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A ciência que estuda a ação do ar sobre um objeto relacionado a aeronave o vento relativo e a atmosfera é conhecida como:
Meteorologia
Teoria de voo
Aerodinâmica
Mecânica de fluidos
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O vento que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera a mesma direção e no sentido contrário ao movimento denomina se vento:
Paralelo
Relativo
Contrário
De traves
3
O que acontece com o vento relativo a ia do o avião desce com um ângulo de 30º
Desce com ângulo de 30°
Sobe com ângulo de 30°
Fica horizontal
Fica vertical
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A resultante aerodinâmica que faz com que um avião suba se deve a.
Diferença entre pressa estática e pressão dinâmica em torno da asa
Impacto do ar contra a asa
Diferença de pressa existente entre o extradorso e o intradorso da asas
Movimento do ar em torno da asas, que torna o avião mais leve que o ar
5
Como o extradorso é que o intradorso, a velocidade em cima da asa e:
Menor menor
Menor maior
Maior menor
Maior, maior
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Parte da asa onde ocorre redução da pressão estática durante o voo
Intradorso
Bordo de fuga
Bordo de ataque
Extradorso
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Quando o vento relativo bate no intradorso da asa e desvia para baixo estamos observando a/o
Tubo de venturi
Princípio de Arquimedes
Teorema de bernoulli
Terceira lei de Newton
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O deslocamento de ar em torno de uma asas produz uma força que empurra a asas
Para cima
Para cima e para frente
Para trás
Para cima e para trás
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Em um aerofólio a sustenção é aplicada no centro de:
Resistência
Gravidade
Tração
Pressao
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O centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica na/no
Aerofolio
Trem de pouso
Cabine
Fuselagem
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Na prática a força que atua nas asas de uma aeronave em voo chame se
Arrasto
Tração
Resultante aerodinâmica
Sustentação
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Para de feito de estudo quantas componentes a resultantes aerodinâmica possui
4
2
3
1
13
Quais são as componentes da resultante aerodinâmica
Tração e arrasto
Sustentação e peso
Sustentação e arrasto
Tração e peso
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A componente da resultante aerodinâmica que é perpendicular ao vento relativo chame se
Tração
Arrasto
Resultante aerodinâmica
Sustentação
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Qual componente da resultante aerodinâmica é paralela ao vento relativo
Sustentação
Arrasto
Peso
Tração
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Para que tenhamos um aumento da sustentação a densidade do ar deve:
Diminuir
Permanecer inalterada
A densidade não interfere na sustentação
Aumentar
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Qual dos itens abaixo não interfere na resultante aerodinâmica
Área da asa
Curvatura da fuselagem
Densidade do ar
Velocidade da aeronave
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Toda forma aerodinâmica que produz reação útil quando se deslocando no ar chame se
Aerostato
Aileron
Aerodino
Aerofólio
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As partes do aviso que produzem pequena resistência ao avanço e nenhuma força útil ao voo são
Envergaduras
Estabilizadores
Superfícies aerodinâmicas
Aerofolios
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Um corpo que produz o mínimo de arrasto é chamado de:
Estabilizado
Fusiforme
Aerodinâmico
Aerofólio
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As superfícies aerodinâmicas produzem
Reações úteis ao voo
Tração imediata do motor
Pequena resistência ao avanço
Maior arrasto possível
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Chamamos a reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga de uma asa de
Corda
Intradorso
Extradorso
Linha de curvatura média
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Linha imaginária que equidista do extradorso e do intradorso, dividindo o aerofólio ao meio
Linha de curvatura média
Corda
Resultante aerodinâmica
Corda média
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Qual tipo de perfil onde a corda não coincide com a linha de curvatura média?
Irregular
Simétrico
Regular
Assimétrico
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Em um aerofólio de perfil assimétrico a velocidade dos filetes de ar será maior no:
Bordo de ataque
Bordo de fuga
Intradorso
Extradorso
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O extradorso terá o mesmo tamanho do intradorso no perfil:
Simetrico
Assimétrico
Irregular
Regular
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O estabilizador vertical da cauda é um perfil:
Simétrico, pois a corda coincide com a linha de curvatura média
Assimétrico pois a corda coincide com a linha da curvatura média
Assimétrico pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
Simétrico pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
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As forças que atuam nem avião em voo são:
Arrasto, sustentação e resistência
Peso, resistência e gravidade
Tração, gravidade, peso e resistência
Sustentação, tração, arrasto e peso
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A força que atua em um avião em voo, neutralizando a ação do peso, é a/o
Arrasto
Empuxo
Tração
Sustentação
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A força que puxa a aeronave para baixo é conhecida como:
Arrasto
Peso
Tração
Sustentação
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Força oposta ao arrasto que puxa ou empurra a aeronave para frente
Tracao
Peso
Sustentação
Arrasto
32
A força que se opõe ao deslocamento da aeronave chame se
Arrasto
Tração
Sustentação
Peso
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O arrasto é uma força
De atrito
Que dificulta a trajetória da aeronave
Todas acima
De resistência ao avanço
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Ao arrasto provocado nas pontas da asas, damos o nome de arrasto
Aerodinâmico
Induzido
Parasita
Normal
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Dispositivos Utilizados para evitar os vórtices de ponta de asa:
Lemes de direção
Profundores
Ailerons
Winglets
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O arrasto parasita é provocado
Turbilhonamento em todo avião
Turbilhonamento na ponta das asas
Todas as partes que não produzem sustenção
Todas as partes que produzem sustentação
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Ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combina lós da seguinte forma
Nenhuma das anteriores
Tração e sustentação / peso e arrasto
Tração e peso / sustentação e arrasto
Tração e arrasto /suatentacao e peso
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Um avião se mantém em voo reto horizontal nessa condição temos:
A suatentacai igual a tração
Sustentação igual ao peso
O peso igual ao arrasto
A tração igual ao arrasto
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Se a sustentação for maior que o peso o avião:
Sobe
Desce
Entra em estol
Via horizontalmente
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A força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso, e a/o:
Sustentação
Arrasto
Tração
Empuxo
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Num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião e equilibra a força de tração e a/o:
Arrasto
Peso
Empuxo
Sustentação
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O pinto de cruzamento do três eixos da aeronave e denominado:
Centro de pressão
Centro de gravidade
Arrasto
Resultante aerodinâmica
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O que é o centro de gravidade?
