VOCE SABE TUDO DE SGSO?

VOCE SABE TUDO DE SGSO?

quiz sobre sgso e etc

Imagem de perfil user: Lets
Lets

Anúncios

1

1. No contexto da aviação, segurança é o estado em que:

Os riscos associados a aviação, relacionados à operação de aeronaves são aceitáveis
Os riscos associados à aviação, não relacionados à operação de aeronaves, são aceitos
Os acidentes na aviação são reduzidos e controlados para um nível aceitável
Os riscos diretos ou indiretos associados à aviação são reduzidos para um nível aceitável
2

2. Antes de chegar na abordagem completa no final do século XXI, o progresso da segurança da aviação passou por outras três quatro abordagens:

Técnica até 1980, Fatores humanos em 1990 e Organizacional em 2010
Fatores humanos em 1960, Técnica em 1970 e Organizacional em 1990
Fatores humanos em 1960, Técnica em 1970 e Organizacional em 1980
Técnica até 1960, Fatores humanos em 1970 e Organizacional em 1990
3

3. Qual o objetivo principal do SGSO?

Incentivar o envio de reportes de segurança
Mitigar os riscos de segurança após a ocorrência de acidentes e incidentes
Mitigar proativamente os riscos de segurança antes que resultem em acidentes e incidentes
Buscar os culpados dos acidentes e incidentes na aviação para responsabilizá-los após inquérito
4

4. Reforço da cultura de segurança; abordagem clara e baseada em processos; detecção antecipada de riscos à segurança; tomada de decisão baseada em dados e redução de custos são do SOSO.

beneficios
objetivos
ferramentas
etapa de implementação
5

5. Para uma implementação bem sucedida do SGSO é necessário/a:

Que as informações de segurança não estejam disponíveis
O compromisso da alta administração da organizações
A implementação de um sistema de gerenciamento de segurança é facultativa
Que o Estado não infira nas atividades de segurança dos provedores aéreos
6

6. Logo após a implementação dos principais componentes e elementos do SOSO, serão necessárias:

Avaliações periódicas para monitorar a eficácia dos sistemas operacionais
Avaliações diárias para monitorar a eficácia com que está funcionando
Avaliações periódicas para monitorar a eficácia com que está funcionando
Avaliações periódicas para monitorar a eficácia da alta gestão
7

7. Identificação de perigos e gerenciamento de riscos são do SGSO.

nenhuma das anteriores
benefícios
etapas de implementação
ferramentas
8

8. São consideradas ferramentas do SGSO:

Reporte de eventos de segurança opeacional
identificação de perigos
gerenciamento de risco
todas
9

9. Sistema que tem como princípios gerenciar o risco dentro dos modernos conceitos de gestão, de maneira a garantir a segurança operacional de forma pró-ativa:

Sistema de Garantia da Qualidade
Sistema de Aviação Civil
Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroportuários
Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional
10

10. Com relação à cultura de gerenciamento de segurança:

C - Podem surgir soluções alternativas, atalhos ou julgamentos inseguros
B- Cada integrante percebe, entende e toma atitudes de forma diferente
A - Todos os integrantes de uma organização pensarão sempre de forma unificada
B e C estao corretas
11

11. Mitigação de riscos à segurança é um conjunto de ações que:

Geralmente resulta em alterações em procedimentos operacionais, equipamentos ou infraestrutura
São implantadas de forma idêntica em todas as organizações voltadas para a aviação
Melhoram a segurança de voo apenas
São tomadas após um acidente
12

12. As estratégias de mitigação de riscos de segurança se enquadram em três categorias:

Evitar, reduzir e segregar
Evitar, reduzir e economizar
Treinar, reduzir e segregar
Evitar, aumentar e segregar
13

1. A avaliação das consequências de um perigo, expresso em termos de probabilidade e severidade, tomando como referência a pior condição possível é a definição de:

