Continuação das questões de CGA

Continuação das questões de CGA

Livro azul (volume 4)

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1

Um corpo que produz o mínimo de arrasto é chamado:

Aerodinâmico
Estabilizado
Aerofólio
Fusiforme
2

(Questão de Banca) As superfícies aerodinâmicas produzem:

Pequena resistência ao avanço
Maior arrasto possivel
Reações úteis ao voo
Tração imediata do motor
3

Chamamos a reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga de uma asa de:

Corda
Extradorso
Linha de curvatura média
Intradorso
4

Linha imaginária que equidista do extradorso e do intradorso, dividindo-o aerofólio ao meio:

Linha de curvatura média
Corda
Corda média
Resultante aerodinâmica
5

(Questão de Banca) Qual o tipo de perfil onde a corda não coincide com a linha de curvatura média?

Regular
Simétrico
Irregular
Assimétrico
6

Em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no:

Bordo de fuga
Extradorso
Intradorso
Bordo de ataque
7

O extradorso terá o mesmo tamanho do intradorso no perfil:

Regular
Irregular
Simétrico
Assimétrico
8

O estabilizador vertical da cauda é um perfil:

Assimétrico, pois a corda coincide com a linha da curvatura média
Simétrico, pois a corda coincide com a linha de curvatura média
Assimétrico, pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
Simétrico, pois a corda não coincide com a linha de curvatura média
9

(Questão de Banca) As forças que atuam num avião em voo são:

Tração, gravidade, peso e resistência
Peso, resistência e gravidade
Sustentação, tração, arrasto e peso
Arrasto, sustentação e resistência
10

A força que atua em um avião em voo, neutralizando a ação do peso, é a/o:

Empuxo
Sustentação
Tração
Arrasto
11

A força que puxa a aeronave para baixo é conhecida como:

Peso
Tração
Sustentação
Arrasto
12

Força oposta ao arrasto, que puxa ou empurra a aeronave para frente:

Arrasto
Peso
Tração
Sustentação
13

(Questão de Banca) A força que se opõe ao deslocamento da aeronave chama-se:

Peso
Tração
Arrasto
Sustentação
14

O arrasto é uma força:

Todas as alternativas estão corretas
De atrito
Que dificulta a trajetória da aeronave
De resistência ao avanço
15

Ao arrasto provocado nas pontas da asa, damos o nome de arrasto:

Induzido
Aerodinâmico
Parasita
Normal
16

Dispositivos utilizados para evitar os vortices de ponta de asa:

Ailerons
Winglets
Profundores
Lemes de direção
17

(Questão de Banca) O arrasto parasita é provocado por:

Todas as partes que não produzem sustentação
Turbilhonamento em todo o avião
Todas as partes que produzem sustentação
Turbilhonamento na ponta das asas
18

Ao se comparar as forças que atuam sobre uma aeronave em voo, devemos combiná-las da seguinte forma:

Tração e peso / sustentação e arrasto
Tração e arrasto / sustentação e peso
Tração e sustentação / peso e arrasto
19

Um avião se mantém em voo reto e horizontal. Nessa condição temos:

O peso igual ao arrasto
A sustentação igual ao peso
A tração igual ao arrasto
A sustentação igual à tração
20

Se a sustentação for maior que o peso, o avião:

Entra em estol
Sobe
Voa horizontalmente
Desce
21

A força que atua sobre um avião em voo, neutralizando a ação do peso, é a/o:

Arrasto
Empuxo
Tração
Sustentação
22

Num voo reto e horizontal com velocidade constante, a força que atua num avião e equilibra a força de tração é a/o:

Sustentação
Peso
Empuxo
Arrasto
23

O ponto de cruzamento dos três eixos da aeronave é denominado:

Centro de gravidade
Centro de pressão
Resultante aerodinâmica
Arrasto
24

O que é o centro de gravidade?

