Teoria de voo de baixa velocidade 1.0

Teoria de voo de baixa velocidade 1.0

Tudo sobre teoria de voo

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Rebeca Santos

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1

A ciência que estuda a ação do ar sobre um objeto relacionado a aeronave o vento relativo e a atmosfera é conhecida como:

Meteorologia
Teoria de voo
Aerodinâmica
Mecânica de fluidos
2

O vento que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera a mesma direção e no sentido contrário ao movimento denomina se vento:

Paralelo
Relativo
Contrário
De traves
3

O que acontece com o vento relativo a ia do o avião desce com um ângulo de 30º

Desce com ângulo de 30°
Sobe com ângulo de 30°
Fica horizontal
Fica vertical
4

A resultante aerodinâmica que faz com que um avião suba se deve a.

Diferença entre pressa estática e pressão dinâmica em torno da asa
Impacto do ar contra a asa
Diferença de pressa existente entre o extradorso e o intradorso da asas
Movimento do ar em torno da asas, que torna o avião mais leve que o ar
5

Como o extradorso é que o intradorso, a velocidade em cima da asa e:

Menor menor
Menor maior
Maior menor
Maior, maior
6

Parte da asa onde ocorre redução da pressão estática durante o voo

Intradorso
Bordo de fuga
Bordo de ataque
Extradorso
7

Quando o vento relativo bate no intradorso da asa e desvia para baixo estamos observando a/o

Tubo de venturi
Princípio de Arquimedes
Teorema de bernoulli
Terceira lei de Newton
8

O deslocamento de ar em torno de uma asas produz uma força que empurra a asas

Para cima
Para cima e para frente
Para trás
Para cima e para trás
9

Em um aerofólio a sustenção é aplicada no centro de:

Resistência
Gravidade
Tração
Pressao
10

O centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica na/no

Aerofolio
Trem de pouso
Cabine
Fuselagem
11

Na prática a força que atua nas asas de uma aeronave em voo chame se

Arrasto
Tração
Resultante aerodinâmica
Sustentação
12

Para de feito de estudo quantas componentes a resultantes aerodinâmica possui

4
2
3
1
13

Quais são as componentes da resultante aerodinâmica

Tração e arrasto
Sustentação e peso
Sustentação e arrasto
Tração e peso
14

A componente da resultante aerodinâmica que é perpendicular ao vento relativo chame se

Tração
Arrasto
Resultante aerodinâmica
Sustentação
15

Qual componente da resultante aerodinâmica é paralela ao vento relativo

Sustentação
Arrasto
Peso
Tração
16

Para que tenhamos um aumento da sustentação a densidade do ar deve:

Diminuir
Permanecer inalterada
A densidade não interfere na sustentação
Aumentar
17

Qual dos itens abaixo não interfere na resultante aerodinâmica

Área da asa
Curvatura da fuselagem
Densidade do ar
Velocidade da aeronave
18

Toda forma aerodinâmica que produz reação útil quando se deslocando no ar chame se

Aerostato
Aileron
Aerodino
Aerofólio
19

As partes do aviso que produzem pequena resistência ao avanço e nenhuma força útil ao voo são

Envergaduras
Estabilizadores
Superfícies aerodinâmicas
Aerofolios
20

Um corpo que produz o mínimo de arrasto é chamado de:

Estabilizado
Fusiforme
Aerodinâmico
Aerofólio
21

As superfícies aerodinâmicas produzem

Reações úteis ao voo
Tração imediata do motor
Pequena resistência ao avanço
Maior arrasto possível
22

Chamamos a reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga de uma asa de

Corda
Intradorso
Extradorso
Linha de curvatura média
23

Linha imaginária que equidista do extradorso e do intradorso, dividindo o aerofólio ao meio

Linha de curvatura média
Corda
Resultante aerodinâmica
Corda média
24

Qual tipo de perfil onde a corda não coincide com a linha de curvatura média?

Irregular
Simétrico
Regular
Assimétrico
25

Em um aerofólio de perfil assimétrico a velocidade dos filetes de ar será maior no:

Bordo de ataque
Bordo de fuga
Intradorso
Extradorso
26

O extradorso terá o mesmo tamanho do intradorso no perfil:

Simetrico
Assimétrico
Irregular
Regular
27

O estabilizador vertical da cauda é um perfil:

Simétrico, pois a corda coincide com a linha de curvatura média
Assimétrico pois a corda coincide com a linha da curvatura média
Assimétrico pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
Simétrico pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
28

As forças que atuam nem avião em voo são:

Arrasto, sustentação e resistência
Peso, resistência e gravidade
Tração, gravidade, peso e resistência
Sustentação, tração, arrasto e peso
29

A força que atua em um avião em voo, neutralizando a ação do peso, é a/o

Arrasto
Empuxo
Tração
Sustentação
30

A força que puxa a aeronave para baixo é conhecida como:

Arrasto
Peso
Tração
Sustentação
31

Força oposta ao arrasto que puxa ou empurra a aeronave para frente

Tracao
Peso
Sustentação
Arrasto
32

A força que se opõe ao deslocamento da aeronave chame se

Arrasto
Tração
Sustentação
Peso
33

O arrasto é uma força

De atrito
Que dificulta a trajetória da aeronave
Todas acima
De resistência ao avanço
34

Ao arrasto provocado nas pontas da asas, damos o nome de arrasto

Aerodinâmico
Induzido
Parasita
Normal
35

Dispositivos Utilizados para evitar os vórtices de ponta de asa:

Lemes de direção
Profundores
Ailerons
Winglets
36

O arrasto parasita é provocado

Turbilhonamento em todo avião
Turbilhonamento na ponta das asas
Todas as partes que não produzem sustenção
Todas as partes que produzem sustentação
37

Ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combina lós da seguinte forma

Nenhuma das anteriores
Tração e sustentação / peso e arrasto
Tração e peso / sustentação e arrasto
Tração e arrasto /suatentacao e peso
38

Um avião se mantém em voo reto horizontal nessa condição temos:

A suatentacai igual a tração
Sustentação igual ao peso
O peso igual ao arrasto
A tração igual ao arrasto
39

Se a sustentação for maior que o peso o avião:

Sobe
Desce
Entra em estol
Via horizontalmente
40

A força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso, e a/o:

Sustentação
Arrasto
Tração
Empuxo
41

Num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião e equilibra a força de tração e a/o:

Arrasto
Peso
Empuxo
Sustentação
42

O pinto de cruzamento do três eixos da aeronave e denominado:

Centro de pressão
Centro de gravidade
Arrasto
Resultante aerodinâmica
43

O que é o centro de gravidade?

E a parte externa da circunferência
E a parte correspondente ao braço da alavanca
E o pinto de equilíbrio de um corpo
É um ponto de apoio de um corpo
44

O CG de um avião varia:

Com a distribuição de peso dentro do avião
Com a movimentação dos passageiros e tripulantes
Com consumo de combustível
Todas acima
45

Para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o CG é projetado sempre

Não há relação entre eles
Coincidindo com o CP
Atrás do CP
A frente do CP
46

Os pontos de aplicação da sustentação e do peso de uma aeronave são respectivamente:

Linha de curvatura média e corda
Centro de gravidade e centro de pressão linha de curvatura média e corda
Corda e linha de curvatura média
Centro de pressão e centro de gravidade
47

Os três eixos imaginários, 3’ torno dos dois usos as aeronaves realizam seus movimentos

Lateral, longitudinal e de descida
Leteral, longitudinal e vertical
Transversal, longitudinal e de subida
Principal, longitudinal e vertical
48

O eixo imaginário que vai do Bari até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade:

Vertical
Longitudinal
Transversal
Lateral
49

Quando se movimenta o manche para a direita ou para esquerda, a aeronave girará em torno do eixo

Vertical
Inclinado
Lateral
Longitudinal
50

Quando o manche é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de:

Cabragem
Tangagem
Picagem
Rolamento
51

O movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzido pelo:

Flaps
Leme de profundidade
Ailerons
Leme de direção
52

O movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo:

Vertical
Horizontal
Transversal
Longitudinal
53

Ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente:

Rola pra direita
Levanta o nariz
Baixa o nariz
Rola pra esquerda
54

O movimento de arfagem é produzido pelo

Profundor
Flap
Aileron
Leme de direção
55

Quando o Profundor estiver para baixo, a aeronave estará

Descendo
Subindo
Guinado
Em voo reto horizontal
56

Durante o voo, quando o Profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de

Picar
Cabrar
Guinada
Rolagem
57

Numa cabragem o piloto

Puxa o manche e o Profundor vai para cima
Empurra o manche e o Profundor vai para cima
Puxa o manche e o avião vai para baixo
Empurra o manche e o Profundor vai para baixo
58

O movimento realizado em torno do eixo vertical é chamado de:

Rolamento
Guinada
Tangagem
Cabragem
59

O movimento de guinada é proporcionado pelo

Leme de direção
Manche
Profundores
Compensadores
60

Os pedais servem para comandar os

Freios e os profundores
Ailerons e o leme de direção
Ailerons e os Profundores
Freios e o leme de direção
61

As superfícies de comando primárias tem como função

Aliviar tendências e esforços de pilotagem
Aumentar a sustentação
Atuar como freio aerodinâmico
Movimentar a aeronave em torno dos eixos
62

São consideradas superfícies de comando primárias

Ailerons, Profundores e flaps
Lemes de profundidade, de direção e spoilers
Ailerons, compensadores e flaps
Ailerons, leme de profundidade e de direção
63

As superfície de comando primárias são acionadas através do

Manche e pedais
Flaps e fendas
Leme de direção e flaps
Leme de direção e manche
64

Os ailerons estão localizados

No bordo de fuga próximo a raiz
No bordo de ataque próximo a raiz
No bordo de ataque, próximo a ponta da asa
No bordo de fuga próximo a ponta da asa
65

Comandando se o aileron direito para baixo a asa direita

Desce e o avião sobe
Desce é a esquerda sobe
Sobe é a esquerda desce
Sobe o avião desce
66

A asa esquerda d e um avião inclina se para baixo e a direita para cima quando o piloto aciona o

Aileron esquerdo para cima
Flap esquerdo para baixo
Aileron esquerdo para baixo
Flap esquerdo para cima
67

Superfície de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal

Compensador
Leme de direção
Profundor
Aileron
68

O piloto aciona o leme de profundidade através de

Manche para frente e para trás
Manche lateral
Interruptor localizado no painel do piloto
Pedais
69

Que superfície de comando permite ao avião girar em torno do seu eixo transversal

Ailerons
Leme de direção
Leme de profundidade
Flaps
70

Durante o voo quando o Profundor dor comando alta baixo o avião realizará o movimento de

Picar
Guinada
Cabrar
Rolagem
71

Superfície d e controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical

Flap
Leme de profundidade
Aileron
Leme de direção
72

O piloto aciona o leme de direção através de

Movimento lateral no manche
Interruptor no painel
Movimento longitudinal no manche
Pedais
73

Arfagem, tangagem, Cabragem, ou picagem são movimentos que acontecem em do eixo

Transversal
Longitudinal
Vertical
De rolagem
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