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4.04 Pode um volume de água livre ser calculado utilizando uma fórmula de cunha, se a água não estiver tocando no anteparo dianteiro.
Sim
Não
2
4.05 Qual é o dispositivo preferido para se obter temperaturas em uma transferência de custódia marítima?
Um sistema de radar de bordo
Uma sonda de temperatura em linha
Um termômetro de líquido no vidro em um conjunto em copo
Um termômetro eletrônico portátil
3
4.06 Qual é a primeira coisa que você deverá fazer ao abordar uma embarcação marítima?
Sempre coletar amostras em primeiro lugar
Sempre efetuar as medições em primeiro lugar
Reportar-se ao encarregado
Abrir os tanques, preparando-se para medir e coletar amostras
4
4.07 O imediato da embarcação declara que serão carregadas 15.000 toneladas métricas de um produto. As suas instruções indicam que um máximo de 13.000 TM deverá ser carregado. Qual será o seu curso de ação?
Contatar o seu chefe para mais instruções
Supor que o imediato da embarcação possui informações mais atualizadas
Deixar a decisão com o terminal.
Ajudar a calcular o medidor de parada para garantir que a embarcação não seja sobrecarregada.
5
4.08 Quando você estiver a bordo de uma embarcação marítima, de quem é a responsabilidade global pelo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dos equipamentos adequados de medição e dos equipamentos adequados de amostragem?
Da empresa de inspeção para a qual o inspetor trabalha
Do chefe da empresa de inspeção
Do inspetor
Da embarcação
6
4.09 O que significa o termo "lastramento ou deslastramento simultâneo"?
O Encarregado foi autorizado a bombear o lastro para terra
A embarcação está transferindo lastro de um tanque de lastro para outro
A embarcação está transferindo lastro enquanto a carga estiver sendo bombeada para os tanques
A embarcação está recebendo ou removendo lastro de mais de um tanque por vez
7
4.10 Assim que as válvulas de água do mar forem lacradas por um inspetor independente, a tripulação da embarcação deverá informar o inspetor se essas válvulas forem operadas durante a transferência de custódia.
Verdadeiro
Falso
8
4.11 Por que a medição da água livre a bordo de embarcações marítimas é importante?
d. As resposta a., b. e c. estão corretas
a. Para permitir a reconciliação da carga líquida
b. Como uma confirmação das quantidades de água recebidas no terminal em terra
c. Como uma indicação de possível furto de carga
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4.12 Ao abordar uma embarcação, qual é a primeira coisa a ser feita?
Reportar-se à pessoa encarregada na embarcação
Iniciar a amostragem
Verificar se o sistema de gás inerte está ligado
Iniciar a coleta de temperaturas
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4.13 Qual é a finalidade do lastro?
Manter a carga aquecida
Reduzir o consumo de combustível da embarcação
Segregar as cargas
Manter a estabilidade, equilíbrio e calado da embarcação e para controlar os esforços da embarcação
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4.14 Quando uma inspeção de bunker deverá ser realizada?
Com todos os produtos, exceto gasolina
Quando solicitado pela embarcação
Somente com cargas de combustível líquido
Conforme seja adequado ou mediante solicitação do chefe
12
4.15 O que é importante lembrar ao se medir ROB e OBQ?
O material não líquido deverá estar no volume interno.
O equilíbrio da embarcação terá um efeito nas quantidades de líquido
O material líquido está normalmente no volume livre.
As respostas a., b. e c. estão corretas
13
4.16 Quando uma inspeção de OBQ é realizada?
Antes de carregar qualquer produto químico
Antes de carregar um produto limpo depois de um produto sujo
Antes de carregar um produto limpo
Antes de carregar qualquer tipo de carga
14
4.17 Foi determinado que o material ROB é não líquido e que somente pode ser medido a partir de um ponto de medição. Para calcular o volume de ROB, deve-se supor que o ROB se encontre uniformemente distribuído ao longo do fundo do tanque.
