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O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:
Modelo Reason
Modelo SHELL
CRM
Fatores Humanos
2
A aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo recebe o nome de:
Fatores Humanos
Corporate Resource Management
Modelo Reason
Modelo SHELL
3
Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantêm elevada atenção operacional sobre:
Homem e máquina
Homem, meio e máquina
Homem e meio
Meio e máquina
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Qual objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos de equipes?
Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
Aumentar o lucro da companhia aérea
Aumentar a segurança de voo
5
O CRM está diretamente ligado aos fatores:
Materiais
Operacionais
Todas acima
Humanos
6
Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:
Tripulantes e a companhia como um todo
Tripulantes técnicos
Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
7
A geração mais moderna do CRM foca em:
Gerenciamento do erro
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
Pilotos e comissários
Gerenciamento do erro e das ameaças
8
O treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?
Uma
Duas
Três
Quatro
9
O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?
Todas
Terceira
Segunda
Primeira
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A prática de CRM é dada em qual fase do CRM?
Todas
Primeira
Terceira
Segunda
11
A reciclagem de CRM acontece em qual fase do CRM?
Nenhuma
Segunda
Terceira
Primeira
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A reciclagem de CRM deve acontecer:
A cada dois anos
Semestralmente
A critério da empresa
Anualmente
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Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?
IAC 060-1002A
RBHA 141
Anexo 6
CBAER
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Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?
Manual de Instrucción sobre Factores Humanos
Anexo 6 al Convenio sobre Aviación Civil Internacional
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
Por todos acima
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No modelo de fatores humanos SHELL, o elemento central é representado pela/pelo:
Homem
Máquina
Meio ambiente
Software
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Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:
Hawkins
SHELL
Reason
CRM
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Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:
Violação
Falha ativa
Erro
Falha latente
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Falhas ativas podem ser provocadas por:
Fabricantes
Pessoal de manutenção
Gerentes
Pilotos e controladores de tráfego aéreo
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O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:
Violação
Erro
CRM
Fator humano
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Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um(a):
Medida autoritária
Falha de comunicação
Erro
Violação
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Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:
Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Todas acima
Tratamento diferenciado para erros e violações
Evitar o excesso de assertividade
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A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:
Comunicação
Informação
Comunicação efetiva
Linguagem
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Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:
Comunicação efetiva
Informação
Comunicação
Linguagem
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Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:
É uma explicação oral
É o aluno
É uma aula digital
É o que o aluno entende da explicação
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A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recebe o nome de:
Conflito
Bloqueio
Assertividade
Feedback
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Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:
Comunicação
Comunicação efetiva
Assertividade
Barreira
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Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:
Barreira
Comunicação efetiva
Comunicação
Codificação da mensagem
28
Quando um aluno desejar entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:
Comunicação
Decodificação da mensagem
Barreira
Comunicação efetiva
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Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:
Barreiras
Linguagens
Comunicação verbal
Codificação de mensagens
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Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados, inibindo o sucesso da comunicação:
Feedback
Egocentrismo
Power distance
Visão de túnel
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Exemplo de comunicação verbal:
Comunicação pela postura
Comunicação escrita
Comunicação por mímica
Comunicação por gestos
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Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:
Comunicação pelo olhar
Comunicação oral
Comunicação escrita
Comunicação efetiva
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É considerada uma atitude adequada para receber um feedback
Controlar a reação do ego
Tentar obter justificativas para o problema
Rejeitar as informações recebidas
Agredir verbalmente o emissor
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Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado índice de CRM:
Complacência
Violação
Assertividade
Conflito
35
Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:
Feedback
Conflito
Debriefing
Briefing
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Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção, dá-se o nome de:
Autocrítica
Crítica
Racionalização
Debriefing
37
A percepção correta da realidade é a definição de:
Motivação
Carga de trabalho
Automação
Consciência situacional
38
Fator que diminui a consciência situacional:
Estresse
Habilidade técnica
Gerenciamento da carga de trabalho
Experiência
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Nome que se dá ao processo cognitivo de escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:
Tomada de decisão
Consciência situacional
Comunicação efetiva
Assertividade
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Sinergia é:
O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
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Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:
Sinergia
Relacionamento interpessoal
Liderança
Incentivação
42
A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:
Preocupação
Motivação
Liderança
Estresse
43
(Questão de Banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina-se:
Cooperação
Resignação
Percepção
Motivação
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Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:
Transformacional
Democrática
Autocrática
Carismática
45
Qual o melhor estilo de liderança?
Autocrática
Transformacional
Depende dos liderados e da situação
Democrática
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Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?
Da decolagem até 10 mil pés de altitude
No voo de cruzeiro
No pouso
Entre o pouso e o corte dos motores
47
O gerenciamento da carga de trabalho:
Diminui a consciência situacional
Aumenta as chances de fadiga
Aumenta o estresse
Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
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Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:
A nossa invulnerabilidade
O nosso autoritarismo
A nossa impulsividade
A nossa insubordinação
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Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:
Resiliência
Resignação
Comprometimento
Incentivação
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Em CRM, a responsabilidade de um tripulante:
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada
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Um conflito, como resultado da divergência de opiniões:
Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
Trará resignação quando for bem resolvido
Será sempre negativo
Deverá ser resolvido através de negociação
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É considerada uma desvantagem no processo de automação das aeronaves:
Operação mais econômica
Uso de aeronaves maiores
Pode provocar excesso de confiança no sistema
Redução da carga de trabalho dos pilotos