
EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Você já parou para pensar em como a educação infantil se transformou ao longo do tempo? Desde os métodos tradicionais de ensino até as abordagens mais inovadoras de hoje, a evolução da educação para as crianças é impressionante! Que tal testar seus conhecimentos e descobrir curiosidades sobre como essas práticas moldaram o futuro dos pequenos? Participe deste quiz e mostre que você entende os passos dessa transformação tão importante!
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1)Em que ano foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)?
A)1996
B)1971
C)1961
D)2001
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2) A Constituição Federal de 1988 trouxe importantes avanços para a educação. Qual desses direitos foi garantido pela Constituição?
D) Proibição de educação em língua materna
C) Ensino superior apenas para quem pode pagar
B) Ensino religioso obrigatório nas escolas públicas
A) Ensino gratuito em todos os níveis
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3)O que estabelece a Lei nº 10.639/03?
C) A criação do sistema de cotas para negros nas universidades
D) O fim das disciplinas religiosas nas escolas públicas
A) A obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas
B) A inclusão do ensino da língua estrangeira na grade curricular
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4)Qual é a faixa etária das crianças que devem ser atendidas pela Educação Infantil, segundo a LDB?
A) De 0 a 6 anos
D) De 7 a 10 anos
B) De 0 a 3 anos
C) De 4 a 6 anos
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5) A Lei nº 13.005/2014 instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). Qual é um dos objetivos principais deste plano?
A) Garantir que todas as crianças tenham acesso à educação básica de qualidade
B) Expandir o acesso ao ensino superior
C) Promover a educação à distância
D) Reduzir o número de escolas públicas
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6)Em qual período a Educação Infantil começou a ser vista como parte da Educação Básica no Brasil?
A) Com a Constituição de 1988
B) Durante o Regime Militar
C) Durante a Era Vargas
D) Com a Proclamação da República
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7) Quais são os três eixos do RCNEI?
B) Cidadania, Tecnologia e Sustentabilidade
C) Disciplina, Obediência e Avaliação Quantitativa
A) Interação, Ludicidade e Desenvolvimento Integral
D) Teoria, Prática e Desenvolvimento Motor
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8)O termo “creche” inicialmente se constituiu historicamente fundamentado na questão do:
A) Atendimento assistencialista voltado para o cuidado de crianças enquanto as mães trabalhavam
B) Direito à educação infantil como etapa inicial da educação básica
C) Desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a primeira infância
D) Reconhecimento da infância como uma fase essencial para a aprendizagem
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9) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 1996) definiu a Educação Infantil como:
A) Primeira etapa da Educação Básica
B) Uma modalidade assistencialista
C) Um programa complementar à educação familiar
D) Ensino obrigatório a partir dos 2 anos
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10)No Brasil, qual documento legal estabeleceu a educação infantil como a primeira etapa da educação básica?
D) Plano Nacional de Educação
A) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996
C) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
B) Constituição de 1988
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11)Qual o principal objetivo da educação infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
A) Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo
B) Preparar a criança para o ensino fundamental com foco na alfabetização precoce
C) Ensinar normas disciplinares e sociais rigorosas desde cedo
D) Focar apenas no aprendizado de conteúdos acadêmicos
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12)No Brasil, em que ano a Educação Infantil foi oficialmente reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica?
A) 1996
B) 1988
C) 2000
D) 2014
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13)A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996 trouxe quais mudanças para a Educação Infantil?
B) Tornou obrigatória a matrícula de crianças a partir de 3 anos
D) Proibiu o uso de atividades lúdicas na pré-escola
A) Incluiu a Educação Infantil na Educação Básica
C) Extinguiu o Ensino Fundamental I
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14)Qual documento internacional, assinado pelo Brasil, reforça o direito das crianças à educação desde a primeira infância?
A) Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU)
B) Declaração Universal dos Direitos Humanos
D) Tratado de Versalhes
C) Acordo de Bolonha
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15)A BNCC afirma que o desenvolvimento infantil ocorre por meio de:
D) Ensino individualizado
C) Ensino de conteúdos formais
B) Atividades obrigatórias
A) Interações e brincadeiras
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16)Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), qual deve ser o papel do educador na educação infantil?
C) Limitar-se a seguir um currículo rígido e garantir a repetição de conteúdos.
D) Manter a disciplina na sala de aula por meio de regras rígidas e punições.
B) Ser um transmissor de conhecimentos prontos e acabados, sem interação com os alunos.
A) Ser um mediador do aprendizado, oferecendo estímulos e favorecendo o desenvolvimento das crianças em diferentes áreas.
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17)Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), qual é o princípio norteador para a construção das práticas pedagógicas na Educação Infantil?
C) O currículo deve ser pautado em conteúdos formais e acadêmicos desde os primeiros anos.
B) A avaliação da aprendizagem deve ser baseada em provas objetivas e testes de desempenho.
A) As práticas pedagógicas devem respeitar as diferentes fases do desenvolvimento das crianças e promover a interação com o meio social e cultural.
D) O currículo deve ser rigidamente organizado em disciplinas específicas, como matemática e português.
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18)De acordo com os RCNEI, o que é considerado essencial no processo de aprendizagem das crianças pequenas?
A) O desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da capacidade de resolver problemas por meio da exploração do ambiente.
D) O ensino formal de disciplinas acadêmicas, como ciências e geografia.
B) A memorização de conteúdos prontos e fechados.
C) A repetição de atividades para garantir a fixação do conteúdo.
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19)Qual é o papel da família, conforme a Constituição de 1988, na educação infantil?
C) A família deve ser a principal responsável pelo conteúdo curricular da educação infantil, com o apoio da escola.
B) A Constituição de 1988 estabelece que a família não tem responsabilidades com a educação infantil, sendo apenas a escola responsável.
A) A Constituição de 1988 assegura à família o direito de participar ativamente da educação da criança, em parceria com a escola.
D) A Constituição de 1988 determina que a família deve financiar a educação infantil, deixando o governo com a responsabilidade de fornecer apenas a infraestrutura.