
Educação infantil na História: O que você sabe?
Que tal testar o que você sabe sobre a educação infantil? Vamos falar de LDB, Constituição e um pouco da história de um jeito leve e divertido. Bora jogar e descobrir quantas você acerta?
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O que significa LDB?
Lista de Direitos Básicos
Lei da Diversão Brasileira
b) Lei de Diretrizes e Bases da Educação
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A Constituição Brasileira de 1988 garante a educação como:
Um privilégio para poucos
Algo opcional, só para quem quiser
Um direito de todos e dever do Estado e da família
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A educação infantil é destinada a crianças de qual faixa etária?
0 a 5 anos
6 a 10 anos
11 a 14 anos
4
De acordo com a LDB, a educação infantil deve ser oferecida em:
Creches e pré-escolas
Escolas e universidades
Parques e shoppings
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De acordo com a LDB, qual é o papel da educação infantil na formação da criança?
Apenas ensinar conteúdos básicos como letras e números
Desenvolver a socialização, a autonomia e os aspectos cognitivos e motores
Preparar a criança exclusivamente para a alfabetização
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Segundo a LDB, qual é a formação mínima exigida para um professor atuar na educação infantil?
Qualquer formação, desde que tenha experiência com crianças
Ensino Fundamental completo
Ensino Médio na modalidade Normal ou curso superior em Pedagogia
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O que a Constituição de 1988 diz sobre a oferta de educação infantil pelo poder público?
É obrigatória para crianças a partir dos 4 anos, mas o acesso deve ser garantido desde os primeiros anos de vida
Deve ser oferecida apenas para famílias de baixa renda
Só deve ser oferecida se houver demanda suficiente no município
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De acordo com a LDB, como deve ser a avaliação na educação infantil?
Com testes padronizados aplicados ao final de cada etapa
Por meio de provas e notas para acompanhar o desempenho da criança
Através de observação e acompanhamento contínuo, sem a necessidade de reprovação
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O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas para a educação infantil. Qual é uma de suas principais diretrizes?
Universalizar o atendimento de crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de creches
Tornar a pré-escola opcional para as famílias
Reduzir a obrigatoriedade do ensino infantil para priorizar o ensino fundamental