Volume 1 - ESS - Comissário de Voo

Volume 1 - ESS - Comissário de Voo

Quiz teste de conhecimento volume 1, cmsv

Imagem de perfil user: Wesley Antonio
Wesley Antonio

Anúncios

1

O QUE SE DEVE COLOCAR NA FOGUEIRA PARA SE PRODUZIR FUMAÇA NEGRA EM UMA SITUAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA?

BORRACHAS OU ÓLEO DE MOTOR
ÓLEO DE MOTOR E MUSGOS
FOLHAS VERDES, ÓLEO DE MOTOR E MUSGOS
2

EM UM POUSO NO MAR, O RÁDIO TRANSMISSOR DE EMERGÊNCIA DEVE SER ACIONADO

MERGULHANDO EM QUALQUER LÍQUIDO
SOMENTE QUANDO FOR AVISTO SOCORRO
IMEDIATAMENTE APÓS A EVACUAÇÃO DA AERONAVE
3

O MÉTODO MAIS FÁCIL E EFICAZ DE FAZER FOGO, SEM O AUXÍLIO DE FÓSFOROS, É USAR UMA PEDRA QUE, ATRITADA COM AÇO, PRODUZ FAÍSCA. NESTE CASO, USA-SE UMA PEDERNEIRA OU ROCHA

DURA
MORAR
MACIA
4

O MÉTODO DE EXTINÇÃO DE FOGO QUE CONSISTE EM REDUZIR O CALOR É O DE:

ISOLAMENTO
ABAFAMENTO
RESFRIAMENTO
5

O MÉTODO DE EXTINÇÃO DE FOGO MAIS UTILIZADO E QUE CONSISTE NA REDUÇÃO DO CALOR É O (A):

ISOLAMENTO
RESFRIAMENTO
ABAFAMENTO
6

NUM INCÊNDIO, A EXTINÇÃO DO FOGO POR ABAFAMENTO É O MÉTODO APLICADO PARA SE RETIRAR O(A):

REAÇÃO EM CADEIA
CALOR
OXIGÊNIO
7

ENTRE OS MÉTODOS DE EXTINÇÃO FÍSICA DO FOGO, PODEMOS CITAR:

ABAFAMENTO, RESFRIAMENTO E ISOLAMENTO
RESFRIAMENTO, ISOLAMENTO E QUEBRA DE REAÇÃO EM CADEIA
8

REAÇÃO QUÍMICA DE QUE RESULTA DE LUZ, FUMAÇA E GASES.

FOGO
COMBUSTÃO
COMBORENTE
9

ASSINALE O MÉTODO DE EXTINÇÃO QUÍMICA DO FOGO:

QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA
ISOLAMENTO
ABAFAMENTO
10

O MÉTODO DE EXTINÇÃO DE FOGO POR ABAFAMENTO ATUA ATRAVÉS DA RETIRADA DO (A):

COMBURENTE
OXIGÊNIO
NITROGÊNIO
11

O EXTINTOR DE DIÓXIDO DE CARBONO - CO2, COMBATE O FOGO PELO(S) MÉTODO(S) DE:

ISOLAMENTO E ABAFAMENTO
ABAFAMENTO E QUEBRA DE REAÇÃO EM CADEIA
ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO
12

INDIQUE QUAL A CLASSE DE INCÊNDIO EM QUE SE UTILIZA O EXTINTOR DE ÁGUA:

C
A
B
13

IDENTIFIQUE OS COMPONENTES DA ECLOSÃO DO FOGO, SEGUNDO O MODELO DO TETRAEDRO

COMBUSTÍVEL, COMBURENTE, CALOR E REAÇÃO EM CADEIA
COMBUSTÍVEL, COMBURENTE E OXIGÊNIO
COMBURENTE, COMBUSTÍVEL E NITROGÊNIO
14

CLASSIFICAM-SE COMO INCÊNDIOS DE CLASSE "B" AQUELES CUJO COMBUSTÍVEL É (SÃO):

ELETRICOS
SÓLIDOS INFLAMÁVEIS
LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
15

ESCOLHA A OPÇÃO MAIS COMPLETA, OS TIPOS DE ESCORREGADEIRAS PODEM SER

INFLÁVEL, SEMI-AUTOMÁTICA OU AUTOMÁTICA
INFLÁVEL, NÃO INFLÁVEL
NÃO INFLÁVEL, INFLÁVEL, SEMI-AUTOMÁTICA OU AUTOMÁTICA
16

O EXTINTOR QUE COMBATE O FOGO POR RESFRIAMENTO É O DE:

ÁGUA
NITROGÊNIO
HALON
17

UM DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE COMBATE AO FOGO LOCALIZADO NOS TOALETES DAS AERONAVES, NA PARTE INFERIOR DA PIA É O:

DETECTOR DE FUMAÇA
EXTINTOR FIXO DE HALON
18

OS COMPONENTES DA ECLOSÃO DO FOGO SÃO:

COMBURENTE, CALOR E REAÇÃO EM CADEIA
COMBUSTÍVEL, COMBURENTE, CALOR E REAÇÃO EM CADEIA
19

MARQUE A OPÇÃO MAIS COMPLETA. O EXTINTOR DE HALON (BCF) É EFICAZ CONTRA FOGOS DAS CLASSES:

A E B
A
B
A, B E C, SOMENTE
20

IDENTIFIQUE AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DO FOGO:

ECLOSÃO, INSTALAÇÃO E PROPAGAÇÃO
INSTALAÇÃO, PROPAGAÇÃO E REAÇÃO EM CADEIA
21

OS TIPOS NATURAIS (ESTADOS FÍSICOS) DE COMBUSTÍVEL SÃO

LÍQUIDOS E INFLAMAVEIS
GASOSOS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS
22

O EXTINTOR FIXO DO TOALETE ENTRARÁ EM AÇÃO QUANDO A TEMPERATURA NO SEU INTERIOR ATINGIR, APROXIMADAMENTE:

164ºF
210ºF
180ºF
174ºF
23

O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) É EMPREGADO COMO AGENTE EXTINTOR E AGE POR:

ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO
RESFRIAMENTO E ISOLAMENTO
QUEBRA DE REAÇÃO EM CADEIA E RESFRIAMENTO
24

NUMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, MESMO EM TEMPO FRIO O CORPO NECESSITA NORMALMENTE, POR DIA, DE:

2L
0,5L
1L
25

A NECESSIDADE (MÉDIA) DE ÁGUA PARA O CORPO HUMANO, MESMO EM TEMPO FRIO, É DE:

1,5L A 2,0L
0,5L A 2,0L
2,0L
26

MESMO EM TEMPO FRIO, A NECESSIDADE MÉDIA DIÁRIA DE ÁGUA É, EM LITROS, DE:

2L
0,5L
1,5L
1L
27

NUMA SOBREVIVÊNCIA EM TERRA, SE HOUVER INCURSÃO PELA MATA EM BUSCA DE SALVAMENTO, DEVE-SE FORMAR UMA EQUIPE COMPOSTA DE:

HOMEM-PONTO, HOMEM-BÚSSOLA, HOMEM-PASSO E HOMEM-CARTA
HOMEM-BÚSSOLA, HOMEM-PASSO E HOMEM-CARTA
HOMEM-PONTO, HOMEM-PASSO, HOMEM-BÚSSOLA E HOMEM-CARTA
28

AO LOCALIZAR UM ACAMPAMENTO DE SOBREVIVENTES E SUAS SINALIZAÇÕES PRESCRITAS, UMA AERONAVE FEZ UMA CURVA DE 360º PELA DIREITA. O QUE ESSA MANOBRA SIGNIFICA?

MENSAGEM RECEBIDA E ENTENDIDA
MENSAGEM RECEBIDA E NÃO ENTENDIDA
29

DE QUE MANEIRA UMA AERONAVE DE BUSCA E SALVAMENTO RESPONDERÁ QUE ENTENDEU A SINALIZAÇÃO FEITA PELOS SOBREVIVENTES DURANTE O DIA?

COM O BALANÇAR DAS ASA
REALIZANDO UMA CURVA DE 360ª
30

A FUMAÇA DOS ARTIFÍCIOS PIROTÉCNICOS É USADA AO SE AVISTAR A AERONAVE:

DURANTE À NOITE
DURANTE O DIA E À NOITE
DURANTE O DIA
SOMENTE NO MAR
31

OS ANEXOS DA OACI EM QUE PODEMOS VER REFERIDOS A INSTRUÇÃO E O TREINAMENTO EM FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO CIVIL SÃO:

2 E 5
1 E 6
11 E 16
32

INDIQUE OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS QUE NORMATIZAM A SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA OS ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA:

ANEXO 17 E DOC 8973
ANEXO 14 E DOC 6985
ANEXO 19 E DOC 9015
33

MARQUE A ALTERNATIVA QUE TRAZ OS DOCUMENTOS REFERENTES À SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA

RBAC 102 E ANEXO 14
RBAC 206 E ANEXO 17
RBAC 108 E ANEXO 17
34

APONTE OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS QUE NORMATIZAM O TRANSPORTE SEGURO DE CARGAS E MERCADORIAS PERIGOSAS:

ANEXO 18 E DOC 9052
ANEXO 17 E DOC 9294
ANEXO 18 E DOC 9284
35

O ANEXO DA OACI QUE TRATA DE TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS É O:

ANEXO 18
ANEXO 11
ANEXO 17
36

SEGUNDO A IAC 060-1002A OU IS 00-010A, O PÚBLICO-ALVO DO TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE EQUIPES (CRM) É (SÃO):

SOMENTE COMISSÁRIOS E PILOTOS
PILOTOS E MECÂNICOS DE VOO
TODO O PESSOAL ENVOLVIDO COM A ATIVIDADE AÉREA.
SOMENTE TRIPULANTES
37

DENTRE AS PUBLICAÇÕES DA OACI QUE ORIENTAM O TREINAMENTO EM FATORES HUMANOS, PODEMOS CITAR O:

RBAC 108
DOC 9643
DOC 9683
38

EM UMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, PARA SE PURIFICAR 3 (TRÊS) LITROS DE ÁGUA COM TINTURA DE IODO, SÃO NECESSÁRIAS:

17 GOTAS
24 GOTAS
7 GOTAS
9 GOTAS
39

NUMA DESPRESSURIZAÇÃO, AS MÁSCARAS DE OXIGÊNIO CAIRÃO QUANDO A ALTITUDE DE CABINE ATINGIR:

30.000 PÉS
17.000 PÉS
14.000 PÉS
40

NUMA AERONAVE PRESSURIZADA, DURANTE O VOO A PRESSÃO:

INTERNA É MAIOR QUE A EXTERNA
INTERNA É IGUAL A EXTERNA
EXTERNA É MAIOR QUE A INTERNA
41

SABE-SE QUE O COEFICIENTE DE EVACUAÇÃO DE UMA AERONAVE, CONSIDERANDO-SE UMA SAÍDA TIPO 1, É DE 50 A 55 PESSOAS, EM ATÉ:

90 SEGUNDOS
30 SEGUNDOS
60 SEGUNDOS
40 SEGUNDOS
42

UTILIZANDO-SE O MÉTODO DA ESTAQUINHA PARA A DETERMINAÇÃO DO MEIO-DIA LOCAL, ATRAVÉS DA SOMBRA, OBTÉM-SE TAMBÉM A INFORMAÇÃO REFERENTE À:

NORTE
LINHA OESTE-LESTE
LINHA NORTE-SUL
LESTE
43

AS ESCORREGADEIRAS INFLÁVEIS AUTOMÁTICAS PODEM SER:

PISTA DUPLA
PISTA SIMPLES
DE PISTA SIMPLES OU DUPLA
44

NUMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, ESTIMA-SE O NÚMERO DE DIAS ATÉ O RESGATE E DIVIDEM-SE AS PROVISÕES EM TRÊS PARTES, DA SEGUINTE FORMA:

