Livro vermelho - Questões

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Questões do livro vermelho (volume 2)

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1

A profissão de comissário de voo nasceu da atuação da Enfermeira Elen Church em 15 de maio de:

1930
1920
1950
1940
2

A licença, o CHT e o CMA dos tripulantes são concedidos pela/pelo:

Autoridade aeronáutica competente
Escola de Aviação civil
3

A licença do tripulante é regulamentada pela/pelo:

Código brasileiro de aeronáutica
CLT
Leis trabalhistas
Regulamentação da profissão do aeronauta
4

A função remunerada a bordo das aeronaves nacionais é privada a brasileiros natos ou naturalizados, desde que possuam:

CCA
Licença, CHT e CMA
Habilitação
CCT
5

O CMA requerido para os comissários de voo é de:

2° Classe
1° Classe
3° Classe
6

Os requisitos para obtenção do cma estão descritos no:

RBHA 63
RBHA 121
Lei n° 7.183
RBHA 67
7

Se o titular da licença proceder de forma que deixe dúvidas sobre sua aptidão técnica, a autoridade aeronáutica:

Poderá submetê-los a novos exames
Somente poderá submetê-lo a novos exames quando vencer seu certificado
Não poderá submetê-lo a novos exames
8

Para obter o CHT de comissário de voo, é necessário:

Ser aprovado no curso teórico da aeronave e ser checado após 15 horas de instrução prática em voo
Fazer curso de CMV em uma escola certificada pela ANAC
Possuir CMA de 1° classe válido
9

As atribuições e as restrições referentes ao exercícios das prerrogativas de uma licença serão especificadas na/no

Certificado de curso
Certificado médico aeronáutico
Própria licença
Certificado de habilitação técnica
10

Para tripular um novo equipamento, o comissário de voo deve

Ser aprovado no curso teórico do equipamento e ser checado após 15 horas de instrução na rota
Fazer 15 horas de instrução em rota no novo equipamento
Fazer curso teórico de novo equipamento
Aguardar comunicação da empresa aérea junto a ANAC
11

O titular de uma licença concedida pela autoridade competente, cujo certificado de habilitação técnica estenda com validade vencida:

continuará nas funções específicas pois a licença tem caráter permanente
Poderá exercer as funções especificadas em sua licença até 30 dias após o vencimento do certificado
Poderá exercer as funções, até a realização de novos exames
Ficará privado do exercício das funções especificadas na licença
12

São características físicas requeridas para o exercício da profissão cmv:

Atenção concentrada a detalhes
Habilidade em relações interpessoais
Apresentação pessoal impecável
13

qual lei dispõe sobre o exercício da profissão de tripulante do aeronauta?

Lei n° 7565
RBAC 63
RBAC 67
Lei n 13475
14

Qual documento define os requisitos para a concessão de licenças de mecânico de voo e de comissário de voo?

RBAC 67
RBAC 121
Lei n 13475
RBAC 63
15

A verificações de poltronas na vertical, cintos afivelados, mesas recolhidas e caminhos livres de bagagens acontecem

Antes da decolagem
Após o pouso
Após a decolagem
Antes da decolagem e do pouso
16

são procedimentos Executados pelos comissários de voo em situações anormais:

Apresentação na sala de despacho operacional
Desarme da escorregadeira sob sua responsabilidade
Ações contra atos de interferência ilícita
Recebimento e assistência aos passageiros
17

Uma das primeiras comissárias de voo brasileiras foi Alice Klausz, contratada pela VARIG para voar a bordo dos Constellation nos voos para Nova York em:

1954
1930
1950
1940
18

A formação inicial do Comissário de Voo é realizada em:

Empresa aérea
Através de Banca da ANAC
Escola de Aviação Civil
19

Sobre o brevet de comissário de voo é correto dizer que:

É entregue em Cerimônia solene de Formatura
Todas as alternativas estão corretas
É um distintivo de metal com asas concedido aos alunos que terminam o curso com aproveitamento
É uma tradição herdada da aviação militar
20

Para obter a licença de Comissário de Voo, a ANAC exige o cumprimento dos seguintes pré-requisitos:

Instrução de 15 horas em voo
Aprovação em curso CMV certificado pela ANAC
Aprovação em curso na aeronave que irá voar
Estágio em empresa aérea
21

Os certificados CHT e CMA têm validade de acordo com os prazos estabelecidos. As licenças:

Têm validade até que o tripulante complete 60 anos
Precisam ser renovadas a cada 24 meses
Têm o mesmo prazo de validade dos certificados
Têm caráter permanente
22

Se o tripulante ficar incapacitado fisicamente, ele terá:

Seu certificado cassado
Seu certificado suspenso
Sua licença cassada
Sua licença suspensa
23

