
Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional
Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional
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No contexto da aviação, segurança e o estado em que:
Os riscos associados, relacionados á operação de aeronave são acietaveis
Os riscos diretos ou indiretos associados á aviação são reduzidos
os acidentes na aviação são reducidos e contrlados para um nivel aceitavel
os riscos associados á aviação, não rellacionados a operação de aeronaves, são aceitos
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Antes de chegar na abordagem completa no final do seculo XXI o progresso da segurança da aviação passou por outras três quatro abordagens:
Tecnica ate 1980, Fatores Humanos em 1990 e Organizacional em 2010
Fatores humanos em 1960, tecnicas em 1970 e Organizacional em 1980
Fatores humanos em 1960, tecnicas em 1970 e Organizacional em 1990
Tecnica ate 1960, Fatores Humanos em 1970 e Organizacional em 1990
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Qual o objetivo principal do SGSO:
Buscar os culpados dos acidentes e incidentes na aviação para responsabiliza_los apos inquerito
Mitigar os riscos de segurança após a ocorrencia de acidentes e incidentes
Mitigar proativamente os risgos de segurança antes que resultem em acidentes e incidentes.
Incentivar o envio de reportes de segurança
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reforço da cultura de segurança; abordagem clara e baseada em processos; detecção antecipada de riscos a segurança; tomada de decisão baseada em dados e redução de custos são_______________ do SGSO
etapas de implementação
ferramentas
objetivos
beneficios
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para uma implementação bem sucedida do SGSO e necessario/a
que o estado não infira nas atividades de segurança dos provedores aereos
que as informações de segurança não estejam disponiveis
o compromisso da alta administrção da organização
a implementação de um sistema de gerenciamento de segurança e facultativa
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logo apos a implementação dos principais componentes e elementos do SGSO, serão necessarias
avaliações periodicas para monitorar a eficacia da alta gestão
avaliações diarias para monitorar a eficacia com que esta funcionando
avaliações periodicas para monitorar a eficacia dos sistemas operacionais
avaliações periodicas para monitorar a eficacia com que esta funcionando
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identificação de perigos e gerenciamento de riscos são ____________ do SGSO
ferramentas
nehuma das alternativas
beneficios
etapas de implementação
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são consideradas ferramentas do SGSO
identificação de perigos
gerenciamento de riscos
todas
reporte de eventos de segurança operacional
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sistemas que tem como principios gerenciar o risco dentro dos modernos conceitos de gestão, de maneira a garantir a segurança operacional de forma pro-ativa
sistema de aviação civil
sistema de investigação e prevenção de acidentes aeroportuarios
sistema de garantia da qualidade
sistema de gerenciamento de seguranca operacional
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com relação a cultura de gerenciamento de segurança
b) cada integrante percebe, entende e toma atitudes de forma diderente
c) podem surgir soluções alternativas, atalhos ou julgamentos inseguros
a) todos os integrantes de uma organização pensarão sempre de forma unficada
d) B e C estão corretas
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mitigação de riscos a segurança e um conjunto de ações que
melhoram a segurança de voo apenas
sao implantadas de forma identica em todas as organizações voltadas para a aviação
sao tomadas apos um acidente
geralmente resulta em alteraçõe em procedimentos operacionais, equipamentos ou infraestrutura
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as estrategias de mitigação de riscos de segurança se enquadram em três categoria
evitar, aumentar e segregar
treinar, reduzir e segregar
evitar, reduzir e segregar
evitar, reduzir e economizar
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O sistema de gerenciamento de segurança operacional e voltado para
o pessoal de terra
o pessoal de voo
