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Quando filtro micrônico deve ser substituído?
E – As respostas A, B e C estão corretas.
A – Após 3 anos de uso.
D – As respostas A e B estão corretas.
C – Quando o diferencial de pressão atingir o limite recomendado pelo fabricante.
B – Súbita queda no diferencial de pressão sem nenhuma causa aparente.
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Qual o filtro Retém contaminantes sólidos grosseiros e possui malha com cerca de 150 micrômetros (100 mesh)?
A – Filtro cesta.
C – Filtro micrônico.
D – Filtro separador.
E – Filtro coalescedor.
B – Filtro monitor.
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Durante movimentação de produto pelo filtro, qual item abaixo deve ser observado e registrado no formulário especifico?
E – Nenhuma das respostas anteriores.
D – Volume movimentado desde a última troca.
A – Quantidade e o modelo dos elementos instalados.
B – Integridade da tela do filtro cesta.
C – Diferencial de pressão.
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Retém contaminantes sólidos com dimensão superior a 1,0 micrômetros. Diferentemente do filtro separador, o meio utilizado não repele a água na sua superfície, mas a absorve por reação química com a gota de água, formando uma substância viscosa que é retida por uma estrutura de fibras. Qual filtro possui essas características?
E – As opções A e C estão corretas.
C – Separador.
B – Micrônico
A – Coalecedor
D – Monitor.
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Com relação a aquisição do Stadis 450, é correto afirmar:
c) A validade do produto é de 1 ano, desde que estocado e manuseado de acordo com o descrito no certificado de análise e seu anexo;
a) O aditivo STADIS 450 é fabricado no Brasil;
d) Não é necessário, por questões de garantia da qualidade e segurança, manter um estoque mínimo de STADIS 450, a ser definido pela Unidade Operacional.
e) Nenhuma das respostas anteriores.
b) No ato do recebimento do STADIS 450, deve ser verificado se o número do lote (lot number) constante no rótulo do recipiente confere com o número do lote do certificado de análise (Certificate of Analysis);
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No que se refere ao procedimento de aditivação, marque a opção INCORRETA:
b) A condutividade elétrica final do JET A-1 aditivado com STADIS 450, no local, hora e temperatura de entrega do combustível ao cliente, deve estar na faixa de 50 a 600 pS/m, sendo recomendado o valor ideal de 140 pS/m;ñ
a) A concentração e o tipo de aditivo contido no JET A-1 devem ser indicados no Certificado de Qualidade e na Nota Fiscal e no CE;
c) Deve ser verificada a efetividade e a homogeneidade da aditivação, através de análise da condutividade elétrica do combustível depois de aditivado, no tanque recebedor;
d)A concentração final de STADIS 450 no JET A-1 não ultrapasse 3 mg/l, caso o aeroporto receba o combustível não aditivado ou 5 mg/l (concentração máxima acumulada), caso o aeroporto receba o combustível aditivado
e) Nenhuma das respostas anteriores.
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Como é informado que o JET A - 1 está sendo adicionado com o aditivo dissipador de cargas estáticas?
a) A concentração e o tipo de aditivo contido no JET A-1 são indicados apenas no certificado de qualidade e no CE;
d) A concentração e o tipo de aditivo contido no JET A-1 não são informados.
b) A concentração e o tipo de aditivo contido no JET A-1 são indicados no certificado de qualidade, CE e na Nota Fiscal;
e) Nenhuma das respostas anteriores.
c) A concentração e o tipo de aditivo contido no JET A-1 são indicados apenas na Nota Fiscal e no CE;
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QUAL É A VALIDADE DO STADIS 450?
(a) A data de validade é definida pelo fabricante e indicada na embalagem ou em documento referente ao
processo de aquisição. Após a embalagem aberta, o produto deverá ser utilizado no período de até 02
anos, desde que não ultrapasse o prazo de validade indicado pelo fabricante.
D 4 anos
(b) 1 ano.
C 3 anos
Nenhuma das opções
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COMO É FEITO O CONTROLE DE DEVOLUÇÃO DO PRODUTO DESTANQUEADO?
(b) No próprio comprovante de entrega.
(a) Através de formulário específico (EP-2BR-00170) Solicitação de destanqueio de aeronaves.
(c) Em planilha Excel criado pelo cliente.