2 PARTES PARA A PRIMEIRA METADE DO TEMPO ESTIMADO E 1 PARTE PARA A SEGUNDA METADE DO TEMPO ESTIMADO PARA CRIANÇAS E IDOSOS.
1 PARTE PARA A PRIMEIRA METADE DO TEMPO ESTIMADO E 2 PARTES PARA A SEGUNDA METADE DO TEMPO ESTIMADO.
2 PARTES PARA A PRIMEIRA METADE DO TEMPO ESTIMADO E 1 PARTE PARA A SEGUNDA METADE DO TEMPO ESTIMADO.
45

AS ESCORREGADEIRAS-BARCOS ADMITEM A(S) DESCONEXÃO(ÕES)

DEFINITIVA, SOMENTE
PARCIAL, SOMENTE
PARCIAL E DEFINITIVA
46

OS SISTEMAS FIXOS DE OXIGÊNIO EM UMA AERONAVE COMERCIAL, ESTÃO ASSIM DISTRIBUÍDOS

UM PARA A CABINE DE COMANDO E DOIS NA GALLEY DIANTEIRA
UM PARA A CABINE DE COMANDO E OUTRO PARA A CABINE DE PASSAGEIROS
UM PARA CADA TRIPULANTE DA CABINE DE COMANDO
47

NUMA AERONAVE, DENTRE OS EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE EVACUAÇÃO DAS PORTAS, PODEMOS CITAR

TIRAS DE ESCAPE
ESCORREGADEIRAS-BOTES
ESCORREGADEIRAS
48

COMO DEVERÃO SER DIVIDIDAS AS PROVISÕES DISPONÍVEIS APÓS UM POUSO FORÇADO NA SELVA?

4 PARTES
2 PARTES
3 PARTES
49

EM UMA EMERGÊNCIA, A POSIÇÃO DE IMPACTO CORRETA DE DECOLAGEM E POUSO PARA O COMISSÁRIO SENTADO DE FRENTE PARA O NARIZ DA AERONAVE DEVE SER, ALÉM DO CINTO DE SEGURANCA TÓRACO-ABDOMINAL ATADO:

OS BRAÇOS CRUZADOS, O PESCOÇO FLEXIONADO COM A CABEÇA ERETA EM DIREÇÃO AO COCKPIT
OS BRAÇOS CRUZADOS, O PESCOÇO FLEXIONADO CONTRA O TRONCO EM DIREÇÃO AO COCKPIT
OS BRAÇOS CRUZADOS, O PESCOÇO FLEXIONADO COM A CABEÇA INCLINADA EM DIREÇÃO AO COCKPIT
50

NUMA SOBREVIVÊNCIA EM TERRA, O SINAL TERRA-AR DE "PRECISO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA" É REPRESENTADO PELO:

X
W
N
Y
51

NUMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR A UMIDADE NO BOTE SALVA-VIDAS PODERÁ DANIFICAR O(A):

ALIMENTOS E BIRUTA D'ÁGUA
BÚSSOLA, RELÓGIO E AS CAIXAS DE FÓSFORO
52

APÓS UMA SÚBITA DESPRESSURIZAÇÃO, AS MÁSCARAS DE OXIGÊNIO QUE SE ENCONTRAM NAS P.S.U. COMEÇAM A FORNECER OXIGÊNIO

QUANDO O COMANDANTE ACIONA ELETRICAMENTE O SISTEMA
IMEDIATAMENTE
QUANDO SÃO PUXADAS PARA BAIXO, LIBERANDO O FLUXO CONTÍNUO DE OXIGÊNIO
53

NUM INCÊNDIO A BORDO, EM QUE HAJA FUMAÇA NA CABINE, A MELHOR MANEIRA DE SE DESLOCAR RUMO À SAÍDA DE EMERGÊNCIA É

ARRASTAR-SE PELO CHÃO, POIS A TEMPERATURA É MENOR
ARRASTAR-SE PELO CHÃO, MANTENDO A CABEÇA ERGUIDA E IMPROVISAR FILTROS, POIS JUNTO AO SOLO HÁ MENOS FUMAÇA
54

PARA O ACIONAMENTO MANUAL DO RÁDIOFAROL DE EMERGÊNCIA, MODELO RESCU 99, DEVE-SE LIBERAR A ANTENA, RECOLOCÁ-LO NO INTERIOR DE SEU INVÓLUCRO PLÁSTICO E:

MERGULHÁ-LO EM QUALQUER LÍQUIDO À BASE DE ÁGUA
POSICIONAR O RÁDIO NA HORIZONTAL
POSICIONAR O RÁDIO NA VERTICAL
MOVER O INTERRUPTOR PARA CIMA
55

MARQUE A OPÇÃO QUE DEFINE O CONTEÚDO DO RBAC 175 E DA IS 175-001, E QUE ORIENTAM O (A):

EMISSÃO DE GASES POLUENTES NA ATMOSFERA, POR PARTE DE AERONAVES CIVIS BRASILEIRAS
DISTRIBUIÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A BORDO
MANUSEIO DE CARGAS EXPLOSIVAS EM AERONAVES CIVIS
TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS EM AERONAVES CIVIS BRASILEIRAS
56

COM RELAÇÃO AOS SOBREVIVENTES NA SELVA, IDENTIFIQUE ABAIXO O MAIOR PERIGO COM QUE SE DEFRONTAM

INSETOS TRANSMISSORES DE MOLÉSTIAS OU PARASITAS
ANIMAIS VENENOSOS
FALTA DE ALIMENTOS, ABRIGO E ÁGUA POTÁVEL
57

AS MANTAS E TRAVESSEIROS EVENTUALMENTE DISTRIBUÍDOS AOS PASSAGEIROS ANTES DE UM POUSO DE EMERGÊNCIA, DEVERÃO SER UTILIZADOS:

SOBRE OS JOELHOS PARA PROTEÇÃO DO ROSTO, DURANTE O IMPACTO DO AVIÃO
PARA APAGAR INCÊNDIO NO AVIÃO, SE NECESSÁRIO
PARA PROTEÇÃO CONTRA O FRIO
58

