Sistema de Aviação Civil

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JN Makaveli

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1

A primeira lenda sobre a tentativa de dominar os céus tem como personagem:

Ícaro e Dédalo
Bartolomeu de Gusmão
Irmãos Wright
Irmãos Montgolfier
2

A Era dos balões e dos dirigíveis tem início no:

Século 18, com Bartolomeu de Gusmão
Século 19, com Santos Dumont
Século 19, com os irmãos Wright
Século 20, com Yuri Gagarin
3

No final do século 19, destacaram-se nos primeiros voos com planadores:

George Cayley e Otto Lilienthal
Ícaro e Dédalo
Irmãos Montgolfier
Alberto Santos Dumont
4

A era pioneira da aviação, marcada pela mudança da base energética do carvão para o petróleo que permitiu o uso de motores a gasolina na aviação, ocorre entre:

1900 e 1914
1900 e 1906
1914 e 1918
1903 e 1906
5

O voo de Santos Dumont com o 14 BIS ocorrido no Campo de Bagatelle, em Paris, na presença de inúmeros espectadores ocorre em 23 de outubro de:

1906
1903
1907
1910
6

Em que avião Santos Dumont inovou utilizando pela primeira vez ailerons?

14 BIS
Flyer
Comet
Demoiselle
7

O período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, ocorrido entre 1918 e 1939, é conhecido como:

Era pioneira da aviação
Era de ouro da aviação
Era dos balões e dos dirigíveis
Era espacial
8

Que aeronave foi a mais usada para fins comerciais entre as décadas de 1930 e 1940?

Douglas DC-3
Douglas DC-4
Constellation
Comet
9

A honra de ser a primeira pessoa a viajar no Espaço em 1961 coube a:

Yuri Gagarin
Neil Armstrong
Alan Shepard
Gherman Titov
10

A cosmonauta russa Valentina Tereshkova se destacou na corrida espacial por:

Realizar a primeira caminhada no espaço
Completar 17 voltas ao redor da Terra
Ser a primeira mulher no espaço
Ser a primeira pessoa a pisar na Lua
11

Como parte das comemorações de 100 anos do 14 BIS, Marcos Cesar Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro no espaço em:

1969
2016
1961
2006
12

A discussão entre o princípio da liberdade do ar e o princípio da soberania aérea sobre o território de um país teve início em:

1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial
1900, quando balões alemães pousaram na França
1914, com o início da Primeira Guerra Mundial
1910, numa conferência em Paris
13

O país que defendia desde o início o princípio da soberania aérea sobre o território de um país era o:

Inglaterra
França
Alemanha
Brasil
14

As características fundamentais do direito aeronáutico são:

Autonomia, dinamismo e internacionalidade
Autonomia, dinamismo e nacionalidade
Autonomia, conservadorismo e internacionalidade
Autonomia, conservadorismo e nacionalidade
15

Quais são as duas fontes do direito aeronáutico?

Fonte imediata e fonte jurídica
Fonte imediata e fonte subsidiária
Fonte costumeira e fonte jurídica
Fonte subsidiária e fonte costumeira
16

Documentos firmados entre os governos de dois países, que possuem a natureza de tratados tendo como finalidade de promover e regular o mercado entre os países que o assinam:

Acordo sobre serviços aéreos
Protocolo
Memorando
Convenção
17

Situação observada quando dois países negociam que companhia aérea poderá pousar em seu território:

Designação
Direito de rota
Nenhuma das anteriores
18

De 1944 para os dias atuais, qual a sequência correta dos acordos sobre serviços aéreos?

Monodesignação, multidesignação, open skies
Open skies, monodesignação, multidesignação
Monodesignação, open skies, multidesignação
Multidesignação, monodesignação, open skies
19

Conjunto de direitos concedidos a uma empresa aérea de um Estado que entrará no espaço aéreo e pousará no território de outro Estado:

Convenções
Designação
Acordo multilateral
Liberdades do ar
20

O direito de sobrevoar o país contratante está previsto na:

1ª. Liberdade do ar
2ª. Liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
4ª. Liberdade do ar
21

O direito de desembarcar no território do segundo país, passageiros e carga embarcados no primeiro país está previsto na:

4ª. Liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
2ª. Liberdade do ar
1ª. Liberdade do ar
22

Quais liberdades do ar são consideradas técnicas?