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EM RELAÇÃO À VÁLVULA DE PRESSÃO E VÁCUO E RESPIROS DO TANQUE: VERIFICAR A TELA DE PROTEÇÃO QUANTO À LIMPEZA E ISENÇÃO DE FUROS E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO RESPIRO NO CASO DE JET A-1 OU DA VÁLVULA DE PRESSÃO E VÁCUO NO CASO DE AVGAS 100 LL, REGISTRANDO O RESULTADO NO EP-2BR-00169, É TAREFA DE INSPEÇÃO:
(c) Quinquenal.
Semanal.
Diário.
(e) Semestral.
(d) Mensal.
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QUANTO AOS REQUISITOS DE SEGURANÇA NA INSTALAÇÃO FIXA QUAIS OS PRINCIPAIS ITENS A VERIFICAR?
Chaves elétricas e fiação elétrica em geral devem estar adequadamente protegidas.
Os acessos ao combustível armazenado devem estar convenientes fechado (bocais de tanques,
tomadas de amostragem e de drenagem, etc).
Os acessos ao combustível armazenado devem estar convenientes fechado (bocais de tanques,
tomadas de amostragem e de drenagem, etc).
Cercas e muros devem apresentar integridade, ou seja, não devem existir falhas que evidenciem
a possibilidade de pessoas utilizarem para acesso ao deposito.
Todas as respostas estão corretas.
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COM QUAL FREQUÊNCIA DEVE SER VERIFICADA A INTEGRIDADE DOS LACRES DOS MEDIDORES, DO BOTÃO DE EMERGÊNCIA E DA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO?
Diariamente.
Anualmente.
Semestralmente.
Mensalmente.
Semanalmente.
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DURANTE UMA VERIFICAÇÃO DO SISTEMA PNEUMÁTICO DA UAA, O QUE DEVE SER OBSERVADO?
(c) Presença de água no reservatório de ar.
(d) Existência de vazamentos no sistema pneumático.
(a) Calibração dos pneus.
(b) Nível de óleo do motor.
(e) As respostas C e D estão corretas.
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DURANTE A VERIFICAÇÃO DIÁRIA (EP-2BR-00156), FOI CONSTATADO QUE O SISTEMA DE INTERLOCK NÃO ESTÁ ATUANDO ADEQUADAMENTE, QUAL O PROCEDIMENTO A SER ADOTADO?
(c) Liberar a UAA para operação com a utilização de calço.
(d) Nenhuma das alternativas está correta.
(a) Continua operando com UAA.
(e) As alternativas a e c estão corretas.
(b) Enviar UAA para manutenção.
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AO PREPARAR O TANQUE PARA RECEBIMENTO O QUE DEVE SER VERIFICADO ANTES?
Efetuar medição do tanque.
Executar o alinhamento das válvulas para recebimento e identificar com a placa “REC”.
Todas as alternativas estão corretas.
Confirmar que as válvulas de entrada e saída estão bloqueadas.
Drenagem, ensaio visual e EDQ
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QUANDO O TANQUE ESTÁ COM A PLACA “DECANTAÇÃO”, QUAL DEVE SER A SITUAÇÃO DAS VÁLVULAS?
Nenhuma das alternativas.
Válvula de entrada “fechada e de saída aberta”.
Todas as válvulas abertas.
Válvula de entrada “aberta” e de saída “fechada”.
(c) Todas as válvulas fechadas.
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QUAL TIPO DE MOVIMENTAÇÃO INTERNA É MAIS ROTINEIRO E EM FUNÇÃO DE QUÊ?
Combustível Recuperável, pois se destinam a reintegrar os estoques. (drenagens)
Nenhuma das respostas anteriores.
Movimentação de combustível suspeito, pois não podemos ter esse tipo de combustível.
Movimentação de Combustível Não Conforme, pois devemos torná-lo conforme.
Movimentação de Combustível oriundo dos destanqueios para atender bem o cliente.
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QUAL É A PRESSÃO MÁXIMA ADMITIDA NA SAÍDA DA VÁLVULA PRIMARIA DURANTE ABASTECIMENTO?
60 psi.
50 psi.
40 psi.
45 psi.
55 psi.
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QUE PROCEDIMENTO DEVE-SE EFETUAR APÓS RECOLHER TODOS OS EQUIPAMENTOS DEPOIS DO ABASTECIMENTO?
