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1
Qual é o principal objetivo da análise funcional do comportamento?
Identificar relações entre comportamento e variáveis ambientais
Diagnosticar transtornos mentais
Controlar o comportamento do terapeuta
Aplicar punições corretivas
Explicar o inconsciente do indivíduo
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Na análise funcional, o que representa o “C” do modelo ABC?
Consequência
Contingência
Comportamento
Controle
Conduta
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Qual dos seguintes é um exemplo de reforço negativo na análise funcional?
O aluno é punido por falar na aula.
O aluno ganha um elogio ao responder corretamente.
O som alto para quando o botão é pressionado.
A criança recebe um doce por se comportar bem.
O trabalhador é promovido por sua produtividade.
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A Análise Funcional do Comportamento busca:
Avaliar apenas os estímulos internos que afetam o comportamento
Identificar os comportamentos conscientes de um indivíduo
Substituir a observação por testes psicométricos padronizados
Estabelecer relações causais entre comportamentos e variáveis ambientais
Focar exclusivamente nos traços de personalidade
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No contexto da Análise do Comportamento, o termo “mandos” refere-se a:
Respostas verbais automáticas sem função comunicativa
Comentários espontâneos sobre o próprio comportamento verbal
Respostas verbais associadas a objetos ou eventos presentes no ambiente
Repetição de palavras ou sons emitidos por outra pessoa
Comportamentos verbais emitidos para obter algo desejado
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O controle de estímulos ocorre quando:
Um estímulo neutro é transformado em estímulo incondicionado
Um comportamento ocorre apenas na presença de um estímulo discriminativo
Um comportamento é reforçado por acaso
Um estímulo é apresentado sem função discriminativa
Um reforçador é apresentado independentemente da resposta
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Um estímulo discriminativo (Sd) é:
Um estímulo que sinaliza que a resposta será reforçada
Um reforçador condicionado
Um estímulo neutro
Um comportamento modelado
Qualquer estímulo que produz punição
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Quando um comportamento ocorre na presença de estímulos similares ao Sd original, isso é chamado de:
Generalização de estímulo
Extinção
Descondicionamento
Treinamento de discriminação
Reforçamento diferencial
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No esquema de reforçamento fixo-rácio (FR):
O reforço é aleatório e não contingente.
O reforço é dado após um tempo variável.
O reforço é dado após um número fixo de respostas.
O reforço é dado após um tempo fixo.
O reforço é dado a cada resposta.
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Qual esquema de reforçamento tende a produzir uma taxa de resposta alta e constante, com poucas pausas?
Intervalo fixo (FI)
Esquema contínuo
Intervalo variável (VI)
Rácio fixo (FR)
Rácio variável (VR)
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O nível operante refere-se:
Ao número de punições necessárias para extinguir um comportamento
À quantidade de reforços que um organismo pode suportar em uma sessão
À quantidade de comida que um organismo consome por reforço
À frequência de um comportamento antes da aplicação de qualquer reforço
À intensidade dos estímulos aversivos em um experimento
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No treino ao comedouro, o principal objetivo é:
Fazer o organismo desenvolver aversão ao som do dispensador
Condicionar o organismo a associar o som do comedouro com a entrega de comida
Estimular comportamentos reflexos automáticos
Ensinar o animal a pressionar a barra de imediato
Extinguir comportamentos indesejados no início do treino
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A modelagem é uma técnica utilizada para:
Treinar comportamentos inatos espontaneamente
Reduzir a motivação do organismo por meio da punição
Ensinar um comportamento por meio do reforço de aproximações sucessivas
Reforçar todos os comportamentos emitidos pelo organismo
Aplicar reforço contínuo em qualquer tipo de resposta
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A extinção de um comportamento no condicionamento operante ocorre quando:
O comportamento é punido com reforço negativo
O reforço é intensificado de forma contínua
O comportamento deixa de ser seguido pelo reforço anteriormente aplicado
O organismo é retirado do ambiente de aprendizagem
O comportamento é reforçado, mas não registrado
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A recuperação espontânea refere-se a:
O aparecimento de um novo comportamento reforçado
A eliminação completa de comportamentos indesejados
A intensificação de um comportamento sem reforço algum
A volta temporária de um comportamento extinto após um intervalo sem treino
A substituição de reforços positivos por negativos
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Um dos principais desafios durante a modelagem de comportamento é:
Utilizar reforçadores aversivos para acelerar o processo
Estimular a variabilidade comportamental com punições frequentes
Reforçar somente os comportamentos já instalados
Manter o organismo em privação constante
Identificar e reforçar corretamente as aproximações do comportamento-alvo
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Qual das alternativas melhor descreve uma aplicação da modelagem em contextos humanos?
