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Gabriel Augusto

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1. Quem é considerado o principal fundador da Análise do Comportamento?

John Watson
B.F. Skinner
Albert Bandura
Ivan Pavlov
Sigmund Freud
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2. A Análise Experimental do Comportamento (AEC) se baseia principalmente em qual tipo de experimentação?

Estudo de caso com observação naturalista
Análise de dados históricos sobre comportamento
Questionários e entrevistas com sujeitos
Estudos longitudinais com acompanhamento por anos
Experimentos controlados em laboratório com manipulação de variáveis
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3. O que caracteriza a Análise Comportamental Aplicada (ABA)?

A realização de análises puramente teóricas sem foco prático
A análise do comportamento humano em contextos clínicos, sem aplicar intervenções
A aplicação de intervenções comportamentais para melhorar a vida de indivíduos
O estudo do comportamento animal em laboratório sem generalizações para seres humanos
O uso de medicamentos para modificar o comportamento
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4. Qual é o principal conceito abordado por B.F. Skinner em relação ao comportamento?

O comportamento é influenciado principalmente por estímulos e reforços do ambiente.
O comportamento é determinado por instintos e forças inatas.
O comportamento é baseado em reflexos involuntários do organismo.
O comportamento pode ser modificado através da análise das emoções subjacentes.
O comportamento é reflexo de fatores inconscientes da mente.
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5. A teoria da Análise do Comportamento sugere que as ações humanas são moldadas principalmente por

Condições ambientais e experiências passadas de reforço
Processos cerebrais inatos que não podem ser alterados
Apenas pelo comportamento observável em situações específicas
A interação entre genética e fatores genéticos dominantes
Estratégias cognitivas que alteram a percepção do indivíduo
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6. O que caracteriza o Reforço Positivo no contexto do Condicionamento Operante?

A adição de um estímulo agradável para aumentar a probabilidade de um comportamento ocorrer.
A ausência de qualquer consequência após o comportamento.
A remoção de um estímulo aversivo após o comportamento desejado.
A diminuição de uma consequência agradável, diminuindo a probabilidade de um comportamento ocorrer.
A aplicação de uma punição imediata após o comportamento.
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7. Qual dos seguintes conceitos está relacionado à técnica de Modelagem (Shaping)?

Reforçar aproximações sucessivas do comportamento desejado.
Aumentar a frequência de um comportamento ao remover um estímulo aversivo.
Aplicar punições para reduzir a ocorrência de um comportamento
Reduzir a intensidade de um comportamento por meio da retirada de reforços.
Diminuir um comportamento indesejado por meio de reforços negativos.
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8. O que acontece durante o processo de Extinção no Condicionamento Operante?

A diminuição ou eliminação de um comportamento ocorre quando o reforço anteriormente aplicado é retirado.
O reforço de um comportamento indesejado leva a um aumento da frequência do comportamento.
O comportamento desejado aumenta devido a uma nova forma de reforço aplicado.
A punição de um comportamento resulta na sua recuperação espontânea.
O comportamento desaparece imediatamente após a remoção do estímulo aversivo.
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9. O conceito de Recuperação Espontânea refere-se a:

O desaparecimento de um comportamento por extinção imediata.
O aumento de um comportamento por meio de reforço positivo consistente.
A redução da frequência de um comportamento devido à introdução de punições.
A aquisição de um novo comportamento devido ao reforço contínuo.
A volta de um comportamento que foi extinto após um período de ausência do comportamento.
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10. A Dessensibilização Sistemática é uma técnica de condicionamento comportamental utilizada principalmente para:

Diminuir uma resposta emocional indesejada, como medo ou ansiedade, por meio de exposição gradual a estímulos relacionados.
Reforçar o medo para extinguir comportamentos indesejados.
Aumentar a intensidade de uma resposta emocional.
Reforçar comportamentos agressivos para reduzir a ansiedade.
Ajudar na recuperação espontânea de um comportamento extinto.
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11. O que caracteriza o controle aversivo do comportamento no contexto do Condicionamento Operante?

