Sobre Fernão Lopes:

Sobre Fernão Lopes:

Fernão Lopes foi o primeiro cronista oficial do Reino de Portugal.

Imagem de perfil user: Edwirges Nunes
Edwirges Nunes

Anúncios

1

Quando Fernão Lopes nasceu e quando morreu?

1386-1459
1385-1460
1385-1459
1485-1559
1384-1457
2

Sobre os trabralhos de Fernão Lopes...

Foi guarda-mor (chefe dos guardas ou empregados subalternos) da torre do tombo de 1418 à 1454, e foi o primeiro cronista oficial do Reino (1434 à 1454) e tinha como função ser escrivão de livros de D. João I e de D. Duarte e do infante D. Fernando e também era secretário particular do infante D. Duarte.
Foi guarda-mor (chefe dos guardas ou empregados subalternos) da torre do tombo de 1418 à 1454, e foi o primeiro cronista oficial do Reino (1434 à 1454) e tinha como função ser escrivão de livros de D. Duarte e do infante D. Fernando e também era secretário particular do infante D. Fernando.
Foi guarda-mor (chefe dos guardas ou empregados subalternos) da torre do tombo de 1418 à 1454, e foi o primeiro cronista oficial do Reino (1434 à 1454) e tinha como função ser escrivão de livros de D. João I e de D. Duarte e do infante D. Fernando e também era secretário particular do infante D. Fernando.
Foi guarda-mor (chefe dos guardas ou empregados subalternos) da torre do tombo de 1418 à 1454, e foi o primeiro cronista oficial do Reino (1438 à 1454) e tinha como função ser escrivão de livros de D. João I e de D. Duarte e do infante D. Fernando e também era secretário particular do infante D. Fernando.
Foi guarda-mor (chefe dos guardas ou empregados subalternos) da torre do tombo de 1419 à 1455, e foi o primeiro cronista oficial do Reino (1434 à 1454) e tinha como função ser escrivão de livros de D. João I e de D. Duarte e do infante D. Fernando e também era secretário particular do infante D. Fernando.
3

Quais as crônicas feitas por Fernão Lopes?

Crônica de D.Pedro I, Crônica de D. Fernando e crônica D. João I e também redigiu a crônica dos sete primeiros reis de Portugal.
Crônica de D.Pedro I, Crônica de D. Fernando e também redigiu a crônica dos sete primeiros reis de Portugal.
Crônica de D.Pedro II, Crônica de D. Fernando e crônica D. João I e também redigiu a crônica dos sete primeiros reis de Portugal.
Crônica de D.Pedro I, Crônica de D. Augusto e crônica D. João I e também redigiu a crônica dos sete primeiros reis de Portugal.
Crônica de D.Pedro I, Crônica de D. Fernando e crônica D. João I e também redigiu a crônica dos seis primeiros reis de Portugal.
4

Quais acontecimentos Fernão Lopes presenciou?

Sucessão fe D. João I por D. Duarte, o crescimento do poder feudal dos filhos de D. João I, a guerra civil que matou D. Duarte, a insurreição contra a rainha D. Leonor, a eleição, queda e morte de do infante D. Pedro na batalha de Alfarrobeira e assistiu o início da expansão ultramarina.
Sucessão fe D. Duarte I por D. João, o crescimento do poder feudal dos filhos de D. João I, a guerra civil que matou D. Duarte, a insurreição contra a rainha D. Leonor, a eleição, queda e morte de do infante D. Pedro na batalha de Alfarrobeira e assistiu o início da expansão ultramarina.
Sucessão fe D. João I por D. Duarte, o crescimento do poder feudal dos filhos de D. Fernando, a guerra civil que matou D. Duarte, a insurreição contra a rainha D. Leonor, a eleição, queda e morte de do infante D. Pedro na batalha de Alfarrobeira e assistiu o início da expansão ultramarina.
Sucessão fe D. João I por D. Duarte, o crescimento do poder feudal dos filhos de D. João I, a guerra civil que matou D. Duarte, a insurreição contra a rainha D. Leonor, a eleição, queda e morte de do infante D. Pedro na batalha de Alfarrobeira.
Sucessão fe D. João II por D. Duarte, o crescimento do poder feudal dos filhos de D. João II, a guerra civil que matou D. Duarte, a insurreição contra a rainha D. Leonor, a eleição, queda e morte de do infante D. Pedro na batalha de Alfarrobeira e assistiu o início da expansão ultramarina.
5

O que é uma crônica?

Comentário de factos, que vive do quotidiano e que visa a informação, ou seja, pode ser uma espécie de narração de acontecimentos, uma apreciação de situações ou assumir se como relato histórico.
Comentário noticioso de factos, que vive do quotidiano e que visa a informação, ou seja, pode ser uma espécie de narração de acontecimentos, uma apreciação de situações ou assumir se como relato histórico.
Comentário noticioso de factos, que vive do quotidiano mas não visa a informação, ou seja, pode ser uma espécie de narração de acontecimentos, uma apreciação de situações, mas não pode assumir se como relato histórico.
Comentário noticioso de factos, que vive do quotidiano mas não visa a informação, ou seja, pode ser uma espécie de narração de acontecimentos, uma apreciação de situações ou assumir se como relato histórico.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.