Falso
Verdadeiro
15
4.18 Por que medições em múltiplos pontos poderão ser necessárias ao realizar uma pesquisa de OBQ/ROB?
d. As respostas a. e b. estão corretas
a. Para ajudar a determinar se existe uma condição de cunha
c. Porque a embarcação encontra-se com a quilha equilibrada.
b. Para ajudar a determinar a natureza (líquido ou não líquido) e a quantidade do OBQ/ROB
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4.19 Se uma série de medições do volume interno indicar que o ROB/OBQ encontra-se uniformemente distribuído no fundo do tanque, como o volume seria determinado?
Mediante a aplicação da fórmula de cunha
Mediante o uso de uma média das medições de volume interno
Mediante o uso do volume interno no ponto de medição oficial
Mediante o uso de correções de equilíbrio
17
4.20 É correto aplicar um cálculo de cunha para um volume de OBQ/ROB se o material estiver encostando nos quatro anteparos do tanque?
Sim
Não
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4.21 Se você somente puder medir os tanques da embarcação a partir de uma posição e o ROB não for líquido, o que você usaria para se obter um volume?
Um volume livre corrigido pelo equilíbrio
Um volume interno corrigido pelo equilíbrio
Um volume interno não corrigido
Uma tabela ou fórmula de cunha
19
4.22 A Quantidade Observada a Bordo (OBQ) medida em um porto de carga normalmente será maior do que a remanescente a bordo (ROB) no porto de descarga anterior.
Falso
Verdadeiro
20
4.23 Em qual caso ROB não líquido será considerado como não estando uniformemente distribuído no fundo do tanque?
Quando múltiplos medidores no tanque indicarem o contrário
Quando a embarcação estiver adernando
Quando ROB for maior do que 10 cm [4"] de profundidade
Quando a carga estiver aquecida
21
4.24 Quais componentes podem ser incluídos na OBQ?
Água livre
Material não líquido
Material líquido
Qualquer combinação dos componentes acima-indicados
22
4.25 Como é chamada a carga que se adere aos anteparos de um tanque?
Revestimento
Restos
Incrustação
Lastro
23
4.26 Como é chamado o material encontrado em um tanque antes da carga?
Remanescente A Bordo (ROB)
Bunkers
Restos
Quantidade Observada a Bordo (OBQ)
24
4.27 Como é chamado o material encontrado em um tanque após a descarga?
Bunkers
Remanescente A Bordo (ROB)
Restos
Quantidade Observada a Bordo (OBQ)
25
4.28 Se o Imediato se recusar a permitir que sejam feitas medições manuais na embarcação de acordo com as instruções de inspeção, o que o inspetor deverá fazer?
Emitir uma carta de protesto para a embarcação
Contatar os chefes imediatamente, através do escritório da empresa de inspeção, se possível
Acatar as instruções do Mestre
As respostas a., b. e c. estão corretas
26
4.29 Se possível, você deverá lacrar as válvulas de água do mar do sistema de carga de uma embarcação ou conexão equivalente ao sistema de lastro antes da carga?
Não
Sim
27
4.30 Quando um equipamento eletrônico portátil de medição for usado a bordo de uma embarcação marítima, qual das seguintes considerações deverá ser contemplada?
As respostas a., b. e c. estão corretas
O equipamento usado deverá conectar-se firmemente à válvula de controle de vapor.
As tabelas de capacidade dos tanques da embarcação deverão ser ajustadas para acomodar a posição e a altura de referência da válvula de controle de vapor
O equipamento deverá estar aterrado
28
4.31 Se houver manchas na pasta d'água acima do nível de corte transparente, o que você usaria para calcular o volume?
A parte superior da mancha
Não há menção das manchas nas normas publicadas
O corte transparente, mas indicaria o volume da mancha nas observações
As respostas a, b e c estão erradas
29
4.32 Se uma embarcação estiver sendo medida enquanto o mar estiver agitado, qual deverá ser a quantidade mínima de medições por tanque?
