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1
Os primeiros gases atmosférico que devem ser conhecidos pelo socorrista de bordo são:
Dióxido de carbono y monóxido de carbono
Oxigênio e dióxido de carbono
Oxigênio e hélio
Oxigênio e nitrogênio
2
Na medida em que se ganha altura na atmosfera, a pressão atmosférica:
Não sofre alteração
Oscila
Aumenta
Diminui
3
A medida da pressão do ar atmosférico ao nível do mar é de:
560 mmHg
760 mmHg
1520 mmHg
380 mmHg
4
(DAC dez 2005/ ANAC abr 2007/ ANAC ago 2007) As aerosinusites e aerotites são desencadeadas pelas oscilações de pressão:
Parcial de nitrogênio
Parcial de oxigênio
Ocular
Atmosférica
5
(DAC dez 2003/ DAC dez 2004 / DAC abr 2006/ ANAC abr 2007) A variação da pressão atmosférica durante o voo pode acarretar no organismo de quem voa:
Aerobaropatias
Alergias
Infecções
Pseudoartrose
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A diminuição das taxas de oxigênio no sangue arterial ou nos tecidos do organismo é denominada:
Dispepsia
Anóxica
Hipóxia
Disbarismo
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A hipóxia hipobárica é causada pela:
Aumento da pressão total do gás carbônico no ar inspirado
Queda da pressão total do gás carbônico no ar inspirado
Queda da pressão parcial do oxigênio no ar inspirado
Aumento da pressão parcial do oxigênio no ar inspirado
8
(DAC dez 2003/ DAC dez 2004/ DAC abr 2006/ ANAC abr 2007) A queda parcial do oxigênio em vo poderá acarretar às pessoas a bordo um(a):
Mal de altitude
Hipertermia
Hipovolemia
Convulsão epilética
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Na hipóxia hipobárica, qual a zona de descompensação orgânica?
Entre 12 a 24 mil pés
10 mil pés
Acima de 24 mil pés
Até 12 mil pés
10
Passageiros com diminuição da taxa de oxigênio no organismo, aumento da frequência cardíaca, perda da coordenação motora, diminuição da acuidade visual e desmaio estão sofrendo de
Hipóxia
Aeroembolismo
Choque anafilático
Convulsão
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Dentre os sintomas que podem ser observados em vítimas de hipóxia podemos destacar:
Alterações visuais e desmaio
Diarreia e tonteira
Dor de cabeça e epistaxe
Diarreia e convulsão
12
(ANAC dez 2007) A melhor conduta no atendimento à crise de hipoxia anóxica é o emprego de
Broncodilatador
Vasodilatador
Nitrogênio
Oxigênio
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Com relação ao tempo útil de consciência:
A tolerância não depende da altitude
Quanto maior a altitude, maior a tolerância
Quanto menor a altitude, menor a tolerância
Quanto menor a altitude, maior a tolerância
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O tempo de consciência útil a 40 mil pés e em condições de hipóxia é de:
30 a 60 segundos
10 a 30 segundos
2 a 3 minutos
45 a 75 segundos
15
Um ser humano sobrevive totalmente privado de oxigênio por no máximo minutos.
6
15
3
10
16
Qual dos passageiros abaixo terá um maior TUC em caso de despressurização?