É a parte correspondente ao braço da alavanca
É o ponto de apoio de um corpo
É o ponto de equilíbrio de um corpo
É a parte externa da circunferência
25

O CG de um avião varia:

Com a distribuição de peso dentro do avião
Todas as alternativas estão corretas
Com a movimentação dos passageiros e tripulantes
Com o consumo de combustivel
26

Para que a aeronave possa se reequilibrar sempre que necessário, o CG é projetado sempre:

Atrás do CP
Coincidindo com o CP
À frente do CP
Não há relação entre eles
27

Os pontos de aplicação da sustentação e do peso de uma aeronave são respectivamente:

Centro de gravidade e centro de pressão
Corda e linha de curvatura média
Linha de curvatura média e corda
Centro de pressão e centro de gravidade
28

(Questão de Banca) Os três eixos imaginários, em torno dos quais as aeronaves realizam seus movimentos, são:

Lateral, longitudinal e vertical
Lateral, longitudinal e de descida
Principal, longitudinal e vertical
Transversal, longitudinal e de subida
29

(Questão de Banca) O eixo imaginário que vai do nariz até a cauda do avião, passando pelo centro de gravidade é o:

Longitudinal
Lateral
Transversal
Vertical
30

Quando se movimenta o manche para a direita ou para a esquerda, a aeronave girará em torno do eixo:

Longitudinal
Lateral
Vertical
Inclinado
31

Quando o manche é acionado para os lados, a aeronave executará o movimento de:

Rolamento
Picagem
Tangagem
Cabragem
32

O movimento de inclinação lateral de uma aeronave é produzido pelo(s):

Flaps
Lemes de profundidade
Leme de direção
Ailerons
33

(Questão de Banca) O movimento de uma aeronave denominado arfagem é desenvolvido em torno do seu eixo:

Horizontal
Vertical
Longitudinal
Transversal
34

(Questão de Banca) Ao se movimentar o manche para frente, o avião, consequentemente:

Levanta o nariz
Rola para a direita
Rola para a esquerda
Baixa o nariz
35

(Questão de Banca) O movimento de arfagem é produzido pelo:

Aileron
Leme de direção
Flap
Profundor
36

Quando o profundor estiver para baixo, a aeronave estará:

Descendo
Guinando
Em voo reto horizontal
Subindo
37

(Questão de Banca) Durante o voo, quando o profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de:

Guinada
Picar
Rolagem
Cabrar
38

(Questão de Banca) Numa cabragem, o piloto:

Empurra o manche e o profundor vai para cima
Puxa o manche e o avião vai para baixo
Puxa o manche e o profundor vai para cima
Empurra o manche e o profundor vai para baixo
39

O movimento realizado em torno do eixo vertical é chamado de:

Rolamento
Tangagem
Guinada
Cabragem
40

(Questão de Banca) O movimento de guinada é proporcionado pelo(s):

Leme de direção
Profundores
Compensadores
Manche
41

Os pedais servem para comandar os:

Ailerons e os profundores
Freios e o leme de direção
Freios e os profundores
Ailerons e o leme de direção
42

As superfícies de comando primárias têm como função:

Aumentar a sustentação
Aliviar tendências e esforços de pilotagem
Atuar como freio aerodinâmico
Movimentar a aeronave em torno dos seus eixos
43

São consideradas superfícies de comando primárias:

Lemes de profundidade, de direção e spoilers
Ailerons, compensadores e flaps
Ailerons, lemes de profundidade e de direção
Ailerons, profundores e flaps
44

(Questão de Banca) As superficies de comando primárias são acionadas através do(s):

Manche e pedais
Flaps e fendas
Leme de direção e manche
Leme de direção e flaps
45

Os ailerons estão localizados:

No bordo de fuga, próximo à ponta da asa
No bordo de ataque, próximo à ponta da asa
No bordo de ataque, próximo à raiz
No bordo de fuga, próximo à raiz
46

Comandando-se o aileron direito para baixo, a asa direita:

Desce e o avião sobe
Sobe e o avião desce
Desce e a esquerda sobe
Sobe e a esquerda desce
47

A asa esquerda de um avião inclina-se para baixo e a direita para cima, quando o piloto aciona o:

Flap esquerdo para baixo
Aileron esquerdo para cima
Flap esquerdo para cima
Aileron esquerdo para baixo
48

Superficie de comando primária que se prende ao estabilizador horizontal:

Aileron
Compensador
Leme de direção
Profundor
49

O piloto aciona o leme de profundidade através de:

Interruptor localizado no painel do piloto
Pedais
Manche lateral
Manche para frente e para trás
50

Que superfície de comando permite ao avião girar em torno do seu eixo transversal?