Segunda e terceira
Primeira e segunda
Da quinta em diante
Terceira e quarta
23

A primeira convenção de Paris, que dentre outras coisas criou a CINA, ocorreu no ano de:

1889
1944
1929
1919
24

A CINA – Comissão Internacional de Navegação Aérea, primeira organização com o objetivo de padronizar a aviação civil internacional foi criada na Convenção de:

Chicago
Paris
Varsóvia
Roma
25

Convenção que estabeleceu regras relativas às responsabilidades das empresas aéreas no que se refere a danos causados por acidentes a passageiros ou tripulantes:

Varsóvia
Paris
Chicago
Roma
26

(Questão de banca) Das convenções abaixo, a que unifica regras relativas ao transporte aéreo internacional é a de:

Varsóvia
Haia
Chicago
Paris
27

Que nome recebem os documentos multilaterais celebrados entre alguns países que estabelecem apenas obrigações formais?

Protocolos
Anexos
Acordos
Convenções
28

A Convenção de Chicago foi assinada no dia:

10 de maio de 1945
7 de dezembro de 1944
4 de abril de 1947
25 de setembro de 1946
29

(Questão de banca) Convenção que estabelece o princípio de soberania de um estado contratante sobre o seu espaço aeronáutico:

Chicago
Varsóvia
Paris
Roma
30

(Questão de banca) A Convenção que tratou de estabelecer o novo ordenamento jurídico para a aviação civil internacional e que substituiu a Convenção de Paris:

Chicago
Varsóvia
Roma
Havana
31

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) foi instituída na Convenção de:

Chicago
Havana
Genebra
Varsóvia
32

Que convenção substituiu a Convenção de Paris de 1919 e a Convenção de Havana de 1928?

Varsóvia
Haia
Montreal
Chicago
33

Convenção que extinguiu a CINA e criou a OACI:

Chicago
Varsóvia
Paris
Havana
34

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) tem sua sede localizada em:

Montreal
Toronto
Chicago
Washington
35

A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) é uma entidade filiada a:

IATA
OMS
FAA
ONU
36

Organização internacional que padroniza normas e procedimentos relativos à aviação civil:

OMS
ONU
ICAO
FAA
37

Na Organização de Aviação Civil Internacional, inúmeros países se fazem representar, inclusive o Brasil, através de suas/seus:

Empresas aéreas
Sindicatos
Embaixadas
Governos
38

Assegurar o desenvolvimento seguro e ordeiro da aviação civil internacional do mundo é um dos objetivos da:

ONU
OACI
CLAC
IATA
39

Fomentar, de modo geral, o desenvolvimento de todos os aspectos da aeronáutica civil internacional são alguns dos objetivos da:

ONU
OACI
CLAC
IATA
40

Estimular o desenvolvimento de aerovias, aeroportos e facilidades à navegação aérea na aviação civil internacional são objetivos da:

OACI
IATA
FAA
ONU
41

O Secretariado da OACI, os Comitês permanentes, o Comitê de Proteção Ambiental na Aviação e a Comissão de Navegação Aérea são considerados órgãos:

Soberanos
Fundamentais
Necessários
Executivos
42

Na estrutura da OACI, o órgão soberano e que é constituído por todos os países membros é a/o:

Assembleia
Conselho
Secretariado
Comissão de Navegação Aérea
43

O órgão da OACI que se reúne a cada três anos, aprova o orçamento e revisa a sua política é a/o:

Comissão de Navegação Aérea
Secretariado
Assembleia
Conselho
44

(Questão de banca) A estrutura da OACI é composta, respectivamente, por um órgão soberano e um executivo, que são:

Administração e conselho
Comissão e administração
Comitê e assembleia
Assembleia e conselho
45

(Questão de banca) Os membros do conselho da OACI terão um tempo de mandato de:

5 anos
6 anos
4 anos
3 anos
46

Órgão da estrutura da OACI que é composto por 36 estados:

Secretariado
Comissão de Navegação Aérea
Conselho
Assembleia
47

O Brasil faz parte de qual Grupo do Conselho?