AS CATEGORIAS DE EMERGÊNCIA PODEM SER DIVIDIDAS EM:

PREPARADAS E NÃO-PREPARADAS
IMPREVISTAS E NÃO-PREPARADAS
59

EM CASO DE FUMAÇA OU VAPORES TÓXICOS EM AERONAVES O COMISSÁRIO DEVE ORIENTAR OS PASSAGEIROS A:

MOVER-SE PRÓXIMO AO PISO E POR-SE DE PÉ PARA RESPIRAR A CADA CINCO METROS
IMPROVISAR FILTROS E MOVER-SE PRÓXIMO AO PISO DA AERONAVE
60

AO ATRITAR-SE PEDRA DURA OU PEDERNEIRA CONTRA OBJETO DE AÇO, OBTÊM-SE:

FAÍSCA
FOGO
61

NO CHEQUE PRÉ-VOO DOS CILINDROS DE OXIGÊNIO TERAPÊUTICO EXISTENTES A BORDO, O MANÔMETRO DEVERÁ INDICAR UMA PRESSÃO MÍNIMA DE

2.000 PSI
1.500 PSI
1.700 PSI
62

PARA ACIONAR O RÁDIO-FAROL DE EMERGÊNCIA, DEVE-SE:

COLOCÁ-LO NA POSIÇÃO VERTICAL
MERGULHÁ-LO EM QUALQUER MEIO LÍQUIDO À BASE DE ÁGUA, SEM RETIRÁ-LO DO INVÓLUCRO PLÁSTICO, NA POSIÇÃO VERTICAL
RETIRÁ-LO DO INVÓLUCRO PLÁSTICO E MERGULHÁ-LO EM QUALQUER LÍQUIDO À BASE DE ÁGUA NA POSIÇÃO VERTICAL.
63

A SEQUÊNCIA CORRETA PARA SE SAIR POR UMA JANELA DE EMERGÊNCIA, DO TIPO DA CABINE DE COMANDO, É:

PERNA, CABEÇA, TRONCO E PERNA
PERNA, PERNA, TRONCO E CABEÇA
CABEÇA, PERNA, PERNA E TRONCO
64

ARTIGOS CONSIDERADOS PERIGOSOS PODEM SER TRANSPORTADOS POR AERONAVES CIVIS DESDE QUE SIGAM AS ORIENTAÇÕES DOS

RBAC 099 E IAC 099-001A
RBAC 175 E IS 175-001
RBAC 153 E ILS 153-001C
65

O USO DE TELEFONE CELULAR É PERMITIDO A BORDO DE AERONAVES:

DEPOIS QUE AS PORTAS FOREM FECHADAS
ENQUANTO AS PORTAS ESTIVEREM ABERTAS E OS MOTORES DESLIGADOS
APENAS ENQUANTO A AERONAVE ESTIVER NO SOLO
66

ASSINALE OS DOCUMENTOS EMITIDOS PELA ANAC QUE ORIENTAM O TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS EM AERONAVES CIVIS, EM SUBSTITUIÇÃO À IAC 153-1001 DE 2005:

RBAC 174 E IAC 174-001D
RBAC 175 E IS 175-001E
RBAC 173 E IAC 173-001A
67

NUMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, OS TIPOS DE CIPÓS QUE FORNECEM ÁGUA PURA E CRISTALINA SÃO OS DE CASCA:

AMARELADA
GROSSA
FINA
VERDE
68

PRÓXIMO ÀS ESTAÇÕES DE COMISSÁRIOS ENCONTRAMOS:

MACHADINHAS
INTERFONES
OXIGÊNIO HALON
69

O CUIDADO QUE SE DEVE TER EM RELAÇÃO À BIRUTA D'ÁGUA DOS BARCOS/BOTES OU DAS ESCORREGADEIRAS-BARCO É:

UTILIZÁ-LA, CERTIFICANDO-SE DE QUE ESTEJA TOTALMENTE LIVRE DA AERONAVE
PARA NÃO DANIFICAR OS BOTES
70

AO UTILIZAR O EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA, PRESENTE NOS AVIÕES, ANTES DE SE APERTAR O GATILHO, DEVE-SE:

GIRAR O PUNHO DO EXTINTOR, NO SENTIDO HORÁRIO, PARA ROMPER O LACRE
PUXAR O PINO/ARGOLA DO EXTINTOR PARA ROMPER O LACRE
VERIFICAR A PRESSÃO DO EXTINTOR, ATRAVÉS DO MANÔMETRO
71

AS ARMADILHAS E ALÇAPÕES PARA PÁSSAROS E PEQUENOS ANIMAIS DEVERÃO SER ARMADOS

PELA MANHÃ E VERIFICADOS À TARDE
ANTES DO ANOITECER
DURANTE A AURORA, SOMENTE
72

ALGUMAS ÁRVORES POSSUEM CASCAS QUE SÃO APROVEITÁVEIS COMO ALIMENTO. INDIQUE ABAIXO QUAL PARTE DE TAIS CASCAS PODE SER USADA PARA SE FAZER FARINHA:

INTERNA
DA PONTA
EXTERNA
73

NUM POUSO DE EMERGÊNCIA PREPARADO, ENQUANTO UM DOS COMISSÁRIOS FAZ O ANÚNCIO ESPECÍFICO, OS DEMAIS DISTRIBUEM-SE AO LONGO DA CABINE PARA:

CHAMAR A ATENÇÃO PARA O ANÚNCIO E CONTER O PÂNICO
VERIFICAR A ABERTURA DAS PORTAS E JANELAS EM EMERGÊNCIA
EXPLICAR DETALHES DO PROCEDIMENTO
74

EM UM POUSO NO MAR, O RÁDIO TRANSMISSOR DE EMERGÊNCIA DEVE SER ACIONADO

24 HORAS APÓS A AMERRISAGEM
IMEDIATAMENTE APÓS A EVACUAÇÃO DA AERONAVE
75

PROCEDIMENTO PÓS-ACIDENTE QUE VISA A OTIMIZAÇÃO DOS PRIMEIROS SOCORROS:

MANOBRA DE VALSALVA
VER, OUVIR E SENTIR
TRIAGEM
76

OS SOBREVIVENTES DE UMA AMERRISSAGEM, DEVERÃO ENCURTAR AS AMARRAS, AGRUPANDO OS BOTES SALVA-VIDAS:

COM O MAR BEM AGITADO
EM QUALQUER OCASIÃO
QUANDO OUVIREM OU AVISTAREM AERONAVE
77

DOS CÓDIGOS TERRA-AR, ABAIXO LISTADOS, MARQUE AQUELE QUE INDICA "SIM" OU "AFIRMATIVO"

W
Z
Y
78

NO MOMENTO DA PREPARAÇÃO DA CABINE PARA UMA AMERISSAGEM, OS BARCOS SALVA-VIDAS, CASO HAJA A BORDO, DEVEM ESTAR:

NA PARTE TRASEIRA DO CORREDOR DA CABINE PRINCIPAL, NO TETO
JUNTO ÀS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, NO CHÃO
NOS SEUS RESPECTIVOS COMPARTIMENTOS
79

AS PORTAS DAS AERONAVES COMERCIAIS ADMITEM OPERAÇÃO:

INTERNA
EXTERNA
INTERNA E EXTERNA
80

ACIONA-SE O MÓDULO GERADOR QUÍMICO DE OXIGÊNIO, APÓS A ABERTURA DO COMPARTIMENTO DA "PSU":

EMPURRANDO-SE UM PINO VERMELHO EXISTENTE NA "PSU".
GIRANDO-SE APENAS UM SWITCH, LOCALIZADO À ESQUERDA DA LUZ LEITURA
PUXANDO-SE UMA DAS MÁSCARAS ACOPLADAS AO CITADO MÓDULO
81

NA MAIORIA DAS AERONAVES OS EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA ESTÃO SITUADOS EM LOCAIS:

DE FÁCIL ACESSO, EM "BINS" PRÓXIMOS ÀS SAÍDAS SOBRE AS ASAS
DE FÁCIL ACESSO, PRÓXIMOS ÀS ESTAÇÕES DE COMISSÁRIOS E SAÍDAS DA AERONAVE
82

HAVENDO UM CURTO-CIRCUITO EM LÂMPADAS, FIOS OU INTERRUPTORES COM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO, DEVE-SE:

DESLIGAR A CORRENTE ELÉTRICA DO LOCAL E EXTINGUIR O FOGO COM O EXTINTOR ADEQUADO
PRIMEIRO, COMBATER O FOGO COM O EXTINTOR APROPRIADO E, DEPOIS, DESLIGAR A CORRENTE, ANTES DO RESCALDO
UTILIZAR EXTINTOR DE HALON E FAZER O RESCALDO, SOMENTE
83

EM UMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, PARA QUE SE POSSA COMER O BROTO DA SAMAMBAIA DEVE-SE FERVÊ-LO POR 10 MINUTOS E DEPOIS:

FERVÊ-LO EM ÁGUA SALGADA, POR 5 MINUTOS
FERVÊ-LO EM OUTRA ÁGUA, POR MAIS 40 MINUTOS
ASSÁ-LO SOB PEDRAS
84

É POSSÍVEL IDENTIFICAR A EXTREMIDADE REFERENTE A SINALIZAÇÃO EM UM FOGUETE PIROTÉCNICO, UMA VEZ QUE SUA SUPERFÍCIE SEJA:

COMPLETAMENTE LISA
MARCADA EM ALTO RELEVO
MARCADA EM BAIXO RELEVO
85

IDENTIFIQUE O DOCUMENTO NORMATIVO BÁSICO, NO BRASIL, REFERENTE AO TREINAMENTO EM CRM

RBAC 121
IS 00-010A
IAC 2003-100
86

O TIPO DE CAMA CONSTRUÍDO COM UM ESTRADO E FOLHAS DE PALMEIRA DIVIDIDAS AO MEIO E COLOCADAS EM CAMADAS, DENOMINA-SE:

RABO DE JACU
TAPIRI
TARIMBA
87

"CONJUNTO DE CIÊNCIAS QUE ESTUDAM TODOS OS ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM COM A RELAÇÃO INTERATIVA DO HOMEM EM UM DADO AMBIENTE, COM OS DIVERSOS SISTEMAS QUE O CERCAM E QUE SÃO DETERMINANTES NA SUA DINÂMICA, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA", É UMA DAS DEFINIÇÕES DE FATORES:

HUMANOS
MATERIAIS
LOGÍSTICOS
88

APÓS UMA SÚBITA DESPRESSURIZAÇÃO, AS MÁSCARAS DE OXIGÊNIO QUE SE ENCONTRAM NAS P.S.U. COMEÇAM A FORNECER OXIGÊNIO:

QUANDO SÃO PUXADAS PARA BAIXO, LIBERANDO O FLUXO CONTÍNUO DE OXIGÊNIO
QUANDO O COMANDANTE ACIONA ELETRICAMENTE O SISTEMA
IMEDIATAMENTE
89

NA CABINE DE PASSAGEIROS DE AERONAVES COMERCIAIS ENCONTRAMOS EXTINTORES DE ÁGUA:

INDUSTRIAL COM MANGUEIRA EXTENSORA
PORTÁTIL COM ÁGUA PRESSURIZADA E GLICOL
90

NAS DECOLAGENS E POUSOS, COMO MEDIDA DE SEGURANÇA, É DEVER DOS COMISSÁRIOS VERIFICAR SE:

OS PASSAGEIROS ESTÃO COM O CINTO DE SEGURANÇA ATADO, MESINHA FECHADA E TRAVADA E POLTRONA NA POSIÇÃO VERTICAL.
OS PASSAGEIROS ESTÃO COM O CINTO DE SEGURANÇA ATADO, MESINHA FECHADA E TRAVADA E POLTRONA NA POSIÇÃO HORIZONTAL.
91

