Sustentação
3
A força que puxa a aeronave para baixo é conhecida como
Arrasto
Peso
Sustenção
Tração
4
Força oposta ao arrasto, que puxa ou empurra a aeronave para frente
Peso
Tração
Arrasto
Sustentação
5
A força que se opõe ao deslocamento da aeronave chama-se
Sustentacao
Peso
Arrasto
Tração
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O arrasto é uma força
Todos acima
Que dificulta a trajetória da aeronave
De atrito
De resistência ao avanço
7
Ao arrasto provocado nas pontas da asa, damos o nome de arrasto
Induzido
Parasita
Normal
Aerodinamico
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Dispositivos usados para evitar os vórtices de ponta de asa
Winglets
Ailerons
Profundores
Lemes de direção
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O arrasto parasita é provocado por
Turbilhonamento na ponta das asas
Todas as partes que produzem sustentação
Todas as partes que não produzem sustentação
Turbilhonamento em todo avião
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Ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combina-las da seguinte forma
Tração e sustentação/ peso e arrasto
Nenhuma das anteriores
Tração e peso/ sustentação e arrasto
Tração e arrasto/ sustentação e peso
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Um avião se mantém em voo reto e horizontal. Nessa condição temos
A tração igual ao arrasto
O peso igual ao arrasto
A sustenção igual ao peso
A sustentação igual a tração
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Se a sustentação for maior que o peso, o avião
Sobe
Entra em estol
Voa horizontalmente
Desce
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A força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso e a/o
Sustentação
Tração
Arrasto
Empuxo
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Num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião é equilibra a força de tração e a/o
Arrasto
Peso
Empuxo
Sustentação
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O ponto de cruzamento dos três eixos da aeronave é denominado
Centro de gravidade
Centro de pressão
Resultante aerodinâmico
Arrasto
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O que é o centro de gravidade
E a parte externa da circunferência
E o ponto de apoio de um corpo
E a parte correspondente ao braço da alavanca
E o ponto de equilíbrio de um corpo
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O Cg de um avião varia
Todos acima
Com a distribuição de peso dentro do aviao
Com o consumo de combustível
Com a movimentação dos passageiros e tripulantes
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Para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o Cg é projetado sempre
A frente do cp
Atrás do cp
Não há relação entre eles
Coincidindo com o cp
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Os pontos de aplicação da sustentação e do peso de uma aeronave são respectivamente
Centro de pressão e centro de gravidade
Linha de curvatura média e corda
Corda e linha de curvatura média
Centro de gravidade e centro de pressão
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Os três eixos imaginários em torno dos quais as aeronaves realizam seus movimentos são
Transversal, longitudinal e de subida
Principal, longitudinal e vertical
Lateral, longitudinal e vertical
Lateral, longitudinal e de descida
21
O eixo imaginário que vai do nariz até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade e o
Longitudinal
Transversal
Vertical
Lateral
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Quando se movimenta o machê para a direita ou para a esquerda a aeronave girará em torno do eixo
Vertical
Lateral
Inclinado
Longitudinal
23
Quando o machê é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de
Cabragem
Picagem
Rolamento
Tangagem
24
O movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzi-lo pelo (s)
Ailerons
Flaps
Leme de direção
Leme de profundidade
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O movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo
Horizontal
Transversal
Vertical
Longitudinal
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Ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente
Baixa o nariz
Rola pata a direita
Rola para a esquerda
Levanta o nariz
27
O movimento de arfagem é produzido pelo
Aileron
Leme de direção
Profundor
Flap
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Quando o Profundor estiver para baixo, a aeronave estará
Em voo reto horizontal
Subindo
Descendo
Guinando
29
Durante o voo, quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de
Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
30
Numa cabragem o piloto
Empurra o manche e o Profundor vai pra cima
Puxa o manche e o Profundor vai pra cima
Empurra o manche e o Profundor vai pra baixo
Puxa o manche e o avião vai pra baixo
31
O movimento realizado em torno do eixo vertical é chamado de
Rolamento
Cabragem
Tangagem
Guinada (leme de direção)
32
O movimento de guinada é proporcionado pelos
Leme de direção
Compensadores
Profundores
Manche
33
Os pedais servem para comandar os
Ailerons é os profundores
Freios e o leme de direção
Ailerons é o leme de direção
Freios e os profundores
34
As superfícies de comando primárias tem como função
Aumentar a sustentação
Aliviar tendenciais e esforços de pilotagem
Atuar como freio aerodinâmico
Movimentar a aeronave em torno dos seus eixos
35
São consideradas superfícies de comando primárias
Ailerons, profundores e flaps
Lemes de profundidade, de direção e spoilers
Ailerons, compensadores e flaps
Ailerons, lemes de profundo e de direção
36
As superfícies de comando primárias são acionadas através
Leme de direção e manche
Leme de direção e faps
Flaps e fendas
Manche e pedais
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Os ailerons estão, localizados:
No bordo, de ataque, próximo á raiz
No bordo de fuga, próximo á raiz
No bordo de ataque, próximo à ponta da asa
No bordo de fuga, próximo à ponta da asa
38
Comandando se o aileron direto para baixo, a asa direta.
Sobre e a esquerda desce
Sobre e o avião desce
Desce é a esquerda sobre
Desde e o avião sobre
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A asa esquerda de um avião inclina se para baixo e a direita para cima, quando o piloto aciona o:
Aileron esquerdo para baixo
Falp esquerdo para baixo
Flap esquerdo para cima
Aileron esquerdo para baixo
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Superfície de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal:
Aileron
Profundor
Compensador
Leme de direção
41
O piloto aciona o leme de profundidade através de:
Interruptor localizado no painel do piloto
Manche lateral
Pedais
Manche para frente e para trás
42
Que superfície de comando permite ao avião girar em torno do seu eixo transversal?