Nenhuma das anteriores
Ação mitigatória
Perigo
RiScO
14

2. A possibilidade de que um risco aconteça recebe o nome de:

Tolerabilidade
Severidade
Perigo
Probabilidade
15

3. A extensão do possível dano como consequência de perigo identificado é a definição de:

Severidade
Tolerabilidade
Probabilidade
Risco
16

4. A classificação do índice de risco de segurança na Matriz de Riscos é criada:

Combinando os resultados das pontuações de probabilidade e severidade
Observando o número de reportes de acidentes e incidentes aeronáuticos
Combinando os resultados das pontuações de lucratividade e segurança
Combinando os resultados das pontuações de acidentes e incidentes
17

5. Tomar uma ação imediata para mitigar um risco ou interromper uma atividade é uma ação recomendada quando o risco de segurança for:

Tolerável
Aceitável
Insignificante
Intolerável
18

1. O Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional é voltado para:

O pessoal de terra
O pessoal administrativo
O pessoal de voo
Todo o pessoal de uma organização
19

2. (CMV) A responsabilidade da OACI em relação à segurança de voo está estabelecida no:

Artigo 26 e no Anexo 13
Nenhuma das anteriores
Artigo 26 da Convenção de Chicago
Anexo 13
20

3. (CMV) Se uma aeronave de um Estado sofrer acidente que cause morte ou lesão grave no território de outro Estado contratante quem investigará o acidente?

• Estado onde ocorreu o acidente
O Comando da Aeronáutica
• Estado da aeronave acidentada
A OACI
21

4. (CMV) O documento da OACI que regulamenta todas as questões que tratam de investigação de acidentes aeronáuticos para os países signatários é o:

Anexo 1
Anexo 13
Anexo 18
Anexo 8
22

5. (CMV) A responsabilidade do Comando da Aeronáutica quanto à prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos é exercida através do:

CENIPA
DECEA
CNPAA
SERIPA
23

6. Quando o SIPAER foi criado em 1948, qual era a sua finalidade inicial?

Criar uma subordinação hierárquica entre todos os elos envolvidos
Atender a orientações da OACI
Prevenir novos acidentes
Apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronáuticos
24

7. Com o passar do tempo a antiga filosofia do SIPAER mudou e sua finalidade passou a ser de:

Prevenir novos acidentes
Criar uma subordinação hierárquica entre todos os elos envolvidos
Atender a orientações da OACI
Apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronáuticos
25

8. (CMV) O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é conhecido pela sigla:

CENIPA
SERIPA
CNPAA
SIPAER
26

9. (CMV) O SIPAER tem como princípio filosófico:

Prevenção de acidentes
Investigação de acidentes
Reparação de danos
Punição dos culpados
27

10. (CMV) O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tem como órgão central:

SERIPA
CENIPA
SIPAER
CIAA
28

11. O CENIPA foi criado em:

2009
1948
1971
1941
29

12. Órgão que tem como atribuições, normatizar as atividades do SIPAER, emitir recomendações de segurança de voo, elaborar e divulgar os relatórios finais de acidentes:

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Comando da Aeronáutica
30

14. (CMV) Comitê que reúne representantes de entidades públicas ou privadas, envolvidas direta ou indiretamente com a atividade aérea, com o objetivo de discutir problemas e soluções para a segurança de voo:

CNPAA
CIAA
SERIPA
CENIPA
31

15. (CMV) Dentre os órgãos abaixo citados, quais fazem parte da estrutura SIPAER?

OACI, CENIPA, SERIPA
SAC, SERIPA, CNPAA
CENIPA, CERNAI, CNPAA
CENIPA, SERIPA, CNPAA
32

16. Em relação ao SIPAER, a Marinha, o Exército, a Força Aérea Brasileira, a ANAC, as empresas aéreas e a indústria aeronáutica entre outros são considerados:

Orgãos Paralelos
Orgãos Fiscalizadores
Orgãos Normativos
Elos Executivos
33

17. (CMV) Os militares credenciados pelo CENIPA, designados para o desempenho das atividades de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos denominam-se:

ASV
OSV
EC-PREV
EC-PREV MIL
34

18. (CMV) (DAC dez 2004) Pessoa civil qualificada pelo CENIPA, designada pela empresa para exercer funções específicas de prevenção e de investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos é o:

ASV
OSV
EC-PV
EC-CTA
35

19. (CMV) (DAC dez 2005/ ANAC abr 2007) O elemento civil credenciado para investigação de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronave civil brasileira pertencente à companhia aérea regular é designado:

Proprietário da aeronave
OSV
ASV da companhia aérea
Operador da aeronave
36

20. (CMV) Os ASV são elementos das empresas com curso de segurança de voo ministrado pela/pelo:

CENIPA
ANAC
SIPAER
SRPV
37

21. (CMV) Os comissários de voo que tem curso específico de prevenção de acidentes homologado pelo CENIPA são conhecidos pela sigla:

EC-PREV
OSV
ASV
CIAA
38

22. (CMV) (DAC abr 2006) A afirmação "todos os acidentes podem ser evitados" é um dos princípios que fundamenta a ação da/do:

SIPAER
DAC
IATA
OACI
39

23. (CMV) Qual destes não é um dos princípios fundamentais da filosofia SIPAER?

Alguns acidentes não podem ser evitados
A prevenção de um acidente é uma tarefa que requer mobilização geral
Todo acidente tem um precedente
Todo acidente resulta de uma sequência de eventos e nunca de uma causa isolada
40

24. (CMV) (DAC dez 2003) Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não apresenta um princípio filosófico do SIPAER:

Reportar incidentes é prevenir acidentes
Todos os acidentes podem ser evitados
Todo acidente tem um precedente
Segurança de voo é um ato egoísta
41

25. (CMV) Dentre os princípios filosóficos SIPAER, encontra-se a recomendação de:

Reportar incidentes e preencher relatórios de prevenção
Considerar que os acidentes são inevitáveis
Comparar um acidente aeronáutico a outros já ocorridos
Considerar o comandante como único responsável pelas medidas de segurança a bordo
42

1. (CMV) (DAC dez 2004) Toda ocorrência relacionada com uma aeronave em voo que resulte na morte de um de seus tripulantes configura um:

Incidente aeronáutico
Acidente Leve
Acidente aeronáutico
Incidente Grave
43

2. (CMV) (DAC dez 2005/ ANAC dez 2007) No caso de aeronave desaparecida ou em local inacessível considera-se:

Incidente aeronáutico
Acidente Aeronáutico
Incidente grave
Acidente grave
44

3. (CMV) (DAC dez 2004) Qualquer ocorrência anormal que sobrevenha à aeronave, tal como uma colisão com pássaros, da qual não resultem danos pessoais ou materiais, caracteriza um (a):

Incidente Aeronáutico
Situação de Sobreaviso
Acidente Leve
Infração Aeronáutica
45

4. (CMV) (ANAC dez 2007) Para que se caracterize um acidente ou incidente aeronáutico, a ocorrência deverá estar relacionada a:

presenças de tripulantes
serviço de manutenção
defeitos na turbina
Intenção de voo
46

5. (CMV) Toda ocorrência envolvendo uma aeronave no solo, da qual resulte dano à aeronave ou às pessoas, sendo que o fato motivador está diretamente relacionado a serviços de rampa, caracteriza um (a):

acidente aeronáutico leve
acidente aeronáutico
incidente aeronáutico
ocorrência de solo
47

6. (CMV) São considerados fatores contribuintes em acidentes ou incidentes aeronáuticos os fatores:

Humanos, materiais e operacionais
Materiais, psicológicos e secundários
Principais, secundários e indiretos
Humanos, materiais e diretos
48

7. (CMV) O tipo de fator contribuinte num acidente aeronáutico que compreende o homem sob o ponto de vista fisiológico e psicológico é o:

Fator Humano
Fator Operacional
Fator Emocional
Fator Material
49

8. (CMV) (ANAC dez 2007) No caso de erro de projeto, falha de manuseio, fadiga de material, é considerado fator:

Material
Humano
Operacional
Fisiológico
50

9. (CMV) Fator(es) contribuinte(s) num acidente aeronáutico que compreende(m) os aspectos que envolvem o homem no exercício da atividade:

Fator Operacional
Fator Material
Fator Humano
Fator material e fator operacional
51

10. (CMV) Qual o propósito da investigação de um acidente aeronáutico?