Pelo menos cinco, tomadas durante o período do movimento, registradas e, a seguir, calculada a média
Uma
Tantas quantas forem necessárias, até que duas leituras idênticas sejam obtidas
Três, calculando-se a média na sequência
30
4.33 Se uma embarcação estiver em um cais e oscilando, de tal forma que a carga no tanque apresente um movimento maior do que 3 mm [1/8"], qual a quantidade mínima de medições a ser feita?
Cinco
Três
Duas
Uma
31
4.34 No Capítulo 17.2 de MPMS do API, há quaisquer orientações para a inspeção de embarcações em condições meteorológicas adversas?
Não
Sim
32
4.35 O Capítulo 17.4 de MPMS do API/ISO 8697 não aborda a questão da capacidade de bombeamento.
Verdadeiro
Falso
33
4.36 Qual termo é usado para a medição da carga por meio de duas ou mais aberturas em um tanque?
Medição em pontos múltiplos
Medição com movimento repetitivo
Pesquisa de escotilhas
Medição com duplicada
34
4.37 O que é um Contrato de Fretamento?
Um evento tradicional realizado pelo proprietário de uma embarcação, comemorando a locação da mesma
Um documento que especifica as dimensões de uma embarcação para que a mesma possa ingressar nas docas para carregar e descarregar a sua carga
Um documento que descreve os termos e condições aplicados ao proprietário e ao fretador enquanto a embarcação for locada
Uma declaração de sobrestadia a ser cobrada do fretador
35
Qual é a Altura de Medição de Referência de um tanque da embarcação?
O local, no interior do tanque, onde as boias de medição automáticas são instaladas
A distância medida do fundo do tanque até o ponto de medição de referência
A altura total do tronco de expansão, indicada nos desenhos
A distância entre o fundo do tanque e o ponto de medição de referência, especificada na tabela de capacidade do tanque
36
4.39 No mínimo, quantas medições de nível líquido deverão ser feitas nos tanques de uma embarcação quando a mesma estiver em movimento?
5
2
4
3
37
4.40 É necessária a realização de uma reunião-chave antes de uma inspeção para satisfazer as Normas da Indústria?
Sim
Não
38
4.41 De acordo com EI HM28 [API 17.1], o inspetor deverá estar presente em uma reunião-chave antes de uma inspeção?
Não
Sim
39
4.42 O que significa o termo "afundamento da proa"?
A leitura do calado anterior é maior do que a leitura do calado posterior.
A leitura do calado posterior é maior do que a leitura do calado anterior.
A embarcação apresenta água no tanque de pique de vante.
As correções de equilíbrio sempre serão agregadas à medição realizada
40
4.43 O que significa o termo "afundamento da popa"?
A leitura do calado posterior é maior do que a leitura do calado anterior.
A embarcação apresenta água no tanque de pique de ré.
As correções de equilíbrio sempre serão subtraídas da medição realizada
A leitura do calado anterior é maior do que a leitura do calado posterior.
41
4.44 Qual é o principal motivo para se efetuar leituras do calado em embarcações totalmente carregadas no porto de carga?
Para permitirem o cálculo de correções de inclinação ou de adernamento, se necessário
Para serem usadas no porto de descarga em caso de variação da carga
Para garantirem a drenagem correta da carga
Para serem comparadas com as leituras do calado no porto de descarga
42
4.45 Para quê as correções de equilíbrio deverão ser aplicadas?
Qualquer material líquido
Apenas para a quantidade OBQ
Apenas para a quantidade ROB
Qualquer material líquido que esteja encostando nos quatro anteparos do tanque
43
4.46 Qual é a forma mais precisa de se medir o adernamento de uma embarcação?
a. Pergunte ao Chefe
d. As respostas b. e c. estão corretas
c. Comparando-se as marcas de calado na metade da embarcação de bombordo e de estibordo
b. Ler o clinômetro
44
4.47 Quando uma embarcação estiver na posição correta, mas não com a quilha nivelada, o que deverá ser usado para corrigir os medidores de nível dos tanques?