o pessoal administrativo
todo o pessoal de uma organização
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a responsabilidade da OACI em relação a segurança de voo esta estabelecida no
artigo 26 e no anexo 13
artigo 26 da convenção de chicago
anexo 13
nehuma das alternativas
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se uma aeronave de um estado sofrer acidente que cause morte ou lesão grave no territorio de outro estado contratante que investigaria o acidentes
a OACI
o estado da aeronave acidentada
o estado onde ocorreu o acidente
o comando da aeronautica
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o documento da OACI que regulamenta todas as questões que tratam de investigação de acidentes aeronauticos para os paises signatarios e o
anexo 18
anexo 13
anexo 1
anexo 8
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a responsabilidade do comando da aeronautica quanto a prevenção e investigação de acidentes aeronauticos e exercidas atraves do
SERIPA
DECEA
CNPAA
CENIPA
18
quando o SIPAER foi criado em 1948, qual era a sua finalidade inicial
criar uma subordinação hierarquica entre todos os elos executivos
apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronauticos
atender a orientação da OACI
prevenir novos acidentes
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com o passar do tempo a antiga filosofia do SIPAER mudou e sua finalidade passou a ser de
criar uma subordinação hierarquica entre todos os elos envolvidos
prevenir novos acidentes
apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronauticos
atender a orientação d OACI
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o sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronauticos e conhecido pela siglas
CNPAA
SIPAER
CENIPA
SERIPA
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o SIPAER tem como principio filosofico
punição dos culpados
reparação de danos
investigação de acidentes
prevenção de acidentes
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o sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronauticos tem como orgão central
CENIPA
SERIPA
CIAA
SIPAER
23
O CENIPA foi criado em
1971
1941
1948
2009
24
o orgão que tem como atribuições, normatizar as atividades do SIPAER, emitir recomendações de segurança de voo, elaborar e divulgar os relatorios finais de acidentes
centro de investigação e prevenção de acidentes aeronauticos
serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronauticos
comite nacional de prevenção de acidentes aeronauticos
comando da aeronautica
25
que organização militar e encarregada do planejamento, gerenciamento execução das atividades de segurança de voo na sua respectiva area de atuação
SERIPA
DECEA
CENIPA
comando d aeronautica
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comite que reune representantes de entidades publicas ou privadas, envolvidas direta ou indiretamente com a atividade aerea, com o objetivo de discutir problemas e soluções para a segurança de voo
CNPAA
CIAA
SERIPA
CENIPA
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dentre os orgãos abaixo citados, quais fazem parte da estrutura SIPAER
CENIPA, SERIPA, CNPAA
AOCI, CENIPA, SERIPA
SAC, SERIPA, CNPAA
CENIPA, CERNAI, CNPAA
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em relação ao SIPAER, a marinha, o exercito, a força aérea brasileira, a anac, as empresas aereas e a industria aeronautica entre outros são considerados
orgãos paralelos
orgãos fiscalizadores
elos executivos
orgãos normativos
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os militares credenciados pela CENIPA, designado para o desempenho das atividades de prevenção e investigação de acidentes aertonauticos denomina-se
EC-PREV
ASV
OSV
EC-PREV MIL
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pessoa civil qualificada pelo CENIPA, designada pela empresa para exercer funções especificas de prevenção e de investigação de acidentes e incidentes aeronauticos e o
ASV
EC-CTA
OSV
EC-PV
31
O elemento civil credenciado para investigação de acidentes aeronauticos envolvendo aeronave civil brasileira pertenece a companhia aérea regular e designado
ASV da companha aérea
propietario da aeronave
operador da aeronave
OSV
32
os ASV são elementos das empresas com curso de segurança de voo ministrado pela/pelo
CENIPA
ANAC
SRPV
SIPAER
33
