
Simulado ETSP para a prova teórica
CURSO ESPECIAL PARA TRIPULAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE ESTADO NO SERVIÇO PÚBLICO (ETSP)
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1
É a região da extremidade de vante da embarcação. Estruturalmente, tem a forma exterior afilada para melhor cortar a água
Proa
Bulbo
Popa
Meia-nau
2
Um tripulante está em um navio observando no sentido da popa para a proa e vê outra embarcação se aproximando pelo seu lado esquerdo, ao avisar o comandante, este tripulante disse que a embarcação estava se aproximando por:
Boreste
Bombordo
Través
Alheta
3
Acompanha todo o casco, desde a proa até a popa, servindo-lhe de peça de sustentação da sua estrutura, dividindo a embarcação em dois bordos:
Quilha
Costado
Caverna
Amurada
4
É a parte externa do casco, aproximadamente vertical, acima da linha de flutuação:
Amurada
Costado
Calado
Encolamento
5
É uma faixa pintada no casco da embarcação que representa a região em que ela flutua:
Obras mortas
Linha de flutuação
Linha d'água
Calado
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Observando um navio, vemos que a marca de calado próxima à proa está com a água batendo em 58, enquanto que a marca de calado próxima à popa está batendo na marca 60. Com base nesta informação, podemos dizer que a embarcação está levemente:
Com banda a Boreste
Com Banda a Bombordo
Abicada
Derrabada
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É a parte do casco que fica acima do plano de flutuação
Obras mortas
Obras vivas
Calado
Encolamento
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São as elevações construídas sobre o convés principal. Exemplo: Castelo e tombadilho.
Infraestruturas
Superestruturas
Obras vivas
Porões
9
São acordos multilaterais entre países, desenvolvidos sob a égide da IMO, que tem como propósito estabelecer padrões e regulamentos sobre um determinado assunto da área marítima.
SOLAS E SAR
LESTA E RLESTA
NORMAM
NPCP/NPCF
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Faz parte da abrangência da LEI DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO, Lei 9.537/1997, EXCETO:
Embarcações de guerra
Profissionais não-tripulantes
Passageiros embarcados
Aeronaves na superfície de AJB
Embarcações estrangeiras em AJB
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"Todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e recreio, em caráter não-profissional."é a definição de:
Armador
Aquaviário
Prático
Amador
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Tripulante responsável pela operação de embarcação, em condições de segurança, extensivas à carga, aos tripulantes e às demais pessoas a bordo:
Comandante
Marujo
Aquaviário
Armador
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Todas as embarcações brasileiras estão sujeitas à inscrição nas Capitanias dos Portos (CP), Delegacias (DL) ou Agências (AG), excetuando-se as pertencentes à Marinha do Brasil, devendo ser classificada como:
Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto ou Navegação Interior
Embarcações Empregadas na Navegação em navegação interior ou fluvial
Embarcações Empregadas na Navegação em navegação interior ou em águas abrigadas
Embarcações Empregadas na Navegação em navegação de Mar aberto ou de águas desabrigadas.
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Qual o propósito da atividade de Inspeção Naval?
Atividade de cunho penal, que consiste na aplicação de penas e sansões decorrentes do descumprimento da Lei n 9537 de 11/12/97 (RLESTA), das normas e regulamentos dela decorrentes, e dos atos e resoluções internacionais não ratificados pelo Brasil, no que se refere exclusivamente à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e em hidrovias interiores, e prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.
Atividade de cunho educativo, que consiste na conscientização sobre a importância da Lei n 9537 de 11/12/97 (LESTA), das normas e regulamentos dela decorrentes, e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil, no que se refere exclusivamente à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.
Atividade de cunho administrativo, que consiste na fiscalização do cumprimento da
Lei n 9537 de 11/12/97 (LESTA), para aplicação de sansões administrativas e/ou criminais, no que se refere ao descumprimento das normas de segurança navais impostas pela Autoridade Marítima em AJB, por parte de embarcações, plataformas fixas ou embarcações de guerra.
Atividade de cunho administrativo, que consiste na fiscalização do cumprimento da Lei n 9537 de 11/12/97 (LESTA), das normas e regulamentos dela decorrentes, e dos
atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil, no que se refere exclusivamente à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e em hidrovias interiores, e prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.
