Fatores Humanos na Aviação

Fatores Humanos na Aviação

Fatores Humanos na Aviação

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JN Makaveli

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1

O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:

Modelo Reason
Modelo SHELL
CRM
Fatores Humanos
2

A aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo recebe o nome de:

Fatores Humanos
Corporate Resource Management
Modelo Reason
Modelo SHELL
3

Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantêm elevada atenção operacional sobre:

Homem e máquina
Homem, meio e máquina
Homem e meio
Meio e máquina
4

Qual objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos de equipes?

Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
Aumentar o lucro da companhia aérea
Aumentar a segurança de voo
5

O CRM está diretamente ligado aos fatores:

Materiais
Operacionais
Todas acima
Humanos
6

Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:

Tripulantes e a companhia como um todo
Tripulantes técnicos
Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
7

A geração mais moderna do CRM foca em:

Gerenciamento do erro
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
Pilotos e comissários
Gerenciamento do erro e das ameaças
8

O treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?

Uma
Duas
Três
Quatro
9

O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?

Todas
Terceira
Segunda
Primeira
10

A prática de CRM é dada em qual fase do CRM?

Todas
Primeira
Terceira
Segunda
11

A reciclagem de CRM acontece em qual fase do CRM?

Nenhuma
Segunda
Terceira
Primeira
12

A reciclagem de CRM deve acontecer:

A cada dois anos
Semestralmente
A critério da empresa
Anualmente
13

Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?

IAC 060-1002A
RBHA 141
Anexo 6
CBAER
14

Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?

Manual de Instrucción sobre Factores Humanos
Anexo 6 al Convenio sobre Aviación Civil Internacional
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
Por todos acima
15

No modelo de fatores humanos SHELL, o elemento central é representado pela/pelo:

Homem
Máquina
Meio ambiente
Software
16

Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:

Hawkins
SHELL
Reason
CRM
17

Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:

Violação
Falha ativa
Erro
Falha latente
18

Falhas ativas podem ser provocadas por:

Fabricantes
Pessoal de manutenção
Gerentes
Pilotos e controladores de tráfego aéreo
19

O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:

Violação
Erro
CRM
Fator humano
20

Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um(a):

Medida autoritária
Falha de comunicação
Erro
Violação
21

Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:

Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Todas acima
Tratamento diferenciado para erros e violações
Evitar o excesso de assertividade
22

A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:

Comunicação
Informação
Comunicação efetiva
Linguagem
23

Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:

Comunicação efetiva
Informação
Comunicação
Linguagem
24

Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:

É uma explicação oral
É o aluno
É uma aula digital
É o que o aluno entende da explicação
25

A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recebe o nome de:

Conflito
Bloqueio
Assertividade
Feedback
26

Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:

Comunicação
Comunicação efetiva
Assertividade
Barreira
27

Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:

Barreira
Comunicação efetiva
Comunicação
Codificação da mensagem
28

Quando um aluno desejar entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:

Comunicação
Decodificação da mensagem
Barreira
Comunicação efetiva
29

Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:

Barreiras
Linguagens
Comunicação verbal
Codificação de mensagens
30

Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados, inibindo o sucesso da comunicação:

Feedback
Egocentrismo
Power distance
Visão de túnel
31

Exemplo de comunicação verbal:

Comunicação pela postura
Comunicação escrita
Comunicação por mímica
Comunicação por gestos
32

Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:

Comunicação pelo olhar
Comunicação oral
Comunicação escrita
Comunicação efetiva
33

É considerada uma atitude adequada para receber um feedback

Controlar a reação do ego
Tentar obter justificativas para o problema
Rejeitar as informações recebidas
Agredir verbalmente o emissor
34

Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado índice de CRM:

Complacência
Violação
Assertividade
Conflito
35

Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:

Feedback
Conflito
Debriefing
Briefing
36

Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção, dá-se o nome de:

Autocrítica
Crítica
Racionalização
Debriefing
37

A percepção correta da realidade é a definição de:

Motivação
Carga de trabalho
Automação
Consciência situacional
38

Fator que diminui a consciência situacional:

Estresse
Habilidade técnica
Gerenciamento da carga de trabalho
Experiência
39

Nome que se dá ao processo cognitivo de escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:

Tomada de decisão
Consciência situacional
Comunicação efetiva
Assertividade
40

Sinergia é:

O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
41

Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:

Sinergia
Relacionamento interpessoal
Liderança
Incentivação
42

A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:

Preocupação
Motivação
Liderança
Estresse
43

(Questão de Banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina-se:

Cooperação
Resignação
Percepção
Motivação
44

Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:

Transformacional
Democrática
Autocrática
Carismática
45

Qual o melhor estilo de liderança?

Autocrática
Transformacional
Depende dos liderados e da situação
Democrática
46

Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?

Da decolagem até 10 mil pés de altitude
No voo de cruzeiro
No pouso
Entre o pouso e o corte dos motores
47

O gerenciamento da carga de trabalho:

Diminui a consciência situacional
Aumenta as chances de fadiga
Aumenta o estresse
Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
48

Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:

A nossa invulnerabilidade
O nosso autoritarismo
A nossa impulsividade
A nossa insubordinação
49

Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:

Resiliência
Resignação
Comprometimento
Incentivação
50

Em CRM, a responsabilidade de um tripulante:

Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada
51

Um conflito, como resultado da divergência de opiniões:

Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
Trará resignação quando for bem resolvido
Será sempre negativo
Deverá ser resolvido através de negociação
52

É considerada uma desvantagem no processo de automação das aeronaves:

Operação mais econômica
Uso de aeronaves maiores
Pode provocar excesso de confiança no sistema
Redução da carga de trabalho dos pilotos
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