Leme de profundidade
Leme de direção
Ailerons
Flaps
51

Durante o voo quando o profundor for comandado para baixo o avião realizará o movimento de:

Cabrar
Picar
Guinada
Rolagem
52

Superficie de controle primária que movimenta a aeronave em torno do eixo vertical:

Leme de direção
Flap
Leme de profundidade
Aileron
53

O piloto aciona o leme de direção através de:

Movimento lateral no manche
Movimento longitudinal no manche
Pedais
Interruptor no painel
54

Arfagem, tangagem, cabragem ou picagem são movimentos que acontecem em torno do eixo:

De rolagem
Longitudinal
Transversal
Vertical
55

São superficies de comando secundárias:

Profundores
Compensadores
Lemes de direção
Ailerons
56

(Questão de Banca) Os compensadores do aileron, do profundor e do leme de direção são componentes da aeronave que têm a denominação comum de:

Superficies de comando primárias
Conjunto de estabilizadores
Conjunto de controles
Superficies de comando secundárias
57

Os compensadores estão localizados em qual parte da aeronave?

Extradorso da asa
Intradorso da asa
Bordo de fuga das superficies primárias
Bordo de ataque das superficies primárias
58

Qual a principal finalidade dos compensadores?

São usados em caso de emergência
Auxiliar na decolagem
Ajudar a mover as superficies de comando primárias e manter a aeronave na atitude desejada
Comandar a aeronave nas manobras
59

São consideradas superficies de comando auxiliares:

Somente os flaps
Flaps, slats, slots, spoilers e speed brakes
Compensadores
Ailerons, profundores e leme de direção
60

A função das superfícies de comando auxiliares é:

Aumentar ou reduzir a sustentação
Ajudar a movimentar as superficies de comando primárias
Movimentar a aeronave em torno dos três eixos
Manter a aeronave na posição desejada
61

As superfícies hipersustentadoras e os freios aerodinâmicos são considerados superfícies de comando:

Primárias
Secundárias
Auxiliares
62

Superfícies de comando auxiliares que reduzem a sustentação:

Spoilers
Slats
Flaps
Slots
63

As superficies hipersustentadoras têm como função aumentar a/o:

Arrasto induzido
Tração
Sustentação
64

São considerados dispositivos hipersustentadores:

Flaps, slats e slots
Compensadores
Flaps e ailerons
Ailerons, profundores e leme de profundidade
65

Os dispositivos hipersustentadores quando utilizados:

Aumentam o ângulo critico
Não influenciam no ângulo critico
Reduzem o ângulo critico
Aumentam a velocidade da aeronave
66

(Questão de Banca) O dispositivo localizado no bordo de fuga da asa, que tem por finalidade aumentar a sustentação nos pousos e decolagens é:

Spoiler
Slots
Nervura
Flap
67

O deslocamento do centro de pressão para trás ocorre quando o piloto aciona o:

Aileron
Spoiler
Flap
Slat
68

Quais os tipos de flaps usados em aviões?

Convencional e triciclo
Simples, ventral, Fowler, deslizante com fenda e Krueger
Cantilever e semicantilever
Retrátil, escamoteável e fixo
69

Conseguimos aumentar a sustentação de uma aeronave em voo

Aumentando a velocidade
Aumentando o ângulo de ataque
Baixando o flap
Todas as alternativas estão corretas
70

O flap da asa, quando baixado:

Atua como superfície hipersustentadora e como freio aerodinâmico
Tem a tendência de fazer o nariz do avião subir
Atua somente como freio aerodinâmico
Atua somente como superfície hipersustentadora
71

O uso dos flaps na decolagem:

Aumenta a sustentação na decolagem
Aumenta o ângulo de subida
Diminui o percurso da decolagem
Todas as alternativas estão corretas
72

Dentre os tipos de flaps abaixo, é considerado o mais eficiente:

Ventral
Simples
Flowler
Deslizante com fenda
73

Tipo de flap localizado no bordo de ataque de aeronaves de grande porte que, quando acionado, gira para fora e para frente:

Fowler
Krueger
Ventral
Deslizante com fenda
74

Pequenos aerofólios móveis localizados no bordo de ataque das asas:

Slats
Flaps
Ailerons
Spoilers
75

Superfícies que têm a mesma função que os flaps, porém estão situadas no bordo de ataque das asas:

Ailerons
Spoilers
Slats
76

Fendas fixas localizadas no bordo de ataque, que em elevados ângulos de ataque permitem a passagem de ar do intradorso para o extradorso, retardando o turbilhonamento da camada limite:

Slats
Spoilers
Slots
Flap Krueger
77

Superfícies hipersustentadoras fixas localizadas no bordo de ataque da asa:

Slots
Flaps
Slats
Ailerons
78

Os slots são superficies de controle que têm como caracteristica(s):

Não permitir voos com elevados ângulos de ataque
Aumentar a sustentação, sem alterar a curvatura da asa
Balancear a aeronave em voo
Diminuir o ângulo crítico do aerofólio
79

Superficies móveis capazes de reduzir a velocidade e aumentar o arrasto:

Superfícies hipersustentadoras
Freios aerodinâmicos
Superfícies de comando primárias
Superfícies de comando secundárias
80

(Questão de Banca) Está localizado no extradorso da asa, serve como freio aerodinâmico e reduz a sustentação:

Spoiler
Flap
Aileron
Slat
81

Em que momento do voo todos os spoilers da asa se levantam?

