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A avaliação das consequências de um perigo, expresso em termos de probabilidade e severidade, tomando como referência a pior condição possível é a definição de:
Risco
Perigo
Ação mitigatoria
Nenhuma das anteriores
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A possibilidade de que um risco aconteça recebe o nome de:
Probabilidade
Perigo
Severidade
Tolerabilidade
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A extensão do possível dano como consequência de perigo identificado é a definição de:
Probabilidade
Risco
Tolerabilidade
Severidade
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A classificação do índice de risco de segurança na Matriz de Riscos é criada:
Observando o número de reportes de acidentes e incidentes aeronáuticos
Combinando os resultados das pontuações de lucratividade e segurança
Combinando os resultados das pontuações de acidentes e incidentes
Combinando os resultados das pontuações de probabilidade e severidade
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Tomar uma ação imediata para mitigar um risco ou interromper uma atividade é uma ação recomendada quando o risco de segurança for:
Intolerável
Tolerável
Aceitável
Insignificante
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No contexto da aviação, segurança é o estado em que:
Os riscos associados a aviação, relacionados à operação de aeronaves são aceitáveis
Os riscos associados à aviação, não relacionados à operação de aeronaves, são aceitos
Os acidentes na aviação são reduzidos e controlados para um nível aceitável
Os riscos diretos ou indiretos associados à aviação são reduzidos para um nível aceitável
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Antes de chegar na abordagem completa no final do século XXI, o progresso da segurança da aviação passou por outras três quatro abordagens:
Técnica até 1960, Fatores humanos em 1970 e Organizacional em 1990
Fatores humanos em 1960, Técnica em 1970 e Organizacional em 1990
Técnica até 1980, Fatores humanos em 1990 e Organizacional em 2010
Fatores humanos em 1960, Técnica em 1970 e Organizacional em 1980
8
Qual o objetivo principal do SGSO?
Mitigar os riscos de segurança após a ocorrência de acidentes e incidentes
Mitigar proativamente os riscos de segurança antes que resultem em acidentes e incidentes
Buscar os culpados dos acidentes e incidentes na aviação para responsabilizá-los
após inquérito
Incentivar o envio de reportes de segurança
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Reforço da cultura de segurança; abordagem clara e baseada em processos; detecção antecipada de riscos à segurança; tomada de decisão baseada em dados e redução de custos são __________ do SGSO.
Ferramentas
Benefícios
Objetivos
Etapas de implementação
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Para uma implementação bem sucedida do SGSO é necessário/a:
Que as informações de segurança não estejam disponíveis
O compromisso da alta administração da organizações
A implementação de um sistema de gerenciamento de segurança é facultativa
Que o Estado não infira nas atividades de segurança dos provedores aéreos
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Logo após a implementação dos principais componentes e elementos do SGSo, serão necessárias:
Avaliações periódicas para monitorar a eficácia dos sistemas operacionais
Avaliações diárias para monitorar a eficácia com que está funcionando
Avaliações periódicas para monitorar a eficácia com que está funcionando
Avaliações periódicas para monitorar a eficácia da alta gestão
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Identificação de perigos e gerenciamento de riscos são _ do SGSO.
Ferramentas
Benefícios
Nenhuma das anteriores
Etapas de implementação
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São consideradas ferramentas de SGSO
Todas as alternativas
Identificação de perigos
Identificação de riscos
Reporte de eventos de segurança operacional
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Sistema que tem como princípios gerenciar o risco dentro dos modernos conceitos de gestão, de maneira a garantir a segurança operacional de forma pró-ativa
Sistema de aviação civil
Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional
Sistema de investigação e prevenção de acidentes aeroportuários
Sistema de garantia de qualidade
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Com relação à cultura de gerenciamento de segurança
Podem surgir soluções alternativas, atalhos ou julgamentos inseguros
Todos os integrantes de uma organização pensarão sempre de forma unificada
B e C estão corretas (Cada integrante percebe, entende e toma atitudes de forma diferente e podem surgir soluções alternativas, atalhos ou julgamentos inseguros
Cada integrante percebe, entende e toma atitudes de forma diferente
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Mitigação de riscos a segurança é um conjunto de ações que:
São implantadas de forma idêntica em todas as organizações voltadas para a aviação
São tomadas após um acidente
Melhoram a segurança de voo apenas
Geralmente resulta em alterações em procedimentos operacionais, equipamentos ou infraestrutura
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As estratégias de mitigação de riscos de segurança se enquadram em três categorias
Evitar, reduzir e segregar
Evitar, aumentar e segregar
Treinar, reduzir e segregar
Evitar, reduzir e economizar
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A responsabilidade da OACI em relação à segurança de voo está estabelecida no:
Artigo 26 e Anexo 13
Artigo 26 da Convenção de Chicago
Nenhuma das anteriores
Anexo 13
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Se uma aeronave de um Estado sofrer acidente que cause morte ou lesào grave no território de outro Estado contratante quem investigará o acidente?
