
Música Afro Brasileira
As origens da música afro-brasileira, suas questões históricas, características artísticas e técnicas.
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A música afro-brasileira surge:
Com a chegada de ritmos afro-americanos no Brasil nos anos de 1960.
No início do século XX com os primeiros movimentos do samba urbano no Rio de Janeiro.
No século XVI com chegada dos primeiros negros escravisados ao Brasil.
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Quais os principais grupos étinicos vindos da África qua deram origem à cultura afro-brasileira:
Bantos, sudaneses e iorubás.
Pataxós, bantos, jejes.
Sudaneses, tupiniquins e lusitanos
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Qual ritmo musical afro-braileiro NÃO é do período colonial?

FUNK

MARACATU

CONGO CAPIXABA
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Sobre a "Lei da Vadiagem" no início da República Brasileira é possível afirmar:
Foi um instrumesmo do racismo institucional de controle social, que dificultou ainda mais o desenvolvimento da cultura negra, como o samba, a capoeira e os cultos do candomblé.
Não havia diferenciação na sua aplicação entre pessoas negras e brancas.
Foi uma lei que garantia a harmonia social nas grandes cidades braileiras.
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O samba hoje é um dos principais símbolos da cultura nacional. Entretanto, históricamente sofreu preconceito e perseguição por ser uma expressão artística criada por pessoas negras. Qual artista abaixo NÃO faz parte da história do samba no Brasil?

Pixinguinha

Dona Ivone Lara

Nina Simone
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Qual destes(as) artistas é um dos principais nomes da música brasileira, sendo fundador(a) do movimento tropicalista na década de 1960 e autor(a) de composições que vão da bossa nova ao reggae?

GILBERTO GIL

BOB MARLEY

ELZA SOARES
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São instrumentos tradicionais do Congo Capixaba, EXCETO?

TAMBORIM

TAMBOR

CASACA
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Tim Maia é o representante da black music no Brasil. Entre os ritimos que o artista ajudou a populariza por aqui estão:
Soul e rock
Samba e maxixe
Soul e funk
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A juventude negra é criadora da arte que sai das favelas e rapidamente é apropriada pelo asfalto. O estilo musical, a moda e costumes antes marginalizados, depois adotados por outros jovens de diferentes classes sociais. São exemplos da produção da juventude negra pariférica:
forró, vanerão, funk e valsa
funk, polca, bossa nova e rap
funk, rap, trap e pagode
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Racionais MCs é um dos principais fenômenos da música brasileira. Qual dos álbuns abaixo NÃO faz parte da sua discografia?
"Nada como um Dia após o Outro Dia"
"Sobrevivendo ao inferno"
"O Menino Que Queria Ser Deus"