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Sobre a busca e salvamento de vida humana em perigo a bordo de embarcações no mar, é correto afirmar que:
Somente a pessoa que possui treinamento especializado na prática de salvamento é obrigada a socorrer quem estiver em perigo de vida no mar, nos portos ou nas vias navegáveis interiores;
Somente o Comandante da embarcação é obrigado, desde que o possa fazer sem perigo para sua embarcação, tripulantes e passageiros, a socorrer quem estiver em perigo de vida no mar, nos portos ou nas vias navegáveis interiores;
Qualquer pessoa, especialmente o Comandante da embarcação, é obrigada, desde que o possa fazer sem perigo para sua embarcação, tripulantes e passageiros, a socorrer quem estiver em perigo de vida no mar, nos portos ou nas vias navegáveis interiores;
Qualquer pessoa, especialmente o Comandante da embarcação, é obrigada, incondicionalmente, a socorrer quem estiver em perigo de vida no mar, nos portos ou nas vias navegáveis interiores;
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É um único equipamento capaz de transmitir e receber mensagens.
Transmissor
Amplificador
Transceptor
Receptor
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São canais especiais:
7, 16, 70, 88
16, 6, 13, 70
16, 64, 88, 8
6, 13, 16, 64
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Canal de chamada, canal de escuta permanente, canal de Socorro e Segurança:
Canal 70
Canal 16
Canal 13
Canal 6
Canal 64
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A faixa de frequência mais utilizada nos transceptores de radiotelefonia marítima é:
UHF (300 a 3000 MHz)
LF (30 a 300 KHz)
VHF (156,025 MHz até 162,025 MHz)
MF (300 a 3000 KHz)
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Expressão utilizada para comunicação via rádio que significa "Encerrei esta transmissão e aguardo resposta."
"Corta"
"Câmbio"
"Apara"
"Desligo"
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Utilizando o alfabeto fonético internacional para soletrar a palavra "MARINHA", temos:
MIKE, ALFA, ROMEO, INDIA, NOVEMBER, HOTEL, ALFA
MALTA, ALFA, RULIO, INDIANA, NAUTICO, HOTEL, ALFA
MOSCOU, ALFA, ROMEO, INDIA, NOVEMBER, HOTEL, ALFA
MIKE, ALFA, ROMEO, INDIANA, NOVEMBER, HOSCAR, ALFA
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Sobre os tipos de chamada realizadas pelo rádio das embarcações é incorreto afirmar que:
A chamada de Rotina tem a menor prioridade e a chamada de Socorro a maior prioridade, ou seja, se ao mesmo tempo, em um mesmo canal, houver as duas chamadas, a chamada de rotina deve ser interrompida para dar vez à chamada de Socorro.
As chamadas em radiotelefonia, quanto à prioridade, são divididas em quatro tipos: Rotina, Segurança, Urgência e Socorro.
O canal 16 é permanentemente monitorado por estações costeiras, iates clubes e marinas, para chamadas de emergência.
A “chamada de rotina” é usada para testa o equipamento e verificar se o
sinal de transmissão e recepção está satisfatório.
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Sobre chamada de socorro é correto afirmar que:
Iniciar a chamada repetindo a palavra "MAYDAY" três vezes, perguntar se há alguém na escuta, informar a situação de emergência e a sua localização, finalizar com a palavra "câmbio".
Iniciar a chamado se identificando, posteriormente repetir a palavra "MAYDAY" três vezes, comunicar a situação e quantidade pessoas a bordo.
A chamada deve iniciar repetindo a palavra "MAYDAY" três vezes, informar quem está realizando a chamada com "aqui navio fulano", informar sua posição ou ponto de referência, informar a situação de emergência e finalizar com a palavra "câmbio"
A chamada deve iniciar repetindo a palavra "SOCORRO" três vezes, informar quem está realizando a chamada com "aqui navio fulano", informar sua posição ou ponto de referência, informar a situação de emergência e finalizar com a palavra "câmbio"
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Sobre as definições dos termos aplicados na LESTA é correto afirmar que:
Lotação é a quantidade mínima de tripulantes necessária a operar, com segurança, a embarcação.
Aquaviário é o profissional não-tripulante que presta serviços de praticagem embarcado.
Tripulante é um aquaviário ou amador que exerce funções, embarcado, na operação da embarcação.
Aquaviário é todo aquele que, sem exercer atribuições diretamente ligadas à operação da embarcação, presta serviços eventuais a bordo.
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São medidas administrativas previstas na LESTA, exceto
Prisão em flagrante
Apreensão do certificado de habilitação
Apreensão, retirada do tráfego ou impedimento da saída de embarcação
Embargo de atividade de mineração e de benfeitorias realizadas.
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Considerando a LESTA e a RLESTA é incorreto afirmar que:
Considera-se reincidência se o autor material do fato cometeu a mesma infração anteriormente, independente do período em que ocorreu.
