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1
Aeronave é
Mais leve que o ar
Qualquer veículo que se eleva e se movimenta no ar por seus próprios meios
Mais pesada que o ar
Um veículo que se eleva ao ar segundo o princípio de arquimedes
2
Aeronaves são classificadas, quanto a sustentação, em dois grupos distintos denominados
Aeróstatos e aerodinos
Aerodinos e giroplanos
Aeróstatos e giroplanos
Giroplanos e aeroplanos
3
São chamados de aeróstatos
Veículos que se elevam no ar segundo o princípio de arquimedes
Os aviões
Os mais pesados que o ar
Veículos cuja a sustentação é obtida por movimento de superfície aerodinâmica
4
Quais são os tipos de aerostatos?
Balão e dirigível
Avião é dirigível
Balão e helicoptero
Avião e helicóptero
5
São chamados aerodinos
Balões
Os mais leves que o ar
Aeróstatos
Os mais pesados que o ar
6
As aeronaves que tem seu funcionamento baseado na lei da ação e reação denominam se
Aerodinos
Dirigíveis
Balões
Aeróstatos
7
As principais partes que compõem um avião são
Fuselagem, empenagem, asa, Hélice e trem de pouso
Fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor, sistemas diversos e cauda
Fuselagem, empenagem, grupo motopropulsor, sistemas diversos e trem de pouso
Fuselagem, empenagem, asa, grupo motopropulsor e trem de pouso
8
A parte do avião que aloja os tripulantes, passageiros e cargas ainda contém os sistemas da aeronave e o trem de pouso, dentre outros componentes, denomina-se
Empenagem
Cabine dos prax
Fuselagem
Nacele do trem de pouso
9
A superfície principal do avião, na qual são fixadas as asas e a empenagem chama se
Fuselagem
Cauda
Trem de pouso
Grupo motopropulsor
10
Os principais tipos de de fuselagem são conhecidos como
Tubular, pratt e marren
Tubular, monocoque e polimonocoque
Tubular, monocoque e semimonocoque
Cantiléver, semimonocoque e parassol
11
A fuselagem formada por tubos de aço soldados e revestimentos de tecido é classificada como?
Semimonocoque
Tubular
Monocoque
Semicantilever
12
O tipo de fuselagem que é construído somente com cavernas e revestimento é chamado de
Monocoque
Semimonocoque
Cantilever
Semicantilever
13
A fuselagem formada por longarinas, cavernas e revestimentos metálicos é classificada como
Monocoque
Tubular
Semimonocoque
Semicantilever
14
O que os três tipos de estrutura de fuselagem tem em comum
Tubos de aço
Longarinas
Revestimento
Cavernas
15
Qual a parte do avião localizado na seção traseira da fuselagem que consiste em um perfil horizontal e vertical
Compensadores
Envergadura
Profundor
Empenagem
16
A empenagem possui duas partes fixas conhecidas como
Profundor e Leme de direção
Estabilizador horizontal e vertical
Estabilizador horizontal e profundor
Estabilizador vertical e leme de direção
17
Das alternativas abaixo indique a que se refere, exclusivamente, ao conjunto que forma a empenagem
Flap, manches e compensadores
Leme de direção profundores e estabilizadores
Aileron, estabilizadores e profundor
Leme de direção, flap e aileron
18
O leme de direção está localizado no estabilizador
Transversal
Horizontal
Central
Vertical
19
O leme de profundidade está localizado no estabilizador
Central
Transversal
Vertical
Horizontal
20
Quais partes do avião produzem a sustentação necessária para o voo?