A utilização de reforços positivos para reduzir comportamentos indesejados
Aumento de um comportamento desejado sem a aplicação de consequências externas.
A diminuição de um comportamento pela aplicação de estímulos aversivos, como punições.
O uso de recompensas para evitar a manifestação de comportamentos indesejados.
Aumento da frequência de um comportamento por meio da adição de um estímulo agradável.
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12. O reforço negativo é caracterizado por:

A remoção de um estímulo aversivo para aumentar a probabilidade de um comportamento ocorrer.
A aplicação de punição para diminuir a frequência de um comportamento.
A introdução de um estímulo aversivo para reduzir a probabilidade de um comportamento.
A remoção de um estímulo agradável após a ocorrência do comportamento.
A adição de um reforço positivo que aumenta a frequência de um comportamento.
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13. A punição positiva refere-se a:

A retirada de um reforço positivo que diminui a ocorrência de um comportamento.
A aplicação de um estímulo aversivo com a intenção de diminuir a probabilidade de um comportamento.
A remoção de um estímulo aversivo para reduzir a ocorrência de um comportamento
A adição de um estímulo agradável com a intenção de diminuir a probabilidade de um comportamento.
A apresentação de um reforço negativo para aumentar a frequência de um comportamento
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14. A discriminação no controle de estímulos refere-se a:

A associação de dois estímulos que não são reforçadores.
A generalização de um comportamento a diferentes situações e estímulos.
O processo de ignorar um estímulo para focar em outro.
A incapacidade do indivíduo em distinguir entre estímulos semelhantes.
O aumento de um comportamento em resposta a estímulos específicos e a sua diminuição em resposta a estímulos não reforçadores.
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15. A generalização no controle de estímulos ocorre quando:

O indivíduo não responde ao estímulo original quando é alterado.
A pessoa evita um estímulo específico, sem ser necessário modificar seu comportamento.
A resposta do comportamento é suprimida quando o estímulo é alterado.
O indivíduo responde apenas a um estímulo específico, ignorando outros semelhantes.
O comportamento aprendido em uma situação é transferido para situações similares ou diferentes sem reforço adicional.
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16. Qual é a principal diferença entre o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical?

O Behaviorismo Metodológico foca exclusivamente nas causas internas do comportamento.
O Behaviorismo Radical estuda o comportamento com base nas respostas externas e ambiente, enquanto o Metodológico investiga somente os processos internos.
O Behaviorismo Radical reconhece a importância dos processos mentais internos, enquanto o Metodológico não.
O Behaviorismo Metodológico estuda o comportamento observável sem considerar a influência do ambiente, enquanto o Radical nega a observação.
O Behaviorismo Metodológico ignora o comportamento observável, enquanto o Radical apenas analisa estímulos internos.
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17. O Comportamento Respondente é descrito por Pavlov e refere-se :

O comportamento que ocorre em resposta a estímulos ambientais específicos.
A forma como um comportamento é modificado pela adição de reforços.
O comportamento gerado como resultado de uma associação entre estímulos e respostas que não são inicialmente naturais.
A reação a um comportamento sem a necessidade de modificação externa.
O comportamento que não pode ser explicado por estímulos ou reforços ambientais.
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18. No Condicionamento Clássico de Pavlov, o que acontece quando um estímulo condicionado é associado a um estímulo incondicionado?

O estímulo condicionado impede que o comportamento de resposta ocorra.
O estímulo incondicionado deixa de ser necessário para a formação do comportamento.
O estímulo incondicionado é substituído por um estímulo neutro.
O estímulo condicionado perde sua eficácia de produzir uma resposta.
O estímulo condicionado passa a evocar uma resposta similar à do estímulo incondicionado.
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19. Quais são os pressupostos filosóficos do Behaviorismo Radical, conforme Skinner?

O comportamento é completamente determinado por fatores internos e psicológicos.
O comportamento pode ser entendido apenas por meio de intervenções médicas e terapêuticas.
O comportamento é resultado da interação entre organismo e ambiente, com ênfase na análise funcional do comportamento.
O comportamento humano é determinado por fatores hereditários e não pode ser modificado.
O Behaviorismo Radical rejeita o estudo do comportamento observável, focando unicamente em pensamentos e sentimentos internos.
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20. No Condicionamento Operante, qual é a principal diferença entre o comportamento respondente (condicionamento clássico) e o comportamento operante?

O comportamento operante é espontâneo e o respondente é uma resposta automática a estímulos, sendo reforçado ou punido.
O comportamento respondente é governado por reforços e punições, enquanto o operante é governado apenas por reflexos
O comportamento respondente ocorre apenas em organismos humanos, enquanto o operante ocorre em animais.
O comportamento operante é aprendido por meio de reflexos, enquanto o respondente é influenciado por reforços.
O comportamento respondente está sempre sujeito a um reforço positivo, enquanto o operante depende exclusivamente de punição.
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