
Revisão de Parasitologia III
Entregue por escrito com perguntas e respostas.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Sobre as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Escolha a correta:
A infecção relacionada a assistência à saúde (IRAS), que pode se manifestar no período de internação ou após a alta, diz respeito a qualquer infecção adquirida durante a hospitalização do paciente ou na realização de procedimentos hospitalares apenas no ambiente hospitalar.
A segurança do paciente implica o cuidado que o profissional de saúde deve ter com a higiene das mãos, pois, durante o contato direto ou indireto com o paciente ou com produtos e equipamentos ao seu redor, as mãos desses profissionais podem contaminar-se com a microbiota transitória, levando infecções aos pacientes.
A segurança do paciente está relacionada ao fato de que todos os trabalhadores da saúde envolvidos no cuidado, além dos gestores, assumem responsabilidade pela própria segurança e pela segurança de colegas, pacientes e familiares apenas no ambiente hospitalar.
2

Sobre a Toxoplasmose, marque a afirmativa errada e justifique:
Em indivíduos imunocomprometidos, como portadores do HIV /AIDS e indivíduos em terapias imunossupressoras, pode ocorrer uma reativação da doença na fase crônica, resultando em diversas complicações. Podem ocorrer quadros de encefalite, hemiparesia, convulsões e danos oculares, levando à cegueira parcial ou total.
Mulheres grávidas que entram em contato com o parasita pela primeira vez durante a gravidez correm sério risco de transmissão vertical. Em casos como este, podem ocorrer no bebê quadros de miosite, encefalite, miocardite e retinocoroidite. Além disso, dependendo do estágio da gravidez, há o risco de má formação do feto e , até mesmo, aborto.
Na maior parte dos casos de toxoplasmose em pacientes imunocompetentes, a infecção ocorre de forma assintomática. No entanto, em mulheres grávidas e indivíduos imunocomprometidos, o risco de manifestações severas é elevado.
Caso, durante a gestação, haja mudança de status sorológico, com resultado IgG + e IgM +, é importante solicitar o teste de avidez e discutir/personalizar o acompanhamento e o tratamento caso a caso.
Se IgG e IgM anti Toxoplasma gondii forem reagentes na sorologia, a gestante é suscetível à infecção. As medidas de prevenção devem ser orientadas e deve-se repetir a sorologia entre a 28ª e 30ª semana de gestação.
3
São formas de prevenir a infecção por Toxoplasma gondii, exceto:
Cães não podem ser transmissores de toxoplasmose caso tenham contato com fezes de gatos. Os gatos são os únicos animais perigosos.
Lavar bem as verduras e legumes e evitar comer alimentos crus.
Lavar as mãos após manipular carnes cruas, antes das refeições, após trabalhar na terra, horta ou jardim.
Após o contato com os animais, deve-se lavar sempre as mãos.
Caso tenha um gato como animal de estimação, higienize a caixa de dejetos do seu animal a cada três dias e coloque ao sol com frequência. Mantenha o animal bem alimentado para que ele não se alimente de outros animais. Nunca dê carne crua para o felino.
4
A transmissão da Toxoplasmose pode ocorrer por meio da INALAÇÃO do agente transmissor presente no solo, em alimentos durante a manipulação, e durante o contato com gatos, pombos e roedores infectados. Transfusão de sangue e transplante de órgãos de pacientes infectados também podem transmitir a doença.
Certo
Errado
5
Eu li mais informações sobre Toxoplasmose e confirmei que:
Toxoplasma gondii é um protozoário
Toxoplasma gondii é um helminto
6
(Enade 2023) Uma mulher com 16 semanas de gestação compareceu à unidade básica de saúde para realizar consulta de acompanhamento do pré-natal. Durante a anamnese, a gestante se queixou de prurido, ardência durante a micção e dispareunia. Ao exame físico, observou-se a presença de corrimento branco, grumoso, com aspecto caseoso e inodoro; vagina e colo recobertos por placas brancas, aderidas à mucosa. Considerando o caso clínico apresentado e a abordagem sindrômica do Ministério da Saúde, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a infecção vaginal e o tratamento preconizado nessa situação. A seguir, escreva qual dessas infecções é causada por um protozoário.
Tricomoníase; metronidazol 400 mg, 5 comprimidos, via oral, em dose única, ou metronidazol 250 mg, 2 comprimidos, via oral, duas vezes por dia, por 7 dias.
Vaginose bacteriana; metronidazol 2 g, via oral, em dose única, ou metronidazol 400 mg, via oral, de 12 em 12 horas, por 6 dias.
Clamídia; ceftriaxona, 250 mg, intramuscular, dose única, ou azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, via oral, dose única.
Candidíase; miconazol a 2%, creme vaginal, por 7 dias, ou nistatina 100 000 UI, creme vaginal, por 14 dias.
Gonorreia; ceftriaxona, 250 mg, intramuscular, dose única, ou azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, via oral, dose única.
7
Sobre a a Filariose Linfática, assinale a afirmativa ERRADA
A Filariose Linfática é transmitida pela picada, geralmente noturna, da fêmea infectada do mosquito Culex quinquefasciatus, o qual é o vetor da doença.
A Filariose Linfática detectada no Brasil é a Bancroftose causada nematóide Wuchereria bancrofti.
O parasita Wuchereria bancrofti induz a deformidade das regiões afetadas (linfedema), principalmente em escroto e membros inferiores; ao longo de dez a quinze anos do início da infecção.
A Filariose Linfática é uma doença endêmica em Alagoas, mas com a comprovação da interrupção da sua transmissão, a Vigilância Epidemiológica para essa doença não é mais necessária.