A asa
Os estabilizadorea
Os ailerons
Os lemes
21
A finalidade da asa num avião é
Aumentar a resistência ao avanço
Fornecer a sustentação necessária ao voo
Embelezar as linhas
Servir de apoio a fuselagem
22
Qual a denominação das partes de uma asa
Bordo de ataque, bordo de fuga, extradorso e intradorso
Bordo de ataque, bordo de fuga e intradorso
Bordo de ataque e bordo de fuga
Extradorsoe intradorso
23
O bordo de ataque de uma asa e a sua parte
Frontal
Traseira
Inferior
Superior
24
Considerando-se o formato geométrico da asa, o bordo de fuga vem ser a
Extremidade dianteira do perfil
Extremidade traseira do perfil
Superfície superior do perfil
Superfície inferior do perfil
25
As extremidades dianteira e traseira do perfil de uma asa são respectivamente
Bordo de ataque e bordo de fuga
Extradorso e intradorso
Extradorso e borda de ataque
Intradorso e borda de fuga
26
O extradorso de uma asa é a sua parte
Superior
Traseira
Frontal
Inferior
27
A parte do aerofólio denominada intradorso localiza-se na sua região
Frontal
Inferior
Superior
Traseira
28
Como se chama a parte da asa que se fixa a fuselagem
Ponta da asa
Bordo de fuga
Bordo de ataque
Raiz da asa
29
Chamamos de envergadura a distância
De uma ponta a outra da asa
Da raiz a ponta da asa
Do nariz a cauda do avião
Do bordo de ataque ao bordo de fuga da asa
30
Na asa da aeronave, as nervuras tem a função de
Dar apoio estrutural na fixação da asa na fuselagem
Dar formato aerodinâmico e transmitir esforços as longarinas
Suportar os esforços de compressao
Suportar os esforços de tração
31
Quais componentes são formato aerodinâmico as asas e a fuselagem respectivamente
Longarinas e cavernas
Cavernas e longarinas
Cavernas e nervuras
Nervuras e cavernas
32
A classificação de asa baixa, média e alta se dá em relação a (0)
Fixação
Número de asas
Localização
Estrutura da asa
33
O tipo de avião cuja asa localiza-se na parte inferior da fuselagem e
Asa media
Monoplano
Parassol
Asa baixa
34
Um avião de asa média tem a mesma localizada
Na altura da metade da fuselagem
Abaixo da fuselagem
Sob a fuselagem
Acima da fuselagem
35
Tipo de aeronave cuja a asa não tem contato direto com a fuselagem
Cantiléver
Asa baixa
Asa alta
Parassol
36
Monoplano,biplano e triplano é a classificação dada aos aviões, quanto
Ao número de asas
Aos tipos de fixação de asas
A estrutura tubular
A estrutura monocoque
37
Quais os tipos de fixação das asas altas na fuselagem
Cantiléver é Semicantilever
Alta média baixa e parassol
Diedro positivo e negativo
Monoplano biplano e triplano
38
Cantiléver é Semicantilever são classificações utilizadas em asas
Baixa
Alta
Media
Todas acima
39
A asa fixada na fuselagem sem o auxílio de suportes laterais e do tipo
Monocoque
Semicantilever
Semimonocoque
Cantiléver
40
A força de tração é fornecida
Pelos motores
Pela asa
Pelos estabilizadores
Pelas superfícies de comando
41
Grupo motopropulsor é o conjunto
Das partes móveis do avião que tem a finalidade de controlar o voo
Dos sistemas mecânicos
De componentes que produzem a tração
Dos sistemas hidráulicos
42
Os tipos de motores empregados em aviação são
Convencionais, turboélice e hélice
Convencionais, a pistão, turbojato e turbofan
Elétrico, turboélice e turbojato
Convencionais, turboélice turbo jato e turbofan
43
Qual o tipo de combustível utilizado nos aviões de motores convencionais
Gasolina aditivada
Óleo diesel
Querosene de aviação
Gasolina de aviação
44
Qual o tipo de motor que desperdiça muita energia no atrito interno entre as suas partes
Turbofan
Turboelice
Turbojato
Convencional
45
Os motores turbojato possuem as seguintes partes principais
Compressor, cilindro e turbocompressor
Hélice pistão cilindro e válvulas
Hélice, compressor e turbina
Compressor, câmara de combustão e turbina
46
A primeira parte de um motor a reação denomina-se
Câmara de combustão
Compressor
Turbina
Supressor
47
Os motores a reação são baseados no princípio físico de
Thomás edson
Pascal
Arquimedes
Newton
48
Qual o tipo de combustível utilizado nos aviões de motores a jato
Gás liquefeito de petróleo
Óleo diesel
Querosene de aviação
Gasolina de aviação
49
O motor que possui uma grande entrada de ar, que é mais econômico e mais silencioso sendo amplamente utilizado na aviação comercial atualmente é o
Turbofan
Turboelice
Convencional
Turbojato
50
O motor turboélice é formado por
Hélice, caixa de engrenagens e turbina
Hélice, cilindros e pistões
Compressor, câmara de combustão e turbina
Fan, compressor, câmara de combustão e turbina
