CONHECIMENTOS GERAIS DE AERONAVE PT2

CONHECIMENTOS GERAIS DE AERONAVE PT2

Estudem meus ratinhos

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Daniel Pereira

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1

As forças que atuam num avião em voo são

Tração, gravidade, peso e resistência
Peso, resistência e gravidade
Arrasto, sustentação e resistência
Sustentação, tração, arrasto e peso
2

A força que atua em um avião em voo, neutralizando a ação de peso e o/a

Tração
Empuxo
Arrasto
Sustentação
3

A força que puxa a aeronave para baixo é conhecida como

Arrasto
Peso
Sustenção
Tração
4

Força oposta ao arrasto, que puxa ou empurra a aeronave para frente

Peso
Tração
Arrasto
Sustentação
5

A força que se opõe ao deslocamento da aeronave chama-se

Sustentacao
Peso
Arrasto
Tração
6

O arrasto é uma força

Todos acima
Que dificulta a trajetória da aeronave
De atrito
De resistência ao avanço
7

Ao arrasto provocado nas pontas da asa, damos o nome de arrasto

Induzido
Parasita
Normal
Aerodinamico
8

Dispositivos usados para evitar os vórtices de ponta de asa

Winglets
Ailerons
Profundores
Lemes de direção
9

O arrasto parasita é provocado por

Turbilhonamento na ponta das asas
Todas as partes que produzem sustentação
Todas as partes que não produzem sustentação
Turbilhonamento em todo avião
10

Ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combina-las da seguinte forma

Tração e sustentação/ peso e arrasto
Nenhuma das anteriores
Tração e peso/ sustentação e arrasto
Tração e arrasto/ sustentação e peso
11

Um avião se mantém em voo reto e horizontal. Nessa condição temos

A tração igual ao arrasto
O peso igual ao arrasto
A sustenção igual ao peso
A sustentação igual a tração
12

Se a sustentação for maior que o peso, o avião

Sobe
Entra em estol
Voa horizontalmente
Desce
13

A força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso e a/o

Sustentação
Tração
Arrasto
Empuxo
14

Num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião é equilibra a força de tração e a/o

Arrasto
Peso
Empuxo
Sustentação
15

O ponto de cruzamento dos três eixos da aeronave é denominado

Centro de gravidade
Centro de pressão
Resultante aerodinâmico
Arrasto
16

O que é o centro de gravidade

E a parte externa da circunferência
E o ponto de apoio de um corpo
E a parte correspondente ao braço da alavanca
E o ponto de equilíbrio de um corpo
17

O Cg de um avião varia

Todos acima
Com a distribuição de peso dentro do aviao
Com o consumo de combustível
Com a movimentação dos passageiros e tripulantes
18

Para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o Cg é projetado sempre

A frente do cp
Atrás do cp
Não há relação entre eles
Coincidindo com o cp
19

Os pontos de aplicação da sustentação e do peso de uma aeronave são respectivamente

Centro de pressão e centro de gravidade
Linha de curvatura média e corda
Corda e linha de curvatura média
Centro de gravidade e centro de pressão
20

Os três eixos imaginários em torno dos quais as aeronaves realizam seus movimentos são

Transversal, longitudinal e de subida
Principal, longitudinal e vertical
Lateral, longitudinal e vertical
Lateral, longitudinal e de descida
21

O eixo imaginário que vai do nariz até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade e o

Longitudinal
Transversal
Vertical
Lateral
22

Quando se movimenta o machê para a direita ou para a esquerda a aeronave girará em torno do eixo

Vertical
Lateral
Inclinado
Longitudinal
23

Quando o machê é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de

Cabragem
Picagem
Rolamento
Tangagem
24

O movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzi-lo pelo (s)