Um estudante punido toda vez que não faz a lição de casa
Um paciente que evita um estímulo fóbico sem reforço algum
Um aluno que copia a resposta de outro para receber reforço
Uma criança que aprende a ler sendo reforçada por cada letra reconhecida corretamente
Um trabalhador que recebe aumento por tempo de serviço
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O controle adequado dos reforços é importante porque:
Dificulta a aquisição de novos comportamentos
Torna desnecessária a observação do nível operante
Impede a ocorrência de respostas espontâneas
Garante que o organismo atue sempre de forma aleatória
Permite previsibilidade e eficácia no desenvolvimento ou extinção de comportamentos
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Qual é o principal objetivo da Atividade de Extensão Curricular (AEC) no curso de Psicologia?
Avaliar exclusivamente o desempenho acadêmico em provas
Oferecer reforço escolar aos alunos com baixo rendimento
Aproximar o estudante da realidade profissional, aplicando o conhecimento teórico
Promover ações sociais desvinculadas da formação acadêmica
Reduzir a carga horária de estágio supervisionado
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Uma das principais características das AECs é:
A valorização da atuação em contextos reais da comunidade
A dissociação entre teoria e prática
A ênfase exclusiva na produção de artigos científicos
A repetição de conteúdos já ensinados em sala de aula
A atuação apenas no campo da psicoterapia
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Participar de AECs contribui para o desenvolvimento de quais competências no estudante de Psicologia?
Especialização clínica avançada
Formação voltada apenas para o ensino médio
Apenas habilidades técnicas laboratoriais
Competências interpessoais, éticas e de atuação comunitária
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Qual das alternativas abaixo não representa um benefício da AEC na formação em Psicologia?
Isolamento do aluno do contexto social
Oportunidade de atuação em contextos diversos
Desenvolvimento de responsabilidade social
Estreitamento da relação entre universidade e comunidade
Aplicação prática de conteúdos acadêmicos
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Qual é um dos objetivos centrais da AEC no curso de Psicologia?
Desenvolver apenas a pesquisa científica
Substituir disciplinas obrigatórias da matriz curricular
Realizar atividades exclusivamente teóricas
Incentivar o engajamento estudantil em atividades sociais e profissionais
Reforçar conteúdos de disciplinas básicas como Estatística
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As AECs contribuem para a formação acadêmica ao:
Reforçar exclusivamente o ensino teórico
Eliminar a necessidade de estágios obrigatórios
Integrar ensino, pesquisa e extensão em contextos reais
Isolar os estudantes do contato com a realidade social
Focar apenas em atividades laboratoriais
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Uma AEC que envolve intervenção comunitária proporciona ao aluno:
Atuação direta em situações sociais concretas
Um distanciamento crítico das práticas sociais
Vivência de experiências que reforçam o individualismo
Treinamento exclusivo para avaliação psicológica
Substituição das disciplinas eletivas
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A função da AEC no contexto universitário é:
Estimular competição entre os alunos
Atender exclusivamente à demanda de horas complementares
Favorecer a aplicação prática de saberes acadêmicos na comunidade
Oferecer momentos recreativos durante o curso
Promover somente atividades extracurriculares
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Qual o principal objetivo de utilizar o Sniffy em laboratórios virtuais de Psicologia?