Dar uma volta em torno do CTA, de forma a observar se qualquer equipamento foi esquecido e
se existe obstáculo para a movimentação do CTA. (volta olímpica)
Nenhuma das respostas anteriores.
Depende da situação, as respostas a, b e c estão corretas.
Seguir imediatamente para o próximo vôo.
Retirar imediatamente o CTA do local de abastecimento para liberar a aeronave.
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QUAL O PRIMEIRO E ÚLTIMO EQUIPAMENTO DEVE SER CONECTADO E DESCONECTADO DA AERONAVE?
O cabo antiestático. ( cabo terra )
A mangueira de abastecimento.
As respostas b e c estão corretas.
Nenhuma das alternativas.
O bico de abastecimento.
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COM QUE FREQUÊNCIA DEVE-SE EFETUAR TESTE DE MEMBRANA GRAVIMÉTRICA (COM DUAS MEMBRANAS) NA UAA?
Trimestral.
Semestral.
Anual.
Mensal.
Trienal.
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QUAL A PRESSÃO DE TESTE APLICADO À MANGUEIRA DURANTE A INSPEÇÃO MENSAL?
225 psi, para mangueiras novas e se a mesma trabalha com a pressão superior a 80 psi
Pressão de trabalho do próprio equipamento.
300 psi, para mangueiras novas
150 psi, para mangueiras novas.
(e) As respostas a, b e c estão corretas.
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QUAL A VALIDADE DO CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO DO DENCÍMETRO PADRÃO?
Semestral
Trienal.
Trienal.
Bienal
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PARA ABASTECIMENTO DE AERONAVE COM TURBINA EM FUNCIONAMENTO É NECESSÁRIO PREENCHIMENTO DE ALGUM FORMULÁRIO?
Sim, o termo de declaração de miss
Não.
Sim, o termo de isenção de responsabilidade do cliente.
Sim, o termo de declaração de missão.
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QUAL TEMPO MÁXIMO DE VIDA ÚTIL DA JUNTA FLEXÍVEL?
De acordo com a medida
Não tem validade.
2 anos
10 anos a partir da data de fabricação
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QUANDO SE APLICA O TESTE SEMESTRAL NA MANGUEIRA?
Pressão de saída da bomba/ hidrante de entrada maior que 80 psi
Em todas as mangueiras
Pressão de saída da bomba/ hidrante de entrada menor ou igual 80 psi
Mangueira superior a 1 ½’’
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QUANDO NÃO SE APLICA O TESTE SEMESTRAL NA MANGUEIRA
Pressão de saída da bomba/ hidrante de entrada menor ou igual 80 ps
Mangueira instalada em SRV
mangueira inferior a 2”
Pressão de saída da bomba/ hidrante de entrada maior que 80 psi
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QUAL A PERIODICIDADE DE LIMPEZA DE TANQUE CTA OU TSR
10 anos
3 anos
apenas 5 anos
A cada 5 anos, este prazo de limpeza pode ser estendido para no máximo dez (10) anos se o
histórico das inspeções anuais do tanque for satisfatório, se o histórico das drenagens diárias
não apresentar registro de água, contaminantes etc.,
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Conforme o procedimento ABASTECIMENTO DE AERONAVES POR CTA SOBRE-ASA, quais itens abaixo estão FALSOS? I- O segundo equipamento que se conecta a aeronave é o cabo terra. II- Alguns helicópteros (JET A-1) necessitam que o abastecimento seja feito com o bico redondo, quando tal procedimento for efetuado, ao seu término, o bico de pato deve OBRIGATORIAMENTE retornar ao gatilho, antes de deslocar o CTA do abastecimento. III- Para abastecimento com CTA, utiliza-se 3 cones. Dois cones são utilizados para proteger o operador e a mangueira e o outro é utilizado a frente do CTA. IV- A aproximação do CTA a aeroneve deve ser igual a uma pessoa correndo. V- Quando a aeronave não tiver a informação do tipo de combustível, é PROIBIDO o abastecimento. Não podemos abastece.
b) Os itens III e IV estão falsos.
c) Os itens II e V estão falsos.
Nenhuma das respostas anteriores.
a) Os itens I e V estão falsos.
d) Os itens I e IV estão falsos.
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Durante o abastecimento de aeronave com turbina em funcionamento, qual o cenário aabaixo está correto?