O Estado da aeronave acidentada
O Estado onde ocorreu o acidente
A OACI
O Comando da Aeronáutica
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O documento da OACI que regulamenta todas as questões que tratam de investigação de acidentes aeronáuticos para os paises signatários é o:
Anexo 1
Anexo 8
Anexo 13
Anexo 18
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A responsabilidade do Comando da Aeronautica quanto à prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos é exercida através do:
CNPAA
DECEA
CENIPA
SERIPA
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Qual a finalidade inicial de criação do SIPAER?
Apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronáuticos
Atender a orientações da OACI
Prevenir novos acidentes
Prevenir novos acidentes
23
Com o passar do tempo a antiga filosofia do SIPAER mudou e sua finalidade passou a ser de:
Atender a orientações da OACI
Prevenir novos acidentes
Criar uma subordinação hierárquica entre todos os elos envolvidos
Apurar a culpa e a responsabilidade nos acidentes aeronáuticos
24
O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é conhecido pela sigla:
CNPAA
CENIPA
SIPAER
SERIPA
25
O SIPAER tem como princípio filosófico:
Punição dos culpados
Reparação de danos
Prevenção de acidentes
Investigação de acidentes
26
O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tem L como órgão central:
SIPAER
CIAA
CENIPA
SERIPA
27
O CENIPA foi criado em:
2009
1941
1971
1948
28
Órgão que tem como atribuições, normatizar as atividades do SIPAER, emitir recomendações de segurança de voo, elaborar e divulgar os relatórios finais de acidentes:
Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Comando da Aeronáutica
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
29
Que organização militar é encarregada do planejamento, gerenciamento e execução das atividades de Segurança de Voo na sua respectiva área de atuação?
SERIPA
CENIPA
Comando da Aeronáutica
DECEA
30
Os SERIPA estão subordinados técnica e operacionalmente ao CENIPA e são em número de:
Quatro
Cinco
Sete
Seis
31
Dentre os órgãos abaixo citados, quais fazem parte da estrutura SIPAER?
CENIPA, SERIPA, CNPAA
OACI, CENIPA, SERIPA
CENIPA, CERNAI, CNPAA
SAC, SERIPA, CNPAA
32
Em relação ao SIPAER, a Marinha, o Exército, a Força Aérea Brasileira a ANAC, as empresas aéreas e a indústria aeronáutica entre outros são considerados:
Orgãos fiscalizadores
Órgãos normativos
Órgåos paralelos
Elos executivos
33
Os militares credenciados pelo CENIPA, designados para o desempenho das atividades de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, denominam-se:
EC-PREV
ASV
OSV
EC-PREV MIL
34
(Questão de Banca) Pessoa civil qualificada pelo CENIPA, designada pela empresa para exercer funções especificas de prevenção e de investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos é o:
OSV
ASV
EC-PV
EC-CTA
35
(Questão de Banca) O elemento civil credenciado para investigação de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronave civil brasileira pertencente à companhia aérea regular é designado:
OSV
Operador da aeronave
ASV da companhia aérea
Proprietário da aeronave
36
Os ASV são elementos das empresas com curso de segurança de voo - ministrado pela/pelo:
SRPV
ANAC
CENIPA
SIPAER
37
Os comissarios de voo que tem curso específico de prevenção de acidentes homologado pelo CENIPA são conhecidos pela sigla:
ASV
OSV
CIAA
EC-PREV
38
(Questão de Banca) A afirmação "todos os acidentes podem ser evitados é um dos princípios que fundamenta a ação da/do:
DAC
OACI
SIPAER
IATA
39
Qual destes não é um dos princípios fundamentais da filosofia SIPAER?
