
Conhecimentos Gerais da Aeronave
Questões do livro azul (volume 4)
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1
Aeronave é:
Mais pesados que o ar
Um veiculo que se eleva ao ar segundo o principio de Arquimedes
Mais leve que o ar
Qualquer veiculo que se eleva e se movimenta no ar por seu próprios meios
2
(Questão de Banca) Aeronaves são classificados, quando à sustentação, m dois grupos distintos denominados:
Giroplanos e aeroplanos
Aerodinos e giroplanos
Aeróstatos e aeroplanos
Aeróstatos e aerodinos
3
São chamados aeróstatos:
Veículos cuja sustentação é obtida por movimento de superfície aerodinâmica
Veículos que se elevam no ar segundo o principio de Arquimedes
Os mais pesados que o ar
Os aviões
4
(Questão de banca) Quais são os tipos de aeróstatos?
Avião e helicóptero
Avião e dirigível
Balão e helicóptero
Balão e dirigível
5
São chamados aeródinos:
Os mais leves que o ar
Os mais pesados que o ar
Aeróstatos
Balões
6
(Questão de Banca) As aeronaves que têm seu funcionamento baseado na Lei da Ação e Reação denomina-se;
Balões
Aeróstatos
Aeródinos
Dirigíveis
7
As principais partes que compõem o avião são:
Fuselagem, empenagem, sistema diverso e trem de pouso
Fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor, sistema diverso e cauda
Fuselagem, empenagem, asa, hélice e trem de pouso
Fuselagem, empenagem, asa, grupo motopropulsor e trem de pouso
8
(Questão de banca) A parte do avião que aloja os tripulantes, passageiros e cargas e ainda contém os sistemas da aeronave e o trem de pouso, dentre outros componentes, denomina-se:
Fuselagem
Empenagem
Nacele do trem de pouso
Cabine dos pax
9
A superficie principal do avião, na qual são fixadas e a empenagem chama-se:
Fuselagem
Grupo motopropulsor
Cauda
Trem de pouso
10
(Questão de banca) Os principais tipos de fuselagem conhecidos são:
Tubular, monocoque e semimonocoque
Tubular, monocoque e polimonocoque
Tubular, Pratt e marren
Cantilever, semimonocoque e parassol
11
A fuselagem formada por tubos de aço soldados e revestimento de tecido é classificada como:
Tubular
Monocoque
Semimonocoque
12
Tipo de fuselagem que é construído somente com cavernas e revestimento chama-se:
Semimonocoque
Monocoque
Tubular
13
A fuselagem formada por longarinas, cavernas e revestimento metálico é classificada como:
Semimonocoque
Monocoque
Tubular
14
O que os três tipos de estrutura de fuzilagem têm em comum?
Tubos de aço
Cavernas
Longarinas
Revestimento
15
É um localizado na seção traseira da fuselagem, que consiste em um perfil horizontal e vertical?
Empenagem
Profundor
Envergadura
Compensadores
16
A engrenagem possui duas partes fixas conhecidas como:
Estabilizador horizontal e vertical
Estabilizador horizontal e profundor
Estabilizador vertical e leme de direção
Profundor e leme de direção
17
(Questão de banca) Das alternativas abaixo, indique a que se refere, exclusivamente, ao conjunto que forma a empenagem:
Leme de direção, flap e aileron
Flap, manche e compensadores
Aileron, estabilizadores e profundor
Leme de direção, profundor e estabilizadores
18
O leme de direção está localizado no estabilizador:
Vertical
Horizontal
Central
Transversal
19
(Questão de banca) O leme de profundidade, também conhecido como profundor, está localizado no estabilizador:
Vertical
Horizontal
Central
Transversal
20
Quais partes do avião produzem a sustentação necessária para o voo?
Os ailerons
Os lemes
Os estabilizadores
A asa
21
Qual a denominação das partes de uma asa?
Bordo de ataque e bordo de fuga
Bordo de ataque, bordo de fuga e intradorço
Bordo de ataque, bordo de fuga, extrator e intradorço
Extrator e intradorço
22
(Questão de banca) Considerando-se o formato geometrico da asa, o bordo de fuga vem a ser a:
Superfície superior do perfil
Superfície inferior do perfil
Extremidade traseira do perfil
Extremidade dianteira do perfil
23
(Questão de banca) As extremidades dianteira e traseira do perfil de uma aeronave são respectivamente:
Bordo de ataque e bordo de fuga
Extradorso e bordo de fuga
Extradorso e intradorso
Intradorso e bordo de fuga
24
Extradorso de uma asa é a sua parte:
Superior
Traseira
Inferior
Frontal
25
(Questão de banca) A parte do aerofólio denominada intradorso localiza-se na sua região:
Superior
Frontal
Inferior
Traseira
26
Como se chama a parte da asa que se fixa à fuselagem?