Nenhuma das anteriores
Grupo III - Representatividade geográfica
Grupo II - Grande contribuição em serviços de navegação aérea
Grupo I - Maior importância no transporte aéreo
48

Órgão da ICAO que é assessorado por 17 painéis técnicos formados por especialistas indicados pelos estados membros:

Assembleia
Comissão de Navegação Aérea
Comitê de Proteção Ambiental na Aviação
Conselho
49

Órgão da OACI criado com o objetivo de estudar os impactos do ruído e das emissões dos gases poluentes decorrentes da aviação e de promover medidas que minimizem esses efeitos:

CAEP
Secretariado
Conselho
ANC
50

As publicações da Organização de Aviação Civil Internacional que tratam dos padrões e práticas recomendadas são chamadas de:

Normas
SARPS
Emendas
Anexos
51

Os padrões e práticas recomendadas pela OACI estão publicados nas/nos:

SARPS
PANS
Diferenças
Suplementos
52

Estados que, por motivos de legislação interna ou por discordância, não desejem cumprir os padrões e práticas recomendados pela OACI, deverão emitir:

Alterações
PANS
Diferenças
SARPS
53

Os PANS - Procedimentos para os Serviços de Navegação Aérea são formulados pela/pelo__________ICAO.

Conselho
Assembleia
Comitê de Proteção Ambiental na Aviação
Comissão de Navegação Aérea
54

As normas de caráter técnico estabelecidas pela OACI na Convenção de Chicago serão cumpridas através de:

Anexos
Regulamentos da convenção
Regulamentos brasileiros de homologação aeronáutica
Assembleia
55

(Questão de banca) Os documentos técnicos onde estão definidas as normas internacionais e métodos recomendados da OACI, denominam-se:

Regimentos
Estatutos
Suplementos
Anexos
56

O número de anexos com os quais a OACI estabelece as normas de caráter técnico é de:

12
15
18
19
57

O Anexo 1 da Convenção de Chicago trata de:

Investigação de Acidentes de Aviação
Busca e salvamento
Regras do ar
Licenças de pessoal
58

As normas e recomendações adotadas pela ICAO, como padrões mínimos para concessão de licenças e instrução do pessoal aeronáutico estão contidas na/no:

Anexo 1
CBA
Anexo 13
RBAC 61
59

(Questão de banca) O Anexo 13 da OACI está relacionado com:

Regras do ar
Investigação de acidentes aeronáuticos
Transporte com segurança de materiais perigosos, por via aérea
Licenças de pessoal
60

(Questão de banca) Criar os meios necessários para a colaboração entre empresas de transporte aéreo, direta ou indiretamente ligadas aos serviços de transporte aéreo internacional, é um dos objetivos da:

FAO
AITAL
OACI
IATA
61

(Questão de banca) A associação internacional que tem como objetivo principal assegurar transporte aéreo rápido, cômodo, seguro e econômico tanto para empresas aéreas como para o público, tem como sigla:

CIAN
IATA
AIAC
OACI
62

A Associação de Transporte Aéreo Internacional - IATA foi fundada em 1945 na cidade de:

Havana
Chicago
Varsóvia
Montreal
63

Coordenar e promover acordos de cooperação que melhorem o fluxo de pessoas e o fluxo de comércio entre os Estados latino-americanos são objetivos da:

IATA
CLAC
OACI
ICAO
64

A Comissão Latino-Americana de Aviação Civil - CLAC foi fundada em 1973 na cidade de/do:

Paris
México
São Paulo
Genebra
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