
Revisão de bio1
Vamos ver se você aprendeu. Se não aprendeu, vai aprender agora. Haha!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O que é epistasia?
Quando um par de genes interfere no outro
Nenhuma alternativa à cima
Quando há meiose na celula
Quando um gene se junta ao outro
2
Sabemos que a cor do pelo de labradores é um caso de epistasia. Esses animais podem ter pelo de cor preta, marrom ou dourada, e os genes “b” e “e” estão relacionados com essa característica. O alelo B determina a cor preta; o alelo b determina a cor marrom; e os alelos ee relacionam-se com a cor dourada e são epistáticos. Sendo assim, o indivíduo Bbee tem o pelo da cor
Dourada
Marrom
Marrom com dourado
Preta
3
O que é Crossing-over?
Ocorre na Mitose, onde parte dos cromossos heterozigotos trocam partes entre si. Aumentando a variabilidade genética
Ocorre na meiose, onde parte dos cromossomos homologos trocam partes entre si. Aumentando a variabilidade genética dos filhos
Ocorre na Mitose, quando um cromossomo se junta ao outro. Diminuindo a variabilidade genética.
Ocorre na meiose, onde os cromossos se unem no mesmo alelo. Aumentando a variabilidade genética
4
Qual das alternativas a seguir, representa uma combinação CIS?
ABab. Alelo dominantes no mesmo cromossomo e recessivo no mesmo cromossomo.
AbBa. Alelos dominantes com recessivo no mesmo alelo.
5
Sabemos que o linkage é uma exceção à Segunda Lei de Mendel. Entretanto, algumas vezes, pode ocorrer a transmissão separada dos genes que inicialmente ocupavam um mesmo cromossomo. Isso ocorre em virtude:
Meiose
Epistasia
Crossing-Over
Herança quantitativa
6
Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas: BR = 48,5% br = 48,5% Br = 1,5% bR = 1,5% Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:
3 morganideos
97 morganideos
1,5 Morganideos
48,5 morganideos
7
Como calcular o número de fenótipos em uma herança quantitativa?
2n²
2n+1
2n-1
2n¹
8
A cor da pele em humanos é uma característica quantitativa, constituindo um traço adaptativo, cuja variação possui relação com o território ocupado e com o tempo em que isso se deu. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
A grande variação fenotípica das características quantitativas se deve em parte a uma base genética poligênica
Em uma população, as características qualitativas em comparação às quantitativas são as mais frequentes, já que as características podem ser facilmente distinguidas em classes, como por exemplo a estatura dos indivíduos.
Considerando a distribuição de uma característica quantitativa em uma população, a maioria dos indivíduos irá se concentrar nos extremos de uma curva normal e poucos indivíduos irão se concentrar no centro da curva.
As características quantitativas possuem padrões de herança definidos, que podem ser obtidos a partir de cruzamentos mendelianos