
Anúncios
1
A primeira lenda sobre a tentativa de dominar os céus tem como personagem:
Ícaro e Dédalo
Bartolomeu de Gusmão
Irmãos Wright
Irmãos Montgolfier
2
A Era dos balões e dos dirigíveis tem início no:
Século 18, com Bartolomeu de Gusmão
Século 19, com Santos Dumont
Século 19, com os irmãos Wright
Século 20, com Yuri Gagarin
3
No final do século 19, destacaram-se nos primeiros voos com planadores:
George Cayley e Otto Lilienthal
Ícaro e Dédalo
Irmãos Montgolfier
Alberto Santos Dumont
4
A era pioneira da aviação, marcada pela mudança da base energética do carvão para o petróleo que permitiu o uso de motores a gasolina na aviação, ocorre entre:
1900 e 1914
1900 e 1906
1914 e 1918
1903 e 1906
5
O voo de Santos Dumont com o 14 BIS ocorrido no Campo de Bagatelle, em Paris, na presença de inúmeros espectadores ocorre em 23 de outubro de:
1906
1903
1907
1910
6
Em que avião Santos Dumont inovou utilizando pela primeira vez ailerons?
14 BIS
Flyer
Comet
Demoiselle
7
O período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, ocorrido entre 1918 e 1939, é conhecido como:
Era pioneira da aviação
Era de ouro da aviação
Era dos balões e dos dirigíveis
Era espacial
8
Que aeronave foi a mais usada para fins comerciais entre as décadas de 1930 e 1940?
Douglas DC-3
Douglas DC-4
Constellation
Comet
9
A honra de ser a primeira pessoa a viajar no Espaço em 1961 coube a:
Yuri Gagarin
Neil Armstrong
Alan Shepard
Gherman Titov
10
A cosmonauta russa Valentina Tereshkova se destacou na corrida espacial por:
Realizar a primeira caminhada no espaço
Completar 17 voltas ao redor da Terra
Ser a primeira mulher no espaço
Ser a primeira pessoa a pisar na Lua
11
Como parte das comemorações de 100 anos do 14 BIS, Marcos Cesar Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro no espaço em:
1969
2016
1961
2006
12
A discussão entre o princípio da liberdade do ar e o princípio da soberania aérea sobre o território de um país teve início em:
1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial
1900, quando balões alemães pousaram na França
1914, com o início da Primeira Guerra Mundial
1910, numa conferência em Paris
13
O país que defendia desde o início o princípio da soberania aérea sobre o território de um país era o:
Inglaterra
França
Alemanha
Brasil
14
As características fundamentais do direito aeronáutico são:
Autonomia, dinamismo e internacionalidade
Autonomia, dinamismo e nacionalidade
Autonomia, conservadorismo e internacionalidade
Autonomia, conservadorismo e nacionalidade
15
Quais são as duas fontes do direito aeronáutico?
Fonte imediata e fonte jurídica
Fonte imediata e fonte subsidiária
Fonte costumeira e fonte jurídica
Fonte subsidiária e fonte costumeira
16
Documentos firmados entre os governos de dois países, que possuem a natureza de tratados tendo como finalidade de promover e regular o mercado entre os países que o assinam:
Acordo sobre serviços aéreos
Protocolo
Memorando
Convenção
17
Situação observada quando dois países negociam que companhia aérea poderá pousar em seu território:
Designação
Direito de rota
Nenhuma das anteriores
18
De 1944 para os dias atuais, qual a sequência correta dos acordos sobre serviços aéreos?
Monodesignação, multidesignação, open skies
Open skies, monodesignação, multidesignação
Monodesignação, open skies, multidesignação
Multidesignação, monodesignação, open skies
19
Conjunto de direitos concedidos a uma empresa aérea de um Estado que entrará no espaço aéreo e pousará no território de outro Estado:
Convenções
Designação
Acordo multilateral
Liberdades do ar
20
O direito de sobrevoar o país contratante está previsto na:
1ª. Liberdade do ar
2ª. Liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
4ª. Liberdade do ar
21
O direito de desembarcar no território do segundo país, passageiros e carga embarcados no primeiro país está previsto na:
4ª. Liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
2ª. Liberdade do ar
1ª. Liberdade do ar
22
Quais liberdades do ar são consideradas técnicas?