Ailerons
Flaps
Leme de direção
Leme de profundidade
25

O movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo

Horizontal
Transversal
Vertical
Longitudinal
26

Ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente

Baixa o nariz
Rola pata a direita
Rola para a esquerda
Levanta o nariz
27

O movimento de arfagem é produzido pelo

Aileron
Leme de direção
Profundor
Flap
28

Quando o Profundor estiver para baixo, a aeronave estará

Em voo reto horizontal
Subindo
Descendo
Guinando
29

Durante o voo, quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de

Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
30

Numa cabragem o piloto

Empurra o manche e o Profundor vai pra cima
Puxa o manche e o Profundor vai pra cima
Empurra o manche e o Profundor vai pra baixo
Puxa o manche e o avião vai pra baixo
31

O movimento realizado em torno do eixo vertical é chamado de

Rolamento
Cabragem
Tangagem
Guinada (leme de direção)
32

O movimento de guinada é proporcionado pelos

Leme de direção
Compensadores
Profundores
Manche
33

Os pedais servem para comandar os

Ailerons é os profundores
Freios e o leme de direção
Ailerons é o leme de direção
Freios e os profundores
34

As superfícies de comando primárias tem como função

Aumentar a sustentação
Aliviar tendenciais e esforços de pilotagem
Atuar como freio aerodinâmico
Movimentar a aeronave em torno dos seus eixos
35

São consideradas superfícies de comando primárias

Ailerons, profundores e flaps
Lemes de profundidade, de direção e spoilers
Ailerons, compensadores e flaps
Ailerons, lemes de profundo e de direção
36

As superfícies de comando primárias são acionadas através

Leme de direção e manche
Leme de direção e faps
Flaps e fendas
Manche e pedais
37

Os ailerons estão, localizados:

No bordo, de ataque, próximo á raiz
No bordo de fuga, próximo á raiz
No bordo de ataque, próximo à ponta da asa
No bordo de fuga, próximo à ponta da asa
38

Comandando se o aileron direto para baixo, a asa direta.

Sobre e a esquerda desce
Sobre e o avião desce
Desce é a esquerda sobre
Desde e o avião sobre
39

A asa esquerda de um avião inclina se para baixo e a direita para cima, quando o piloto aciona o:

Aileron esquerdo para baixo
Falp esquerdo para baixo
Flap esquerdo para cima
Aileron esquerdo para baixo
40

Superfície de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal:

Aileron
Profundor
Compensador
Leme de direção
41

O piloto aciona o leme de profundidade através de:

Interruptor localizado no painel do piloto
Manche lateral
Pedais
Manche para frente e para trás
42

Que superfície de comando permite ao avião girar em torno do seu eixo transversal?

Leme de profundidade
Flaps
Ailerons
Leme de direção
43

Durante o voo quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de:

Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
44

Superfície do controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical:

Flap
Leme de direção
Aileron
Leme de profundidade
45

O piloto aciona o leme de direção através de:

Movimento longitudinal no manche
Pedais
Interruptor no painel
Movimento lateral no manche
46

Arfarem, tangagem, cabragem ou picagem são movimentos que acontecem em torno do eixo:

Transversal
De rolagem
Longitudinal
Vertical
47

São superfícies de comando secundárias

Compensadores
Pronfudores
Leme de direção
Ailerons
48

Os compensadores do aileron do Profundor e do Leme de direção são componentes da aeronave que tem a denominação comum de

Conjunto de estabilizadores
Conjunto de controles
Superfícies de comando secundárias
Superfícies de comando primárias
49

Os compensadores estão localizados em qual parte da aeronaves

Intradorso da asa
Bordo de fuga das superfícies primárias
Bordo de ataque das superfícies primárias
Extradorso da asa
50

Qual principal finalidade dos compensadores

Auxiliar na decolagem
Comandar a aeronave nas manobras
São usados em caso de emergia
Ajudar a mover as superfícies de comando primárias e manter a aeronave na atitude desejada
51

São consideradas superfícies de comando auxiliares

Flaps,slats solta spoilers e speed brakes
Somente os flaps
Ailerons profundores e Leme de direção
Compensadores
52

