
Revisão Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Quiz de Revisão da Disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas
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1
De acordo com Calligaris, quais as Habilidades desejadas em um Psicoterapeuta ?
Experiências de vida significativas, gosto pela palavra e carinho por seres humanos, boa dose de “sofrimento psíquico”, desejo de salvar as pessoas de seus problemas
Experiências de vida significativas, gosto pela palavra e carinho por seres humanos, boa dose de “sofrimento psíquico”, Curiosidade pela variedade de experiências humanas sem nenhum tipo de preconceito
Experiências de vida significativas, gosto pela palavra e carinho por seres humanos, boa dose de “sofrimento psíquico”, Curiosidade pela variedade de experiências humanas com o mínimo de preconceito
2
Segundo o Código de Ética, o que é de responsabilidade do psicólogo?
Assumir código, e fazê-lo cumprir, Atuar em situações de calamidade, sem visar benefício pessoal, Atuar apenas com o que é capacitado, Colaborar com a Classe
Induzir a convicções pessoais, Atuar em situações de calamidade, sem visar benefício pessoal, Atuar independente da capacitação técnica, Prolongar, desnecessariamente, a prestação de serviço.
Interferir na validade/fidedignidade de instrumentos psicológicos, Prolongar, desnecessariamente, a prestação de serviço, Estabelecer relações que interferiram no processo terapêutico
3
Tratando-se de ferramentas verbais, quais as características presentes na intervenção "Interrogar o paciente" ?
consiste em reorganizar a fala do cliente e devolver dada informação a ele a
fim de ajudá-lo na tomada de consciência.
pedir-lhe dados precisos, ampliações e esclarecimentos do relato. Explorar em detalhes suas respostas, Em psicoterapia, perguntar é
continuamente consultar a consciência do paciente; é também
sondar as limitações e distorções dessa consciência;
desembaraçar o relato emaranhado do paciente a fim de recortar seus elementos significativos
4
Tratando-se de ferramentas verbais, quais as características presentes na intervenção "Recaptulações" ?
Resumir pontos essenciais sugeridos no processo exploratório de cada sessão e do conjunto do acompanhamento psicoterápico, possuem o objetivo de promover a reflexão e a mudança. Envolve a associação entre os eventos
Consiste em indicar/apontar algo ao cliente Permite ao cliente o desenvolvimento da percepção de sua experiência, assinalar vem antes do interpretar.
é uma hipótese e isto precisa ficar claro no atendimento
5
Tratando-se de ferramentas verbais, quais as características presentes na intervenção "Interpretações" ?
Toda interpretação é uma hipótese e isto precisa ficar claro no atendimento
Introduz uma racionalidade possível onde, até então, havia dados soltos, desconexos, contraditórios. Propõe um modelo para compreender seqüências de fatos na intervenção humana.
Possui caráter prescritivo
O terapeuta propõe comportamentos alternativos
6
Quais os passos presentes para avaliação psicológica?
resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Tem valor técnico-científico, com narrativa detalhada, didática acessível e compreensível do processo avaliativo e raciocínio psicológico.
levantamento dos objetivos, integração, indicação das respostas à situação que motivou o processo, sem a necessidade de registros com o objetivo de manter o sigilo.
levantamento dos objetivos, integração, indicação das respostas à situação que motivou o processo, elaboração de documento
7
De quem é a responsabilidade da guarda de documentos?
Apenas da Instituição a qual o profissional é contratado
A responsabilidade é do psicólogo e da instituição.
Apenas do Psicólogo responsável pelo atendimento
8
O que o ato de brincar significa dentro de um processo terapêutico com crianças?
As ações da criança, em contexto de brincadeira, expressam sentimentos, desejos e valores que ela não consegue, ainda, expressar verbalmente, devido às limitações próprias de seu estágio de desenvolvimento em linguagem. São representações simbólicas, O brincar em terapia pode ser compreendido como um conjunto de procedimentos que utilizam atividades lúdicas como mediadoras da interação clínico-cliente, com fortalecimento da relação e rapport, e o engajamento no processo terapêutico, brincar é também estratégia de intervenção do clínico para a melhora, ensinar ou modificar comportamentos.
Serve para que a criança confie no terapeuta e conte tudo que esta acontecendo com ela
Brincar é importante pois compõe o universo infantil, não pode ser considerada como uma intervenção
9
Tratando-se de Psicoterapia Breve, quais foram as principais diferenças em relação ao modelo tradicional proposto por Freud?
Modelo de "terapia ativa” que opunha-se à “atitude passiva”, era mais eficaz e acessível que o modelo tradicional da psicanálise, visava encurtar o tempo de tratamento, focando em questões específicas e atuais do paciente, utilizando técnicas ativas e uma relação terapêutica mais próxima.
Modelo de "terapia ativa” que opunha-se à “atitude passiva”, era mais eficaz e acessível que o modelo tradicional da psicanálise, visava encurtar o tempo de tratamento, focando em questões específicas e atuais do paciente, utilizando técnicas ativas e uma relação terapêutica mais próxima, independente do engajamento e disposição do paciente.
Mantinha a atitude passiva”, porem era mais eficaz e acessível que o modelo tradicional da psicanálise, visava encurtar o tempo de tratamento, focando em questões específicas e atuais do paciente.
10
O que caracteriza o plantão psicológico?
É a Terapia Centrada na Pessoa
É o mesmo que uma psicoterapia breve
o psicólogo se compromete com a escuta e sensível às demandas que chegam, mesmo que esse encontro seja único, tem como objetivo receber qualquer pessoa no momento exato de sua necessidade para ajudá-la a compreender melhor sua emergência e, se necessário, encaminhá-la a outros serviços, o profissional busca auxiliar na elaboração e ressignificação do seu sofrimento, utilizando seus próprios recursos e, na medida do possível, os recursos que a instituição. Os psicólogos passam a pensar sobre o contexto social e suas forças subjacentes, de modo a poder adequar a prática às condições vigentes