
Anúncios
1
Para Wolf, uma teoria se ordenam segundo três dimensões. Quais são elas?
Sociedade de massa, Contexto Econômico e Teoria Social
Contexto social, teoria social e modelo do processo comunicativo
Contexto social, contexto histórico e contexto teórico
Estímulo-Resposta, Sociedade de Massa e Cultura Contemporânea
Cultura, Sociedade e Ciência
2
As pesquisas sobre os mass media são diversas e podem ser consideradas segundo uma ordem cronológica.
Verdadeiro
Falso
3
Para Wolf (1999), qual era o objeto de pesquisa da Mass Communication Research?
O rádio, o cinema e o jornal
A sociedade de massa ou a cultura de massa
O modelo de Lasswell
O Jornalismo e a Publicidade
A homogeneidade da massa
4
Para a teoria hipodérmica, o público é pessoal e diretamente atingido pelas mensagens.
Verdadeiro
Falso
5
Qual era o contexto social no desenvolvimento da Teoria Hipodérmica?
Industrialização e digitalização da comunicação
Grandes Guerras e difusão dos Meios de Comunicação de Massa
Guerra do Golfo e desenvolvimento tecnológico
Governos Totalitários e digitalização da comunicação
Descobrimento da propaganda e criação da internet
6
O modelo da Teoria Hipodérmica pode ser descrito como uma teoria da propaganda e sobre a propaganda.
Verdadeiro
Falso
7
Em qual época histórica começam a ser publicadas diversas obras sobre aspectos retóricos e persuasivos da propaganda?
Anos 1940 e 1950
Anos 1920 e 1930
Anos 2000
Anos 1980 e 1990
Anos 1950 e 1960
8
O termo sociedade de massa abarca diversas perspectivas e acepções teóricas. Por isso, para Wolf (1999), ele pode ser denominado:
Termo Convergente
Termo Tecnocentrico
Termo Cronológico
Termo Ambivalente
Termo Guarda-Chuva
9
O homem da sociedade de massa é a antítese do homem culto. Ele não avalia a si próprio e é idêntico aos demais.
Falso
Verdadeiro
10
A massa subverte tudo que é diferente, singular, individual. Há efeito de homogeneização.
Falso
Verdadeiro
11
Na massa, são sempre buscados os caminhos mais difíceis e complexos, fazendo com que nunca haja uma ideia dominante.
Falso
Verdadeiro
12
Quais são os traços comuns que identificam a estrutura e o comportamento da massa?
Conjunto heterogêneo de indivíduos, no qual cada um é responsável pela sua compreensão dos efeitos das mensagens.
Conjunto heterogêneo de indivíduos, no qual a proveniência geográfica e social interfere nos efeitos das mensagens.
Conjunto homogêneo de indivíduos, mas no qual os indivíduos exercem influência entre si.
Conjunto homogêneo de indivíduos, contudo, a proveniência cultural e social interfere nos efeitos das mensagens.
Conjunto homogêneo e indiferenciável de indivíduos, que são iguais mesmo que venham de lugares diferentes.
13
Na sociedade de massa, os indivíduos, mesmo que homogeneizados, exercem facilmente influência sobre os demais.
Falso
Verdadeiro
14
A massa não possui regras, tradições, nem estrutura e organização social.
Falso
Verdadeiro
15
Quais são as "provas" apontadas por Wolf (1999) como justificativas para a crença em efeitos quase ilimitados, presente na Teoria Hipodérmica?
Propagandas de grandes indústrias em 1840
Filmes e consumo de produtos industrializados
Propagandas de massa dos regimes totalitários e das Grandes Guerras
Cinema da década de 1960
Notícias e filmes da década de 1940
16
A audiência da teoria hipodérmica é indefesa e passiva.
Falso
Verdadeiro
17
De acordo com Wolf (1999), qual é a outra denominação que pode ser usada para a Teoria Hipodérmica?
Bullet Theory
Teoria Crítica
Teoria Totalizante
Mass Theory
Teoria Conservadora
18
Qual é o modelo do processo comunicativo da Teoria Hipodérmica?
Emissor-Canal-Receptor
Emissor-Canal-Receptor-Interpretação da Mensagem
Emissor-Receptor-Análise
Estímulo-Resposta
Quem? Diz o quê? Através de que canal? Para quem? Com que efeito?
19
A Teoria Hipodérmica tem inspiração na teoria psicológica do behaviorismo (comportamento do organismo resulta de estímulos recebidos do ambiente).
Falso
Verdadeiro
20
Na Teoria Hipodérmica, os efeitos não são estudados. Por quê?
Pois o foco da teoria está no emissor da mensagem.
Pois o foco da teoria é a meio de comunicação e não o efeito.
Pois o canal pode interferir na eficácia da mensagem.
Pois cada indivíduo é capaz de produzir uma interpretação diferente.
Pois são dados como certos.