os comissarios de voo que tem curso especifico de prevenção de acidentes homologado pelo CENIPA são conhecidos pela sigla
OSV
EC-PREV
CIAA
ASV
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A afirmação "todos os acidentes podem ser evitados" e um dos principios que fundamenta a ação da/do
SIPAER
DAC
IATA
OACI
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qual destes não e um dos principios fundamentais da filosofia SIAPER
alguns acidentes não podem ser evitados
a prevenção de um acidente e uma tarefa que requer mobilização geral
todo acidente tem um precedente
todo acidente resulta de uma sequencia de eventos e nunca de uma causa isolada
36
dentre asalternativas abaixo, assinale a que não apresenta um principio filosofico do SIAPER
reportar incidentes e prevenir acidentes
segurança de voo e um ato egoista
todo acidente tem um precedente
todos os acidentes podem ser evitados
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dentre os principios filosoficos SIPAER, encontra-se a recomendação de
comparar um acidente aeronautico a outros já ocorridos
considerar que os acidentes são inevistaveis
consederar o comandante como único responsável pelas medidas de segurança a bordo
reportar incidentes e prencher relatorios de prevenção
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toda ocorencia relacionada com uma aeronave em voo que resulte na morte de um de seus tripulantes configura um
acidente aeronautico
acidente leve
incidente grave
incidente aeronautico
39
no caso de aeronave desaparecida ou em local inacessivel considera-se
acidente aeronautico
acidente grave
incidente grave
incidente aeronautico
40
qualquer ocorrencia anormal que sobrevenha a aeronave, tal como uma colisão com passaros, da qual não resulte danos pessoais ou materais, carateriza um (a)
incidente aeronautico
situação de sobreaviso
acidente leve
infração aeronautico
41
para que se caratize um acidente ou incidente aeronautico, a ocorrencia devera estar relacionada a
serviços de manutenção
presença de tripulante
intenção de voo
defeitos na turbina
42
toda ocorrencia envolvendo uma aeronave no solo, da qual resulte dano a aeronave ou as pessoas, sendo que o fato motivador esta diretamente relacionado a serviços de rampa, caracteriza um(a)
incidente aeronautico
acidente aeronautico
acidente aeronautico leve
ocorrencia de solo
43
são considerados fatores contribuintes em acidentes ou incidente aeronautico os fatores
humano, materiais e diretos
humanos, materiais e operacional
materiais, psicologicos e secundarios
principais, secundarios e indiretos
44
o tipo de fatores contribuentes num acidente aeronautico que compreende o homen sobre o pontode vista fisiologico e psicologico e o
fatores humanos
fatores emocionais
fator material
fator operacional
45
no caso de erro de projeto, falha de manuseio, fadiga de material, e considerado fator
fisiologico
humano
operacional
material
46
fator(es) contribuente(s) num acidente aeronautico que compreende(m) os aspectos que envolvem o homen no exercicio da atividade
fator material e fator operacional
fator humano
fator operacional
fator material
47
qual o proposito da investigação de um acidente aeronautico
prevenir novos acidentes
apurar a responsabilidade criminal
apura a responsabilidade criminal e prevenir noovos acidentes
obedecer as determinação da OACI como pais signatario
48
quem participa da investigação de um acidente aeronautico
todas as alternativas
entidades ligadas a aviação taiscomo sindicatos e entidades de classe similares
tecnicos de outras nações envolvidas tais como fabricantes da aeronave e operador
o pais sede da ocorrencia
49
quem e o responsável pela investigação de um acidente aeronautico
o sindicato dos aeronautas
o pais sede da ocorrencia
o fabricante da aeronave
o operador da aeronave
50
se o investigador verificar que o perigo identificado e recorrente e/ou pode estar presente em outras organizacões, ele devera prpor
todas as alternativas
a formulação de recomendações de segurança
a composição de uma CIAA
a redação de relatorio final
51
o docuemento formal, destinado ao registro e a divulgação de informações preliminares a respeito das circunstancias de ocorrencia de um acidente aeronautico, e designadfo como
RP
RELIAA
RELIN
RELPER
52
o relatorio preliminar de um acidente aeronautico
deve ser concluido em 90 dias
tem caracter ostensivo
não tem prazo para ser divulgado