As tabelas de correção de inclinação ou os cálculos de inclinação
As tabelas de correção de volume ou os cálculos de correção de volume
As tabelas de correção de peso ou os cálculos de correção de peso
As tabelas de correção do calado ou os cálculos de correção do calado
45
4.48 A inclinação de uma embarcação não terá efeito na detecção de água livre.
Verdadeiro
Falso
46
4.49 Em quais circunstâncias existirá uma condição de cunha?
c. Se o líquido se acumular abaixo da escotilha de medição
d. As respostas a., b. e c. estão corretas
a. Se o líquido cobrir o fundo do tanque.
b. Se o líquido não encostar todos os quatro anteparos
47
4.50 Quando o material não líquido cobrir todo o fundo de um tanque, as correções de inclinação se aplicam.
Verdadeiro
Falso
48
4.51 Quais das seguintes condições deverão estar presentes para que as correções de inclinação se apliquem?
a. O conteúdo do tanque deverá encostar nos quatro anteparos
d. As repostas a. e b. estão corretas
b. O conteúdo do tanque deverá ser não líquido
c. O conteúdo do tanque não deverá encostar no anteparo anterior
49
4.52 Qual é a definição de "adernamento"?
Um pedaço de papel com os nomes de todos os membros da tripulação
A posição do conteúdo do tanque quando a embarcação estiver com a proa afundada
A inclinação da embarcação em relação à vertical
A correção necessária quando a embarcação não estiver nivelada em relação à quilha
50
4.53 Quando um cálculo da fórmula de cunha deve ser usado em uma embarcação com afundamento da popa?
d. As respostas a., b. e c. estão corretas
a. Quando o material líquido não encostar no anteparo dianteiro
b. Quando o material sólido for medido em um único ponto de medição
c. Quando a água livre cobrir completamente o fundo do tanque
51
4.54 Normalmente, quatro partes recebem amostras no porto de carga quando uma embarcação-tanque marítima for carregada. Três dessas partes são (1) o inspetor independente, (2) a embarcação para ser entregue no terminal de descarga, (3) a embarcação, para ser retida. Quem é a quarta parte?
O terminal do porto de carga
O proprietário da carga
A embarcação, para ser retida
O agente da embarcação
52
4.55 Qual é o método preferido para a preparação de amostras compostas dos tanques da embarcação?
Em um laboratório, quando S&W e Grau API forem os únicos testes necessários
A bordo, usando volumes iguais de cada tanque
A bordo, desde que cada tanque contenha a mesma carga
Em um laboratório, proporcional ao volume de cada tanque
53
4.56 O que é o "bordo livre" de uma embarcação?
O momento do dia a partir do qual o período de estadia começa de acordo com o Contrato de Fretamento
A distância da linha de água até a quilha da embarcação
A distância da linha de água até o nível do convés da embarcação
O momento no qual os agentes de Alfândega locais permitem que outras pessoas abordem a embarcação
