Música Popular Brasileira

Música Popular Brasileira

Questões sobre história da Música Popular Brasileira do período Colonial ao início do século XX (década de 1930)

Anúncios

1

Qual gênero musical, considerado a primeira dança genuinamente brasileira, surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX, combinando influências europeias e africanas?

Maxixe
Lundu
Choro
Polca
2

Qual compositora brasileira, pioneira no maxixe, desafiou as convenções sociais da época e se destacou como uma das principais figuras femininas da música brasileira?

Carmen Miranda
Chiquinha Gonzaga
Elis Regina
Nara Leão
3

Qual obra de Chiquinha Gonzaga, um maxixe famoso, se tornou um marco na música popular brasileira?

"Carinhoso"
"Aquarela do Brasil"
"Ó Abre Alas"
"Corta-Jaca"
4

Qual gênero musical instrumental, conhecido por seu virtuosismo e improvisação, teve sua era de ouro nas décadas de 1920 e 1930 no Brasil?

Maxixe
Lundu
Choro
Samba
5

Qual das seguintes opções NÃO é uma característica da música indígena no período colonial brasileiro?

Influência de instrumentos europeus como o violão.
Uso de chocalhos e percussões.
Transmissão oral das tradições musicais.
Canto monódico.
6

Qual evento marcou o início da popularização do samba no Brasil e de fundamental importância para a indústria fonográfica?

O surgimento do rádio na década de 1920.
A chegada da Família Real em 1808.
A criação do programa "A Hora do Brasil" em 1935.
A gravação de "Pelo Telefone" em 1917.
7

Qual foi o principal objetivo dos jesuítas ao utilizarem a música durante a colonização do Brasil?

Desenvolver uma música brasileira única.
Preservar as tradições musicais indígenas.
Catequizar os povos indígenas.
Divertir os colonos portugueses.
8

Qual programa de rádio, criado em 1935, se tornou um importante veículo de divulgação do samba e de outros gêneros musicais durante o Estado Novo?

"Repórter Esso"
"Programa Casé"
"A Voz do Brasil"
"A Hora do Brasil"
9

Quem foi o líder do grupo "Os Oito Batutas", um dos mais importantes conjuntos de choro da década de 1920 e compositor de 'Carinhoso" (eleita a música brasileira do século XX)?

Chiquinha Gonzaga.
Joaquim Callado.
Noel Rosa.
Pixinguinha.
10

Qual cantora brasileira se tornou um ícone internacional, popularizando a música brasileira no exterior?

Dalva de Oliveira.
Tia Ciata.
Chiquinha Gonzaga.
Carmen Miranda.
11

Em que ano foi fundada a primeira gravadora do Brasil, a Casa Edison, marcando o início da era das gravações musicais no país?

1917
1888
1902
1930
12

Qual a relação entre o Lundu e a Polca na formação da música brasileira?

A Polca influenciou a melodia do Lundu.
Ambos os gêneros são de origem africana.
A Polca substituiu o Lundu nos salões da elite.
O Lundu e a Polca se fundiram para criar o Maxixe.
13

Qual o impacto das gravações musicais no desenvolvimento da música popular brasileira?

Dificultaram o acesso à música pelas classes populares.
Favoreceram a preservação da música indígena.
Limitaram a difusão da música popular.
Impulsionaram a profissionalização do mercado musical.
14

Qual a importância de Tia Ciata para a história do samba?

Foi a compositora do primeiro samba gravado.
Anfitriã de encontros musicais que impulsionaram o desenvolvimento do samba.
Primeira cantora de samba a alcançar fama internacional.
Criadora do estilo moderno de samba.
15

Qual gênero musical brasileiro, com suas raízes na música portuguesa do século XVIII, se destaca por suas melodias românticas e letras que exploram o amor e a saudade?

Modinha
Lundu
Maxixe
Choro
16

Por que o maxixe, inicialmente popular nas classes mais baixas, foi resistido pela elite brasileira?

Por ser considerado muito lento e monótono.
Por ser uma cópia da música europeia.
Por ser visto como vulgar e sensual.
Por ser associado a letras politicamente subversivas.
17

O Choro, gênero musical genuinamente brasileiro, se caracteriza por:

Temática religiosa e influência indígena.
a) Letras românticas e melodias melancólicas. b)
Ritmo marcado e coreografia sensual.
Virtuosismo, improvisação e ritmo sincopado.
18

Qual das seguintes opções NÃO representa uma característica marcante da música brasileira no período colonial?

