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1
o grupo dos fluidos é formado por
líquidos e gases
liquidos e sólidos
2
quando um fluído se desloca temos
apenas escoamento laminar
escoamento laminar ou turbulento
3
o fluxo de ar que ocorre ao redor da asa de maneira organizada e garante o voo é o
laminar
turbulento
4
de acordo com a equação da continuidade quanto mais estreito for o tubo
menor será a velocidade do fluido
maior será a velocidade do fluído
5
força aplicada a uma superfície é a definição de
pressão
pressão estática
6
a pressão que não depende do movimento de um fluido é chamada de
dinâmica
estática
7
na atmosfera, um corpo recebe pressão por todos os lados. a pressão atmosférica é uma pressão
estática
de impacto
8
a pressão exercida por um fluido em movimento e baseada na velocidade é denominada
pressão atmosférica
pressão dinâmica
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dentro do estudo dos fluidos, é correto dizer que quando a pressão dinâmica for alta
a pressão estática será baixa
a pressão atmosférica será baixa
10
o teorema de Bernoulli é baseado na equação da
continuidade
velocidade
11
quando a velocidade de um fluido for alta
a pressão dinâmica será alta e a pressão estática será alta
as pressões dinâmica e estática serão baixas
12
o tubo de Venturi comprova
a teoria de Bernoulli
o principio de Arquimedes
13
a construção das asas é baseada no
tubo de Venturi
Princípio de Arquimedes
14
no local de estreitamento do tubo a velocidade do fluido
diminui
aumenta
15
no local do estreitamento no tubo de Venturi a pressão estática
aumenta
diminui
16
de acordo com a equação da continuidade, a velocidade do escoamento do fluido no estrangulamento do tubo de venturi será
menor
maior
17
a ciência que estuda a ação do ar sobre um objeto relacionando a aeronave, o vento relativo e a atmofera é conhecida como
aerodinâmica
teoria do voo
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o vento que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e no sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento
relativo
paralelo
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o que acontece com o vento relativo quando o avião desce com um angulo de 30°
sobe com ângulo de 30°
desce com ângulo de 30°
20
a resultante aerodinâmica que faz com que um avião suba se deve a
movimento do ar em torno da asa, que torna o avião mais leve que o ar
diferença de pressão existente entre o extradorso e o intradorso da asa
21
como o extradorso é ________ que o intradorso, a velocidade em cima da asa é ____
maior, maior
maior, menor
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parte da asa onde ocorre redução da pressão estática durante o voo
intradorso
extradorso
23
quando o vento relativo bate no intradorso da asa e desvia para baixo estamos observando a
3° Lei de Newton
Teorema de Bernoulli
24
o deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa
para cima e para frente
para cima e para trás
25
em um aerofólio, a suustentação é aplicada no centro de
gravidade
pressão
26
o centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica no
fuselagem
aerofólio
27
na prática, a força que atua nas asas de uma aeronave em voo chama-se
resultante aerodinâmica
sustentação
28
para efeito de estudo, quantas componentes a resultante aerodinâmica possui
duas
três
29
quais são as componentes da resultante aerodinâmica
sustentação e arrasto
sustentação e peso
30
a componente da resultante aerodinâmica que é perpendicular ao vento relativo chama-se
resultante aerodinâmica
sustentação
31
qual componente da resultante aerodinâmica é paralela ao vento relativo
tração
arrasto
32
para que tenhamos um aumento da sustentação, a densidade do ar deve
diminuir
aumentar
33
qual dos itens abaixo não interfere na resultante aerodinâmica
curvatura da fuselagem
densidade do ar
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todo forma aerodinâmica que produz reação útil quando se deslocando no ar chama-se
aerofólio
aileron
35
as partes do avião que produzem pequena resistência ao avanço e nenhuma força útil no voo são
superfícies aerodinâmica
estabilizadores
36
um corpo que produz o mínimo de arrato é chamado
fusiforme
aerodinâmico
37
as superfícies aerodinâmicas produzem
tração imediata do motor
pequena resistencia ao avanço
38