Prevenir novos acidentes
Apurar a responsabilidade criminal
Apurar a responsabilidade criminal e prevenir novos acidentes
Obedecer às determinações da OACI como país signatário
52

11. (CMV) Quem participa da investigação de um acidente aeronáutico?

todas
Entidades ligadas à aviação tais como sindicatos e entidades de classe similares
Técnicos de outras nações envolvidas tais como fabricante da aeronave e operador
O país sede da ocorrência
53

12. (CMV) Quem é o responsável pela investigação de um acidente aeronáutico?

O sindicato dos aeronautas
O país sede da ocorrência
O operador da aeronave
O fabricante da aeronave
54

13. (CMV) Se o investigador verificar que o perigo identificado é recorrente e/ou pode estar presente em outras organizações, ele deverá propor:

Todas
A formulação de Recomendações de Segurança
A composição de uma CIAA
A redação do Relatório Final
55

14. (CMV) (DAC dez 2003/ ANAC ago 2007) O documento formal, destinado ao registro e a divulgação de informações preliminares a respeito das circunstâncias de ocorrência de um acidente aeronáutico, é designado como:

RELIAA
RP
RELPER
RELIN
56

15. (CMV) O Relatório Preliminar de um acidente aeronáutico:

Não tem prazo definido para ser divulgado
Tem caráter reservado
Tem caráter ostensivo
Deve ser concluído em 90 dias
57

16. (CMV) O documento de caráter ostensivo onde são divulgadas as conclusões sobre um acidente ocorrido com aeronave civil recebe o nome de relatório:

Preliminar
Final
Confidencial de segurança de voo
De prevenção
58

17. (CMV) O Relatório Final visa única e exclusivamente:

A prevenção de novas ocorrências
A prevenção de ocorrências graves
Encontrar os devidos culpados pelas ocorrências
Alertar o sistema de aviação civil sobre a segurança operacional
59

18. (CMV) O Relatório Final referente ao acidente ocorrido com aeronave civil tem caráter:

Sigiloso
Ostensivo
Secreto
Reservado
60

1. (CMV) (DAC dez 2003/ DAC ago 2006/ ANAC ago 2007) Uma aeronave acidentada, os seus restos ou as coisas por ela transportadas não podem ser vasculhados ou removidos, exceto para se:

Salvar animais existentes a bordo
Resgatar cargas ou outros equipamentos
Resgatar correspondência ou mala postal
Salvar vidas humanas
61

2. (CMV) Toda pessoa que tiver conhecimento de um acidente aeronáutico deverá comunicar o fato o mais rápido possível para a/o:

Autoridade pública mais próxima
Autoridade militar mais próxima
Proprietário
Explorador da aeronave
62

4. (CMV) (DAC dez 2005) Em caso de acidente, a guarda da aeronave ou de seus destroços, objetivando preservar os indícios e evidências, são responsabilidade da/do:

Proprietário ou operador da aeronave
Prefeitura ou polícia local
COMAR da área
SRPV da área
63

5. (CMV) (DAC dez 2005) Ocorrendo um acidente aeronáutico, envolvendo aeronave de empresa aérea regular, e com vítimas fatais, os familiares das vítimas deverão ser notificados pelo:

Proprietário ou operador da aeronave
Comando investigador do acidente
Centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos
Comando aéreo regional
64

6. (CMV) Transportar ou providenciar o transporte dos restos mortais decorrentes do acidente ao local designado pela família para sepultamento será responsabilidade do:

Comando da Aeronáutica
Operador da aeronave
CENIPA
SERIPA da área
65

7. (CMV) (DAC abr 2006) Após um acidente aeronáutico, a divulgação a outros operadores de equipamento similar e aos demais órgãos que tenham real interesse nos ensinamentos decorrentes da ocorrência e suas consequências, é responsabilidade do:

Comandante da aeronave
Operador da aeronave
CENIPA
IAC
66

8. (CMV) A remoção de uma aeronave acidentada e seus destroços deverá ser efetuada imediatamente após a:

Liberação da aeronave
Retirada das Vitimas
Comunicação do acidente
Ocorrência do acidente
67

9. (CMV) (DAC abr 2005/ DAC ago 2006/ ANAC abr 2007/ ANAC ago 2007) De acordo com as normas de segurança de voo, após um acidente, o documento do tripulante envolvido, que será suspenso, é o:

CMA
CCT
CIC
CHT
68

10. (CMV) Todo tripulante envolvido em acidente aeronáutico será submetido a:

Nova inspeção de saúde
Novo curso teórico
Avaliação do SIPAER
Nova banca da ANAC
69

11. (CMV) De acordo com o Artigo 87 do CBA, de quem é a responsabilidade da prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil?

