
Anúncios
1
Qual era a finalidade da “moda da etiqueta”?
Esconder sentimentos e controlar as
emoções.
Trazer o sentimento de beleza e superioridade diante a sociedade.
Tonar mais fácil a adaptação em diferentes ambientes.
Impor um modo padrão de agir para evitar divisão social.
2
Qual o instrumento usado para aprender essas etiquetas?
Registros da família imperial vinda de Portugal.
Dialeto familiar, passando por gerações entre os nobres.
Manual de Civilidade.
Bíblia Sagrada.
3
O que os Manuais de Civilidade ensinavam?
Como sobreviver a um país tropical.
Como colonizar os indivíduos livres.
A ter empatia e não descriminar qualquer diferença social.
Desde como se comportar até como manter a higiene pessoal.
4
Como esses manuais eram vistos entre os nobres do Brasil no período imperial?
Guia para se parecer com Europeus.
Para identificar quem merecia títulos de nobreza.
Leitura de estudo e pesquisa para conhecer outras culturas.
Objeto para integrar ex escravos na sociedade.
5
Como a Educação de Etiquetas refletiu nas classes sociais?
Causou a repressão de nobres que não as seguiam e a integração na nobreza de quem as seguiam.
Separava ainda mais as classes sociais, quem sabia as regras era civilizado, quem não sabia era atrasado.
Comerciantes eram perseguidos e punidos por nãos cumprir normas de etiquetas.
Igualou as classes sociais, impondo esses comportamentos igual a todos.