Alguns acidentes não podem ser evitados
Todo acidente tem um precedente
Todo acidente resulta de uma sequência de eventos e nunca de uma causa isolada
A prevenção de um acidente é uma tarefa que requer mobilização geral
40
(Questão de Banca) Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não apresenta um princípio filosófico do SIPAER:
Todo acidente tem um precedente
Todos os acidentes podem ser evitados
Reportar incidentes é prevenir acidentes
Segurança de Voo é um ato egoista
41
Dentre os princípios filosóficos SIPAER, encontra-se a recomendação de:
Reportar incidentes e preencher relatórios de prevenção
Considerar que os acidentes são inevitáveis
Considerar comandante como único responsável pelas medidas de segurança a bordo
Comparar um acidente aeronáutico a outros já ocorridos
42
(Questão de Banca) Toda ocorrência relacionada com uma aeronave em voo gue resulte na morte de um de seus tripulantes configura um:
Acidente leve
Acidente aeronáutico
Incidente grave
Incidente aeronáutico
43
(Questão de Banca) No caso de aeronave desaparecida ou em local inacessível considera-se:
Acidente grave
Acidente aeronáutico
Incidente grave
Incidente aeronáutico
44
(Questão de Banca) Qualquer ocorrência anormal que sobrevenha à aeronave, tal como uma colisão com pássaros, da qual não resultem danos pessoais ou materiais, caracteriza um(a):
Acidente leve
Incidente aeronáutico
Infração aeronáutica
Situacão de sobreaviso
45
(Questão de Banca) Para que se caracterize um acidente ou incidente aeronáutico, a ocorrência deverá estar relacionada a:
Serviço de manutenção
Presença de tripulantes
Defeitos na turbina
Intenção de voo
46
Toda ocorrência envolvendo uma aeronave no solo, da qual resulte dano à aeronave ou às pessoas, sendo que o fato motivador está diretamente relacionado a serviços de rampa, caracteriza um(a):
Incidente aeronáutico
Acidente aeronáutico leve
Ocorrência de solo
Acidente aeronáutico
47
(Questão de banca) Para que se caracterize um acidente ou incidente aeronáutico, a ocorrência deverá estar relacionada a:
Presença de tripulantes
Serviço de manutenção
Defeitos na turbina
Intenção de voo
48
Toda ocorrência envolvendo uma aeronave no solo, da qual resulte dano à aeronave ou às pessoas, sendo que o fato motivador está diretamente relacionado a serviços de rampa, caracteriza um(a):
Incidente aeronáutico
Ocorrência de solo
Acidente aeronáutico leve
Acidente aeronáutico
49
São considerados fatores contribuintes em acidentes ou incidentes aeronáuticos os fatores:
Humanos, materiais e diretos
Materiais, psicológicos e secundários
Principais, secundários e indiretos
Humanos, materiais e operacionais
50
O tipo de fator contribuinte num acidente aeronáutico que compreende o homem sob o ponto de vista fisiológico e psicológico é o:
Fator operacional
Fator material
Fator emocional
Fator humano
51
(Questão de banca) No caso de erro de projeto, falha de manuseio, fadiga de material, é considerado fator:
Material
Fisiológico
Operacional
Humano
52
Fator(es) contribuinte(s) num acidente aeronáutico que compreende(m) os aspectos que envolvem o homem no exercício da atividade:
Fator humano
Fator material e fator operacional
Fator operacional
Fator material
53
Qual o propósito da investigação de um acidente aeronáutico?
Prevenir novos acidentes
Apurar a responsabilidade criminal e prevenir novos acidentes
Obedecer às determinações da OACI como país signatário
Apurar a responsabilidade criminal
54
Quem participa da investigação de um acidente aeronáutico?
Todas acima
Entidades ligadas à aviação tais como sindicatos e entidades de classe similares
O país sede da ocorrência
Técnicos de outras nações envolvidas tais como fabricante da aeronave e operador
55
Quem é o responsável pela investigação de um acidente aeronáutico?
O país sede da ocorrência
O fabricante da aeronave
O operador da aeronave
O sindicato dos aeronautas
56
Se o investigador verificar que o perigo identificado é recorrente e/ou pode estar presente em outras organizações, ele deverá propor:
Todas acima
A redação do Relatório Final
A composição de uma CIAA
A formulação de Recomendações de Segurança
57
(Questão de banca) O documento formal, destinado ao registro e a divulgação de informações preliminares a respeito das circunstâncias de ocorrência de um acidente aeronáutico, é designado como:
RP
RELPER
RELIN
RELIAA
58
O Relatório Preliminar de um acidente aeronáutico:
Tem caráter reservado
Tem caráter ostensivo
Deve ser concluído em 90 dias
Não tem prazo definido para ser divulgado
59
O documento de caráter ostensivo onde são divulgadas as conclusões sobre um acidente ocorrido com aeronave civil recebe o nome de relatório:
Confidencial de segurança de voo
Preliminar
Confidencial de segurança de voo
Final
60
O Relatório Final visa única e exclusivamente:
Alertar o sistema de aviação civil sobre a segurança operacional
A prevenção de ocorrências graves
A prevenção de novas ocorrências
Encontrar os devidos culpados pelas ocorrências
61
O Relatório Final referente ao acidente ocorrido com aeronave civil tem caráter:
Ostensivo
Reservado
Secreto
Sigiloso