A imposição das medidas administrativas não elide as penalidades previstas na LESTA, possuindo caráter complementar a elas.
As medidas administrativas serão suspensas tão logo sanados os motivos que ensejaram a sua imposição.
É de competência do representante da Autoridade Mar ítima a prerrogativa de estabelecer o valor da multa e o período de suspensão do Certificado de Habilitação, respeitados os limites estipulados na RLESTA.
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Sobre a a seguinte infração "Conduzir embarcação ou contratar tripulantes sem habilitação para operá-la", é correto afirmar que:
Pode ser aplicada uma multa de no máximo R$ 1.600,00.
A multa pertence ao grupo D
Pode ser aplicada uma multa de R$ 2800,00 .
A multa pertence ao Grupo E
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Sobre as infrações e penalidades imputáveis aos autores materiais é correto afirmar que:
Não portar Cartão de Tripulação de Segurança. Penalidade: multa do Grupo C ou suspensão da habilitação até 90 dias.
Não portar a documentação relativa à habilitação ou ao controle de saúde. Penalidade: multa do Grupo B ou suspensão da habilitação até 90 dias.
Não possuir a documentação relativa à habilitação ou ao controle de saúde. Penalidade: multa do Grupo D.
Portar a documentação relativa à habilitação ou ao controle de saúde desatualizada. Penalidade: multa do Grupo B ou suspensão da habilitação até 30 dias.
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Sobre as infrações e penalidades imputáveis aos autores materiais é correto afirmar que:
Não possuir Rol de Equipagem ou Rol Portuário. Penalidade: multa do Grupo D.
Possuir Rol de Equipagem ou Rol Portuário em desacordo com o CTS. Penalidade: multa do Grupo D ou suspensão da habilitação até 60 dias.
Não portar Rol de Equipagem ou Rol Portuário.
Penalidade: multa do Grupo B, ou suspensão da habilitação até 30 dias.
Não dispor a bordo de todos os tripulantes exigidos conforme o CTS. Penalidade: multa do Grupo B, multiplicada pelo número de faltas, ou suspensão da habilitação até 6 meses.
30
A legislação que regulamenta a poluição das águas por embarcações é conhecida pela sigla:
NPCF
RLESTA
LESTA
MARPOL 73/78.
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Qual instrumento legal norteia toda a fiscalização do tráfego aquaviário?
NORMAM-211
LESTA
RLESTA
NPCF
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Como se chamam os instrumentos normativos expedidos pela Autoridade Marítima em complemento à LESTA?
Leis
NPCF
LESTA
NORMAM
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Qual o instrumento elaborado em complemento às NORMAM, levando em consideração a especificado regional de cada Capitania?
NMAR
NPCF/NPCP
LESTA
NORMAM
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Quais as possíveis penalidades por infrações?
Multa, suspensão ou cancelamento da habilitação, apreensão da embarcação, embargo de obras e benfeitorias
Multa, suspensão ou cancelamento da habilitação, demolição de obras e benfeitorias.
Detenção, prisão, multa, suspensão ou cancelamento da habilitação, demolição de obras e benfeitorias.
Prisão, multa, suspensão ou cancelamento da habilitação, apreensão da embarcação, embargo de obras e benfeitorias
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Qual o possível valor de multa por infração à LESTA?
R$ 80,00 a R$ 3.200,00.
R$ 40,00 a R$ 2.200,00.
R$ 40,00 a R$ 3.200,00.
R$ 40,00 a R$ 2.800,00.
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É uma peça de aço robusta colocada na borda para servir de guia aos cabos de amarração dos navios.
Cabeço
Buzina
Espia
Boça
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É o cabeço de ferro, situado entre o cabrestante e o escovém, com nervuras salientes chamadas de tetas e serve para dar uma Volta Redonda com a amarra.
Abita
Tamanca
Paiol da amarra
Mordente
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Cabos específicos para amarração de embarcações miúdas:
Cabos solteiros
Boças
Espias
Amarras
39
Um Quartel de amarra corresponde a:
22,5 metros.
20 metros.
25 metros.
27,5 metros.
40
De quanto em quanto tempo deve ser feita a inspeção da amarra elo por elo, escovar com escova de aço e recompor a pintura?
Uma vez por ano.
Semanalmente.
Mensalmente.
Semestralmente.
41
Abertura externa no casco do navio, onde fica apoiada a âncora?
Escovém
Molinete
Gateira
Paiol da amarra
42
Sobre navegação. É correto afirmar que:
Na escala 1:10.000, 1 centímetro no mapa equivale a 1 quilômetro real.
A bússola ou agulha magnética aponta para o norte verdadeiro.
