Quiz- Fatores Humanos na Aviação

Quiz- Fatores Humanos na Aviação

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Luana Franchini

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1

O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:

Fatores Humanos
CRM
Modelo SHELL
Modelo REASON
2

Aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto de cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo e recebe o nome de:

Fatores Humanos
Modelo Reason
Modelo SHELL
Corporate Resource Management
3

Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantém elevada atenção operacional sobre:

Meio e máquina
Homem e meio
Homem e máquina
Homem, meio e máquina
4

Qual o objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos e equipes?

Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
Aumentar o lucro da companhia Aérea
Aumentar a segurança de voo
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
5

O CRM está diretamente ligado aos fatores:

Humanos
Operacionais
Materiais
Todos acima
6

Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:

Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
Tripulantes técnicos
Tripulantes e a companhia como um todo
7

A geração mais moderna do CRM foca em:

Gerenciamento do erro
Gerenciamento do erro e das ameaças
Pilotos e comissários
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
8

Treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?

Uma
Três
Duas
Quatro
9

O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?

Terceira
Todas
Segunda
Primeira
10

A prática do CRM é dada em qual fase do CRM?

Segunda
Todas
Primeira
Terceira
11

A reciclagem do CRM acontece em qual fase do CRM?

Terceira
Primeira
Nenhuma
Segunda
12

A reciclagem do ser CRM deve acontecer:

A critério da empresa
Anualmente
Semestralmente
A cada dois anos
13

Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?

Anexo 6
CBAER
RBHA 141
IAC 060-1002A
14

Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?

Por todos acima
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
Anexo 6 al Convenio sobre Aviacion Civil Internacional
Manual de instrucción sobre Factores Humanos
15

No modelo de fatores humanos Shell, o elemento central representado pela/pelo:

Homem
Máquina
Software
Meio ambiente
16

Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:

Hawkins
CRM
SHELL
Reason
17

Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:

Erro
Falha latente
Falha ativa
Violação
18

Falhas ativas podem ser provocadas por :

Pilotos e controladores de tráfego aéreo
Gerentes
Pessoal da manutenção
Fabricantes
19

O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:

CRM
Erro
Violação
Fator humano
20

Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um (a):

Violação
Erro
Medida autoritaria
Falha de comunicação
21

Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:

Todas acima
Evitar o excesso de assertividade
Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Tratamento diferenciado para erros e violações
22

A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:

Linguagem
Comunicação
Informação
Comunicação efetiva
23

Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:

Informação
Comunicação Efetiva
Linguagem
Comunicação
24

Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:

É o aluno
É uma explicação oral
É uma aula digital
É o que o aluno entende da explicação
25

A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recene o nome de:

Feedback
Assertivo
Conflito
Bloqueio
26

Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:

Comunicação afetiva
Barreira
Comunicação
Assertividade
27

Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:

Barreira
Codificando uma mensagem
Comunicação efetiva
Comunicação
28

Quando um aluno deseja entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:

Comunicação efetiva
Comunicação
Barreira
Decodificação da mensagem
29

Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:

Barreira
Comunicação verbal
Linguagem
Codificação da mensagem
30

Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados inibindo o sucesso da comunicação:

Power distance
Visão de túnel
Egocentrismo
Feedback
31

Exemplo de comunicação verbal:

Comunicação pela postura
Comunicação por gestos
Comunicação por mimica
Comunicação escrita
32

Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:

Comunicação pelo olhar
Comunicação oral
Comunicação escrita
Comunicação efetiva
33

É considerada uma atitude adequada para receber um feedback:

Agredir verbalmente o emissor
Tentar obter justificativas para o problema
Rejeitar as informações recebidas
Controlar a reação do ego
34

Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado indice de CRM:

Complacência
Violação
Assertividade
Conflito
35

Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:

Conflito
Debriefing
Feedback
Briefing
36

Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção dá-se o nome de:

Autocrítica
Crítica
Racionalização
Debriefing
37

A percepção correta da realidade é a definição de:

Automação
Consciência situacional
Motivação
Carga de trabalho
38

Fator que diminui a consciência situacional:

Estresse
Gerenciamento da carga de trabalho
Experiência
Habilidade técnica
39

Nome que se dá ao processo cognitivo da escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:

Comunicação Efetiva
Tomada de decisão
Assertividade
Consciência situacional
40

Sinergia é:

Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
41

Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:

Incentivação
Liderança
Relacionamento interpessoal
Sinergia
42

A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:

Estresse
Motivação
Preocupação
Liderança
43

(Questão de banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina- se:

Cooperação
Resignação
Percepção
Motivação
44

Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:

Carismática
Autocrática
Democracia
Transformacional
45

Qual o melhor estilo de liderança?

Depende dos liderados e da situação
Democrática
Autocrática
Transformacional
46

Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?

No pouso
Da decolagem até 10 mil pés de altitude
Entre o pouso e o corte dos motores
No voo de cruzeiro
47

O gerenciamento de carga de trabalho:

Diminui a consciência situacional
Aumenta as chances de fadiga
Aumenta o estresse
Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
48

Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:

O nosso autoritarismo
A nossa invulnerabilidade
A nossa impulsividade
A nossa insubordinação
49

Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:

Comprometimento
Resiliência
Incentivação
Resignação
50

Em CRM, a responsabilidade e um tripulante:

Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
Pode ser delegada
51

Um conflito, como resultado de divergência de opniões:

Trará resignação quando for bem resolvido
Será sempre negativo
Deverá ser resolvido através de negociação
Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
52

É considerada uma das desvantagens no processo de automação das aeronaves:

Pode provocar excesso de confiança no sistema
Uso de aeronaves maiores
Redução de carga de trabalho dos pilotos
Operação mais econômica
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