Ponta da asa
Bordo de fuga
Bordo de ataque
Raiz da asa
27
Chamamos de envergadura a distância:
De uma ponta a outra da asa
Da raíz à ponta da asa
Do bordo de ataque ao bordo de fuga da asa
28
(Questão de banca) Na asa da aeronave, as nervuras tem a função de:
Suportar os esforços de compressão
Suportar os esforços de tração
Dar formato aerodinámico e transmitir esforços as longarinas
Dar apoio estrutural na fixação da asa na fuselagem
29
Quais componentes dão formato aerodinâmico às asas e a fuselagem respectivamente?
Cavernas e nervuras
longarinas e cavernas
Nervuras e cavernas
Cavernas e longarinas
30
(Questão de banca) A classificação de asa baixa, media e alta se dá em relação a(o):
Estrutura da asa
Fixação
Número de asas
Localização
31
O tipo de avião cuja asa localiza-se na parte inferior da fuselagem é:
Asa baixa
Monoplano
Parassol
Asa média
32
Um avião de asa média tem a mesma localizada:
Na altura da metade da fuselagem
Abaixo da fuselagem
Sob a fuselagem
Acima da fuselagem
33
Tipo de aeronave cuja asa não tem contato direto com a fuselagem:
Cantilever
Asa baixa
Parassol
Asa alta
34
(Questão de banca) Monoplano, biplano e triplano é a classificação dada aos aviões, quanto:
Ao número de asas
À estrutura tubular
À estrutura monocoque
Aos tipos de fixação de asas
35
Quais os tipos de fixação das asas altas na fuselagem?
Monoplano, biplano e triplano
Alta, média, baixa e parassol
Cantilever e semicantilever
36
A asa fixada na fuselagem sem auxílio de suportes laterais é do tipo:
Monocoque
Cantilever
semicantilever
Semimonocoque
37
A força de tração é fornecida:
Pelas superfícies de comando
Pelos motores
Pela asa
Pelos estabilizadores
38
Grupo motopropulsor é o conjunto:
Dos sistemas hidráulicos
De componentes que produzem a tração
De partes avião que tem a finalidade de controlar o voo
Dos sistemas mecânicos
39
Os tipos de motores empregados em aviação são:
Convencionais, turboélice, turbojato e turbofan
Convencionais, turboélice e hélice
Elétrico, turboélice e turbojato
Convencionais, a pistão, turbojato e turbofan
40
Qual tipo de combustível utilizado nos aviões de motores convencionais?
Querosene de aviação
Gasolina aditiva
Gasolina de aviação
Óleo diesel
41
Qual o tipo de motor que desperdiça muita energia no atrito interno entre as suas partes?
Convencional
Turbofan
Turbojato
Turboélice
42
Os motores turbojato possuem os seguintes partes principais:
Hélice, pistão, cilindro e válvulas
Hélice, compressor e turbina
Compressor, cilindro e turbocompressor
Compressor, Câmara de combustão e turbina
43
Os motores a reação são baseados no princípio físico de:
Newton
Arquimedes
Pascal
Thomas Edson
44
A primeira parte de um motor a reação denomina-se:
Compressor
Turbina
Camara de combustão
Supressor
45
Qual o tipo de combustível utilizado nos aviões de motores a jato?
