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Cook ́s Haven

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1

Num processo de amostragem sucessivo, as médias de uma variável que se aproximam da média verdadeira da população tendem a repetir-se com… frequência que as que se encontram longe da verdadeira média da população.

Igual
Maior
Maior ou igual
Menor
2

A colocação num gráfico das diferentes distribuições da média amostra duma dada população iria conduzir-nos à representação…

Da curva normal
Da curva de poison
Da tendência amostral
Da tendência da população
3

E uma população não é normal para uma medida, a distribuição da amostra da média aproxima-se da normal à medida que … o tamanho da amostra.

Aumenta
Deriva
Se formula
Diminui
4

Uma vez selecionado o método de amostragem a utilizar, procede-se ao cálculo do tamanho da amostra, o qual dependerá dos seguintes aspetos:

Da probabilidade com que desejamos que a média obtida se encontre fora (dentro) do intervalo definido (z em valores normalizados)
Todas são verdadeiras
Nível de erro encontrado apos se desenvolver o trabalho de campo (e)
5

A mediana é uma medida … e pode ser usada em variáveis do tipo…

inferencial…nominal
De tendência lateral…nominal
De tendência central…nominal
De tendência central…ordinal
6

a medida … mostra o nível de concentração da distribuição, um valor alto do mesmo supõe que os valores centrais se encontram com grande frequência, enquanto um valor pequeno do mesmo indica a presença de uma distribuição plana.

Da kurtosis
Da skewness
Da correlação
Bivariante
7

A … baseia-se o que sucede quando se selecionam repetidamente diferentes amostras da população

Inferência estatística
V de cramer
Medida da média
Normal
8

A amostragem que é dirigida pelas pessoas que desenvolvem o trabalho de campo, sendo elas que decidem que são os inquiridos designa-se por:

Rotativa
De conveniência
Aleatória estratificada
Rotas aleatórias
9

A amostra … é uma simplificação da amostragem aleatória simples. A unidade de analise da amostra é mudada para grupos compostos por diferentes unidades da amostra

De conveniência
Polietápica
Por unidades
Por conglomerados
10

A ficha técnica da amostra inclui alguns dos seguintes elementos

Tipo de amostragem
Erro do estudo
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
a) e b) estão corretas
11

elementos da amostra são

cada uma das origens da informação ou de acontecimentos que tentamos medir
conjunto de pessoas ou organizações que são objeto de estudo
cada um dos indivíduos/fontes da informação que se pretende medir, isto é, cada um dos possíveis componentes da amostra
nenhuma está correta
12

o modelo de sistema de marketing inclui

todas estão corretas
um conjunto de fatores de situação, tais como a procura
um conjunto de variáveis dependentes, tais como o gosto e a preferência dos consumidores
um conjunto de variáveis independentes, tais como as decisões de preço
13

a investigação conclusiva pode dividir-se

Exploratória e casual
Nenhuma está correta
Descritiva e exploratória
Descritiva e casual
14

A investigação de mercado

Desenha o método para recolher a informação
Especifica a informação requerida para abordar esses problemas
Dirige e implementa o processo de recolha de dados
Todas estão verdadeiras
15

A investigação de mercados é uma forma…bem organizada e plena de desenvolver o processo de informação – devem antecipar-se: s aspetos da investigação a desenvolver; - A natureza dos dados a recolher; - E o modo de análise a empregar.

sistemática
todas incorretas
realista
plural
16

Na análise dos dados de uma escala ordinal devem se usar

O mínimo da distribuição
Todas corretas
Os intervalos entre quartis
O máximo da distribuição
17

Os seguintes elementos pertencem aos processos de investigação

Recolha de dados
Processar os dados
Desenhar a amostra
Todas estão corretas
18

A amostragem aleatória estratificada ótima procura que cada um dos estrados da amostra tenham a mesma representatividade e…

Probabilidade
Variância
Verosimilhança
Enquadramento
19

Os erros não amostrais são:

das fontes, pessoais ou não pessoais.
Do questionário, isto é, são erros de elaboração do documento escrito de suporte ao estudo e que serve para interrogar os indivíduos ou organizações
Aleatória, isto é, mantem-se proporcionalmente à medida que se eleva o tamanho da amostra
Sistemáticos, isto é, aumentam à medida que se eleva o tamanho da amostra
20