NO CÓDIGO DE SINAIS TERRA-AR, O SÍMBOLO USADO PARA A MENSAGEM "PRECISO AJUDA" (REQUIRE ASSISTANCE) É:

L
W
V
92

A MACHADINHA ENCONTRADA A BORDO DE AERONAVES É ASSIM DESCRITA:

UM LADO CORTANTE, UM SERRILHADO E CABO DE PLÁSTICO ISOLANTE
DOIS LADOS PERFURANTES E PUNHO ISOLANTE DE KEVLAR
UM LADO CORTANTE, OUTRO PERFURANTE E CABO DE BORRACHA ISOLANTE
93

UMA DAS FORMAS ADEQUADAS PARA O SOBREVIVENTE NO MAR CAPTURAR AVES MARINHAS É

ESPERAR A AVE POUSAR NO BOTE E FECHAR AS ASAS, AGARRANDO-A NESTE MOMENTO
USAR ESTILINGUES IMPROVISADOS, QUANDO A AVE ESTIVER PRÓXIMA
94

QUE CONCEITO PODEMOS ATRIBUIR AO CONJUNTO DE REAÇÕES QUE OCORREM NO ORGANISMO QUANDO ESTÁ SUBMETIDO A UM ESFORÇO DE ADAPTAÇÃO?

ESTRESSE
MOTIVAÇÃO
PERCEPÇÃO
95

NUMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR, EM ÁGUAS TRANQUILAS, O TEMPO MÉDIO DE ATUAÇÃO DO CORANTE MARCADOR É DE:

3
2
6
96

OS PEIXES NÃO RECOMENDADOS COMO ALIMENTOS POSSUEM CERTAS CARACTERÍSTICAS. DENTRE AS OPÇÕES ABAIXO, INDIQUE AQUELA QUE OS DISTINGUE DAQUELES PRÓPRIOS PARA O CONSUMO:

POSSUEM BOCA PEQUENA, SEMELHANTE AO BICO DE PAPAGAIO
POSSUEM CORPO ESCAMOSO, COM A BOCA GRANDE
97

AO CONJUNTO DE OPERAÇÕES NECESSÁRIAS PARA COMPLETAR A EXTINÇÃO DE UM FOCO DE INCÊNDIO, IMPEDIR SUA REIGNIÇÃO E COLOCAR O LOCAL EM CONDIÇÃO DE SEGURANÇA, DÁ-SE O NOME:

ABAFAMENTO
ISOLAMENTO
RESCALDO
98

O ÓLEO VEGETAL QUE ATUA COMO PREVENTIVO CONTRA AS QUEIMADURAS DO SOL E TAMBÉM COMO REPELENTE DE INSETOS, É O DE:

GIRASSOL
COCO
BANANA
99

O OXIGÊNIO TERAPÊUTICO TEM COMO FINALIDADE:

ATENDER PASSAGEIROS E TRIPULANTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
ATENDER PASSAGEIROS E TRIPULANTES EM CASO DE DESPRESSURIZAÇÃO
ATENDER PASSAGEIROS QUE ESTEJAM COM PARADA CIRCULATÓRIA
100

COMO MEDIDA DE SEGURANÇA DURANTE A DECOLAGEM, POUSO E TURBULÊNCIA, AS POLTRONAS DA CABINE DE PASSAGEIROS SÃO EQUIPADAS COM CINTOS DE SEGURANÇA DE RETENÇÃO:

TORÁCICA
ABDOMINAL
101

NUMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR, SE A RAÇÃO DE ÁGUA FOR INSUFICIENTE, É PREFERÍVEL CONSUMI-LA:

EM ÚLTIMO CASO
APÓS AS PRIMEIRAS 24 HORAS
102

EM CASO DE POUSO NA ÁGUA E ABERTURA DE PORTAS COM INFLAÇÃO DAS ESCORREGADEIRAS-BARCOS, O EMBARQUE NAS ESCORREGADEIRAS PODE SER FEITO

DIRETAMENTE, COM A ESCORREGADEIRA AINDA FIXADA À FUSELAGEM, OU INDIRETAMENTE A PARTIR DA ÁGUA
SOMENTE SE HOUVER SAÍDA SOBRE AS ASAS QUE ESTEJAM OPERANTES E COM A TIRA FIXADA
103

AO COMBATERMOS FOGO EM ÁREA CONFINADA COM EXTINTOR DE HALON, DEVEMOS DESCARREGAR ATRAVÉS DE ORIFÍCIO OU FENDA:

1/1
1/2
1/3
104

INOBSERVÂNCIA CONSCIENTE E INTENCIONAL DE REGRAS E PROCEDIMENTOS É UMA DEFINIÇÃO PLAUSÍVEL DE:

ERRO
VIOLAÇÃO
105

DEVE-SE DEIXAR ESCAPAR UM POUCO DE AR DAS CÂMARAS DOS BOTES QUANDO O CLIMA ESTIVER:

CHUVOSO
FRIO
QUENTE
106

INOBSERVÂNCIA CONSCIENTE E INTENCIONAL DE REGRAS E PROCEDIMENTOS É UMA DEFINIÇÃO PLAUSÍVEL DE:

VIOLAÇÃO
ERRO
107

OS DESLOCAMENTOS, EM UMA SOBREVIVÊNCIA NO GELO, DEVEM SER FEITOS COM TODOS OS SOBREVIVENTES AMARRADOS ENTRE SI E O QUE VAI À FRENTE, EQUIPADO COM:

HASTE OU BASTÃO PARA SONDAGEM DO TERRENO
CORANTE MARCADOR DE GELO
SINALIZADORES PIROTÉCNICOS
108

DENTRE OS ALIMENTOS MARINHOS, DEVEM SER EVITADOS OS:

MARISCOS AGARRADOS EM OBJETOS METÁLICOS
SARNAMBIS GRUDADOS EM PEDAÇOS DE MADEIRA
109

EM TODAS AS ESTAÇÕES DE COMISSÁRIOS ENCONTRAMOS

LANTERNAS E INTERFONES
MACHADINHA E INTERFONE
110

NAS PRAIAS DEVE-SE PROCURAR ÁGUA POTÁVEL NOS VÃOS ENTRE AS DUNAS E:

EM ELEVAÇÕES ERODIDAS
ACIMA DA MARCA DA MARÉ ALTA
111

NUMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR É RECOMENDÁVEL QUE OS TURNOS DE VIGÍLIA DUREM, NO MÁXIMO:

4 HORAS
3 HORAS
2 HORAS
112

CASO UM PASSAGEIRO NECESSITE DE OXIGÊNIO, O COMISSÁRIO DEVERÁ LANÇAR MÃO DA GARRAFA DE OXIGÊNIO DO SISTEMA:

FIXO OU PORTÁTIL, ACOPLADO DE MÁSCARA FULL-FACE OU ORO-NASAL
PORTÁTIL COM MÁSCARA TERAPÊUTICA ORO-NASAL
113

AS OSTRAS E MARISCOS AGARRADOS AOS CASCOS ENFERRUJADOS DOS NAVIOS:

PODEM SER COMIDOS, APÓS FERVURA DE 30 MINUTOS
NÃO DEVEM SER COMIDOS
114

NUMA SOBREVIVÊNCIA EM REGIÃO DESÉRTICA, SE NÃO HOUVER DOENTES OU FERIDOS, RECOMENDA-SE QUE NÃO SE BEBA ÁGUA NAS PRIMEIRAS:

24 HORAS
12 HORAS
115

PARA CAÇAR EM UMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA PODERÃO SER UTILIZADAS ARMADILHAS DOS TIPOS:

ARAPUCAS E LAÇOS
JACUS E TARIMBAS
ZAGAIAS E CIPÓS
116

NUMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, SE FOR POUCA A ÁGUA DISPONÍVEL, DEVE-SE DAR PREFERÊNCIA À INGESTÃO DE:

ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE CARBOIDRATOS
ALIMENTOS SECOS
117

QUAL PROCEDIMENTO QUE TEM COMO OBJETIVO O RESGATE DOS SOBREVIVENTES DE UM POUSO FORÇADO?

Abandonar a aeronave e afastar-se o máximo possível, pois existe risco de explosão
Acionar o radiofarol de emergência, imediatamente.
118

A RELAÇÃO ENTRE AS EXIGÊNCIAS DA TAREFA E A CAPACIDADE MÁXIMA INDIVIDUAL DE CADA TRABALHO CHAMAMOS:

COMPORTAMENTO
CARGA DE TRABALHO
119

NAS AERONAVES EQUIPADAS COM ESCORREGADEIRAS INFLÁVEIS, O MOMENTO INDICADO PARA DESARMÁ-LAS, É NA PREPARAÇÃO PARA O(A):

POUSO
DESEMBARQUE DOS PASSAGEIROS
120

NO CÓDIGO DE SINAIS TERRA-AR, O SÍMBOLO USADO PARA A MENSAGEM "PRECISO AJUDA" (REQUIRE ASSISTANCE) É:

K
V
L
121

EM UMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR, DEVIDO À ALIMENTAÇÃO RACIONADA, SÃO COMUNS OS CASOS DE:

PRISÃO DE VENTRE
DIARREIA
122

NUMA SOBREVIVÊNCIA, SOBRE ABRIGO IMPROVISADO PODEMOS AFIRMAR:

O ABRIGO IMPROVISADO MAIS FÁCIL DE ARMAR CONSISTE NUMA LONA OU COBERTOR ESTENDIDO POR CIMA DE UMA CORDA, OU ENTRE DUAS ÁRVORES OU DUAS ESTACAS.
DEVE-SE EVITAR CONSTRUIR ABRIGOS COM PARTES DA AERONAVE, POIS SENDO DE METAL, PODERÃO ATRAIR RAIOS EM CASO DE CHUVAS.
123

A MAIOR DIFICULDADE DOS SOBREVIVENTES INSTALADOS EM UMA ESCORREGADEIRA-BARCO, QUANDO EM ALTO MAR É O (A):

DESORIENTAÇÃO
ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL
124

NAS ESCORREGADEIRAS DO TIPO BARCO, ENCONTRAMOS ESTRUTURAS QUE VISAM DIMINUIR OS EFEITOS NOCIVOS DAS INTEMPÉRIES. INDIQUE-OS:

TOLDOS E MASTROS
GALÕES DE ÁGUA POTÁVEL
125

NO BRIEFING COM O COMANDANTE PARA A PREPARAÇÃO DE UM POUSO EM EMERGÊNCIA, O COMISSÁRIO DEVE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O TEMPO PARA O EVENTO, O TIPO DE EMERGÊNCIA, O SINAL CONVENCIONAL E A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS. ESSE CONJUNTO DE INFORMAÇÕES É CONHECIDO PELO ACRÔNIMO:

N.E.X.T.
T.E.X.T.
T.E.S.T.
126

AS AERONAVES ESTÃO EQUIPADAS PARA, EM CASO DE DESPRESSURIZAÇÃO, SUPRIR ESTA DEFICIÊNCIA COM:

UM SISTEMA DE OXIGÊNIO TERAPÊUTICO
UM SISTEMA FIXO DE OXIGÊNIO DE EMERGÊNCIA
127

O OXIGÊNIO TERAPÊUTICO TEM COMO FINALIDADE:

ATENDER PASSAGEIROS E TRIPULANTES EM CASO DE DESPRESSURIZAÇÃO
ATENDER PASSAGEIROS E TRIPULANTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
128

NA REGIÃO AMAZÔNICA, QUANDO DENTRO D'ÁGUA, DEVE-SE TER CUIDADO REDOBRADO COM O PEIXE PORAQUÊ, POIS O PESCADOR PODERÁ:

TER O SISTEMA URINÁRIO INVADIDO
RECEBER UMA DESCARGA ELÉTRICA.
129

QUE OPERAÇÃO DEVE SER REALIZADA APÓS A EXTINÇÃO, COM UM EXTINTOR DE HALON, DE UM FOGO CLASSE "A"?

