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1
as superfícies de comando primárias têm como função
aliviar tendencias e esforços de pilotagem
movimentar a aeronave em torno dos seus eixos
2
são consideradas superfícies de comando primárias
ailerons, lemes de profundidade e de direção
ailerons, compessadores e flaps
3
as superfícies de comando primárias são acioadas através do
manche e pedais
flaps e fendas
4
os ailerons estão localizados
no bordo de fuga, próximo à raiz
no bordo de fuga, próximo à ponta da asa
5
comandando-se o aileron direito para baixo, a asa direita
desce e a esquerda sobe
sobe e a esquerda desce
6
superfície de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal
compensador
profundor
7
o piloto aciona o lemme de profundidade através de
manche lateral
manche para frente e para trás
8
que superfície de comando permite ao avião girar em toorno do seu eixo transversall
leme de profundidade
leme de direção
9
durante o voo quando o profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimentoo de
cabrar
picar
10
superfície de controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical
leme de direção
leme de profundidade
11
o piloto aciona o leme de direção através de
pedais
interruptor no painel
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arfagem, tangagem, cabragem ou picagem são movimentos quue acontecem em torno do eixo
transversal
vertical
13
são superfícies de comando secundárias
profundores
compensadores
14
os compensadores do aileron, do profundor e do leme de direção são componentes da aeronave que tem a denominação comum de
superfícies de comandos primárias
superfícies de comando secundárias
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os compensadores estão localizados em qual parte da aeronave
bordo de fuga das superfícies primárias
bordo de ataque das superfícies primárias
16
qual a principal finalidade dos compensadores
comandar a aeronave nas manobras
ajudar a mover as superfícies de comando primárias e manter a aeronave na atitude desejada
17
são consideradas superfícies de comando auxiliares
flaps, slats, slots, spoilers e speed breaks
ailerons, profundores e leme e direção
18
a função das superfícies de comando auxiliares é
ajudar a movimentar as superfícies de comando primárias
aumentar ou reduzir a sustentação
19
as superfícies hipersustentadoras e os freios aerodinâmicos são considerados superfícies de comando
auxiliares
secundárias
20
superfícies de comando auxiliares que reduzem a sustentaçãoo
spoilers
flaps
21
as superfícies hipersustentadoras têm como função aumentar a
tração
sustentação
22
são considerados dispositivos hipersustentadores
flaps e ailerons
flaps, slats e slots
23
os dispositivos hipersustentadores quando utilizados
reduzem o ângulo crítico
aumentam o ângulo crítico
24
o dispositivo localizado no bordo de fuga da asa, que tem por finalidade aumentar a sustentação nos pousos e decolagens é
flap
slots
25
o deslocamento do centro de pressão para trás ocorre quando o piloto aciona o
flap
slat
26
quais os tipos de flaps usados em aviões
retrátil, escamoteável e fixo
simples, ventral, Fowler, deslizante com fenda e Krueger
27
conseguimos aumentar a sustentação de uma aeronave em voo
todas as respostas estão corretas
baixando o flap
aumentando o ângulo de ataque
aumentando a velocidade
28
o flap da asa, quando baixado
atua somente como freio aerodinamico
atua como superfície hipersustentadora e como frio aerodinamico
29
o uso dos flaps na decolagem
todas as respostas estão corretas
aumenta a sustentação na decolagem
aumenta o angulo de subida
diminui o percurso da decolagem
diminui o percurso da decolagem
30
dentre os tipos de flaps abaixo, é considerado o mais eficiente
Fowler
deslizante com fenda
31
tipo de flap localizado no bordo de ataque de aeronaves de grande porte que, quuando acionado, gira para fora e para frente
Fowler
Krueger
32
pequenos aeroofólios móveis localizados no bordo de ataque das asas
spoilers
slats
33
superfícies que têm a mesma função que os flaps, porém estão situadas no bordo de ataque das asas
spoilers
slats
34
fendas fixas localizadas no bordo de ataque, que em elevados ângulos de ataque permitem a passagem de ar do intradorso para o extradorso, retardando o turnilhonamento da camada limite
slots
slats
35
superfícies hipersustentadoras fixas localizadas no bordo de ataque da asa
slats
slots
