
Revisão da Prova - Engenharia de Software
Quiz para testar os conhecimento sobre Engenharia de Software
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1. Uma equipe foi contratada para desenvolver um sistema de folha de pagamento com requisitos bem definidos e pouca possibilidade de mudanças. O cliente exige documentação formal e cronograma fixo. Qual abordagem de desenvolvimento é mais adequada para este cenário?
b) Kanban
c) XP
e) Cascata
a) Scrum
d) Prototipação
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2. Durante o desenvolvimento de um sistema de e-commerce, a equipe percebe que as preferências do cliente mudam com frequência. Eles optam por trabalhar com entregas curtas e frequentes. Qual abordagem ajuda a lidar com essa imprevisibilidade?
b) Modelo V
a) Modelo em cascata
d) Processo ágil com feedback e iterações curtas
c) Prototipação funcional única
e) Análise estruturada sequencial
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3. Em uma equipe Scrum, um membro do time sempre facilita reuniões, ajuda a remover bloqueios e garante que a equipe siga os valores ágeis. Qual é o papel desempenhado por essa pessoa?
e) Analista de Testes
c) Scrum Master
a) Gerente de Projeto
d) Product Owner
b) Desenvolvedor
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4. Um dos papéis do Scrum tem como responsabilidade principal manter o backlog priorizado e garantir que ele reflita os desejos e necessidades do cliente. De quem é essa responsabilidade?
d) UX Designer
e) Gerente de testes
c) Scrum Master
b) Product Owner
a) Desenvolvedor
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5. Um analista sugeriu utilizar o modelo cascata para um projeto critico com requisitos estáveis. Ele explicou que nesse modelo:
a) As fases são sequenciais, sem sobreposição
b) Executa atividades em paralelo para reduzir prazos
d) Permite alterações contínuas nos requisitos
c) Trabalha com entregas frequentes e parciais
e) Incentiva o feedback constante do client
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6. Em uma reunião inicial, a equipe definiu todos os requisitos do sistema no momento de levantamento. Qual fase do modelo cascata eles estavam executando?
b) Codificação
c) Manutenção
a) Teste
e) Integração
d) Engenharia de sistemas
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7. mesmo tempo, prejudicando a entrega. Para melhorar o foco, decidiram limitar o número de mum time que utiliza Kanban percebeu que muitas tarefas estavam sendo executadas ao tarefas simultâneas.
d) Backlog Grooming
b) Limite de Trabalho em Progresso (WIP)
a) Sprint Review
c) Daily Scrum
e) Retrospectiva
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8. Uma equipe utiliza um quadro visual para acompanhar todas as tarefas em andamento, organizadas em colunas como "A Fazer", "Em Progresso" e "Concluído". Essa prática está associada a qual metodologia?
c) RUP
b) Kanban
d) RAD
e) Waterfall
a) Scrum
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9. Ao final de cada Sprint, a equipe apresenta o que foi produzido e coleta feedback dos stakeholders para ajustar o produto. Esse evento é chamado de:
c) Sprint Review
a) Daily Scrum
d) Product Backlog Refinement
b) Sprint Planning
e) Sprint Retrospective
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10. Em uma equipe Scrum, todos os dias pela manhã os membros se reúnem por 15 minutos para discutir o progresso, impedimentos e planejar o trabalho do dia. Esse encontro é conhecido como:
e) Sprint Review
a) Daily Scrum
b) Sprint Planning
d) Checkpoint do Produto
c) Retrospectiva
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11. Um gerente técnico optou por usar o modelo espiral devido à necessidade de avaliar riscos e fazer entregas incrementais em um projeto de alta complexidade. Qual é uma característica desse modelo?
b) Fases rigidas e sequenciais
e) Iterações baseadas em análise de riscos
a) Baixa interação com o cliente
d) Documentação única no início do projeto
c) Desenvolvimento sem prototipação
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12. No modelo espiral, qual é a sequência correta de fases a serem seguidas?
e) Planejamento- Modelagem Codificação
Revisão Manutenção
d) Comunicação Planejamento Modelagem Construção
c) Codificação Planejamento Análise Teste→→ Manutenção
b) Planejamento Comunicação Construção
Testes Liberação
→Implantação
a) Testes Modelagem-Implantação Comunicação → Planejamento
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13. Durante um treinamento, foi dito que no Kanban não existem sprints fixos, mas sim uma gestão contínua do fluxo de trabalho com controle do que está em andamento. Qual das opções reforça essa diferença entre Scrum e Kanban?
b) O Kanban usa fluxo contínuo, sem sprints
c) O Scrum permite trabalho ilimitado simultaneo
a) O Scrum não usa eventos fixos como planning e review
d) Ambos exigem papéis fixos e sprints regulares
e) O Kanban exige backlog priorizado a cada Sprint
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14. Um time quer adotar Kanban para visualizar o progresso de um projeto em tempo real, limitar tarefas simultáneas e promover melhorias contínuas. Qual das frases representa corretamente essa abordagem?