A escala 1:5.000 é maior que a escala 1:100
Quanto maior a escala, maior é o nível de detalhes da carta.
43
Linha traçada na carta náutica, com direção e sentido definidos. Uma embarcação para ir de um ponto a outro deve seguir um:
Norte magnético
Rumo
Proa
Marcação
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Ângulo entre o norte verdadeiro e a proa da embarcação.
Rumo verdadeiro
Marcação magnética
Rumo magnético
Marcação verdadeira
45

É quando ocorre uma concentração de pesos nas extremidades da embarcação provocando uma curvatura longitudinal com a convexidade para cima, conforme a figura:
Caturro
Alquebramento
Contra-alquebramento
Banda
46
Tem por finalidade medir a profundidade abaixo da quilha da embarcação, por meio da emissão de pulsos e a recepção do seu eco após tocar o fundo:
Ecobatimetro
Radar
VHF
GPS
47
Distância angular medida ao longo do meridiano contada a partir do Equador. Varia de 0 a 90.
Latitude
Longitude
Rumo
Norte verdadeiro.
48
Sobre as leis da navegação marítima é INCORRETO afirmar que:
São águas jurisdicionais brasileiras (AJB): As águas marítimas abrangidas por uma faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir o Mar Territorial, que constituem a Zona Econômica Exclusiva (ZEE);
É reconhecido, às embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. A passagem inocente deverá ser contínua e rápida, não podendo ser prejudicial à paz, à boa ordem ou à segurança do Brasil.
Extensão da plataforma continental: Área reivindicada para exploração dos recursos do solo e subsolo.
É permitido o tráfego e fundeio de embarcações nas seguintes áreas consideradas de segurança: a menos de duzentos (200) metros das instalações militares; canais de acesso aos portos; a menos de 500 (quinhentos) metros das plataformas de petróleo; fundeadouros de navios mercantes; as áreas adjacentes às praias, reservadas para os banhistas, conforme estabelecido no item anterior.
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Sobre as manobras da navegação e os efeitos do leme e do hélice é INCORRETO afirmar que:
O hélice ao girar forma a corrente que recebe o nome de corrente do hélice. Isto, por vezes altera a harmonia entre hélice e leme.
Ao movimentar-se, o navio arrasta condigo uma grande massa de água, em virtude do atrito do seu casco na água. Esta é a corrente de esteira.
A navegação fluvial é considerada navegação em águas rasas. O efeito dessas águas rasas resulta na diminuição da resistência à propulsão. Ocorre a ampliação da velocidade ao surgirem ondas formadas na proa.
A corrente de descarga altera a direção do navio, tanto ao dar adiante, quanto a ré.
50
É a capacidade de recuperação ou de endireitamento que uma embarcação possui para voltar à sua posição de equilíbrio depois de um caturro ou balanço motivado por forças externas
Contra-alquebramento
Banda
Estabilidade
Alquebramento
51
Sobre estabilidade de embarcações, é correto afirmar que:
Banda é a inclinação longitudinal de uma embarcação ao pender para popa ou proa.
Trim, ou compasso, é a diferença entre os calados de ré e a vante
Quando o calado de ré é maior que o calado de vante, diz-se a a embarcação está abicada.
Centro de carena (C) é o ponto onde o peso total da embarcação atua verticalmente para baixo.
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É a distância entre as verticais que atual as forças de gravidade e empuxo. Ele proporciona o movimento de endireitamento da embarcação quando esta se inclina para um dos bordos.
Braço de endireitamento
Braço de emborcamento
Centro de gravidade
Centro de Carena
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Sobre estabilidade das embarcações é correto afirmar que:
Aduchamento é a técnica de fixar a carga à estrutura da embarcação, de maneira que ela não se movimente durante a viagem, evitando que venha a sofrer avarias e cause acidentes.
O embarque de pesos fora da linha do centro provoca uma banda permanente que aumenta as condições de estabilidade da embarcação, aumentando o braço de endireitamento.
Ao transportar tanques contendo líquidos no interior da embarcação, é recomendado que estes tanques estejam parcialmente cheios, para auxiliar na estabilidade da embarcação.
Pesos altos geram um centro de gravidade elevado, que quando ocorre uma inclinação na embarcação por qualquer motivo produz uma inclinação maior, pela força da gravidade, transformando o braço de endireitamento em um braço de emborcamento.