Comissário de voo realizando Walk Around Procedure sem máscara
Fumante
Nenhuma das alternativas
Aquele que tomou vinho durante o voo
17
A despressurização súbita de uma aeronave poderá agir sobre:
Todas as alternativas estão corretas
Ouvido médio
Seios da face
Cavidades digestivas
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Cólicas, arrotos e flatulência são sintomas de aerodilatação:
No ouvido médio
Na cavidade dentária
Nos seios da face
No sistema digestivo
19
Das alternativas abaixo, aponte aquela que pode provocar aerodilatação no aparelho digestivo:
Massa
Vegetais
Arroz
Feijão
20
(DAC dez 2003) A sinusite ativada pela alteração da pressão atmosférica pode acometer um passageiro durante um voo, principalmente se ele estiver:
Fumando
Dormindo
Gripado
Recostado
21
A aerotite é um tipo particular de aerodilatação que atinge:
O ouvido interno
O ouvido médio
Todas as partes do ouvido
O ouvido externo
22
(DAC dez 2004) Na subida da aeronave, quando a cabine começa a ser pressurizada, o ar contido no ouvido médio dilata-se, provocando:
Dispepsia
Cefaléia
Ensurdecimento
Náusea
23
A dor de ouvido causada durante os procedimentos de subida e descida da aeronave deve-se a
Aerotite
Aerosinusite
Aeroembolismo
Um corpo estranho no ouvido
24
Uma criança de colo, tanto na decolagem como no pouso da aeronave, apresenta choro forte e agitação. Provavelmente ela está com:
Dor de ouvido
Dor de barriga
Fome
Fraldas molhadas
25
A melhor forma de prevenção de dor de ouvido numa criança de colo durante a decolagem ou pouso da aeronave é:
Solicitar à mãe para que coloque a criança para mamar ou use chupetas
Verificar a existência de médico a bordo
Nenhuma das alternativas
Massagem no abdômen e chá
26
(ANAC set 2015) Manobra onde tentamos recuperar a ventilação do ouvido médio equalizando a pressão:
Valsalva
Despressurização
Heimlich
Isobária
27
A Manobra de Valsalva é usada:
Em casos de aerosinusite
Para aumentar o conforto do ouvido no voo de cruzeiro
Para equilibrar a pressão no ouvido médio
Para eliminar corpo estranho nas vias aéreas
28
A membrana do tímpano situa-se:
Entre o ouvido médio e o interno
No ouvido interno
No ouvido médio
Entre o ouvido externo e o médio
29
No interior do ouvido médio existe:
Nenhuma das anteriores
Linfa
Ar
Secreção serosa
30
O ar existente dentro do ouvido médio se comunica com a faringe através da:
Trompa de Eustaquio
Trompa de Falópio
Janela oval e redonda
Canais semicirculares
31
Durante o voo de cruzeiro, a pressão do ouvido médio, em relação à pressão da cabine da aeronave, deverá estar:
Equalizada
Menor
Maior
Eliminada
32
A Trompa de Eustaquio tem como função a:
Equalização das pressões sobre as superfícies timpânicas
Equalização do ouvido médio com o ouvido interno
Desobstrução do ouvido interno
Equalização sonora
33
Caso um tripulante embarque com um dente cariado ou mal obturado, poderá apresentar:
Aerodilatação da cavidade dentária
Aeroembolismo
Aerosinusite
Aerotite
34
A formação de bolhas de nitrogênio em várias partes do organismo recebe o nome de:
Aeroembolismo
Hemoptise
Hipoxia
Anoxia
35
Os sintomas de aeroembolismo começam a manifestar-se a partir de:
10.000
40.000
20.000
30.000
36
(ANAC dez 2007) O aeroembolismo ocorre caso haja despressurização acima de:
30.000 pés
20.000 pés
25.000 pés
33.000 pés
37
Qual a melhor medida de proteção ao passageiro contra o aeroembolismo?