tem caracter reservado
53
o documento de caracter ostensivo onde são divulgadas as conclusões sobre um acidente ocorrido com aeronave civil recebe o nome de relatorio
final
de prevenção
preliminar
confidencial de segurança de voo
54
o relatorio final visa única e exclusivamente
a prevenção de ocorrencia graves
alertar o sistema de aviação civil sobre a segurança operacional
encontrar os devidos culpados pelas ocorrencias
a prevenção de novas ocorrencias
55
o relatorio final referente ao acidente ocorrido com areonave civil tem caracter
ostensivo
secreto
sigiloso
reservado
56
uma aeronave acidentada, os seus restos ou as coisas por ela transportadas não podem ser vasculhadas ou removidas, exceto para se
salvar vidas
resgatar correspondencia ou mala postal
salvar animais existentes a bordo
resgatar cargas ou outros equipamentos
57
toda pessoa que tiver conhecimento de um acidente aeronautico devera comunicar o fato o mais rapido possível para a/o
autoridade publica mais proxima
propietario
autoridade militar mais proximo
explorador da aeronave
58
a comunicação de acidente com aeronave, pelo meio mais rapido, e providencia que o comandante ou outro membro da tripulação deve tomar junto a
organização do comando da aeronautica mais proxima
qualquer orgão publico
policia local
qualquer organização, desde que seja militar
59
em caso de acidente, a guarda da aeronave ou de seus destroços, objetivando preservar os indicios e evidencia, são responsabilidade da/do
COMAR da area
SRPV da aérea
propietario ou operador da aeronave
prefeitura ou política local
60
ocorrendo um acidente aeronautico envoolvendo aeronaves de empresa aérea regular, e com vitimas fatais, os familiares das vitimas deverão ser notificados pelo
centro de investigação e prevenção de acidentes aeronautico
comando investigador do acidente
comando aereo regional
propietario ou operador da aeronave
61
transportar ou providenciar o transporte dos restos mortais decorrentes do acidente ao local designado pela família para sepultamento será responsabilidade do
CENIPA
operador da aeronave
SERIPA da area
comando da aeronautica
62
apos um acidente aeronautico a divulgação a outros operadores de equipamento similar e aos demais orgãos que tenham real interesse os ensinamentos decorrentes da ocorrencia e suas consequencias e responsabilidade do
CENIPA
IAC
operador da aeronave
comando da aeronave
63
a remoção de uma aeronave acidentada e seus destroços devera ser efetuada imendiatamente apos a
comunicação do acidente
ocorrencia do acidente
retirada das vitimas
liberação da aeronave
64
de acordo com as normas de segurança de voo apos um acidente o docuemento do tripulante envolvido que será suspenso e o
CMA
CIC
CHT
CCT
65
todo tripulante envolvido em acidente aeronautico será submetido
avaliações do SIPAER
novo curso teorico
nova inspeção de saude
nova banca da ANAC
66
de acordo com o artigo 87 do CBA de quem e a responsabilidade da prevenção de acidentes aeronauticos no Basil
pessoas juridicas e fisicas envolvidas com as atividades de infraestrutura aeronautica
pessoas fisicas envolvidas com a fabricação, manutenção e operações de aeronaves
pessoas jurudicas envovidas com a fabricação, manutenção e operação de aeronaves
todas as alternativas
67
dentre as tecnicas de prevenção de acidentes a que consiste na pesquisa de fatores potenciais de perigo denomina-se
vistoria de segurança
programa educativo
analise de relatorio
analise de tendencia
68
os reportes de segurança podem ser
anônimos ou confidenciais
anônimos ou abertos
confidenciais ou compartilhados
manuais ou digitais
69
o portal único de notificação foi criado em 2023 para receber os reportes de segurança endereçados a(o)
centro de investigação e prevenção de acidentes aeronauticos(CENIPA)
todas as alternativas
agencia nacinal de aviação(ANAC)
departamento de controle do espaço aereo(DECEA)
70
o objetivo do portal único de notificação e
todas as alternativas
implementar o programa brasieleiro para a segurança operacional da aviação civil
contribuir para a melhoria continua da cultura de segurança operacional da aviação
garantir a segurança operacional do sistema de aviação civil brasileiro
71
que nome recebe o reporte obrigatorio disponivel aos usuarios no portal único de notificação
mandatorio
voluntario
nehuma das anteriores
denuncia
72