Se o tripulante ficar incapacitado fisicamente permanentemente, ele:

Terá o certificado cassado
Poderá ser suspenso por 360 dias
Será suspenso por 6 meses
Deverá submeter-se a novos exames médicos
24

O Certificado de Habilitação Técnica (CHT):

É válido por dois anos
Tem validade permanente
É válido por um ano
Tem validade de acordo com o equipamento que será voado
25

Cessada a validade do CMA e do CHT, a licença de tripulante:

Não permite exercer função a bordo
Ainda tem validade de 30 dias
Perde a validade
Tem validade até o retorno à base
26

Quanto ao Certificado Médico Aeronáutico:

O tripulante deve manter em dia e arcar com os custos
O empregador deve manter em dia e arcar com os custos
O empregador deve manter em dia e o tripulante deve arcar com os custos
O tripulante deve manter em dia e o empregador deve arcar com os custos
27

São requisitos para que um comissário de voo possa ser contratado por uma empresa aérea:

Possuir curso certificado pela ANAC
Possuir Certificado Médico Aeronáutico válido
Estar aprovado na Banca da ANAC
Todas as alternativas estão corretas
28

O briefing com o comandante é um importante procedimento de rotina realizado:

No pré-voo
Durante o voo
Após o voo
Em todas as etapas do voo
29

No final do século 19 XIX destacaram-se nos primeiros voos com planadores

Irmãos Montgolfier
George Cayley e Otoo Lilienthal
Alberto Santos Dumont
Ícaro e Dédalo
30

A era pioneira da aviação, marcada pela mudança de base energética do carvão para petróleo que permitiu o uso de motores a gasolina na viação, ocorre entre

1900 e 1914
1900 e 1960
31

O voo de Santos Dumont com o 14 Bis ocorrido no campo de Begatelle, em Paris, na presença de inúmeros espectadores ocorreu em 23 de outubro de

1907
1906
32

Quero aeronave foi mais usada para fins comerciais entre as décadas de 1930 e 1940

Douglas DC-3
Douglas DC-4
33

A honra de ser a primeira pessoa a viajar no espaço em 1961 coube a?

Yuri Gagarin
Alan Shepard
34

A cosmonauta russa Valentina tereshkova se destacou na corrida espacial por

Ser a primeira mulher no espaço
A primeira pessoa a pisar na lua
Realizar a primeira caminhada no espaço
35

Como parte das comemorações de 100 anos do 14 Bis, Marcos César pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro no espaço em:

2016
2006
36

a discussão entre o princípio da liberdade do ar e o princípio da soberania aérea sobre o território de um país teve início em:

1910, numa conferência de Paris
1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial
37

Quais são as duas Fontes do direito aeronáutico?

Fonte jurídica e fonte imediata
Fonte jurídica e fonte costumeira
Fonte imediata e fonte subsidiária
38

Documentos firmado entre os governos de dois países, que possuem a natureza de tratados tendo como finalidade promover e regular o mercado entre os países que o assinam:

Convenção
Acordo sobre serviços aéreos
Memorando
Protocolo
39

Situação observada quando 2 países negociam que companhia aérea poderá pousar em seu território:

Direito de rota
Designação
Direito de exploração
40

Conjunto de direitos concedidos a uma empresa aérea de um estado que entrará no espaço aéreo e pousará no território de outro estado:

Acordo multilateral
Liberdades do ar
Designação
41

O direito de sobrevoar o país contratante está previsto na:

3° Liberdade do ar
4° Liberdade do ar
2° Liberdade do ar
1° Liberdade do ar
42

O direito de desembarcar no território do segundo país, passageiros e carga embarcados no primeiro país está previsto na :

3° Liberdade do ar
4° Liberdade do ar
2° Liberdade do ar
1° Liberdade do ar
43

Quais liberdades do ar são consideradas técnicas?

Primeira e segunda
Segunda e terceira
Da quinta em diante
Terceira e quarta
44

A primeira lenda sobre a tentativa de dominar os céus tem como personagem,

Irmãos Montgolfier
Irmãos Wright
Bartolomeu de Gusmão
Ícaro e Dédalo
45

A Era dos balões e dos dirigíveis tem início no:

Século 19, com os irmãos Wright
Século 20, com Yuri Gagarin
Século 19, com Santos Dumont
Século 18, com Bartolomeu de Gusmão
46

Em que avião Santos Dumont inovou utilizando pela primeira vez ailerons?

14 BIS
Comet
Flyer
Demoiselle
47

O período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, ocorrido entre 1918 e 1939, é conhecido como:

Era pioneira da aviação
Era de ouro da aviação
Era espacial
Era dos balões e dos dirigíveis
48

O país que defendia desde o início o princípio da soberania aérea sobre o território de um país era a/o:

Inglaterra
França
Alemanha
Brasil
49

De 1944 para os dias atuais, qual a sequência correta dos acordos sobre serviços aéreos?