54
4.57 Utilizando o Sistema Inglês de medidas, qual é o tamanho dos números das marcações de calado?
3 polegadas de altura
6 polegadas de altura
12 polegadas de altura
9 polegadas de altura
55
4.58 Utilizando o Sistema Inglês de medidas; qual a distância entre os números das marcações de calado?
6 polegadas
12 polegadas
9 polegadas
3 polegadas
56
4.59 Qual informação é determinada a partir das leituras do calado?
d. As respostas a., b. e c. estão corretas
a. A profundidade da embarcação na água
b. A inclinação e o adernamento da embarcação
c. O peso deslocado da embarcação
57
4.60 Quando o Sistema Internacional (métrico) for usado, qual é o tamanho dos números do calado?
10 centímetros de altura
12 centímetros de altura
6 centímetros de altura
6 polegadas de altura
58
4.61 Ao efetuar a leitura do calado em unidades do Sistema Internacional, qual é a distância entre cada número?
12 centímetrosv
10 centímetros
6 polegadas
5 centímetros
59
4.62 Qual norma aborda a inspeção de pré-carga dos tanques da embarcação?
d. As respostas a, b e c estão erradas
b. ISO 3170
a. EI HM 4
c. Capítulo 17.8 de MPMS do API
60
4.63 O que é um "teste de lavagem de parede"?
a. Um procedimento que envolve a lavagem automática com alta pressão das paredes de um tanque para remover quaisquer resíduos de carga
b. A atividade de enxaguar a parede de um tanque com um solvente e a obtenção de uma amostra do(s) produto(s) anterior(es) para determinar a compatibilidade com o produto a ser carregado
d. As respostas a., b. e c. estão erradas
c. Um procedimento no qual um tanque é lavado com uma solução cáustica para remover o material acumulado na superfície
61
4.64 O que é um "teste de raspagem"?
d. As respostas a., b. e c estão erradas
c. Um teste especializado de laboratório para detectar a presença de água, ferro, polímeros e emulsão
a. O procedimento de raspar recipientes de amostras para garantir que os mesmos estejam limpos antes de serem enviados ao laboratório
b. O procedimento de se raspar fisicamente a superfície do interior de um tanque com pedaços de papel absorvente branco para se detectar uma possível contaminação
62
4.65 Em quê deverá ser baseada a quantidade de áreas de um tanque de carga a serem lavadas?
Na capacidade do tanque
Na idade da embarcação
Na última carga
Na quantidade disponível do meio de lavagem das paredes
63
4.66 Ao se executar um teste de lavagem da parede do tanque de carga de uma embarcação, foi observada uma quantidade de áreas descoloridas na superfície do tanque. Se as áreas descoloridas forem menores do que 20% da área da superfície do tanque, essas áreas podem ser amostradas (lavagem de parede) e incluídas na amostra do tanque?
Não
Sim
64
4.67 Ao se executar um teste de lavagem da parede do tanque de carga de uma embarcação, foi observada uma quantidade de áreas descoloridas, rachaduras no revestimento do tanque e seções expostas na superfície do tanque. Se essas áreas forem maiores do que 20% da área da superfície do tanque, qual ação deverá ser tomada?
As áreas deverão ser lavadas e as lavagens das paredes incluídas nas amostras coletadas no resto do tanque
As áreas deverão ser lavadas e as lavagens dessas áreas das paredes, mantidas em um frasco separado
Essas áreas podem ser ignoradas
As áreas deverão ser identificadas no relatório de inspeção, mas não devem ser lavadas
65
4.68 Uma lavagem de parede deverá ser realizada em uma superfície úmida do tanque?
Não
Sim
66
4.69 O que deve ser determinado na reunião-chave de inspeção pré-carga do tanque entre a tripulação da embarcação, o pessoal de terra e o pessoal de inspeção?
d. As informações de a., b. e c. deverão ser determinadas
a. A quantidade de tanques, a capacidade dos tanques, volume previsto de carga
b. As três últimas cargas e o método de limpeza dos tanques
c. O conteúdo dos tanques adjacentes
67
4.70 Uma inspeção no "nível do convés" é a forma mais eficaz de inspeção de tanques.
Verdadeiro
Falso
68
4.71 Durante uma inspeção com ingresso no interior do tanque, qual das seguintes opções não é correta?
A atmosfera do tanque deverá ser testada para uma entrada segura
Todos os dutos deverão ser drenados e confirmados que estão vazios
Todas as áreas da superfície deverão ser examinadas quanto à possível contaminação, condição do revestimento do tanque e ferrugem solta
Como mais de uma pessoa entrará no tanque, não é necessário ter alguém de prontidão na escotilha
69
4.72 Ao se lavar a parede de um tanque, qual das seguintes opções é correta?
c. Cada área de parede lavada deverá ter, pelo menos, 1 m x 1 m [3 pés x 3 pés]
b. Há dois métodos de lavagem de parede: mata-borrão e funil
a. A parte inferior do tanque (piso) normalmente não requer lavagem de parede
d. As respostas a, b e c estão corretas
70
4.73 Não é necessário preparar uma amostra inerte do líquido de lavagem da parede se ela for fornecida por um Laboratório certificado.
