
Anúncios
1
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”. Em qual dessas alternativas a revolução?
industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica
puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares
gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio
industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
2
O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial. BOULOS Jr, p.421 Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
Holanda
Itália
Alemanha
Inglaterra
Espanha
3
Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
4
Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.
o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.
a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.
a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico
o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
5
O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:
mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.
realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
6
"O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas." Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que:
os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.
racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.
os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.
as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o hor ário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.
os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.