Open skies, monodesignação, multidesignação
Monodesignação, multidesignação, open skies
Multidesignação, monodesigação, open skies
Monodesignação, open skies, multidesignação
50

A primeira convenção de Paris, que dentre outras coisas criou a CINA, ocorreu no ano de:

1944
1929
1919
1889
51

A CINA-Comissão Internacional de Navegação Aérea, primeira organização com o objetivo de padronizar a aviação civil internacional foi criada na Convenção de:

Paris
Varsóvia
Chicago
Roma
52

A uniformização dos critérios relativos aos documentos de transporte tais como bilhete de passagem e nota de bagagem foi estabelecida na Convenção de:

Varsóvia
Roma
Chicago
Paris
53

Convenção que estabeleceu regras relativas as responsabilidades das empresas aéreas no que se refere a danos causados por acidentes a passageiros ou tripulantes:

Chicago
Paris
Varsóvia
Roma
54

Das convenções abaixo, a que unifica regras relativas ao transporte aéreo internacional é a de:

Varsóvia
Paris
Haia
Chicago
55

Que nome recebem os documentos multilaterais celebrados entre alguns paises que estabelecem apenas obrigações formais?

Acordos
Protocolos
Convenções
Anexos
56

A Convenção de Chicago foi assinada no dia:

7 de dezembro de 1944
10 de maio de 1945
4 de abril de 1947
25 de setembro de 1946
57

Convenção que estabelece o principio de soberania de um estado contratante sobre o seu espaço aeronáutico:

Varsóvia
Chicago
Roma
Paris
58

A Convenção que tratou de estabelecer o novo ordenamento juridico para a aviação civil internacional e que substituiu a convenção de Paris:

Chicago
Roma
Havana
Varsóvia
59

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) foi instituida na Convenção de:

Varsóvia
Paris
Chicago
Genebra
60

Que Convenção substituiu a Convenção de Paris de 1919 e a Convenção de Havana de 1928?

Chicago
Genebra
Paris
Varsóvia
61

Convenção que extinguiu a CINA e criou a OACI:

Chicago
Genebra
Paris
Varsóvia
62

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) tem sua sede localizada em:

Chicago
Paris
Montreal
63

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) é uma entidade filiada a:

IATA
ONU
OMS
FAA
64

Organização internacional que padroniza normas e procedimentos relativos à aviação civil:

ONU
ICAO
OMS
FAA
65

Na Organização de Aviação Civil Internacional, inúmeros países se fazem representar, inclusive o Brasil, através de suas/seus:

Governos
Sindicados
Embaixadas
Empresas aéreas
66

Assegurar o desenvolvimento seguro e ordeiro da aviação civil internacional do mundo é um dos objetivos da:

IATA
CLAC
ONU
OACI
67

Fomentar, de modo geral, o desenvolvimento de todos os aspectos da aeronáutica civil internacional são alguns dos objetivos da:

IATA
ONU
CLAC
OACI
68

Estimular o desenvolvimento de aerovias, aeroportos e facilidades à navegação aérea na aviação civil internacional são objetivos da:

OACI
FAA
IATA
ONU
69

O Secretariado da OACI, os Comitês permanentes, o Comitê de Proteção Ambiental na Aviação e a Comissão de Navegação Aérea são considerados órgãos:

Necessários
Executivos
Soberanos
70

Na estrutura da OACI, o órgão soberano e que é constituído por todos os países membros é a/o:

Secretariado
Comissão de Navegação Aérea
Conselho
Assembleia
71

O órgão da OACI que se reúne a cada três anos, aprova o orçamento e revisa a sua politica é a/o:

Comissão de Navegação Aérea
Conselho
Secretariado
Assembleia
72

A estrutura da OACI é composta, respectivamente por um órgão soberano e um executivo, que são:

Comitê e assembleia
Administração e conselho
Assembleia e conselho
Comissão e administração
73

Os membros do conselho da OACI terão um tempo de mandato de:

6 anos
5 anos
4 anos
3 anos
74

Órgão da estrutura da OACI que é composto por 36 estados:

Secretariado
Assembleia
Conselho
75

O Brasil faz parte de qual Grupo do Conselho?