Segunda e terceira
Primeira e segunda
Da quinta em diante
Terceira e quarta
23
A primeira convenção de Paris, que dentre outras coisas criou a CINA, ocorreu no ano de:
1889
1944
1929
1919
24
A CINA – Comissão Internacional de Navegação Aérea, primeira organização com o objetivo de padronizar a aviação civil internacional foi criada na Convenção de:
Chicago
Paris
Varsóvia
Roma
25
Convenção que estabeleceu regras relativas às responsabilidades das empresas aéreas no que se refere a danos causados por acidentes a passageiros ou tripulantes:
Varsóvia
Paris
Chicago
Roma
26
(Questão de banca) Das convenções abaixo, a que unifica regras relativas ao transporte aéreo internacional é a de:
Varsóvia
Haia
Chicago
Paris
27
Que nome recebem os documentos multilaterais celebrados entre alguns países que estabelecem apenas obrigações formais?
Protocolos
Anexos
Acordos
Convenções
28
A Convenção de Chicago foi assinada no dia:
10 de maio de 1945
7 de dezembro de 1944
4 de abril de 1947
25 de setembro de 1946
29
(Questão de banca) Convenção que estabelece o princípio de soberania de um estado contratante sobre o seu espaço aeronáutico:
Chicago
Varsóvia
Paris
Roma
30
(Questão de banca) A Convenção que tratou de estabelecer o novo ordenamento jurídico para a aviação civil internacional e que substituiu a Convenção de Paris:
Chicago
Varsóvia
Roma
Havana
31
A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) foi instituída na Convenção de:
Chicago
Havana
Genebra
Varsóvia
32
Que convenção substituiu a Convenção de Paris de 1919 e a Convenção de Havana de 1928?
Varsóvia
Haia
Montreal
Chicago
33
Convenção que extinguiu a CINA e criou a OACI:
Chicago
Varsóvia
Paris
Havana
34
A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) tem sua sede localizada em:
Montreal
Toronto
Chicago
Washington
35
A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) é uma entidade filiada a:
IATA
OMS
FAA
ONU
36
Organização internacional que padroniza normas e procedimentos relativos à aviação civil:
OMS
ONU
ICAO
FAA
37
Na Organização de Aviação Civil Internacional, inúmeros países se fazem representar, inclusive o Brasil, através de suas/seus:
Empresas aéreas
Sindicatos
Embaixadas
Governos
38
Assegurar o desenvolvimento seguro e ordeiro da aviação civil internacional do mundo é um dos objetivos da:
ONU
OACI
CLAC
IATA
39
Fomentar, de modo geral, o desenvolvimento de todos os aspectos da aeronáutica civil internacional são alguns dos objetivos da:
ONU
OACI
CLAC
IATA
40
Estimular o desenvolvimento de aerovias, aeroportos e facilidades à navegação aérea na aviação civil internacional são objetivos da:
OACI
IATA
FAA
ONU
41
O Secretariado da OACI, os Comitês permanentes, o Comitê de Proteção Ambiental na Aviação e a Comissão de Navegação Aérea são considerados órgãos:
Soberanos
Fundamentais
Necessários
Executivos
42
Na estrutura da OACI, o órgão soberano e que é constituído por todos os países membros é a/o:
Assembleia
Conselho
Secretariado
Comissão de Navegação Aérea
43
O órgão da OACI que se reúne a cada três anos, aprova o orçamento e revisa a sua política é a/o:
Comissão de Navegação Aérea
Secretariado
Assembleia
Conselho
44
(Questão de banca) A estrutura da OACI é composta, respectivamente, por um órgão soberano e um executivo, que são:
Administração e conselho
Comissão e administração
Comitê e assembleia
Assembleia e conselho
45
(Questão de banca) Os membros do conselho da OACI terão um tempo de mandato de:
5 anos
6 anos
4 anos
3 anos
46
Órgão da estrutura da OACI que é composto por 36 estados:
Secretariado
Comissão de Navegação Aérea
Conselho
Assembleia
47
O Brasil faz parte de qual Grupo do Conselho?