chamamos a reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga de uma asa de
linha de curvatura média
corda
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linha imaginária que equidistta do extradorso e do intradorso, dividindo-o aerofólio ao meio
linha de curvatura média
corda média
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qual o tiipo de perfil onde a corda não coincide com a linha de curvatura média
irregular
assimétrico
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em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no
intradorso
extradorso
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o extradorso terá o mesmo tamanho do intradorso no perfil
regular
simétrico
43
o estabilizador vertical da cauda é um perfil
simétrico, pois a corda coincide com a linha de curvatura média
simétrico, pois a corda não coincide com a linhan de curvatura média
44
as forças que atuam num avião são
sustentação, tração, arrasto e peso
tração, gravidade, peso e resistência
45
a força que atua em um avião em voo, neutralizandoo a ação do peso é a
sustentação
tração
46
a força que puxa a aeronave para baixo é conhecida coomo
arrasto
peso
47
força aposta ao arrasto, que puxa ou empurra a aeronave para frente
tração
sustentação
48
a força que se opõe ao deslocamento da aeronave chama-se
arrasto
sustentação
49
o arrasto é uma força
que dificulta a trajetória da aeronave
de resistencia ao avanço
de atrito
todas as repostas estão corretas
50
ao arrasto provocado nas pontas da asa, damos o nome de arrasto
induzido
parasita
51
dispositivos utilizados para evitar os vórtices de ponta de asa
ailerons
winglets
52
o arrasto parasita é formado por
todas as partes que produzem sustentação
todas as partes que não produzem sustentação
53
ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combina-las da seguinte forma
tração e sustentação / peso e arrasto
tração e arrasto / sustentação e peso
54
um avião se mantém em voo reto e horizontal. nessa condição temos
a sustentação igual a tração
a sustentação igual ao peso
55
se a sustentação for maior que o peso, o avião
sobe
desce
56
a força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso é a
sustentação
tração
57
num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião e equilibra a força de tração é o
arrasto
empuxo
58
o ponto de cruzamento dos três eixos da aeronave é denominado
centro de gravidade
centro de pressão
59
o que é o centro de gravidade
é o ponto de equilibrio de um corpo
é o ponto de apoio de um corpo
60
o CG de um avião varia
com a distribuição de peso dentro do avião
Todos as respostas estão corretas
com a movimentação dos passageiros e tripulantes
com o consumo de combustível
61
para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o CG é projetado sempre
à frente do CP
atrás do CP
62
os pontos de aplicação da sustentação e do pesoo de uma aeronave são respectivamente
centro de gravidade e centro de pressão
centro de pressão e centro de gravidade
63
os três eixos imaginários, em torno dos quais as aeronaves realizam seus movimentos são
principal, longitudinal e vertical
lateral, longitudinal e vertical
64
o eixo imaginario quue vai do nariz até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade é o
longitudinal
transversal
65
quando se movimenta o manche para direita ou para a esquerda, a aeronave girará em torno do eixo
lateral
longitudinal
66
quando manche é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de
tangagem
rolamento
67
o movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzido pelos
flaps
ailerons
68
o movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo
transversal
vertical
69
ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente
levanta o nariz
baixa o nariz
70
o movimente de arfagem é produzido pelo
ailleron
profundor
71
quando o profundor estiver para baixo, a aeronave estará
subindo
descendo
72
durante o voo, quando o profundor for comandado para baixo o aviãoo realizará o movimento de
picar
cabrar
73
numa cabragem, o piloto
puxa o manche e o profundor para cima
empurra o manche e o profundor vai para cima
74
o movimento realizado em torno do eixo vertical é chamadoo de
tangagem
guinada
75
o movimento de guinada é proporcionado pelo
compessadores
leme de direção
76
os pedais servem para comandar os
freios e os profundores
freios e o leme de direção