
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO" (Sujeito e predicado)
D102_P Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. Habilidade EF08LP06/ES Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores) com foco nos efeitos de sentido que podem se associar às estruturas sintáticas em estudo.
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Texto: Conheça 13 mitos do mosquito Aedes aegypti. No trecho “fala-se muito sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que provoca”, a partícula “se” em “fala-se” foi usada para
D) apresentar uma ideia impessoal e sem sujeito, já que o verbo não exige complemento.
B) destacar a importância do agente da ação no contexto da frase.
C) especificar um sujeito composto envolvido na ação.
A) indicar que a ação é realizada por um sujeito indeterminado.
2
No trecho “Reproduz-se apenas em água limpa?”, a partícula “se” em “Reproduz-se” foi usada para
D) estabelecer uma relação mais próxima com o leitor, ao evitar termos técnicos.
C) sinalizar a indefinição do sujeito, bem como proporcionar formalidade ao texto.
A) manifestar certeza sobre o agente responsável pela reprodução.
B) indicar que o sujeito é o mosquito, devido a sua reprodução ocorrer apenas em água limpa.
3
No trecho “elencamos 13 questões que viraram mitos”, a palavra destacada foi usada para
D) apontar que o sujeito não é importante para a compreensão da mensagem.
C) sinalizar o sujeito implicitamente na terminação verbal.
B) indeterminar o sujeito que realizou a ação de elencar.
A) indicar explicitamente o sujeito na oração.
4
Texto: Manchete "Folha de Pernambuco" Na manchete acima, no trecho “especialista alerta para o uso adequado de repelentes”, a escolha do sujeito cria o seguinte efeito de sentido:
B) confere credibilidade à informação, associando-a a uma fonte confiável.
A) indica que a responsabilidade pela ação recai sobre um indivíduo específico.
D) especifica quem são as pessoas que estão alertando sobre o uso correto de repelentes.
C) destaca a subjetividade da afirmação feita sobre os repelentes.
5
Capa Veja. No título da capa “Acharam o culpado”, a terminação ‘-ram’ na palavra “Acharam” foi usada para
C) marcar quantidade considerável de pessoas na ação.
D) indicar indeterminação do sujeito.
A) indicar que se trata de mais de uma pessoa.
B) mostrar que tem conhecimento sobre quem exerce a ação de achar.
6
Texto: Sotaque, religião... No trecho “há costumes alimentares, sotaques, celebrações...”, a palavra em destaque foi usada para
D) mostrar que a existência das coisas mencionadas é implícita, mas o sujeito que realiza a ação é explícito.
B) indicar a existência de algo sem que seja necessário um sujeito específico para a ação
C) referenciar múltiplos elementos (costumes, sotaques, celebrações) de forma coletiva, justificando o uso do verbo no plural.
A) apontar que a existência dos costumes, sotaques e celebrações é atribuída a algo ou alguém, ainda que de forma implícita.
7
Em “Doze desafios para tornar crianças mais felizes”, o sujeito simples “doze desafios” foi usado para
A) indicar uma quantidade precisa que organiza a proposta apresentada.
D) ocultar os agentes responsáveis pelas ações.
B) ressaltar a dificuldade em alcançar o objetivo
C) generalizar os obstáculos enfrentados pelas crianças.
8
Nas manchetes, a terminação “-inha”, nas palavras “cadelinha” e “cachorrinha” foi usada para indicar
D) desprezo pelo animal.
A) que o animal mencionado é pequeno.
C) afeto ou carinho, comovendo o leitor.
B) oposição entre os animais e os seres humanos.