51
Nos aviões turboélice o combustível empregado é a/o
Alcool
Querosene de aviação
Gasolina de aviação
Óleo diesel
52
A parte da hélice que corta o ar chama-se
Bordo de ataque
Pá de hélice
Bordo de fuga
Raiz da hélice
53
O trem de pouso do avião tem a finalidade de
Freio aerodinâmico
Sustentar o avião
Órgão de pouso, amortecimento do choque e locomoção no solo
Órgão de pouso, sustentação e locomoção no solo
54
Os impactos resultantes do pouso e das irregularidades da pista são amortecidas pelo (s)
Pedais
Trem de pouso
Leme de direção
Maches
55
Quanto a disposição das rodas, o trem de pouso pode ser classificado como
Vtol, stol e ctol
Terrestre,anfíbio,hidroaviao e aerobote
Fixo, retrátil e escamoteavel
Triciclo e convencional
56
Os aviões que tem a roda direcional localizada na cauda são classificadas como trem de pouso
Escamoteavel
Retrátil
Triciclo
Convencional
57
Que nome recebe a roda do trem de pouso localizada na cauda
Bequilha
Convencional
Triciclo
Retratil
58
Como é classificado o avião em que a roda direcional é instalada na parte frontal do mesmo
Escamoteavel
Retrátil
Convencional
Triciclo
59
O trem de pouso que tem uma das rodas localizadas próxima ao nariz da aeronave denomina-se
Convencional
Triciclo
Monociclo
Operacional
60
Quanto a fixação o trem de pouso pode ser classificada como
Convencional e triciclo
Fixo, retrátil e escamoteavel
Monocoque é semimonocoque
Cantiléver é Semicantilever
61
O trem de pouso que não recolhe em hipótese alguma denomina-se
Fixo
Retrátil
Escamoteavel
Triciclo
62
O trem de pouso que é recolhido parcialmente, sem compartimentos, classifica-se como
Convencional
Fixo
Escamoteavel
Retrátil
63
O trem de pouso que recolhe totalmente possuindo portão ou carenagem que o esconde é denominado
Convencional
Retratil
Escamoteavel
Fixo
64
O trem de pouso de um avião que não oferece qualquer resistência ao avanço é do tipo
Escamoteavel
Retrátil
Móvel
Fixo
65
Quanto ao tipo de superfície em que operam, as aeronaves podem ser classificadas em
Convencional e triciclo
Fixo, retrátil e escamoteavel
VTOL, STOL E CTOL
Litoplano, hidroplano e anfíbio
66
Os aviões que pousam tanto em superfícies sólidas quanto líquidas são classificadas como
Anfíbios
Convencionais
Planadores
Hidroaviões
67
Segundo a classificação quanto a operação de pouso os aviões que possuem flutuadores são os
Hidroaviões e aquáticos
Anfíbios e terrestre
Litoplanos e hidroplanos
Hidroplanos e anfíbios
68
O grupo dos fluidos é formado por
Líquidos e gases
Somente gases
Sólidos e gases
Líquidos e sólidos
69
Quando um fluido se desloca temos
Escoamento turbulento ou turbilhonado
Apenas escoamento turbulento
Apenas escoamento laminar
Escoamento laminar ou turbulento
70
O fluxo de ar que ocorre ao redor da asa de maneira organizada e garante o voo e o
Real
Induzido
Laminar
Turbulento
71
De acordo com a equação da continuidade, quanto mais estreito for o tubo
Não há relação entre a espessura do tubo e a velocidade do fluido
A velocidade do fluido não muda
Menor será a velocidade do fluido
Maior será a velocidade do fluido
72
Força aplicada a uma superfície e a definição de
Pressão
Pressão estática
Pressão dinâmica
Nenhuma das anteriores
73
A pressão que não depende do movimento de um fluido é chamada de
Estática
Dinâmica
Parcial
Total
74
Na atmosfera, um corpo recebe pressão por todos os lados. A pressão atmosférica é uma pressão
Padrão
De impacto
Dinâmica
Estática
75
A pressão exercida por um fluido em movimento é baseada na velocidade e denominada
Pressão atmosférica
Pressão estática
Pressão dinâmica
Pressão divergente
76
Quando um fluido estiver em movimento haverá
Somente pressão estática
Nenhuma das anteriores
Pressão estática e pressão dinâmica
Somente pressão dinâmica
77
Dentro dos estudos dos fluidos, é correto dizer que quando a pressão dinâmica for alta
A pressão estática também será alta
A pressão atmosférica será baixa
A pressão estática permanecerá a mesma
A pressão estática será baixa
78
O teorema de bernoulli é baseado na equação do/da
Continuidade
Deslocamento
Velocidade
Pressão
79
Quando a velocidade de um fluido for alta
As pressões dinâmicas e estática serão baixas
A pressão dinâmica será baixa e a pressão estática será alta
A pressão dinâmica será alta e a pressão estática será baixa
As pressões dinâmica e estática serão altas
80
O tubo de venturi comprova
O princípio de Arquimedes
A teoria de bernoulli
As leis de equilíbrio
A teoria da ação e reação
81