Nos estudos de mercado as medidas … referem-se ao grau de concentração dos dados ou à variabilidade dos mesmo

De dispersão
Todas incorretas
Estatísticas
De uniformização
21

A aplicação de medidas num estudo de mercado realiza-se de acordo com …. A variância e o desvio padrão são dois casos típicos destas medidas. O desvio padrão é a raiz quadrada da variância, e esta é o somatório ao quadrado das diferenças entra cada valor e a média devido pelo número de observações

A sua soma
O valor da variância e desvio padrão
O número de itens das escalas
A escala das variáveis
22

As seguintes etapas podem encontrar-se no processo de tomada de decisões:

Avaliar as vias alternativas de ação
Identificar vias alternativas de ação
Definir o problema de decisão
Todas corretas
23

A etapa inicial de um processo de investigação é a de

Determinar as fontes de dados
Determinar se o estudo a realizar tem um caráter exploratório ou conclusivo
Formular o desenho de investigação
nenhuma está correta
24

As seguintes caraterísticas fazem partem de uma investigação exploratória

todas estão corretas
procuram-se motivações, crenças, sentimentos e atitudes dos entrevistados
utiliza-se enfoque e subjetivo na recolha de dados
o formato da recolha de dados é de resposta aberta
25

no método de recolha ________ dá-se a perceber o tema em estudo ao entrevistado.

não estruturado
estruturado
indireto
direto
26

No método de recolha …. não se dá a perceber o tema em estudo ao entrevistado.

direto
indireto
não estruturado
estruturado
27

A medição reflete o desenvolvimento de uma relação entre o sistema… (por exemplo, preferência do consumidor) e o sistema … (por exemplo, números)

Empírico…abstrato
Real…desenvolvido
Empírico…real
Abstrato…desenvolvido
28

A média é um estatístico apropriado para resumir o comportamento/resultados de variáveis do tipo

nenhuma está correta
Ordinal
Nominal
intervalo
29

a prova do qui-quadrado é um estatístico apropriado para resumir o comportamento/resultados da vaiáveis do tipo

intervalo
todas estão corretas
ordinal
nominal
30

a escala de razão tem todas a propriedades de uma escala… mais um ponto zero absoluto

intervalo
nominal
todas estão corretas
ordinal
31

… de uma medida refere-se ao grau até ao qual o processo de medição está livre de erros …

A validez… sistemáticos
O nível de confiança…sistemáticos
O nível de confiança… sistemáticos
O nível de confiança…aleatórios
32

A/O……… de uma medida refere-se ao grau até ao qual o processo de medição está livre de erros aleatórios. Esta medida ocupa-se da consistência, exatidão e facilidade de predição das descobertas de investigação

Nenhuma está correta
Validez
Erro
Nível de confiança
33

O/A … de uma medida refere-se ao grau até ao qual o processo de medição está livre de erros aleatórios. Esta medida ocupa-se da consistência, exatidão e facilidade de predição das descobertas da investigação.

Robustez
Validez
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
Fiabilidade
34

As escalas de classificação são situações de medição que envolvem

Todas estão corretas
Escala de razão
Escala de intervalo
Escala de ordem
35

O teste de qui-quadrado (de pearson), constituído pelo quociente entre o quadrado dos______ as frequências permitem avaliar:

A normalidade de duas variáveis
A dependecia entre dois atributos de variáveis quantitativas
A correlação entre duas variáveis de razão
A dependência entre duas variáveis quantitativas
36

O processo formal de investigação de mercados envolve a normalmente um conjunto de_____ inicia com_____ e termina com____

A determinação das necessidades de informação…a apresentação dos resultados
A determinação das necessidades de informação____a analise dos dados
A determinação dos objetivos da investigação e necessidades …. A nalise dos
A determinação das necessidades de informação.. a comunicação dos resultados aos mercados em questão
37

O …………………. é o plano básico que guia as fases da recolha e analise dos dados do projeto de investigação

Desenho da investigação
Processamento de dados
Desenho da amostra
Desenho das necessidades de informação
38

Ao analisar o procedimento de ……………… o investigador deverá estabelecer um vinculo eficaz ……….. necessidade de informação e as perguntas que se formularão nas observações que se irão gravar

Desenho de amostra
Codificação de dados
Recolha de dados
Processamento de dados
39

Foram desenvolvidas provas de associação entre duas variáveis do tipo ordinal com o mesmo…………… de categorias através dos métodos expostos nas alíneas seguintes.

