
TESTANDO SEU CONHECIMENTO - RECRUTAMENTO
Que tal aplicar o que você aprendeu na aula?
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A chegada da geração Y ao mercado de trabalho provocou mudanças no processo de recrutamento. Qual é a principal tendência que resultou desta mudança?
Recrutamento global.
Valorização da qualidade de vida.
Recrutamento interno.
Recrutar pessoas de diferentes raças, sexo e idade.
Recrutamento online, através de redes sociais.
2
Além das influências externas, os aspectos internos da organização também afetam o recrutamento. Quais são eles?
Políticas da organização e exigências legais, como forma de contratação de cotas.
Políticas da organização, imagem da organização e exigências do cargo.
Mercado de trabalho e exigências legais.
Mercado de trabalho e imagem da organização
As preferências e a forma de procurar emprego.
3
A visão do recrutado também é um aspecto que afeta o recrutamento. Do ponto de vista do recrutado, quais são as estratégias para uma busca eficaz de emprego?
Indicação de amigos, parentes e da sua rede de relacionamento.
Fazer uma autoavaliação, procurar cargos e empresas específicas e ser cuidadoso com sua imagem.
Moldar o currículo de acordo com o perfil da vaga, mesmo que o candidato não preencha todos os requisitos.
Cadastrar-se em sites de empregos que encaminham o currículo do candidato para todos os tipos de empresa.
Buscar oportunidade de trabalho em anúncios de jornal e se preparar para as entrevistas.
4
Quando a empresa opta pelo recrutamento interno, ela precisa divulgar a vaga para que todos os funcionários tenham acesso às informações necessárias. Dentre as alternativas, assinale a que se refere a fontes de recrutamento interno.
Anúncio de vaga na intranet, jornais institucionais e quadro de aviso.
Internet e palestras em faculdades.
Quadro de aviso e divulgação em rádio.
Jornais de grande circulação e jornais das faculdades.
Intranet e internet.
5
Há diversas fontes de recrutamento externo disponíveis atualmente. Uma delas engloba os anúncios em jornais, revistas, rádio, televisão. Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá para este tipo de divulgação.
Recrutamento eletrônico.
Anúncios na mídia.
Recrutamento por indicação.
Anúncios em empresas de recrutamento.
Eventos especiais de recrutamento.
6
Ao anunciar uma vaga na mídia é importante elaborar a sua divulgação com cuidado para atrair os candidatos certos e não prejudicar a imagem da empresa. Quais cuidados devem ser tomados?
Usar de linguagem informal para atrair mais candidatos.
Usar muitos elementos gráficos para chamar atenção dos candidatos.
Não divulgar detalhes da vaga, de forma que o anúncio seja amplo e generalista.
Nunca divulgar o nome da empresa.
Redigir o anúncio da vaga sem demonstrar preferências por raça, sexo, idade, religião ou nacionalidade.
7
recrutamento eletrônico vem crescendo no mundo todo e se consolidando como uma fonte de recrutamento que agrada tanto as empresas como os candidatos. Assinale a alternativa que explica a consolidação dessa tendência do ponto de vista da empresa e do candidato.
O recrutamento eletrônico possibilita ao candidato conhecer uma maior variedade de vagas.
Para a empresa, além de ser uma alternativa barata, o recrutamento eletrônico amplia a divulgação da vaga para todos os que têm acesso à internet. Para o candidato, facilita a inscrição junto à ampla gama de empresas e pode ser feito de qualquer lugar.
O recrutamento eletrônico permite uma divulgação ampla da vaga. Por isso, atualmente, ele é a melhor opção, mesmo sendo mais caro.
A empresa deve fazer o recrutamento eletrônico a partir de seu próprio site, pois os sites de emprego não são confiáveis.
O recrutamento eletrônico não está submetido às mesmas leis que o anúncio na mídia.
8
O recrutamento externo, assim como o interno, tem vantagens e desvantagens. Qual a principal vantagem do recrutamento externo?
Permitir a introdução de novos conhecimentos e a nova motivação na equipe. Novos talentos e oxigenação de ideias.
Permitir a evolução da carreira de funcionários.
Incentivar a competição interna.
Tornar a empresa atrativa para o mercado.
Gerar motivação interna.