Pessoas físicas e jurídicas envolvidas com as atividades de infraestrutura aeronáutica
Pessoas jurídicas envolvidas com a fabricação, manutenção e operação de aeronaves
Pessoas físicas envolvidas com a fabricação, manutenção e operação de aeronaves
todas
70

12. (CMV) (DAC dez 2003) Dentre as técnicas de prevenção de acidentes, a que consiste na pesquisa de fatores potenciais de perigo, denomina-se:

Análise de tendência
Análise de relatório
Programa educativo
Vistoria de segurança
71

1. Quem deve desenvolver um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA)?

• Comando da Aeronáutica
Todas as organizações envolvidas com a operação de aeronaves
CENIPA
ANAC
72

2. É considerado um assunto alvo para um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos:

Todas
Incursão na pista
Presença de aves no entorno do aeródromo
Balões de ar quente não tripulado
73

3.0 LOSA - Line Operations Safety Audit tem como objetivo de identificar ameaças à segurança de voo por meio da/de:

Coleta de dados por pilotos observadores treinados que acompanham o voo em solo
Conversas com os pilotos em comando
Coleta de dados por pilotos observadores que acompanham o voo na cabine de passageiros
Coleta de dados por pilotos observadores treinados que acompanham o voo no jump seat
74

1. Os reportes de segurança podem ser:

Anônimos ou confidenciais
Manuais ou digitais
Confidenciais ou compartilhados
Anônimos ou abertos
75

2.0 Portal Único de Notificação foi criado em 2023 para receber os reportes de segurança endereçados a (o):

Todas
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
76

3. O objetivo do Portal Único de Notificação é:

Garantir a segurança operacional do sistema de aviação civil brasileiro
Todas
Implementar o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR)
Contribuir para a melhoria. contínua da cultura de segurança operacional da aviação
77

4. Que nome recebe o reporte obrigatório disponível aos usuários no Portal Único de Notificação?

Voluntário
Mandatório
Denuncia
Nenhuma
78

5. Que nome recebe o reporte voluntário disponível no Portal Único de Notificação destinado ao CENIPA?

Programa de Notificação de Desvios
Reporte voluntário do SISCEAB
Denuncia
RCSV
79

6. O relatório que comunica diretamente ao CENIPA as situações de risco para a segurança de voo recebe o nome de:

Relatório ao CENIPA para Segurança de Voo
Relatório Final
Relatório de Prevenção
Relatório Preliminar
80

Que nome recebe o reporte voluntário disponível no Portal Único de Notificação destinado a comunicar uma falha latente, falha ativa ou situações com potencial para afetar a Segurança Operacional, no âmbito dos Serviços de Navegação Aérea?

Air Safety Report
Relatório de Perigo
Denúncia
Relato ao CENIPA para segurança de voo
81

O Programa de Notificação de Desvios da ANAC é a forma _ de reportar situações que possam afetar a segurança operacional em Organizações que ____________

Mandatória, tenham um SGSO implementado
Mandatória, tenham sido certificadas pela ANAC a partir de 2023
Voluntária, tenham sido certificadas pela ANAC a partir de 2023
Voluntária, tenham um SOSO implementado
82

10. (Questão de banca) Uma das formas de se participar da prevenção é comunicar qualquer anormalidade que possa vir a provocar um acidente ou incidente aeronáutico. Essa comunicação deverá ser feita através de um:

Ficha de comunicação
Ficha de ocorrência
Relatório de comunicação
Relatório de prevenção
83

São exemplos de situações para o envio de um reporte de segurança:

Passageiro transitando em local impróprio; uso de vestuário inadequado na operação
Passageiro transitando em local impróprio; uso de EPI na operação
Presença de faixas de sinalização no pátio; passageiro em local impróprio
Assédio moral; uso de vestuário inadequado na operação
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.