Grupo II - Grande contribuição em serviços de navegação aérea
Grupo I-Maior importância no transporte aéreo
Grupo III - Representatividade geográfica
76

Órgão da ICAO que é assessorado por 17 painéis técnicos formados por especialistas indicados pelos estados membros:

Conselho
Assembleia
Comissão de Navegação Aérea
77

Orgão da OACI criado com o objetivo de estudar os impactos do ruido e das emissões dos gases provenientes das aeronaves e de promover medidas que minimizem esses efeitos:

CAEP
ANAC
Conselho
Secretariado
78

As publicações da Organização de Aviação Civil Internacional que tratam dos padrões e práticas recomendadas são chamadas de:

SARPS
Normas
Emendas
Anexos
79

Os padrões e práticas recomendadas pela OACI estão publicados nas/nos:

Diferenças
Suplementos
SARPS
PANS
80

Estados que, por motivos de legislação interna ou por discordância, não desejem cumprir os padrões e práticas recomendados pela OACI, deverão emitir:

Alterações
SARPS
Diferenças
PANS
81

Os PANS - Procedimentos para os Serviços de Navegação Aérea são formulados pela/pelo _____ da ICAO.

Comité de Proteção Ambiental na Aviação
Conselho
Assembleia
Comissão de Navegação Aérea
82

As normas de caráter técnico estabelecidas pela OACI na Convenção de Chicago serão cumpridas através de:

Assembleia
Regulamentos da convenção
Regulamentos brasileiros de homologação aeronáutica
Anexos
83

Os documentos técnicos onde estão definidas as normas internacionais e métodos recomendados da OACI, denominam-se:

Suplementos
Anexos
Estatutos
Regimentos
84

O número de anexos com os quais a OACI estabelece as normas de caráter técnico é de:

15
12
19
17
85

O Anexo 1 da Convenção de Chicago trata de:

Busca e salvamento
Licenças de pessoal
Investigação de Acidentes de Aviação
Regras do ar
86

As normas e recomendações adotadas pela ICAO, como padrões mínimos para concessão de licenças e instrução do pessoal aeronáutico estão contidas na/no:

CBA
Anexo 1
Anexo 13
RBAC 61
87

O Anexo 13 da OACI está relacionado com:

Licenças de pessoal
Transporte com segurança de materiais perigosos, por via aérea
Regras do ar
Investigação de acidentes aeronáuticos
88

Criar os meios necessários para a colaboração entre empresas de transporte aéreo, direta ou indiretamente ligadas aos serviços de transporte aéreo internacional, é um dos objetivos da/do:

IATA
ICAO
FAO
AITAL
89

A associação internacional que tem como objetivo principal assegurar transporte aéreo rápido, cômodo, seguro e econômico tanto para empresas aéreas como para o público, tem como sigla:

AIAC
IATA
OACI
CIAN
90

A Associação de Transporte Aéreo Internacional - IATA foi fundada em 1945 na cidade de:

Varsóvia
Montreal
Chicago
Havana
91

Coordenar e promover acordos de cooperação que melhorem o fluxo de pessoas e o fluxo de comércio entre os Estados latino-americanos são objetivos da:

CLAC
OACI
ICAO
IATA
92

A Comissão Latino-Americana de Aviação Civil - CLAC foi fundada em 1973 na cidade de/do:

Genebra
Paris
México
São Paulo
93

O órgão eminentemente politico e de assessoramento, de alto nível do Comando da Aeronáutica, incumbido de estudar, planejar e coordenar os assuntos referentes à Aviação Civil Internacional, é a/o:

ICAO
DEPV
CERNAI
SERAC
94

O órgão do Comando da Aeronáutica, ao qual compete a promoção, junto aos órgãos pertinentes, do cumprimento dos atos internacionais sobre a Aviação Civil Internacional ratificados pelo Brasil:

CERNAI
CINA
CEMAL
INFRAERO
95

Exercer o controle do espaço aéreo brasileiro, a proteção ao voo e manter o serviço de busca e salvamento são atividades controladas pelo estado através da/do:

Agência Nacional de Aviação Civil
Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
96

Através de que órgãos o governo brasileiro controla a aviação?

Comando da Aeronáutica e Ministério da Infraestrutura
Comando da Aeronáutica e CERNAI
CERNAI e Ministério da Infraestrutura
Ministério da Defesa e Ministério da Infraestrutura
97

Os três níveis de atuação do transporte aéreo regular no Brasil são:

Regional, doméstico e nacional
Regional, doméstico e internacional
98

Dentro de sua doutrina aeroespacial, em 1941, o Brasil reuniu todos os seus meios aeroespaciais sob o comando da/do:

Ministério da Defesa
Ministério da Aeronáutica
Diretoria de Aviação do Ministério do Exército
Diretoria de Aviação do Ministério da Marinha
99

A aviação militar, a aviação civil, a infraestrutura e a indústria aeroespacial e os recursos especializados formam a/o:

Poder aeroespacial brasileiro
Ministério da Defesa
Ministério da Aeronáutica
Sistema de aviação civil brasileiro
100

O Sistema de Aviação Civil brasileiro foi criado pelo decreto 65.144 em:

1969
2002
2005
1941
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