c) Método visual e evolutivo com limites e fluxo contínuo
b) Tecnica exclusiva para manutenção de software
e) Método baseado em contrato e verificação formal
a) Abordagem baseada em regras rígidas e papéis definidos b) Técnica exclusiva para manutenção de software
d) Modelo sequencial com entregas em bloco
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15. Segundo o Manifesto Ágil, o que deve ser priorizado no desenvolvimento de software?
e) Indivíduos e interações acima de ferramentas e processos
d) Validação tardia ao invés de entregas constantes
c) Planejamento rígido ao invés de adaptação
b) Contratos formais em vez de colaboração
a) Documentação extensa sobre o funcionamento
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16. De acordo com os princípios ágeis, mudanças nos requisitos devem ser:
a) Bem-vindas, mesmo em fases avançadas
b) Bloqueadas após o contrato inicial
e) Gerenciadas por um comitê externo
d) Permitidas apenas na fase de planejamento
c) Evitadas para não comprometer o cronograma
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17. Um Product Owner revisa frequentemente o backlog, adiciona novas histórias de usuário com base em feedbacks e reordena prioridades. Esse comportamento está de acordo com qual prática?
a) Backlog congelado
e) Refinamento do backlog
d) Definição de Pronto
b) Documentação de requisitos
c) Sprint Retrospective
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18. Durante uma Sprint, o cliente solicita uma nova funcionalidade. O Product Owner avalia é reorganiza o backlog para priorizar essa necessidade. Essa atitude representa:
b) Ausência de definição de pronto
d) Desalinhamento com o time
a) Falha no planejamento inicial
e) Flexibilidade e adaptação ágil
c) Ruptura do ciclo Scrum
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19. Um cliente deseja acompanhar de perto o desenvolvimento de um sistema e receber incrementos utilizáveis a cada duas semanas. A metodologia mais adequada para esse cenário é:
d) Scrum
c) Modelo V
e) Desenvolvimento linear
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a) Prototipação rápida
b) Modelo em cascata
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20. Um time deseja implementar entregas frequentes com base em feedback do cliente e evoluir o produto de forma contínua. Qual modelo de desenvolvimento melhor se encaixa nessa necessidade?
a) Waterfall
b) Modelo em cascata
e) RAD
c) Sequencial com verificação
d) Incremental
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21. O ciclo de vida do software compreende:
c) Desde o levantamento de requisitos até a manutenção e descontinuação
e) Apenas a modelagem e análise
d) Somente o design da solução
b) As etapas do projeto até o deploy
a) Apenas as fases de codificação e teste
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22. Uma empresa quer iniciar um projeto com entregas parciais e constantes, ouvindo o cliente em cada iteração. O modelo recomendado é:
d) Sequencial
b) V-Model
e) Planejamento em lote
a) Cascata
c) Incremental
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23. O Processo Unificado Rational (RUP):
c) Suporta desenvolvimento iterativo com boas práticas
e) É utilizado apenas em projetos acadêmicos
b) Não utiliza prototipação
d) Usa fases fixas e não permite adaptação
a) É uma metodologia ágil sem planejamento
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24. O RUP combina aspectos de diferentes modelos. Entre eles estão:
b) Espiral, RAD e cascata
a) Cascata, prototipação e incremental
e) Agile, PMBOK e CMMI
c) XP, Scrum e Kanban
d) Modelo V, DevOps e RAD
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25. Ao final de uma sprint, a equipe entrega uma parte funcional do sistema que pode ser testada pelo cliente. Esse entregável é chamado de:
a) Sprint Goal
e) Epic
d) Backlog
c) Incremento
b) Sprint Plan
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26. A reunião em que a equipe discute o que pode ser melhorado no processo e na colaboração é chamada de:
d) Sprint Review
c) Daily Scrum
b) Sprint Planning
e) Grooming
a) Sprint Retrospective
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27. A prototipação ajuda no processo de desenvolvimento porque:
c) Permite validar ideias com o cliente antecipadamente
d) Garante 100% de cobertura de código
e) É usada apenas no final do projeto
b) Elimina a necessidade de levantamento de requisitos
a) Substitui completamente os testes
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28. Em que situação a prototipação é mais útil?
d) Para criar contratos com fornecedores
b) Para simular funcionalidades e obter feedback inicial
c) Para testes de carga.
a) Para avaliar riscos técnicos em software crítico
e) Para validar apenas o design visual
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29. A revisão contínua do backlog, com base em mudanças de negócio e feedbacks constantes, representa:
b) Refinamento de backlog
e) Planejamento de release
c) Encerramento de sprint
d) Documentação de release
a) Sprint Planning
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30. Durante a Sprint Planning, a equipe Scrum:
b) Apresenta o produto ao cliente
d) Elabora o contrato do projeto
e) Documenta os resultados da sprint anterior
a) Realiza testes automatizados
c) Define os itens do backlog a serem trabalhados na sprint