
Quiz- Comunicação Empresarial
Neste quiz, você testará seus conhecimentos sobre os principais conceitos da comunicação empresarial, incluindo comunicação verbal e não verbal, comunicação interna e externa, e estratégias para melhorar a interação dentro das empresas.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Quais são as principais elementos da comunicação ?
C- Interlocutores, canal, e intenção
A- Emissor, receptor, canal, código mensagem, contexto e feedbacks
Ruído, mensagem e feedbacks
D- Fala, audição e resposta
B- Som, escrita, interpretação, linguagem e resposta
2
O que significa a sigla CHA ?
Conhecimento, Habilidade e Atitude
Competência, Habilidade e Aprendizado
Concentração, Habilidade e Adaptabilidade
Criatividade, Habilidade e Autonomia
Conhecimento, Honestidade e Atitude
3
O veículo através do qual transmitimos uma mensagem para outra pessoa chama-se
Interlocutor
Conteúdo
Ruído
Suporte
Enunciador
4
Qual das alternativas melhor define o que é um enunciado?
Uma sequência de palavras organizadas de forma coerente que transmite uma mensagem em um determinado contexto de comunicação.
Uma palavra isolada que, por si só, não tem significado dentro de um contexto.
Um conjunto de palavras aleatórias que não precisam fazer sentido ou ter um propósito específico
Um texto longo que precisa ter, obrigatoriamente, mais de uma frase para ser considerado um enunciado.
Apenas frases escritas que seguem regras gramaticais, sem considerar a comunicação oral.
5
As funções da linguagem se referem aos diferentes usos que a linguagem pode ter na comunicação. Existem seis funções principais, conforme a teoria de Roman Jakobson, quais são;
Função imperar, Função poética, Função Tática, Função Gerada, Função Prática e Função emotiva
Função primitiva, Função dissertiva, Função didática, Função Poética,Função receptiva e Função Metalinguistica
Função plausível, Função parcial, Função Logística, Função poética, Função referencial e Função explícita
Função Expressiva, Função Cogitativa, Função Poética, Função emotiva, Função Ideológica e Função Metalinguistica
Função Referencial, Função Poética, Função Conativa, Função Emotiva, Função Tática, Função Metalinguistica
6
Quais fatores contribuem para os ruídos na comunicação?
Uso de palavras difíceis e linguagem formal
Quando o receptor não concorda com a mensagem
Apenas falta de interesse do receptor
Apenas ruídos sonoros e falhas técnicas
Barulhos externos, falhas no canal, ambiguidades na mensagem, diferenças culturais e problemas emocionais
7
Na variações linguísticas. Quais são os principais tipos de resenha?
Resenha crítica e resenha descritiva
Resenha científica e resenha esportiva
Resenha acadêmica e resenha jornalística
Resenha opinativa e resenha literária
Resenha descritiva, resenha acadêmica
8
Qual é um exemplo de comunicação externa de uma empresa?
Comunicação interna da empresa
Um e-mail enviado pela liderança para os funcionários
Uma reunião entre diferentes setores da empresa
O atendimento ao cliente em redes sociais
Um comunicado interno sobre normas da empresa
9
O que é uma metáfora e qual o seu papel na comunicação e na construção do significado nas linguagens verbal e não verbal?
Um recurso gramatical utilizado exclusivamente para evitar ambiguidades e tornar a linguagem mais objetiva
Uma maneira de repetir palavras com o objetivo de reforçar uma ideia dentro de um texto.
B) Uma técnica literária usada apenas na poesia, sem aplicação em outros tipos de comunicação.
Uma figura de linguagem que cria uma relação implícita de semelhança entre dois elementos, transferindo características de um para outro, enriquecendo a expressão e permitindo múltiplas interpretações
E) Uma estrutura linguística que substitui palavras difíceis por sinônimos para facilitar a compreensão do texto.
10
O que diferencia a comunicação formal da informal no ambiente de trabalho?
A comunicação formal é usada apenas entre funcionários de alto escalão
A comunicação informal deve ser evitada a todo custo
A comunicação formal segue padrões e canais oficiais, enquanto a informal ocorre espontaneamente
A comunicação formal segue padrões e canais oficiais, enquanto a informal ocorre espontaneamente
A comunicação informal é mais importante do que a formal