Gás liquefeito de petróleo
Querosene de aviação
Óleo diesel
Gasolina de aviação
46
O motor que possui uma grande entrada de ar, que é mais econômico e mais silencioso sendo amplamente utilizado na aviação comercial atualmente é o:
Turbofan
Convencional
Turboélice
Turbojato
47
O motor turboélice é formado por:
Hélice, caixa de engrenagens e turbina
Hélice, cilindros e pistões
Compressor, câmara de combustão e turbina
Fan, compressor, câmara de combustão e turbina
48
Nos aviões turboélice o combustível empregado é a/o:
Gasolina de aviação
Óleo diesel
Álcool
Querosene de aviação
49
A parte da hélice que corta o ar chama-se:
Bordo de ataque
Pá da hélice
Raiz da hélice
Bordo de fuga
50
O trem de pouso do avião tem a finalidade de:
Órgão de pouso, sustentação e locomoção no solo
Órgão de pouso, amortecimento do choque e locomoção no solo
Freio aerodinâmico
Sustentar o avião
51
(Questão de Banca) Os impactos resultantes do pouso e das irregularidades da pista são amortecidos pelo(s):
Leme de direção
Trem de pouso
Pedais
Manches
52
(Questão de Banca) Quanto à disposição das rodas, o trem de pouso pode ser classificado como:
Fixo, retrátil e escamoteável
Triciclo e convencional
VTOL, STOL e CTOL
Terrestre, anfíbio, hidroavião e aerobote
53
Os aviões que têm a roda direcional localizada na cauda são classificados como trem de pouso:
Convencional
Escamoteável
Triciclo
Retrátil
54
Que nome recebe a roda do trem de pouso localizada na cauda?
Triciclo
Retrátil
Convencional
Bequilha
55
Como é classificado o avião em que a roda direcional é instalada na parte frontal do mesmo?
Retrátil
Convencional
Escamoteável
Triciclo
56
(Questão de Banca) O trem de pouso que tem uma das rodas localizadas próxima ao nariz da aeronave denomina-se:
Triciclo
Convencional
Monociclo
Operacional
57
Quanto à fixação, o trem de pouso pode ser classificado como:
Cantilever e semicantilever
Fixo, retrátil e escamoteável
Monocoque e semimonocoque
Convencional e triciclo
58
O trem de pouso que não recolhe em hipótese alguma denomina-se:
Escamoteável
Retrátil
Fixo
Triciclo
59
(Questão de Banca) O trem de pouso que é recolhido parcialmente, sem compartimentos, classifica-se como:
Convencional
Retrátil
Fixo
Escamoteável
60
(Questão de Banca) O trem de pouso que recolhe totalmente possuindo portão ou carenagem que o esconde é denominado:
Escamoteável
Fixo
Convencional
Retrátil
61
O trem de pouso de um avião que não oferece qualquer resistência ao avanço é do tipo:
Móvel
Fixo
Retrátil
Escamoteável
62
Quanto ao tipo de superfície em que operam, as aeronaves podem ser classificadas em:
Convencional e triciclo
Litoplano, hidroplano e anfibio
Fixo, retrátil e escamoteável
VTOL, STOL e CTOL
63
Os aviões que pousam tanto em superfícies sólidas quanto liquidas são classificados como:
Anfíbios
Planadores
Hidroaviões
64
(Questão de Banca) Segundo a classificação quanto à operação de pouso, os aviões que possuem flutuadores são os:
Hidroplanos e anfíbios
Litoplanos e hidroplanos
Hidroaviões e aquáticos
Anfíbios e terrestres
65
O grupo dos fluidos é formado por:
Líquidos e gases
Sólidos e gases
Somente gases
Líquidos e sólidos
66
Quando um fluido se desloca temos:
Apenas escoamento laminar
Escoamento turbulento ou turbilhonado
Escoamento laminar ou turbulento
Apenas escoamento turbulento
67
O fluxo de ar que ocorre ao redor da asa de maneira organizada o voo é o:
Real
Turbulento
Laminar
Induzido
68
De acordo com a equação da continuidade, quanto mais estreito for o tubo:
A velocidade do fluido não muda
Menor será a velocidade do fluido
Maior será a velocidade do fluido
Não há relação entre a espessura do tubo e a velocidade do fluido
69
Força aplicada a uma superfície é a definição de:
Pressão dinâmica
Pressão estática
Pressão
70
A pressão que não depende do movimento de um fluido é chamada de:
Parcial
Dinâmica
Estática
Total
71
Na atmosfera, um corpo recebe pressão por todos os lados. A pressão atmosférica é uma pressão:
Estática
De impacto
Dinâmica
Padrão
72
A pressão exercida por um fluido em movimento e baseada na velocidade é denominada:
Pressão estática
Pressão divergente
Pressão atmosférica
Pressão dinâmica
73
Quando um fluido estiver em movimento, haverá:
Somente pressão dinâmica
Somente pressão estática
Pressão estática e dinâmica
74
Dentro do estudo dos fluidos, é correto dizer que quando a pressão dinâmica for alta:
A pressão estática permanecerá a mesma
A pressão estática será baixa
A pressão estática também será alta
A pressão atmosférica será baixa
75
O teorema de Bernoulli é baseado na equação da/do:
Deslocamento
Continuidade
Velocidade
Pressão
76
Quando a velocidade de um fluido for alta:
A pressão dinâmica será baixa e a pressão estática será alta
A pressão dinâmica será alta e a pressão estática será baixa
As pressões dinâmica e estática serão baixas
As pressões dinâmica e estática serão altas
77
O tubo de Venturi comprova:
O principio de Arquimedes
As leis de equilíbrio
A teoria de Bernoulli
A teoria da ação e reação
78
A construção das asas é baseada na/no:
Tubo de Venturi
Forma de um corpo fuselado
Meia circunferência
Princípio de Arquimedes
79
No local de estreitamento do tubo a velocidade do fluido:
Aumenta
Diminui
Permanece inalterada
Aumenta sua densidade
80
No local do estreitamento no tubo de Venturi a pressão estática:
Permanece inalterada
Aumenta
Diminui
Fica rápido
81
(Questão de Banca) De acordo com a equação da continuidade, a velocidade do escoamento do fluido no estrangulamento do tubo de Venturi será:
Nula
Menor
Constante
Maior
82
A ciência que estuda a ação do ar sobre um objeto relacionando a aeronave, o vento relativo e a atmosfera é conhecida como:
Teoria de voo
Meteorologia
Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
83
O vento que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e no sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento:
Paralelo
De través
Relativo
Contrário
84
O que acontece com o vento relativo quando o avião desce com um ângulo de 30°?
Fica vertical
Desce com ângulo de 30°
Fica horizontal
Sobe com ângulo de 30°
85
A resultante aerodinâmica que faz com que um avião suba se deve a:
Diferença entre pressão estática e pressão dinâmica em torno da asa
Diferença de pressão existente entre o extradorso e o intradorso da asa
Impacto do ar contra a asa
Movimento do ar em torno da asa, que torna o avião mais leve que o ar
86
Como o extradorso é __ que o intradorso, a velocidade em cima da asa é ___.
Maior, menor
Maior, maior
Menor, maior
Menor, menor
87
Parte da asa onde ocorre redução da pressão estática durante o voo:
Extradorso
Intradorso
Bordo de fuga
Bordo de ataque
88
Quando o vento relativo bate no intradorso da asa e desvia para baixo estamos observando a/o:
Principio de Arquimedes
3ª. Lei de Newton
Teorema de Bernoulli
Tubo de Venturi
89
O deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa:
Para trás Para cima
Para cima e para trás
Para cima e para frente
90
(Questão de Banca) Em um aerofólio, a sustentação é aplicada no centro de:
Pressão
Gravidade
Resistência
Tração
91
(Questão de Banca) O centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica na/no:
Fuselagem
Aerofólio
Cabine
Trem de pouso
92
Na prática, a força que atua nas asas de uma aeronave em voo chama-se:
Arrasto
Tração
Sustentação
Resultante aerodinâmica
93
Para efeito de estudo, quantas componentes a resultante aerodinâmica possui?
2
1
3
4
94
Quais são as componentes da resultante aerodinâmica?
Sustentação e arrasto
Sustentação e peso
Tração e peso
Tração e arrasto
95
A componente da resultante aerodinâmica que é perpendicular ao vento relativo chama-se:
Sustentação
Arrasto
Tração
Resultante aerodinâmica
96
Qual componente da resultante aerodinâmica è paralela ao vento relativo?
Arrasto
Sustentação
Peso
Tração
97
Para que tenhamos um aumento da sustentação, a densidade do ar deve:
Aumentar
A densidade não interfere na sustentação
Diminuir
Permanecer inalterada
98
Qual dos itens abaixo não interfere na resultante aerodinâmica?
Velocidade da aeronave
Densidade do ar
Área da asa
Curvatura da fuselagem
99
Toda forma aerodinâmica que produz reação útil quando se deslocando no ar, chama-se:
Aileron
Aerofólio
Aeródino
Aeróstato
100
As partes do avião que produzem pequena resistência ao avanço e nenhuma força útil ao voo são:
Aerofólios
Superfícies aerodinâmicas
Envergaduras
Estabilizadores