A construção das asas é baseada no/na
Meia circunferência
Forma de um corpo fuselado
Princípio de Arquimedes
Tubo de venturi
82
No local de estreitamento do tubo a velocidade do fluido
Permanece inalterada
Aumenta
Diminui
Aumenta sua densidade
83
No local do estreitamento no tubo de venturi a pressão estática
Fica rápida
Permanece inalterada
Aumenta
Diminui
84
De acordo com a equação da continuidade, a velocidade do escoamento do fluido no estrangulamento do tubo de venturi será
Nula
Constante
Menor
Maior
85
A ciência que estuda a ação do ar sobre um objeto relacionando a aeronave, o vento relativo e a atmosfera é conhecida como
Teoria de voo
Mecânica dos fluidos
Metereológica
Aerodinâmica
86
O vento que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e no sentido contrário ao seu movimento, denomina- se vento
Paralelo
Contrário
Relativo
De traves
87
O que acontece com o vento relativo quando o avião desce com um ângulo de 30•
Fica vertical
Fica horizontal
Sobe com ângulo de 30•
Desce com ângulo de 30•
88
A resultante da aerodinâmica que faz com que um avião suba se deve a
Movimento do ar em torno da asa, que torna o avião mais leve que o ar
Diferença de pressão existente entre o extradorso e o intradorso da asa
Impacto do ar contra a asa
Diferença entre pressão estática e pressão dinâmica em torno da asa
89
Como o extradorso é ______ que o intradorso, a velocidade em cima da asa e _____
Menor, menor
Menor, Maior
Maior, menor
Maior, maior
90
Parte da asa onde ocorre redução da pressão estática durante o voo
Extradorso
Bordo de ataque
Intradorso
Bordo de fuga
91
Quando o vento relativo bate no intradorso da asa e desvia para baixo estamos observando o/a
Tubo de venturi
Princípio de Arquimedes
Teorema de bernoulli
3• lei de Newton
92
O deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa
Para trás
Para cima e para frente
Para cima
Para cima e para trás
93
Em um aerofólio, a sustentação é aplicada no centro de
Gravidade
Tração
Resistência
Pressao
94
O centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica na/no
Fuselagem
Trem de pouso
Cabine
Aerofolio
95
Na prática a força que atua nas asas de uma aeronave em voo chama-se
Arrasto
Resultante aerodinâmica
Sustentação
Tração
96
Para efeito de estudo, quantas componentes a resultante aerodinâmica possui
Duas
Quatro
Tres
Uma
97
Quais são as componentes da resultante aerodinâmica
Sustentação e peso
Tração e arrasto
Tração e peso
Sustentação e arrasto
98
A componente da resultante aerodinâmica que é perpendicular ao vento relativo chama-se
Tração
Arrasto
Sustentação
Resultante aerodinâmica
99
Qual componente da resultante aerodinâmica é paralela ao vento relativo
Arrasto
Sustentação
Peso
Tração
100
Para que tenhamos um aumento da sustentação, a densidade do ar deve
Permanecer inalterada
A densidade não interfere na sustentação
Diminuir
Aumentar
101
Qual dos itens abaixo não interfere na resultante aerodinâmica
Densidade do ar
Curvatura da fuselagem
Área da asa
Velocidade da aeronave
102
Toda forma de aerodinâmica que produz reação útil quando se deslocando no ar, chama- se
Aerofolio
Aerodino
Aileron
Aerostato
103
As partes do avião que produzem pequena resistência ao avanço e nenhuma força útil ao voo são
Estabilizadores
Envergaduras
Aerofólios
Superfícies aerodinâmicas
104
Um corpo que produz o mínimo de arrasto é chamado
Fusiforme
Aerofolio
Aerodinâmico
Estabilizado
105
As superfícies aerodinâmicas produzem
Tração imediata do motor
Reações úteis ao voo
Pequena resistência ao avanço
Maior arrasto possível
106
Chamamos a reta que une o borde de ataque ao bordo de fuga de uma asa de
Corda
Intradorso
Linha de curvatura média
Extradorso
107
Linha imaginária que equidista do extradorso e do intradorso, dividindo-o aerofólio ao meio
Corda
Linha de curvatura média
Corda média
Resultante aerodinâmica
108
Qual o tipo de perfil onde a corda não coincide com a linha de curvatura média
Assimétrico
Irregular
Simétrico
Regular
109
Em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no
Extradorso
Intradorso
Bordo de ataque
Bordo de fuga
110
O extradorso terá o mesmo tamanho do intradorso no perfil
Assimétrico
Irregular
Regular
Simétrico
111
O estabilizador vertical da cauda é um perfil
Simétrico, pois a corda não coincide com a linha de média
Assimétrico, pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
Assimétrico, pois a corda coincide com a linha da curvatura média
Simétrico, pois a corda coincide com a linha de curvatura média