
Sociolinguística e Eulália
Perguntas sobre sociolinguística e o livro Língua de Eulália
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1
Como a região afeta o sotaque?
Todas as regiões falam com o mesmo sotaque.
A região não tem relação com o modo de falar.
O sotaque muda de acordo com a religião local.
A região influencia o sotaque devido às variações linguísticas regionais.
2
O que as gírias revelam sobre grupos?
Gírias revelam identidade, cultura e pertencimento a grupos sociais.
Gírias são usadas apenas por pessoas sem educação
Gírias são apenas erros de português.
Gírias não possuem valor linguístico algum.
3
Como as redes sociais mudam a escrita?
As redes sociais influenciam a informalidade e a abreviação na escrita.
As redes sociais impedem qualquer tipo de comunicação.
A escrita se torna mais formal nas redes sociais.
Elas obrigam todos a escrever corretamente.
4
Como o gênero influencia as falas?
Mulheres falam exatamente como crianças por natureza
Gênero não afeta a forma como as pessoas falam.
Apenas homens mudam sua forma de falar.
Gênero pode influenciar vocabulário, entonação e temas de conversa.
5
A língua que usamos indica formalidade?
Apenas a escrita formal é considerada linguagem.
A língua nunca indica se algo é formal ou informal.
Só a linguagem informal existe.
Sim, usamos diferentes formas linguísticas dependendo do contexto.
6
A fala de um personagem indica sua origem.
A fala só mostra a idade do personagem.
Sim, a forma de falar pode indicar origem regional social ou cultural.
Não, a fala é aleatória.
Todos os personagem falam do mesmo jeito.
7
A escolha de palavras afeta a percepção profissional?
Sim, a escolha do vocabulário pode transmitir profissionalismo ou despreparo.
As palavras não influenciam em nada.
Falar errado é mais profissional.
Só o visual importa no ambiente profissional.
8
Como o bilinguismo molda a identidade?
Falar duas línguas não tem impacto nenhum.
O bilinguismo atrapalha a identidade da pessoa.
Quem é bilíngue sempre perde sua cultura original.
o bilinguismo ode enriquecer a identidade cultural e social de alguém.
9
Qual a diferença de falar entre as gerações?
As gerações mais novas falam sempre mais corretamente
Não há nenhuma diferença, todos falam do mesmo jeito.
Não há nenhuma diferença, todos falam do mesmo jeito.
Cada geração possui expressões, gírias e formas de se comunicar.
10
Alguma palavra mudou de significado ao longo do tempo?
Não, as palavras sempre mantém o mesmo significado desde que foram criadas.
As palavras só mudam de significado se forem usadas em músicas.
Sim, muitas palavras mudam de significado com o tempo e o uso social.
Só palavras em outras línguas mudam de sentido, não no português.
11
Irene já foi professora?
Irene é uma alucinação.
Irene não existe.
Não, era empregada.
Sim, ela era professora.
12
Todas pessoas falam exatamente o português padrão?
Não, pois cada um fala do seu jeito.
Sim, pois é o certo.
Não, pois não existe certo e errado.
Sim, mas não é exatamente certo.
13
Quem era Eulália?
Empregada
Figurante
Professora
Faxineira
14
Pelo livro, o que é norma culta?
É a forma que as escolas ensinam.
É a forma que as pessoas falam.
É uma ação cultural.
É uma alternativa da conjulgação.
15
Quantas línguas existem no Brasil?
7
3
2
1
16
Qual a mensagem que o livro A Língua de Eulália quer passar?
A importância de ler livros
Prestar atenção na gramática.
Que cada um tem sua forma de falar.
Que não tem problema escrever errado.
17
Qual é a crítica que o autor mostra sobre a gramática tradicional?
Que na escrita necessita estar certo.
Que temos que falar como escrevemos.
Que a forma de falar não importa.
Que não existe certo e errado.
18
Segundo o livro, qual o papel do professor na língua portuguesa?
Mostrar que as pessoas falarem errado não tem problema
Mostrar que as pessoas falarem "errado" é errado
Ensinar a gramática correta e inibindo a forma que as pessoas falam.
Ensinar a norma culta e o respeito sobre como as pessoas falam.
19
No livro mostra que a variação linguística depende de quais aspectos?
Sociais, regionais e culturais
Ensino, regionais e intelectual
Pessoais, regionais e culturais
Socias, estaduais e escolares
20
Qual é a visão do livro em querer mostrar o que é “errado” ou “certo” na linguagem?
Que ensinar é o caminho certo
Que falar errado é errado e escrever certo é certo
Que ela limita o funcionamento da língua
Que limita a forma de escrita da língua da língua