Verdadeiro
Falso
71
4.74 A inspeção de pré-carga do tanque poderá ser limitada à medição da OBQ.
Falso
Verdadeiro
72
4.75 Quem é responsável por determinar qual carga, em uma embarcação, somente será carregada naqueles tanques com superfícies ou revestimentos compatíveis com a carga?
O pessoal do terminal
O transportador da carga
O Inspetor independente
A tripulação da embarcação
73
4.76 Qual das seguintes opções possivelmente irá requerer uma inspeção com ingresso no tanque?
Óleo diesel
Óleo combustível pesado
Produtos petroquímicos
Combustível para jatos
74
4.77 Por que nunca se deve romper bolhas no revestimento de um tanque ou nunca se deve mexer em pilhas de detritos no piso de um tanque ao se efetuar uma inspeção com ingresso no tanque?
c. É responsabilidade da tripulação da embarcação remover detritos e preparar a superfície do tanque antes de o mesmo ser carregado
b. O Inspetor poderá entrar em contato com material potencialmente perigoso e desconhecido
a. A atmosfera do tanque pode ser negativamente afetada
d. As respostas a., b. e c. estão corretas
75
4.78 Ao se ler as marcas de calado em uma barcaça ou embarcação, qual parte do número indica o ponto zero real (início) do número em questão?
O ponto intermediário do número
A extremidade superior do número
A extremidade inferior do número
76
4.79 A qual elemento a válvula de água do mar deverá ser lacrada?
A um objeto estático adjacente, como outra válvula ou guarda-corpo
À chave de roda do encanador
Ao corpo principal da válvula de água do mar
À plaqueta de identificação da válvula de água do mar
77
4.80 De acordo com o HM 28 / HM 29 do Instituto de Energia, Capítulo 17.1 de MPMS do API, o que aconteceria como parte de uma inspeção em terra?
c. Salvo instruções em contrário, o Inspetor deverá supor que a linha esteja preenchida antes e depois da transferência do produto
a. O Terminal deveria informar ao Inspetor sobre as condições da linha
b. Um procedimento de verificação do preenchimento da linha deverá ser solicitado para se verificar a condição da linha
d. As respostas a., b. e c. estão corretas
78
4.81 Se uma embarcação estiver descarregando sob condições de medição fechada e os adaptadores de válvulas a bordo não forem compatíveis com o equipamento eletrônico de medição do inspetor, qual ação deverá ser adotada?
O equipamento de medição da embarcação deverá ser usado, mas somente depois que o mesmo for comparado com o equipamento da empresa de inspeção e os resultados, registrados
O chefe deverá ser contatado para se obter instruções
O equipamento de medição da embarcação deverá ser usado
Uma fita manual deverá ser usada com a medição aberta
79
4.82 Não se espera que inspetores independentes corrijam os medidores/indicadores de nível de tanques de barcaça, pois a maioria das barcaças não possui tabelas de inclinação.
Verdadeiro
Falso
80
4.83 O que um inspetor deve fazer se lhe pedirem para assinar um Certificado de Tanque Seco:
Nenhuma das anteriores
Assinar se a tripulação da embarcação confirmar que os tanques estejam secos
Assinar se estiver razoavelmente seguro de que os tanques estejam secos
Recusar a assinar conforme as orientações da TIC Council
81
4.84 É aceitável que um inspetor assine os Certificados de Tanques Secos, os certificados de Limpeza da Embarcação indicando que os tanques de cargo são adequados para a carga em questão, os certificados de ROB com informações de capacidade de bombeamento e registros de bombeamento.