que nome recebe o reporte voluntario disponivel no portal único de notificação destinado ao CENIPA
programa de notificação de desvio
denncia
RCSV
reporte voluntario do SISCEAB
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o relatorio que comunica diretamente ao CENIPA as situações de risco para a segurança de voo recebe o nome de
relatorio final
relatorio ao CENIPA para segurança de voo
relatorio de prevenção
relatorio preliminar
74
que nome recebe o reporte voluntario disponivel no portal único de notificação destinado a comunicar uma falha latente, falha ativa ou situações com potencial para afetar a segurança operacional no ambito dos serviços de navegação aérea
relatorio de perigo
denuncia
relato ao CENIPA para segurança de voo
air safety report
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o programa de notificação de desvios da ANC e a forma ______________ de reportar situações que possam afetar a segurança operacional em organizações que _______________
voluntaria, tenham sido certificados pela ANAC a partir de 2023
mandatoria, tenham um SGSO implementado
voluntaria, tenham um SGSO implementado
mandatorio, tenham sido certificados pela ANAC a partir de 2023
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primeira opção que um usuario tem de informar um potencial risco de segurança operacional sem que precise recorrer ao portal único de notificação do SIPAER
relatorio de prevenção (RELPREV)
relato ao CENIPA para segurança de voo
programa de notificação de desvios da ANAC
reporte voluntario do SISCEAB
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uma das formas de se participar da prevenção e comunicar qualquer anormalidade que possa vir a provocar um acidente ou incidente aeronautico. Essa comunicação devera ser feita atraves de um
relatorio de prevenção
ficha de ocorrencia
ficha de comunicação
relatorio de comunicação
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são exemplos de situações para o envio de um reporte de segurança
passageiro trnasitando em local impropio; uso de EPI na operação
presença de faixas de sinalização no patio; passageiro em local impropio
assedio moral; uso de vestuario inadequado na operação
passageiro transitando em local impropio; uso de vestuarios inadequados na operação
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a avaliação das consequencias de um perigo, expresso em termos de probabilidade e severidade, tomando como referencia a pior condição possível e a definição de
risco
perigo
ação mitigatoria
nehuma das anteriores
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a possibilidade de que um risco aconteça recebe o nome de
severidade
perigo
probabilidade
tolerabilidade
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a extensão do possível dano como consequência de perigo identificado e a definição de
tolerabilidade
probabilidade
risco
severidade
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a classificação do indice de risco de segurança na matriz de risco e criada
combinando os resultados das pontuações de probabilidade e severidade
combinando os resultados das pontuações de lucratividade e segurança
observando o numero de reportes de acidentes e incidentes aeronauticos
combinando os resultados das pontuações de acidentes e incidentes
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tomar uma ação imediata para mitigar um risco ou interromper uma atividade e uma ação recomendada quando o risco de segurança for
insignificante
aceitavel
toleravel
intoleravel
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quem deve desenvolver um programa de prevenção de acidentes aeronauticos(PPAA)
ANAC
CENIPA
o comando da aeronautica
todas as organizações envolvidas com a operaão de aeronaves
85
E considerado um assunto alvo para um programa de prevenção de acidentes aeronauticos
balões de ar quente não tripulado
presença de aves no entorno do aerodromo
incursão na pista
toda as alternativas
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o LOSA- line operations safety audit tem como objetivo de identificar ameaças a segurança de voo por meio da/de
coleta de dados por pilotos observadores que acompanham o voo na cabine de passageiros
conversa com os pilotos em comando
coleta de dados por pilotos observadores treinados que acompanham o voo no jump seat
coleta de dados por pilotos observadores que acompanham o voo em solo