E a parte externa da circunferência
E a parte correspondente ao braço da alavanca
E o pinto de equilíbrio de um corpo
É um ponto de apoio de um corpo
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O CG de um avião varia:
Com a distribuição de peso dentro do avião
Com a movimentação dos passageiros e tripulantes
Com consumo de combustível
Todas acima
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Para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o CG é projetado sempre
Não há relação entre eles
Coincidindo com o CP
Atrás do CP
A frente do CP
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Os pontos de aplicação da sustentação e do peso de uma aeronave são respectivamente:
Linha de curvatura média e corda
Centro de gravidade e centro de pressão linha de curvatura média e corda
Corda e linha de curvatura média
Centro de pressão e centro de gravidade
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Os três eixos imaginários, 3’ torno dos dois usos as aeronaves realizam seus movimentos
Lateral, longitudinal e de descida
Leteral, longitudinal e vertical
Transversal, longitudinal e de subida
Principal, longitudinal e vertical
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O eixo imaginário que vai do Bari até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade:
Vertical
Longitudinal
Transversal
Lateral
49
Quando se movimenta o manche para a direita ou para esquerda, a aeronave girará em torno do eixo
Vertical
Inclinado
Lateral
Longitudinal
50
Quando o manche é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de:
Cabragem
Tangagem
Picagem
Rolamento
51
O movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzido pelo:
Flaps
Leme de profundidade
Ailerons
Leme de direção
52
O movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo:
Vertical
Horizontal
Transversal
Longitudinal
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Ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente:
Rola pra direita
Levanta o nariz
Baixa o nariz
Rola pra esquerda
54
O movimento de arfagem é produzido pelo
Profundor
Flap
Aileron
Leme de direção
55
Quando o Profundor estiver para baixo, a aeronave estará
Descendo
Subindo
Guinado
Em voo reto horizontal
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Durante o voo, quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de
Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
57
Numa cabragem o piloto
Puxa o manche e o Profundor vai para cima
Empurra o manche e o Profundor vai para cima
Puxa o manche e o avião vai para baixo
Empurra o manche e o Profundor vai para baixo
58
O movimento realizado em torno do eixo vertical é chamado de:
Rolamento
Guinada
Tangagem
Cabragem
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O movimento de guinada é proporcionado pelo
Leme de direção
Manche
Profundores
Compensadores
60
Os pedais servem para comandar os
Freios e os profundores
Ailerons e o leme de direção
Ailerons e os Profundores
Freios e o leme de direção
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As superfícies de comando primárias tem como função
Aliviar tendências e esforços de pilotagem
Aumentar a sustentação
Atuar como freio aerodinâmico
Movimentar a aeronave em torno dos eixos
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São consideradas superfícies de comando primárias
Ailerons, Profundores e flaps
Lemes de profundidade, de direção e spoilers
Ailerons, compensadores e flaps
Ailerons, leme de profundidade e de direção
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As superfície de comando primárias são acionadas através do
Manche e pedais
Flaps e fendas
Leme de direção e flaps
Leme de direção e manche
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Os ailerons estão localizados
No bordo de fuga próximo a raiz
No bordo de ataque próximo a raiz
No bordo de ataque, próximo a ponta da asa
No bordo de fuga próximo a ponta da asa
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Comandando se o aileron direito para baixo a asa direita
Desce e o avião sobe
Desce é a esquerda sobe
Sobe é a esquerda desce
Sobe o avião desce
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A asa esquerda d e um avião inclina se para baixo e a direita para cima quando o piloto aciona o
Aileron esquerdo para cima
Flap esquerdo para baixo
Aileron esquerdo para baixo
Flap esquerdo para cima
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Superfície de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal
Compensador
Leme de direção
Profundor
Aileron
68
O piloto aciona o leme de profundidade através de
Manche para frente e para trás
Manche lateral
Interruptor localizado no painel do piloto
Pedais
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Que superfície de comando permite ao avião girar em torno do seu eixo transversal
Ailerons
Leme de direção
Leme de profundidade
Flaps
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Durante o voo quando o Profundor dor comando alta baixo o avião realizará o movimento de
Picar
Guinada
Cabrar
Rolagem
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Superfície d e controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical
Flap
Leme de profundidade
Aileron
Leme de direção
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O piloto aciona o leme de direção através de
Movimento lateral no manche
Interruptor no painel
Movimento longitudinal no manche
Pedais
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Arfagem, tangagem, Cabragem, ou picagem são movimentos que acontecem em do eixo
Transversal
Longitudinal
Vertical
De rolagem