RESCALDO
ISOLAMENTO
130

UM DOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS EM CASO DE ENJOO MARÍTIMO É:

SUSPENDER A ALIMENTAÇÃO
FICAR EM PÉ PARA VENTILAR
131

NUMA SOBREVIVÊNCIA NO MAR, EM ÁGUAS TRANQUILAS, O TEMPO MÉDIO DE ATUAÇÃO DO CORANTE MARCADOR É DE:

2 HORAS
3 HORAS
132

DEPOIS DE USAR A TINTURA DE IODO PARA A PURIFICAÇÃO DA ÁGUA, DEVE-SE AGUARDAR PARA BEBÊ-LA, NO MÍNIMO:

10 MINUTOS
30 MINUTOS
133

AO COMBATERMOS FOGO EM ÁREA CONFINADA COM EXTINTOR DE HALON, DEVEMOS DESCARREGAR ATRAVÉS DE ORIFÍCIO OU FENDA:

1/2 DO SEU CONTEÚDO
1/1 DO SEU CONTEÚDO
134

OS ALIMENTOS VEGETAIS QUE DEVEM SER ASSADOS, A FIM DE SE TORNAREM MAIS DIGERÍVEIS E AGRADÁVEIS AO PALADAR, SÃO:

SEMENTES E VERDURAS
GRÃOS E SEMENTES
135

NUMA SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, LOGO APÓS A EVACUAÇÃO E AFASTAMENTO DA AERONAVE, DEVE-SE PROVIDENCIAR:

AFA+A (ABRIGO, FOGO, ÁGUA E ALIMENTOS)
AFA+A (AJUDA, FOGO, ALIMENTOS E ÁGUA)
136

NUM COMBATE A INCÊNDIO, ELIMINANDO-SE O COMBURENTE COM O USO DE ESPUMA, EMPREGA-SE O MÉTODO DE:

ABAFAMENTO
ISOLAMENTO
137

NO CHEQUE PRÉ-VOO DO CAF (CAPUZ ANTI-FUMAÇA) OU PBE (PROTECTIVE BREATHING EQUIPMENT), DEVE-SE VERIFICAR:

FIXAÇÃO, LACRE E VISOR DE INTEGRIDADE NA COR VERDE.
LACRE E INTEGRIDADE DA MEMBRANA AJUSTÁVEL.
138

A ÁREA COMPREENDIDA ENTRE UMA PRAIA E UM RECIFE DE CORAL É UM DOS MELHORES LOCAIS PARA SE:

ENCONTRAR ÁGUA POTÁVEL
PROCURAR ALIMENTOS
139

NO CHEQUE PRÉ-VOO DO EXTINTOR DE HALON, DEVE-SE OBSERVAR:

LOCALIZAÇÃO, PRESENÇA, PONTEIRA DO MANÔMETRO NA FAIXA VERDE E LACRES INTACTOS
FIXAÇÃO, LACRE, PONTEIRO DO MANÔMETRO NA FAIXA VERDE E VALIDADE
140

PARA ABERTURA EXTERNA DA PORTA DE UMA AERONAVE COMERCIAL, DEVEMOS NOS CERTIFICAR QUE:

A ESCORREGADEIRA RESPECTIVA ESTEJA EM MODO MANUAL OU DESARMADA.
HÁ, PELO MENOS, UM TRIPULANTE A BORDO QUE SEJA CAPACITADO PARA ESTA OPERAÇÃO.
141

INDIQUE A SEQUÊNCIA CORRETA DE ABERTURA EXTERNA DA JANELA DO LADO DIREITO DO COCKPIT:

PRESSIONAR O RETÂNGULO VERMELHO (PUSH); MOVER A JANELA EM DIREÇÃO À CAUDA DO AVIÃO ATÉ O SEU TRAVAMENTO.
PRESIONAR O CÍRCULO VERDE (PUSH); AGUARDAR O MOVIMENTO PNEUMÁTICO DA JANELA.
142

PARA AUXÍLIO AO COMBATE AO FOGO A BORDO, ENCONTRAMOS:

DETECTORES DE FUMAÇA
LUVAS DE KEVLAR
143

NA FALTA DA BÚSSOLA, INDIQUE POR QUAL MANEIRA PRÁTICA O SOBREVIVENTE PODE SE ORIENTAR:

RELÓGIO DE PONTEIROS
RASTRO DE ANIMAIS
144

É VEDADO AOS PASSAGEIROS E TRIPULANTES O USO DO TELEFONE CELULAR (NO MODO TELEFONE), ENTRE OUTROS, DESDE:

O MOMENTO DA PARTIDA DOS MOTORES, ATÉ O CORTE DOS MESMOS.
O MOMENTO QUE AS PORTAS SÃO FECHADAS, MOTORES LIGADOS E DURANTE O VOO.
145

AO VAPORIZAR-SE O DIÓXIDO DE CARBONO DOS EXTINTORES ________________, NO MOMENTO EM QUE O AGENTE EXTINTOR É EXPELIDO PELO DIFUSOR, PRODUZ UMA TEMPERATURA NEGATIVA QUE RONDA OS -78ºC, O QUE PODERÁ PROVOCAR QUEIMADURAS AOS UTILIZADORES.

CO2
PÓ QUÍMICO
146

DENTRE OS CONCEITOS COM QUE SE TRABALHA EM MATÉRIA DE FATORES HUMANOS E CRM, PODEMOS DIZER QUE O GRAU DE ÊNFASE E SEGURANÇA DADA A UMA QUESTÃO E A PERSISTÊNCIA EM DEFENDER DETERMINADO PONTO DE VISTA REFEREM-SE À (AO):

ASSERTIVIDADE
RESILIÊNCIA
147

NO CHEQUE PRÉ-VOO DO EXTINTOR DE HALON, DEVE-SE OBSERVAR:

FIXAÇÃO, LACRE, PONTEIRO DO MANÔMETRO NA FAIXA VERDE E VALIDADE
lOCALIZAÇÃO, PRESENÇA, PONTEIRA DO MANÔMETRO NA FAIXA VERDE E LACRES INTACTOS
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.