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os slots são superfícies de controle que tem como característica
balancear a aeronave em voo
aumentar a sustentação, sem alterar a curvatura da asa
37
superfícies móveis capazes de reduzir a velocidade e aumentar o arrasto
freios aerodinâmicos
superfícies de comando primárias
38
está localizado no extradorso da asa, serve como freio aerodinâmico e reduz a sustentação
spoiler
flap
39
em que momento do voo todos os spoilers da asa se levantam
depois que a aeronave toca a pista no pouso
durante a decolagem
40
o ângulo de ataque é formado entre o
vento relativo e a linha da corda da asa
eixo longitudinal e a corda da asa
41
ao aumentar o ângulo de ataque de uma aeronave, a sustentação
e o arrasto aumentarão
e o arrasto diminuirão
42
em um aerofólio de perfil simétrico, quando o vento relativoo sopra na mesma direção da corda, o ângulo de ataque é
nulo
negativo
43
no ângulo crítico a aeronave
tem sustentação máxima
tem sua tração aumentada
44
a perda de sustentação de uma aeronave torna-se iminente quando a mesma atinge o ângulo de
estol
enflechamento
45
estol é
uma situação na qual a asa perde totalmente a sustentação
uma situação de pequeno ângulo de ataque e reduzida sustentação
46
o que ocorre quando a aeronave ultrapassa o ângulo crítico
deslocamento do CG
perda da sustentação
47
a velocidade de estol de uma aeronave aumenta com
todas as respostas estão corretas
o peso
a altitude
a formação de gelo sobre a asa
48
o ângulo formado entre a corda do aerofólio e o eixo longitudinal do avião chama-se ângulo de
diedro
incidência
49
entre os ângulo citados abaixo, o que não apresenta variação é o de
incidência
estol
50
diedro é um ângulo formado entre o
eixo transversal e o bordo de ataque da asa
plano da asa e o eixo transversal do avião
51
o ângulo de diedro é formado entre o plano de asa e o eixo
vertical
lateral
52
o ângulo de enflechamento é formado entre o bordo de ataque e o eixo
vertical
lateral
53
camada limite é a camada de ar
mais distante do intradorso, que consegue manter o fluxo laminar
mais distante do extradorso, que consegue manter o fluxo laminar
54
asa limpa e o uso de slots são formas diferentes de
reduzir o fluxo de ar da camada limite
controlar a camada limite
55
se um corpo for afastadoo de sua posição tentandoo a ela voltar, diz-se que o mesmo possui equilíbrio
estável
indiferente
56
se um piloto iniciar um mergulho e depois soltar o manche, uma aeronave estável deverá
levantar o nariz
baixar o nariz
57
um avião estaticamente indiferente é aquele que tende a
assumir nova condiçãoo de equilibrio
continuar se afastando da sua condiçãoo de equilibrio
58
um avião sofre um desequilíbrio lateral e as tentar voltar ao equilibrio, não consegue amortecer as oscilações. neste caso, o avião tem um comportamento do tipo
dinamicamente instável
dinamicamento indiferente
59
a estabilidade longitudinal da aeronave está diretamente ligada a localização do
centro de gravidade
centro de pressão
60
a estabilidade estática lateral dda aeronave está relacionada ao eixo
transversal
longitudinal
61
o diedro positivo de uma aeronave faz com que a mesma tenha
maior arrasto
maior estabilidade lateral
62
o ângulo de diedro interfere na estabiliidade
lateral
vertical
63
a estabilidade direcional da aeronave ocorre em torno de qual eixo
lateral
vertical
64
o enflechamento positivo das asas produz estabilidade
lateral e direcional
direcional e longitudinal
65
quando uma aeronave tiver grande área latteral à frente do CG, sua
estabilidade lateral será maior
estabilidade direcional será maior
66
o que torna a aerodinâmica de alta velocidade, um estudo diferente da aerodinamica de baixa velocidade é
a redução da temperatura do ar devido ao deslocamento
a compressibilidade do ar
67
a velocidade do som ao nível do mar e a 15°C é de 1.235 km/h, mas na medida em que se sobe, essa velocidade
diminui
aumenta
68
número MACH é a medição da velocidade de um avião em relação a
velocidade do som
velocidade da luz
69
número MACH crítico é a velocidade na qual
o avião voa abaixo da velocidade do som e a asa voa na velocidade do som
o avião e a asa voam abaixo da velocidade do som
70
quanto às aeronaves comerciais de grande porte, a velocidade ideal de voo considerandoo sua vida útil é
subsônica
supersônica
71
o que caracteriza o voo supersônico
formação de onda de choque
perda de estabilidade
deslocamento do centro de pressão para trás
todas as respostas estão corretas