62
(Questão de banca) Uma aeronave acidentada, os seus restos ou as coisas por ela transportadas não podem ser vasculhados ou removidos, exceto para se:
Salvar vidas humanas
Salvar animais existentes a bordo
Resgatar correspondência ou mala postal
Resgatar cargas ou outros equipamentos
63
Toda pessoa que tiver conhecimento de um acidente aeronáutico deverá comunicar o fato o mais rápido possível para a/o:
Autoridade pública mais próxima
Proprietário
Autoridade militar mais próxima
Explorador da aeronave
64
(Questão de banca) A comunicação de acidente com aeronave, pelo meio mais rápido, é providência que o comandante ou outro membro da tripulação deve tomar junto a:
Qualquer órgão público
Organização do comando da aeronáutica mais próxima
Qualquer organização, desde que seja militar
Polícia local
65
(Questão de banca) Em caso de acidente, a guarda da aeronave ou de seus destroços, objetivando preservar os indícios e evidências, são responsabilidade da/do:
SRPV da área
COMAR da área
Prefeitura ou polícia local
Proprietário ou operador da aeronave
66
(Questão de banca) Ocorrendo um acidente aeronáutico, envolvendo aeronave de empresa aérea regular, e com vítimas fatais, os familiares das vítimas deverão ser notificados pelo:
Comando aéreo regional
Centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáutico
Comando investigador do acidente
Proprietário ou operador da aeronave
67
Transportar ou providenciar o transporte dos restos mortais decorrentes do acidente ao local designado pela família para sepultamento será responsabilidade do:
Comando da Aeronáutica
SERIPA da área
CENIPA
Operador da aeronave
68
(Questão de banca) Após um acidente aeronáutico, a divulgação a outros operadores de equipamento similar e aos demais órgãos que tenham real interesse nos ensinamentos decorrentes da ocorrência e suas consequências, é responsabilidade do:
Operador da aeronave
CENIPA
IAC
Comandante da aeronave
69
A remoção de uma aeronave acidentada e seus destroços deverá ser efetuada imediatamente após a:
Comunicação do acidente
Ocorrência do acidente
Retirada das vítimas
Liberação da aeronave
70
(Questão de banca) De acordo com as normas de segurança de voo, após um acidente, o documento do tripulante envolvido, que será suspenso, é o:
CHT
CCT
CIC
CMA
71
Todo tripulante envolvido em acidente aeronáutico será submetido a:
Nova inspeção de saúde
Nova banca da ANAC
Novo curso teórico
Avaliação do SIPAER
72
De acordo com o Artigo 87 do CBA, de quem é a responsabilidade da prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil?
Todas acima
Pessoas físicas envolvidas com a fabricação, manutenção e operação de aeronaves
Pessoas físicas e jurídicas envolvidas com as atividades de infraestrutura aeronáutica
Pessoas jurídicas envolvidas com a fabricação, manutenção e operação de aeronaves
73
(Questão de banca) Dentre as técnicas de prevenção de acidentes, a que consiste na pesquisa de fatores potenciais de perigo, denomina-se:
Programa educativo
Análise de tendência
Vistoria de segurança
Análise de relatório
74
Quem deve desenvolver um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA)?
O CENIPA
O Comando da Aeronáutica
A ANAC
Todas as organizações envolvidas com a operação de aeronaves
75
É considerado um assunto alvo para um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos:
Balões de ar quente não tripulado
Presença de aves no entorno do aeródromo
Incursão na pista
Todas acima
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O Line Operations Safety Audit (LOSA) tem como objetivo de identificar ameaças à segurança de voo por meio da/de:
Coleta de dados por pilotos observadores que acompanham o voo na cabine de passageiros
Coleta de dados por pilotos observadores treinados que acompanham o voo em solo
Conversas com os pilotos em comando
Coleta de dados por pilotos observadores treinados que acompanham o voo no jump seat
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Os reportes de segurança podem ser:
Confidenciais ou compartilhados
Anônimos ou confidenciais
Anônimos ou abertos
Manuais ou digitais
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(Questão de banca) Uma das formas de se participar da prevenção é comunicar qualquer anormalidade que possa vir a provocar um acidente ou incidente aeronáutico. Essa comunicação deverá ser feita através de um:
Relatório de comunicação
Ficha de comunicação
Ficha de ocorrência
Relatório de prevenção
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O relatório que comunica diretamente ao CENIPA as situações de risco para a segurança de voo recebe o nome de:
Relatório de Prevenção
Relatório ao CENIPA para Segurança de Voo
Relatório Final
Relatório Preliminar
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São exemplos de situações para o envio de um reporte de segurança:
Passageiro transitando em local impróprio; uso de EPI na operação
Assédio moral; uso de vestuário inadequado na operação
Presença de faixas de sinalização no pátio; passageiro em local impróprio
Passageiro transitando em local impróprio; uso de vestuário inadequado na operação