simular e compreender princípios do behaviorismo sem necessidade de animais reais
Aprender técnicas de dissecação animal
Observar comportamentos aleatórios em roedores reais
Ensinar análise de dados quantitativos com SPSS
Avaliar a cognição humana de forma indireta
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Uma das vantagens do Sniffy em relação ao uso de animais reais em laboratório é:
Aumento da agressividade do comportamento observado
Possibilidade de reforçar condutas éticas e reduzir o uso de animais
Reforço de práticas punitivas no laboratório
Redução da necessidade de supervisão técnica
Ausência de critérios éticos no ensino
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Ao utilizar o Sniffy, o estudante pode observar de forma prática:
O desenvolvimento de fobias em ambiente natural
O uso de técnicas psicanalíticas no reforço
As respostas emocionais do terapeuta
Esquemas de reforçamento, extinção e controle de estímulos no comportamento operante
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No laboratório com Sniffy, o comportamento é modificado por meio de:
Intervenções cognitivas
Punição contínua
Reforçamento e modelagem de respostas
Associação livre de estímulos
Extinção não contingente
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Qual é uma vantagem pedagógica do uso de simuladores como o Sniffy?
Substitui completamente as experiências em Psicologia
Dispensa a supervisão do professor
Exige menos leitura teórica
Garante a variabilidade genética dos sujeitos
Proporciona vivência ética e segura dos princípios comportamentais
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O que se observa quando se aplica reforço positivo no Sniffy?
A punição se torna necessária
O reforço impede a aprendizagem
O rato entra em estado de extinção
O comportamento diminui com o tempo
Há um aumento na frequência do comportamento desejado
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Uma das limitações do uso de simuladores como o Sniffy é:
A dificuldade de programar reforçadores
A falta de variabilidade e imprevisibilidade presente em organismos reais
A ausência de recursos visuais para observar o comportamento
A limitação de conteúdo no software
A impossibilidade de aplicar conceitos teóricos
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O software “Sniffy, o rato virtual” é utilizado principalmente para:
Ensinar análise estatística aplicada à Psicologia
Simular princípios do condicionamento operante de forma interativa e ética
Estudar processos inconscientes por meio da simulação de sonhos
Reforçar apenas comportamentos inatos dos organismos
Avaliar o comportamento humano em contextos clínicos
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A modelagem, no contexto do laboratório virtual com Sniffy, consiste em:
Aplicar punições para corrigir comportamentos errados
Substituir comportamentos espontâneos por condicionados
Reforçar aproximações sucessivas do comportamento desejado
Associar estímulos neutros com respostas emocionais
Eliminar estímulos reforçadores para promover extinção
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Qual das alternativas representa corretamente um exemplo de reforço positivo no Sniffy?
Punir Sniffy com um choque virtual após um erro
Fornecer comida ao rato virtual após ele pressionar a barra
Fazer Sniffy parar de se mover automaticamente
Remover um som aversivo após um comportamento
Ignorar o comportamento de aproximação à barra
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A extinção, no contexto do experimento com Sniffy, ocorre quando:
O reforço deixa de ser apresentado após o comportamento
Um comportamento é punido com estímulo aversivo
O reforço é mantido, mas o comportamento não muda
O comportamento se mantém mesmo sem reforço
Há um aumento do comportamento indesejado
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A recuperação espontânea no experimento com Sniffy pode ser observada quando:
O comportamento permanece estável durante toda a sessão
O reforço negativo é removido de forma contínua
Um comportamento extinto retorna após um intervalo de tempo sem treino
Um novo comportamento surge de forma aleatório
A barra é pressionada repetidamente sem qualquer estímulo
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Uma das principais vantagens do uso de Sniffy em relação ao uso de animais reais é:
O uso exclusivo de reforços negativos
A obrigatoriedade de supervisão de um médico veterinário
A maior imprevisibilidade dos resultados
A possibilidade de manipulação genética dos sujeitos
A redução de custos, riscos e dilemas éticos
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Entre as limitações do uso de Sniffy, destaca-se:
A ausência de variabilidade comportamental espontânea
A dificuldade de aplicação dos conceitos behavioristas
O excesso de estímulos ambientais imprevistos
A impossibilidade de ensinar comportamentos complexos
A falta de controle sobre as variáveis experimentais
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A principal função do reforço positivo no laboratório de Sniffy é:
Desencorajar o comportamento espontâneo
Aumentar a probabilidade do comportamento desejado ocorrer novamente
Produzir comportamentos reflexos automáticos
Diminuir a frequência de respostas inadequadas
Estabelecer relações simbólicas entre estímulos