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O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:
Fatores Humanos
CRM
Modelo SHELL
Modelo REASON
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Aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto de cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo e recebe o nome de:
Fatores Humanos
Modelo Reason
Modelo SHELL
Corporate Resource Management
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Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantém elevada atenção operacional sobre:
Meio e máquina
Homem e meio
Homem e máquina
Homem, meio e máquina
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Qual o objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos e equipes?
Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
Aumentar o lucro da companhia Aérea
Aumentar a segurança de voo
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
5
O CRM está diretamente ligado aos fatores:
Humanos
Operacionais
Materiais
Todos acima
6
Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:
Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
Tripulantes técnicos
Tripulantes e a companhia como um todo
7
A geração mais moderna do CRM foca em:
Gerenciamento do erro
Gerenciamento do erro e das ameaças
Pilotos e comissários
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
8
Treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?
Uma
Três
Duas
Quatro
9
O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?
Terceira
Todas
Segunda
Primeira
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A prática do CRM é dada em qual fase do CRM?
Segunda
Todas
Primeira
Terceira
11
A reciclagem do CRM acontece em qual fase do CRM?
Terceira
Primeira
Nenhuma
Segunda
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A reciclagem do ser CRM deve acontecer:
A critério da empresa
Anualmente
Semestralmente
A cada dois anos
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Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?
Anexo 6
CBAER
RBHA 141
IAC 060-1002A
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Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?
Por todos acima
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
Anexo 6 al Convenio sobre Aviacion Civil Internacional
Manual de instrucción sobre Factores Humanos
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No modelo de fatores humanos Shell, o elemento central representado pela/pelo:
Homem
Máquina
Software
Meio ambiente
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Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:
Hawkins
CRM
SHELL
Reason
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Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:
Erro
Falha latente
Falha ativa
Violação
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Falhas ativas podem ser provocadas por :
Pilotos e controladores de tráfego aéreo
Gerentes
Pessoal da manutenção
Fabricantes
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O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:
CRM
Erro
Violação
Fator humano
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Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um (a):
Violação
Erro
Medida autoritaria
Falha de comunicação
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Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:
Todas acima
Evitar o excesso de assertividade
Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Tratamento diferenciado para erros e violações
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A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:
Linguagem
Comunicação
Informação
Comunicação efetiva
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Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:
Informação
Comunicação Efetiva
Linguagem
Comunicação
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Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:
É o aluno
É uma explicação oral
É uma aula digital
É o que o aluno entende da explicação
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A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recene o nome de:
Feedback
Assertivo
Conflito
Bloqueio
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Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:
Comunicação afetiva
Barreira
Comunicação
Assertividade
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Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:
Barreira
Codificando uma mensagem
Comunicação efetiva
Comunicação
28
Quando um aluno deseja entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:
Comunicação efetiva
Comunicação
Barreira
Decodificação da mensagem
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Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:
Barreira
Comunicação verbal
Linguagem
Codificação da mensagem
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Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados inibindo o sucesso da comunicação:
Power distance
Visão de túnel
Egocentrismo
Feedback
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Exemplo de comunicação verbal:
Comunicação pela postura
Comunicação por gestos
Comunicação por mimica
Comunicação escrita
32
Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:
Comunicação pelo olhar
Comunicação oral
Comunicação escrita
Comunicação efetiva
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É considerada uma atitude adequada para receber um feedback:
Agredir verbalmente o emissor
Tentar obter justificativas para o problema
Rejeitar as informações recebidas
Controlar a reação do ego
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Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado indice de CRM:
Complacência
Violação
Assertividade
Conflito
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Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:
Conflito
Debriefing
Feedback
Briefing
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Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção dá-se o nome de:
Autocrítica
Crítica
Racionalização
Debriefing
37
A percepção correta da realidade é a definição de:
Automação
Consciência situacional
Motivação
Carga de trabalho
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Fator que diminui a consciência situacional:
Estresse
Gerenciamento da carga de trabalho
Experiência
Habilidade técnica
39
Nome que se dá ao processo cognitivo da escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:
Comunicação Efetiva
Tomada de decisão
Assertividade
Consciência situacional
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Sinergia é:
Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
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Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:
Incentivação
Liderança
Relacionamento interpessoal
Sinergia
42
A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:
Estresse
Motivação
Preocupação
Liderança
43
(Questão de banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina- se:
Cooperação
Resignação
Percepção
Motivação
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Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:
Carismática
Autocrática
Democracia
Transformacional
45
Qual o melhor estilo de liderança?
Depende dos liderados e da situação
Democrática
Autocrática
Transformacional
46
Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?
No pouso
Da decolagem até 10 mil pés de altitude
Entre o pouso e o corte dos motores
No voo de cruzeiro
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O gerenciamento de carga de trabalho:
Diminui a consciência situacional
Aumenta as chances de fadiga
Aumenta o estresse
Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
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Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:
O nosso autoritarismo
A nossa invulnerabilidade
A nossa impulsividade
A nossa insubordinação
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Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:
Comprometimento
Resiliência
Incentivação
Resignação
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Em CRM, a responsabilidade e um tripulante:
Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
Pode ser delegada
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Um conflito, como resultado de divergência de opniões:
Trará resignação quando for bem resolvido
Será sempre negativo
Deverá ser resolvido através de negociação
Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
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É considerada uma das desvantagens no processo de automação das aeronaves:
Pode provocar excesso de confiança no sistema
Uso de aeronaves maiores
Redução de carga de trabalho dos pilotos
Operação mais econômica