Leme de profundidade
Flaps
Ailerons
Leme de direção
43
Durante o voo quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de:
Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
44
Superfície do controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical:
Flap
Leme de direção
Aileron
Leme de profundidade
45
O piloto aciona o leme de direção através de:
Movimento longitudinal no manche
Pedais
Interruptor no painel
Movimento lateral no manche
46
Arfarem, tangagem, cabragem ou picagem são movimentos que acontecem em torno do eixo:
Transversal
De rolagem
Longitudinal
Vertical
47
São superfícies de comando secundárias
Compensadores
Pronfudores
Leme de direção
Ailerons
48
Os compensadores do aileron do Profundor e do Leme de direção são componentes da aeronave que tem a denominação comum de
Conjunto de estabilizadores
Conjunto de controles
Superfícies de comando secundárias
Superfícies de comando primárias
49
Os compensadores estão localizados em qual parte da aeronaves
Intradorso da asa
Bordo de fuga das superfícies primárias
Bordo de ataque das superfícies primárias
Extradorso da asa
50
Qual principal finalidade dos compensadores
Auxiliar na decolagem
Comandar a aeronave nas manobras
São usados em caso de emergia
Ajudar a mover as superfícies de comando primárias e manter a aeronave na atitude desejada
51
São consideradas superfícies de comando auxiliares
Flaps,slats solta spoilers e speed brakes
Somente os flaps
Ailerons profundores e Leme de direção
Compensadores
52
A função das superfícies de comando auxiliares e
Movimentar ou reduzir a sustentação
Movimentar a aeronave em torno dos três eixos
Manter a aeronave na posição desejada
Ajudar a movimentar as superfícies de comando primárias
53
As superfícies hipersustentadoras e os freios aerodinâmicos são considerados superfícies de comando
Primárias
Auxiliares
Nenhuma das anteriores
Secundárias
54
Superfícies de comando auxiliares que reduzem a sustentação
Slots
Slats
Flaps
Spoilers
55
As superfícies hipersustentadoras tem como função aumentar
Todos acima
Tração
Arrasto induzido
Sustentação
56
São considerados dispositivos hipersustentadoras
Compensadores
Ailerons profundores e Leme de pronfudidade
Flaps slots e slats
Flaps e ailerons
57
Os dispositivos hipersustentadoras quando utilizados
Aumentam o ângulo crítico
Reduzem o ângulo crítico
Não influenciam no ângulo crítico
Aumentar a velocidade da aeronave
58
O dispositivo localizado no bordo de fuga da asa, que tem por finalidade aumentar a sustentação nos pousos e decolagem e
Flaps
Slots
Nervura
Spoiler
59
O deslocamento do centro de pressão para trás ocorre quando o piloto aciona o
Spoilers
Ailerons
Slat
Flap
60
Quais os tipos de flaps usados em aviões
Convencional e triciclo
Cantiléver é Semicantilever
Retrátil, escamoteavel e fixo
Simples, ventral, flower, deslizante com fenda e kruger
61
Conseguimos aumentar a sustentação de uma aeronave em voo
Todas acima
Aumentando a velocidade
Aumentando o ângulo de ataque
Baixando o flap
62
O flap da asa quando baixado
Tem tendência de fazer o nariz do avião subir
Atua como superfície hipersustentadora e como freio aerodinâmico
Atua somente como superfície hipersustentadora
Atua somente como freio aerodinâmico
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O uso dos flaps na decolagem
Todos acima
Aumentar a sustentação na decolagem
Aumenta ângulo de subida
Diminui o percurso da decolagem
64
Dentre os tipos flaps abaixo é considerado o mais eficiente
Simples
Fowler
Deslizante com fenda
Ventral
65
Tipo de flap localizado no bordo de ataque de aeronaves de grande porte que, quando acionado gira para fora e para frente
Krueger ( intradorso)
Ventral
Deslizante com fenda
Fowler
66
Pequenos aerofólios móveis localizados no bordo de ataque das asas
Slats
Ailerons
Flaps
Spoilers
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Superfície que tem a mesma função que os flaps porém estão situadas no bordo de ataque das asas
Slats
Ailerons
Nenhuma das anteriores
Spoilers
68
Fendas fixas localizadas no bordo de ataque que em elevados ângulos de ataque permitem a passagem do ar do intradorso para o extradorso retardando o turbilhonamento da camada limite
Spoilers
Flap krueger
Slats
Slots (fixa)
69
Superfícies hipersustentadoras fixas localizadas no bordo de ataque da asa
Slats
Flaps
Slots
Ailerons
70
Os slots são superfícies de controle que tem como característica
Balancear a aeronave em voo
Diminuir o ângulo crítico do aerofólio
Aumentar a sustentação sem alterar a curvatura da asa
Não permitir voos com elevados ângulos de ataque
71
Superfície móveis capaz de reduzir a velocidade e aumentar o arrasto
Freios aerodinâmicos
Superfície de comando primárias
Superfícies hipersustentadoras
Superfície de comando secundárias
72
Está localizado no extradorso da asa serve como freio aerodinâmico e redu a sustentação
Aileron
Spoilers
Slat
Flap
73
Em que momento do voo todos os spoilers da asa se levantam
Durante a decolagem
Depois que a aeronave toca a pista no pouso
No voo de Cruzeiro
Para fazer curvas
74
Gostou ? Ou amou? Adfs
Sim piririm
Não