Fusão de elementos indígenas, europeus e africanos.
Uso da música como ferramenta de catequização.
Popularização da modinha e do Lundu.
Influência do jazz americano.
19

Como o maxixe se adaptou aos salões da elite brasileira?

Passou a ser tocado apenas por instrumentos clássicos como violino.
Adotou letras em francês.
Foi proibido de ser tocado em público.
a) Alguns compositores nominavam de "tango brasileiro".
20

Como a música africana se fez presente no Brasil colonial, apesar da repressão cultural imposta pelos colonizadores?

Através da transmissão oral e da incorporação de elementos africanos à música europeia.
Através da influência de músicos africanos famosos que visitavam o Brasil.
Através de grandes festivais de música africana.
Através de escolas de música africanas.
21

Quais as principais características da música africana que influenciaram a música brasileira?

Letras que contam histórias épicas.
Melodias complexas e harmonias sofisticadas.
Uso de instrumentos eletrônicos.
Rítmica (síncope, polirritmia), dança (sensualidade, expressividade) e instrumentos (berimbau, atabaque, agogô).
22

Qual a importância do samba para a construção da identidade nacional brasileira?

O samba foi imposto pelo governo Vargas como único gênero musical permitido.
O samba se tornou um símbolo da cultura afro-brasileira e da miscigenação.
O samba foi utilizado pela elite branca como símbolo de domínio.
O samba representou a resistência cultural dos povos indígenas.
23

Qual o impacto do processo de aculturação musical promovido pelos jesuítas sobre a música indígena?

Criação de um novo gênero musical híbrido.
Incorporação de elementos indígenas à música europeia.
Fortalecimento da identidade musical indígena.
Perda gradual da identidade musical indígena.
24

Quais as evidências da desvalorização da cultura musical indígena pelos jesuítas?

Uso de termos pejorativos para descrever a música indígena e substituição de canções indígenas por orações religiosas em língua indígena.
Proibição da música indígena em todas as suas formas.
Destruição de todos os instrumentos musicais indígenas.
Obrigação dos indígenas a cantar apenas em latim.
25

Qual a principal característica da música no período colonial brasileiro?

Isolamento musical, sem interação com outras culturas.
Homogeneidade musical, com predomínio da música europeia.
Inexistência de música profana.
Mistura complexa de influências indígenas, europeias e africanas, formando uma identidade musical única.
26

Qual a relação entre a música e a dança no contexto da cultura afro-brasileira?

A música é utilizada apenas como acompanhamento para a dança.
A música e a dança são elementos separados e independentes.
A dança é uma forma de expressão corporal que se manifesta através da música.
A música e a dança estão intrinsecamente ligadas, expressando a cultura e a religiosidade afro-brasileira.
27

Qual das opções abaixo NÃO representa uma influência da música africana na música brasileira?

Melodias e harmonias dissonantes.
Uso de instrumentos de percussão como o atabaque.
Danças sensuais e expressivas.
Rítmica sincopada e polirritmia.
28

O que significa o termo "síncope" no contexto da música brasileira?

Uma dança sensual de origem africana.
Um estilo de canto típico da música indígena.
Um tipo de instrumento musical de percussão.
Um ritmo caracterizado pelo deslocamento do acento métrico.
29

Qual a importância do rádio para a popularização da música brasileira no século XX?

O rádio dificultou o acesso à música popular pelas classes populares.
O rádio possibilitou a difusão da música brasileira para um público mais amplo, ultrapassando as barreiras geográficas.
O rádio promoveu a música indígena em detrimento de outros gêneros.
O rádio permitiu que a música erudita europeia chegasse ao Brasil.
30

Como a indústria cultural impactou o desenvolvimento da música brasileira no século XX?

A indústria cultural promoveu a diversidade musical e o respeito às tradições instituídas por lei pela ditadura do Estado Novo, em 1937.
A indústria cultural contribuiu para a preservação da música indígena.
A indústria cultural impediu a influência de gêneros musicais estrangeiros.
A indústria cultural impulsionou a profissionalização do mercado musical e influenciou a produção musical de acordo com as demandas do mercado.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.