Cabine despressurizada
Cabine pressurizada
Nitrogênio sob pressão
Oxigênio sob pressão
38
Bends é o tipo de aeroembolismo que ocorre na forma:
Articular
Cutânea
Nervosa
Pulmonar
39
Sintomas de coceira, irritação nas terminações e formigamento indicam
Aeroembolismo
Hipóxia
Aerosinusite
Aerotite
40
(ANAC ago 2007) Das alternativas abaixo indique a que constam exclusivamente alguns dos sintomas e sinais decorrentes do aeroembolismo:
Artralgias, mialgias, pressão na região retroesternal e parestesias
Queda da pressão arterial, cefaléia frontal e euforia
Dispneia, agitação, dores articulares e mal-estar
Epistaxe, dores articulares e hemorragias leves
41
Dentre os fatores abaixo, cite os que podem influir na intensidade do aeroembolismo
Velocidade de subida em cabine não pressurizada
Sedentarismo
Todas as alternativas estão corretas
Obesidade
42
As modificações que surgem no organismo durante o voo decorrentes da alteração da pressão atmosférica são chamadas de:
Dispnéias
Disenterias
Nenhuma das anteriores
Disbarismos
43
São formas de prevenção de disbarismos:
Não voar gripado ou com as vias aéreas obstruidas
Evitar a ingestão de alimentos que formem gases
Manter os dentes tratados
Todas as alternativas estão corretas
44
Quando um passageiro encontra-se ansioso e respira mais vezes do que o habitual, ele poderá ser vitima de:
Hiperventilação
Anoxia
Disbarismo
Aerodilatação nos seios da face
45
A hiperventilação pode ser causada
Todas as alternativas estão corretas
Ingestão de alimentos gordurosos
Noite mal dormida
Situação estressante durante o voo
46
Respirar dentro de um saco plástico por alguns segundos é uma medida indicada para combater os casos de
Hipoxia
Aerodilatação
Aeroembolismo
Hiperventilação
47
(DAC abr 2006/ ANAC abr 2007/ ANAC dez 2007) Um dos fatores que levam uma pessoa a desencadear o mal do ar é a excitação:
Do abdômen
Motora
Do labirinto
Respiratória
48
Aeração suficiente, evitar confinar o passageiro, redução ao mínimo dos ruídos e trepidações da aeronave e refeições leves antes do voo, são medidas preventivas contra:
Mai do ar
Disbarismo
Aerotite
Hipóxia hipobarica
49
Sobre a sobrecarga autoprovocada, podemos dizer que:
A atividade aérea pode ter consequências fisiológicas
Todas as alternativas estão corretas
Os maiores causadores são fumo, álcool, drogas, má alimentação e problemas ligados ao sono
50
Em indivíduos que não fumam, a quantidade de hemoglobina para transportar oxigênio pelo corpo é:
Muito alta
Muito baixa
Ideal
Baixa
51
A ingestão de bebidas alcoólicas pode causar indisposição, vómitos ou coma em:
Passageiros doentes
Pessoas idosas
Passageiros obesos
Qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou raça
52
(ANAC ago 2007) Em pessoas alcoolizadas, porém não agressivas, devemos:
Oferecer água gelada
Colocar gelo sobre a cabeça
Oferecer café sem açúcar
Oferecer líquidos bem açucarados
53
(DAC dez 2003/ ANAC abr 2007) A administração de liquidos açucarados é um dos procedimentos adotados nos casos de
Tontura
Síncope
Alcoolismo
Vômito
54
(DAC or 2003/ DAC de 2004) Das alternativas abaixo, indique aquela que se refere, exclusivamente, a fatores estressantes durante o voo:
Baixa umidade do ar e ruídos
Alta umidade do ar e turbulência
Baixas vibrações e sobrecarga emocional
Alta temperatura e chuva
55
Cefaléia, nervosismo e disturbios menstruais poderão surgir devido a:
Variações da pressão atmosférica durante o voo
Oscilações da temperatura e luminosidade
Variações da pressão parcial do oxigênio
Exposição continua a ruídos e vibrações
56
Para melhorar a secura das mucosas do nariz e da boca nos voos de cabine pressurizada, devemos fazer:
Hidratação constante
Ingestão de alimentos
Todas as alternativas estão corretas
Evitar bebidas alcoólicas
57
0 ar seco dentro da aeronave acarreta:
Labirintite
Desidratação
Enjoo
Diarreia
58
Durante o voo, o uso de colírio por passageiros e tripulantes que usam lentes de contato ajudará a evitar:
Dor ocular
Destruição das lentes
Ressecamento da córnea
Embaçamento das lentes
59
(ANAC abr 2007) O ciclo que rege a maior parte de nossas vidas é conhecido como:
Ciclo circadiano
Ciclo vital
Ciclo circanual
Ciclo biológico
60
São exemplos de alterações no ciclo circadiano:
Diminuição de autocrítica
Todas as alternativas estão corretas
Alterações do sono
Alterações no funcionamento do intestino
61
(ANAC ago 2007) Num voo, quando ultrapassados vários fusos horários o organismo sofre:
Anoxia
Hipovolemia
Alteração do ritmo circadiano
Desorientação vestibular
62
(DAC dez 2003/ DAC dez 2004/ DAC abr 2006/ANAC abr 2007) A modificação do ritmo circadiano ocorre no organismo, durante o voo, quando:
São ultrapassados mais de quatro fusos horários
Há uma elevação da temperatura
A luminosidade está demasiadamente forte
Há uma diminuição da temperatura
63
(DAC dez 2005) A partir de quantos fusos horários o ciclo circadiano è alterado?