Verdadeiro
Falso
82
4.85 "A melhor forma de provar a natureza de líquido/não líquido do ROB/OBQ é ter uma amostra"
Verdadeiro
Falso
83
4.86 O que o Capítulo 17.9 de MPMS do API / EI HM 49 aborda:
Fatores de Experiência da Embarcação
Temperatura
Amostragem
Medição
84
4.87 Um VEF de compartimento pode ser estabelecido para embarcações que transportam múltiplas cargas regularmente?
Não
Sim
85
4.88 Ao se calcular um VEF, quais dos seguintes dados devem ser excluídos?
d. As respostas a. e c. estão corretas
c. Viagens nas quais se sabe que os dados da embarcação ou de terra são incorretos
a. Transferências entre embarcações
b. Primeira viagem após doca seca
86
4.89 Ao se calcular um VEF, somente as vinte viagens mais recentes devem ser usadas:
Falso
Verdadeiro
87
4.90 Um VEF deve ser baseado em pelo menos cinco viagens qualificadas:
Verdadeiro
Falso
88
4.91 De acordo com a API 17.9 / HM 49, qual entidade determina o número de viagens?
A embarcação
O cliente / diretor
A empresa de inspeção
A autoridade portuária
89
4.92 Se o método principal na API 17.9/HM 49 não produzir um fator de experiência da embarcação (VEF, Vessel Experience Factor), que medidas devem ser tomadas?
Nenhuma, pois um VEF não pode ser calculado
Nenhuma das opções está correta
Usar o método alternativo, se todas as partes comerciais estiverem de acordo
Usar uma edição anterior do padrão VEF
90
5.01 Qual deve ser a primeira fonte de informações ao se preparar para coletar a amostra de um novo produto?
A Ficha de Segurança (SDS) para o produto
HM6 do Instituto de Energia / ISO 3170 / ISO 3171 / Capítulo 8 do API
O Guia Internacional de Segurança para Petroleiros e Terminais de Petróleo (ISGOTT)
O Manual do Petróleo
91
5.02 Independente do produto, e de acordo com a norma IP475/ISO 3170, qual é o nível máximo absoluto de
1
0.8
0.5
0.95
92
5.03 Independentemente do produto, qual é o nível máximo absoluto de enchimento normal dos recipientes de amostra?
1
0.8
0.5
0.85
93
5.04 Qual é o equipamento de proteção individual mínimo exigido para a coleta de amostras?
Luvas, máscara facial e óculos de sol
Luvas, respirador, capacete e SCBA
Luvas, uniforme e SCBA
Luvas, proteção ocular, capacete, uniforme com retardador de chama e sapatos de segurança
94
5.05 Ao se medir um tanque que emite vapores, onde você se deverá posicionar?
Não é importante
Contra o vento à sua esquerda ou direita
Contra o vento no seu rosto
A favor do vento da escotilha de medição
95
5.06 Ao levantar qualquer objeto pesado, quais músculos devem absorver a maior parte do peso?
b. Os músculos das pernas
c. Os músculos das costas
a. Os músculos superiores dos braços
d. As respostas a., b. e c. estão corretas, para distribuir a carga igualmente
96
5.07 Quando os inspetores são permitidos a acionar as válvulas a bordo das embarcações?
Os inspetores não deverão acionar as válvulas da embarcação
Quando acompanhados por uma pessoa autorizada a bordo
Quando a tripulação estiver muito ocupada para fazer isso
Quando não houver ninguém para fazê-lo
97
5.08 Quais dos seguintes equipamentos de segurança não são necessários em cada trabalho?
SCBA
Monitor de H2S
Uniforme à prova de fogo com mangas compridas
Capacete, calçados de segurança, luvas
98
5.09 Qual deve ser a primeira reação a qualquer acidente com lesão?
Reportar-se imediatamente ao supervisor da pessoa
Acionar o alarme e solicitar ajuda
Proteger a pessoa lesionada, se possível sem risco para você mesmo, contra exposição a outras lesões
Prestar os Primeiros Socorros
99
5.10 A quem compete a responsabilidade para que um inspetor acate as regras de segurança de um terminal?
O gerente do inspetor
O responsável pela segurança do terminal
O pessoal do terminal
O inspetor
100
5.11 O equipamento eletrônico portátil de medição deverá ser imediatamente ________________ antes da medição?
Limpo
Calibrado
Verificado
Aterrado