No voo de cruzeiro
Para fazer curvas
Depois que a aeronave toca a pista no pouso
Durante a decolagem
82

(Questão de Banca) O ângulo de ataque é formado entre o:

Plano da asa e o eixo lateral
Eixo lateral e o bordo de fuga da asa
Eixo longitudinal e a linha de corda da asa
Vento relativo e a linha da corda da asa
83

(Questão de Banca) Ao se aumentar o ângulo de ataque de uma aeronave, a sustentação:

E o arrasto aumentarão
Diminuirá e o arrasto aumentará
E o arrasto diminuirão
Aumentará e o arrasto diminuirá
84

(Questão de Banca) Em um aerofollo de perfil simétrico, quando o vento relativo sopra na mesma direção da corda, o ângulo de ataque é

Nulo
Máximo
Negativo
Positivo
85

No ângulo critico a aeronave:

Tem sustentação máxima
Estará estolada
Tem sua tração aumentada
Tem seu arrasto aumentado
86

(Questão de Banca) A perda de sustentação de uma aeronave torna-se iminente quando a mesma atinge o ângulo de:

Incidência
Enflechamento
Atitude
Estol
87

Estol é:

Uma situação de pequeno ângulo de ataque e reduzida sustentação
Uma situação na qual a asa perde totalmente a sustentação
O momento de máxima sustentação do avião
O momento de desaceleração brusca produzindo a queda do avião
88

(Questão de Banca) O que ocorre quando a aeronave ultrapassa o ângulo critico?

Perda da sustentação
Aumento da velocidade
Aumento da sustentação
Deslocamento do CG
89

A velocidade de estol de uma aeronave aumenta com:

Todas as alternativas estão corretas
A formação de gelo sobre a asa
O peso
A altitude
90

O ângulo formado entre a corda do aerofólio e o eixo longitudinal do avião chama-se ângulo de:

Incidência
Ataque
Diedro
Enflechamento
91

(Questão de Banca) Entre os ângulos citados abaixo, o que não apresenta variação é o de:

Incidência
Estol
Ataque
Trajetória
92

(Questão de Banca) Diedro é um ângulo formado entre a/o:

Corda e o eixo longitudinal do avião
Corda e o vento relativo
Eixo transversal e o bordo de ataque da asa
Plano da asa e o eixo transversal do avião
93

(Questão de Banca) O ângulo de diedro é formado entre o plano de asa e o eixo:

Lateral
Longitudinal
Vertical
Horizontal
94

O ângulo de enflechamento é formado entre o bordo de ataque e o eixo:

Horizontal
Vertical
Lateral
Longitudinal
95

Camada limite é a camada de ar:

Mais distante do extradorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais próxima do extradorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais distante do intradorso, que consegue manter o fluxo laminar
Mais próxima do intradorso, que consegue manter o fluxo laminar
96

Asa limpa e o uso de slots são formas diferentes de:

Controlar a camada limite
Antecipar o estol
Aumentar a pressão no intradorso
Reduzir o fluxo de ar da camada limite
97

Se um corpo for afastado de sua posição tentando a ela voltar, diz-se que o mesmo possui equilíbrio:

Estático
Instável
Estável
Indiferente
98

Se um piloto iniciar um mergulho e depois soltar o manche, uma aeronave estável deverá:

Entrar em estol
Continuar o mergulho
Baixar o nariz
Levantar o nariz
99

Um avião estaticamente indiferente é aquele que tende a

Assumir nova condição de equilíbrio
Continuar se afastando da sua condição de equilíbrio
Impossível determinar
Retornar à sua condição original de equilíbrio
100

Um avião sofre um desequilibrio lateral e ao tentar voltar ao equilibrio, não consegue amortecer as oscilações. Neste caso, o avião tem um comportamento do tipo:

Estaticamente instável
Estaticamente indiferente
Dinamicamente instável
Dinamicamente indiferente
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