A função das superfícies de comando auxiliares e

Movimentar ou reduzir a sustentação
Movimentar a aeronave em torno dos três eixos
Manter a aeronave na posição desejada
Ajudar a movimentar as superfícies de comando primárias
53

As superfícies hipersustentadoras e os freios aerodinâmicos são considerados superfícies de comando

Primárias
Auxiliares
Nenhuma das anteriores
Secundárias
54

Superfícies de comando auxiliares que reduzem a sustentação

Slots
Slats
Flaps
Spoilers
55

As superfícies hipersustentadoras tem como função aumentar

Todos acima
Tração
Arrasto induzido
Sustentação
56

São considerados dispositivos hipersustentadoras

Compensadores
Ailerons profundores e Leme de pronfudidade
Flaps slots e slats
Flaps e ailerons
57

Os dispositivos hipersustentadoras quando utilizados

Aumentam o ângulo crítico
Reduzem o ângulo crítico
Não influenciam no ângulo crítico
Aumentar a velocidade da aeronave
58

O dispositivo localizado no bordo de fuga da asa, que tem por finalidade aumentar a sustentação nos pousos e decolagem e

Flaps
Slots
Nervura
Spoiler
59

O deslocamento do centro de pressão para trás ocorre quando o piloto aciona o

Spoilers
Ailerons
Slat
Flap
60

Quais os tipos de flaps usados em aviões

Convencional e triciclo
Cantiléver é Semicantilever
Retrátil, escamoteavel e fixo
Simples, ventral, flower, deslizante com fenda e kruger
61

Conseguimos aumentar a sustentação de uma aeronave em voo

Todas acima
Aumentando a velocidade
Aumentando o ângulo de ataque
Baixando o flap
62

O flap da asa quando baixado

Tem tendência de fazer o nariz do avião subir
Atua como superfície hipersustentadora e como freio aerodinâmico
Atua somente como superfície hipersustentadora
Atua somente como freio aerodinâmico
63

O uso dos flaps na decolagem

Todos acima
Aumentar a sustentação na decolagem
Aumenta ângulo de subida
Diminui o percurso da decolagem
64

Dentre os tipos flaps abaixo é considerado o mais eficiente

Simples
Fowler
Deslizante com fenda
Ventral
65

Tipo de flap localizado no bordo de ataque de aeronaves de grande porte que, quando acionado gira para fora e para frente

Krueger ( intradorso)
Ventral
Deslizante com fenda
Fowler
66

Pequenos aerofólios móveis localizados no bordo de ataque das asas

Slats
Ailerons
Flaps
Spoilers
67

Superfície que tem a mesma função que os flaps porém estão situadas no bordo de ataque das asas

Slats
Ailerons
Nenhuma das anteriores
Spoilers
68

Fendas fixas localizadas no bordo de ataque que em elevados ângulos de ataque permitem a passagem do ar do intradorso para o extradorso retardando o turbilhonamento da camada limite

Spoilers
Flap krueger
Slats
Slots (fixa)
69

Superfícies hipersustentadoras fixas localizadas no bordo de ataque da asa

Slats
Flaps
Slots
Ailerons
70

Os slots são superfícies de controle que tem como característica

Balancear a aeronave em voo
Diminuir o ângulo crítico do aerofólio
Aumentar a sustentação sem alterar a curvatura da asa
Não permitir voos com elevados ângulos de ataque
71

Superfície móveis capaz de reduzir a velocidade e aumentar o arrasto

Freios aerodinâmicos
Superfície de comando primárias
Superfícies hipersustentadoras
Superfície de comando secundárias
72

Está localizado no extradorso da asa serve como freio aerodinâmico e redu a sustentação

Aileron
Spoilers
Slat
Flap
73

Em que momento do voo todos os spoilers da asa se levantam

Durante a decolagem
Depois que a aeronave toca a pista no pouso
No voo de Cruzeiro
Para fazer curvas
74

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