3
4
1
2
64
Um fato que pode causar fadiga aérea é:
Alteração do ciclo circadiano
Nas comissárias, os saltos altos e, nos comissários, os sapatos apertados
Vertigens devido à altura
Enjoo devido à alimentação não caseira
65
(DAC dez 2005) O excesso de iluminação e umidade do ar pode causar:
Aeroembolia
Stress
Hiperventilação
Ofuscamento
66
O sono é uma necessidade biológica regulada pelo cérebro. Portanto a insônia induz a uma:
Redução da eficiência mental e reflexos
Maior capacidade de raciocínio e de atividade
Vida longa, porém agitada
Capacidade de trabalho orientado
67
(DAC dez 2003/ DAC dez 2004/ DAC abr 2006/ ANAC abr 2007/ ANAC dez 2007) Para um aeronauta ter um descanso adequado antes do voo, deverá dormir, pelo menos:
12 horas
4 horas
8 horas
10 horas
68
Sendo a fadiga aérea causada por excesso de tensão, tanto fisica quanto mental, para combatê-la o tripulante deverá:
Dormir pelo menos seis horas
Usar medicamentos para dormir
Usar bebidas alcoólicas para relaxar
Ter sono de oito horas
69
(ANAC dez 2007) O consumo de álcool, o tabagismo, a baixa umidade do ar, constante cruzamento de fusos horários, as mudanças de clima, vibrações e ruídos, dentre outros fatores, podem levar os comissários a desenvolverem a/o:
Alcoolismo
Aeroembolismo
Fadiga aérea
Disbarismo
70
O aeroembolismo na forma articular (bends) tem como local de ocorrência:
Pele
Sistema nervoso central
Região torácica (pulmões, coração e grandes vasos)
Aparelho locomotor (músculos e articulações)
71
O aeroembolismo na forma pulmonar tem como local de ocorrência:
Região torácica (pulmões, coração e grandes vasos)
Sistema nervoso central
Aparelho locomotor (músculos e articulações)
Pele
72
O aeroembolismo na forma nervosa tem como local de ocorrência:
Pele
Aparelho locomotor (músculos e articulações)
Região torácica (pulmões, coração e grandes vasos)
Sistema nervoso central
73
Que altitude tem a zona de compensação orgânica ou zona fisiológica?
Entre 12 e 24 mil pés
Até 12 mil pés
Acima de 24 mil pés
74
Que altitude tem a zona de equivalência espacial?
Acima de 24 mil pés
Entre 12 e 24 mil pés
Até de 12 mil pés
75
A hipoxia hipobárica é explicada pela lei de:
Boyle-Mariotte
Henry
Dalton
76
A aerodilatações é explicada pela lei de:
Dalton
Henry
Boyle-Mariotte
77
O aeroembolismo é explicado pela lei de:
Henry
Boyle-Mariotte
Dalton
78
A aerodilatação nos seios da face também é conhecida como:
Aerotite
Aerosinusite
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A aerodilatação no ouvido médio também é conhecida como:
Aerosinusite
Aerotite
80
Num mergulho autônomo (com cilindro) a quantidade de nitrogênio aumenta, por isso, após um mergulho que não exija subida controlada (parada descompressiva) para voltar à superfície o passageiro ou tripulante deve aguardar:
12 horas ao nível do mar
24 horas ao nível do mar
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Num mergulho autônomo (com cilindro) a quantidade de nitrogênio aumenta, por isso, após um mergulho que exija subida controlada (parada descompressiva) para voltar à superfície o passageiro ou tripulante deve aguardar:
12 horas ao nível do mar
24 horas ao nível do mar