54
Pode ser definido como o estado da atmosfera em determinado instante e lugar:
Tempo
Clima
Meteoromarinha
Meteorologia
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Sobre as motos aquáticas, é correto afirmar que:
As motos aquáticas possuem um motor movido a combustão e um sistema de propulsão movido por uma bomba a jato de água, que gera um fluxo de água denominado de hidrojato
Enquanto estiver navegando, fique atento ao limite de 50 centímetros entre a linha d’água e o fundo, dessa forma poderá evitar um choque contra uma bancada de areia, por exemplo.
Os seguintes itens são equipamentos obrigatórios: colete salva-vidas, chave de segurança, óculos protetores, luvas, calçados fechados e roupas de proteção.
Antes de colocar a moto aquática na água deve ser feita uma inspeção prévia. Itens a ser verificados: ventilação mecânica no compartimento do motor por pelo menos 1 minuto, velas e cachimbos devem estar apertados e bem acoplados, os bujões das bueiras devem estar no lugar e abertos.
56
Após o uso da moto aquática deve ser feita a inspeção com a embarcação na carreta de transporte. São itens da inspeção, EXCETO:
Cortar combustível, caso exista chave seletora
Inspecionar e lavar o casco com água salgada
Verificar a grade de tomada de água, impulsor e eixo de propulsão
Remover os bujões
57
É a peça mais pesada e mais volumosa do motor.
Cilindro
Cárter
Bloco
Cabeçote
58
É a peça do motor que trabalha no interior do cilindro e que recebe diretamente o impulso dos gases da combustão. É em seu movimento retilíneo alternado que se verifica a transformação da energia térmica do combustível em mecânica.
Biela
Êmbolo ou Pistão
Volante
Eixo de manivela
59
É a peça na qual articula o mancal bipartido da biela, e que é responsável pela transmissão do movimento rotativo do motor .
Êmbolo
Cabeçote
Eixo de Manivelas
Vela
60
É o componente do motor que abastece os cilindros com a maior massa de ar possível, permitindo um bom aumento de potência. Quando o motor o não possui, a sua potência é menor porque o êmbolo aspira uma menor quantidade de ar.
Turbo-alimentador
Carburador
Radiador
Ventoinha
61
Sobre o motor a diesel de 4 tempos é INCORRETO AFIRMAR que:
Na fase de expansão devido à alta temperatura do ar comprimido na fase anterior, o combustível injetado entra em combustão e os gases em expansão empurram com muita força o pistão para baixo, realizando trabalho útil no eixo de manivelas.
O ciclo de funcionamento consiste em quatro fases, são elas: injeção, compressão, explosão e descarga.
O ciclo de funcionamento consiste em quatro fases, são elas: admissão, compressão, expansão e descarga.
Em um ciclo completo o eixo de manivelas do motor tem que dar dois giros completos.
62
Diversos são os instrumentos encontrados no painel de controle do motor. Sobre estes instrumentos é correto afirmar que:
Manômetros – são instrumentos destinados a medir temperatura.
Manômetros - são instrumentos destinados a medir a pressão.
Barômetros - são instrumentos destinados a medir temperatura.
Termômetros - são instrumentos destinados a medir a pressão.
63
Sobre a aplicação da meteorologia nas atividades navais é correto afirmar que:
Pressão atmosférica superior a 1013 Mb ou hPA indica um tempo ruim e/ou quente.
A atmosfera pode ser divida em 3 camadas, sendo elas: Troposfera, Mesosfera e Estratosfera.
O termo Meteoro é aplicado a qualquer fenômeno observado na atmosfera ou na superfície terrestre, porém, decorrente da sua ocorrência na atmosfera. Eles são classificados em quatro grupos: Hidrometeoros, Lipometeoros, Fitometeoros e Eletrometeoros.
A pressão média ao nível do mar situa-se em torno de 1013 Milibar (Mb) ou Hectopascal (hPA).
64
Qual a unidade de medida utilizada para medir a pressão atmosférica
Mb ou hPa
ºC
mm
bar
65
Com referência à latitude de origem as massas de ar são divididas em:
Árticas, Polares, Tropicais, Equatoriais.
Continentais e marítimas.
quentes e frias.
úmidas e secas.
66
Sobre Ripeam é correto afirmar que:
A sigla RIPEAM significa: CONVENÇÃO SOBRE O REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTOS NO MAR
Quando estamos na situação de roda a roda, ou seja, a proa de uma embarcação está bem de frente para a proa da outra, ambas devem guinar para bombordo, passando a boreste da outra.
Em caso de risco de abalroamento entre uma embarcação de propulsão mecânica e outra de propulsão a vela, a embarcação de propulsão mecânica tem prioridade, logo aquela de propulsão a vela deve manobrar.
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam, podendo colidir, a embarcação que avista a outra pelo seu bombordo deve manobrar.