Nenhuma das anteriores
Grupo III - Representatividade geográfica
Grupo II - Grande contribuição em serviços de navegação aérea
Grupo I - Maior importância no transporte aéreo
48
Órgão da ICAO que é assessorado por 17 painéis técnicos formados por especialistas indicados pelos estados membros:
Assembleia
Comissão de Navegação Aérea
Comitê de Proteção Ambiental na Aviação
Conselho
49
Órgão da OACI criado com o objetivo de estudar os impactos do ruído e das emissões dos gases poluentes decorrentes da aviação e de promover medidas que minimizem esses efeitos:
CAEP
Secretariado
Conselho
ANC
50
As publicações da Organização de Aviação Civil Internacional que tratam dos padrões e práticas recomendadas são chamadas de:
Normas
SARPS
Emendas
Anexos
51
Os padrões e práticas recomendadas pela OACI estão publicados nas/nos:
SARPS
PANS
Diferenças
Suplementos
52
Estados que, por motivos de legislação interna ou por discordância, não desejem cumprir os padrões e práticas recomendados pela OACI, deverão emitir:
Alterações
PANS
Diferenças
SARPS
53
Os PANS - Procedimentos para os Serviços de Navegação Aérea são formulados pela/pelo__________ICAO.
Conselho
Assembleia
Comitê de Proteção Ambiental na Aviação
Comissão de Navegação Aérea
54
As normas de caráter técnico estabelecidas pela OACI na Convenção de Chicago serão cumpridas através de:
Anexos
Regulamentos da convenção
Regulamentos brasileiros de homologação aeronáutica
Assembleia
55
(Questão de banca) Os documentos técnicos onde estão definidas as normas internacionais e métodos recomendados da OACI, denominam-se:
Regimentos
Estatutos
Suplementos
Anexos
56
O número de anexos com os quais a OACI estabelece as normas de caráter técnico é de:
12
15
18
19
57
O Anexo 1 da Convenção de Chicago trata de:
Investigação de Acidentes de Aviação
Busca e salvamento
Regras do ar
Licenças de pessoal
58
As normas e recomendações adotadas pela ICAO, como padrões mínimos para concessão de licenças e instrução do pessoal aeronáutico estão contidas na/no:
Anexo 1
CBA
Anexo 13
RBAC 61
59
(Questão de banca) O Anexo 13 da OACI está relacionado com:
Regras do ar
Investigação de acidentes aeronáuticos
Transporte com segurança de materiais perigosos, por via aérea
Licenças de pessoal
60
(Questão de banca) Criar os meios necessários para a colaboração entre empresas de transporte aéreo, direta ou indiretamente ligadas aos serviços de transporte aéreo internacional, é um dos objetivos da:
FAO
AITAL
OACI
IATA
61
(Questão de banca) A associação internacional que tem como objetivo principal assegurar transporte aéreo rápido, cômodo, seguro e econômico tanto para empresas aéreas como para o público, tem como sigla:
CIAN
IATA
AIAC
OACI
62
A Associação de Transporte Aéreo Internacional - IATA foi fundada em 1945 na cidade de:
Havana
Chicago
Varsóvia
Montreal
63
Coordenar e promover acordos de cooperação que melhorem o fluxo de pessoas e o fluxo de comércio entre os Estados latino-americanos são objetivos da:
IATA
CLAC
OACI
ICAO
64
A Comissão Latino-Americana de Aviação Civil - CLAC foi fundada em 1973 na cidade de/do:
Paris
México
São Paulo
Genebra