Todos os cenários acima estão corretos.
Junto a aeronave deve ficar um carro de Bombeiros tripulado e com o motor ligado. O representante do cliente é quem deve solicitar essa providência ao Corpo de Bombeiros.
Se a operação for realizada via hidrante, utilizar o ponto de hidrante mais próximo da área de movimentação do aeroporto
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O teste consiste em efetuar uma limpeza/lubrificação em todo o sistema. Verificar a dosagem da lubrificação do sistema lubrifil (para cada 5 acionamento das válvulas, deverá ser injetada uma gota de óleo lubrificante que é o LUBRAX HYDRAISO 32). Qual a periodicidade dessa manutenção?
b) Semestral
a) Mensal
d) Trimestral
c) Anual
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Caso o Interlock da UAA não estiver funcionando adequadamente, que procedimentos deveram executar?
A – Abastecer normalmente, no final do dia enviar para manutenção.
C – Informar o desvio no check-list.
B – Retirar a UAA de operação e enviar para manutenção.
D – As opções B e C estão corretas.
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Como relação aos testes COLORIMÉTRICO e GRAVIMÉTRICO qual resposta abaixo está totalmente correta?
COLORIMETRICO: ensaio mensal, batoques azul/vermelho, a capsula possui uma membrana, o análise é feito em campo por comparação de cor.GRAVIMETRICO: ensaio semestral, batoques amarelo /vermelho, a capsula possui duas membranas,o análise é feito em laboratório e é feito o análise por peso que o valor máximo de contaminantes do teste deve ser menor que 0,15mg/lts.
COLORIMETRICO: ensaio mensal, batoques azul/vermelho, a capsula possui uma membrana, o análise é feito em campo por comparação de cor.GRAVIMETRICO: ensaio semestral, batoques amarelo /vermelho, a capsula possui duas membranas,o
) GRAVIMETRICO: ensaio mensal, batoques azul/vermelho, a capsula possui uma membrana, o análise é feito em campo por comparação de cor. COLORIMETRICO: ensaio semestral, batoques amarelo /vermelho, a capsula possui duas membranas,o análise é feito em laboratório e é feito o análise por peso que o valor máximo de contaminantes do teste deve ser menor que 0,15mg/lts.
COLORIMETRICO: ensaio mensal, batoques amarelo /vermelho, a capsula possui uma membrana, o análise é feito em campo por comparação de cor.GRAVIMETRICO: ensaio semestral, batoques azul/vermelho, a capsula possui duas membranas,o análise é feito em laboratório e é feito o análise por peso que o valor máximo de contaminantes do teste deve ser menor que 0,15mg/lts.
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Antes de iniciar o teste, OBRIGATORIAMENTE deve ser passado pelo filtro um volume pré-determinado de produto. Quanto é esse volume pré-determinado?
1m
2m³
4m³
3m³
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Onde deve ser feito a análise do ensaio de membrana Colorimétrico?
Em laboratório.
Em campo, somente membrana seca.
Em campo, 2 vezes, uma com a membrana úmida e a outra com a membrana seca.
Na sala de análise.
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Qual a utilidade do sistema de Interlock?
Para acionar a tomada de força.
Para verificar a pressão do Lubrifil
Controle de qualidade.
Garantir que a UAA esteja freada/parada durante o abastecimento de uma aeronave, independente da ação direta do motorista.
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Em qual situação o sistema interlock pode apresentar queda de pressão?
Quando houver vazamento de ar em algum ponto do sistema.
Quando acionado a terceira marcha da UAA.
Quando for executar marcha ré.
Quando os pneus ficarem descalibrados.
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Quem pode aferir os medidores volumétricos?
A -Firma contratada
C – Funcionários BR.
B – Pessoa devidamente treinada do quadro de revendedores.
E – As opções A B e C estão corretas.
D – Inmetro
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Na readequação do tanque após limpeza, completando o nível, deixar o combustível decantar por:
2 horas no mínimo
4 horas no mínimo
1 hora no mínimo
3 horas no mínimo
Nenhuma das respostas anteriores.
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Inspecionar a parte externa do tanque quanto ao estado de conservação, pintura e aparência externa:
d) Inspeção Semestral
b) Inspeção Semanal
c) Inspeção Trimestral
e) Nenhuma das respostas anteriores.
a) Inspeção Mensal