Coeficiente de correlação de Kendall Tau-b
Coeficiente de correlação de spearman
Nenhuma das anteriores
Coeficiente de correlação de pearson
40

A investigação fornece informação que ajuda os gestores a avaliar e a selecionar uma determinada linha de ação

Exploratória
Conclusiva
De monitorização do desempenho
Nenhuma está correta
41

A decisão de levar a cabo (um decisão) uma investigação procede imediatamente …

A definição do problema de decisão
O processo de investigação
A fase de identificação das vias alternativas da ação
O projeto formal de investigação
42

Um projeto formal de investigação inclui das seguintes forma

Selecionar a via de acão
Avaliar as vias alternativas de ação
Todas estão corretas
Implementar e modificar
43

Um dos testes de associação entre as variáveis tendo por base o teste da qui quadrado é o……, isto é a modificação do estatístico do Phi, que pode ser aplicado a tabelas de contingência de qualquer tamanho. Adota valores compreendidos entre 0 e 1 com os mesmos critérios de Phi. Quando aplicado a tabelas de 2x2 este estatístico tem os mesmos resultados que os de Phi.

V de cramer
Coeficiente de correlação de pearson
Do quadrante delta
Do coeficiente lamda
44

Num estudo de mercado com uma variável medida através de uma escala de razão podes desenvolver-se medidas estatísticas

Nenhuma
Quaisquer
Apenas percentagens, medianas e correlações
Nenhuma das anteriores
45

Uma vez estabelecidas as alternativas de ação num processo de decisão o gestor pode recorrer a uma investigação

Exploratória
Todas as respostas estão incorretas
Conclusiva
De monitorização do desempenho
46

a investigação de mercado pode classificar-se de acordo com a maneira como…. Com o proesso de tomada de decsisao. A investigação…. Desenha se para facilitar o reconhecimento de uma situação de decisão:

Conclusiva
Exploratória
De monitorização do desempenho
Todas estão incorretas
47

Os desenhos de investigação descritiva podem utilizar uma ou mais das seguintes fontes:

Dados secundários
Formulação de perguntas a entrevistados
Todas estão corretas
Simulação
48

O teste - baseado na distribuição normal pode ser usado para comparar estatísticos (p.e a média da amostra) obitdos de uma amostra relativamente aos parâmetros da população (p.e a média populacional) calcula-se o valor de – e, em seguida, determina-se a probabilidade associada ao mesmo. Comparando a probabilidade com o nível de significância selecionado, “aceita se” a hipótese nula no caso da probabilidade ser superior ao nível especificado, ou inversamente quando a probabilidade é menor que o nível de significância.

Z
Y
C
B
49

A entrvista em profundidade pode definir-se como________- e não estruturada.

Em grupo
Sendo a distância
Todas estão corretas
Pessoal
50

A_____ de uma medida refere-se ao grau no qual o processo de decisão está livre de erros aleatórios

Validez
Análise
Nehuma está correta
Confiança
51

Um erro aleatóirio quando comparao com o erro sistemático numa investigação de mercado deve ser sempre

Inferior
Nenhuma está correta
Superior
Idêntico
52

O teste T para duas amostras independentes que se baseia na distribuição t de student. Parte do conhecimento da média da amostra e do desvio padrão dessa média que pode ser estimada a partir do desvio padrão da amostra. Para aplicação deste teste é necessário que:

As populações sejam normais
Que as variáveis sejam simétricas e muito achatadas.
Que exista homogeneidade nas variáveis
Que as variâncias sejam normais
53

A aplicação de medidas realiza-se de acordo com a escala das variáveis. A variância e … são dois casos típicos destas medidas. … é a raiz quadrada da variância, e esta é o somatório ao quadrado das diferenças entre cada valor e a média dividido pelo número de observações.

A razão
O nível de confiança
O desvio padrão
A média
54

. Na análise dos dados de uma escala ordinal, devem-se usar os intervalos entre quartis, o máximo e o mínimo da distribuição, assim como o intervalo entre elas (range). Contudo, não se deve utilizar

O desvio padrão
A análise de frequências
A média
Duas das opções anteriores estão corretas
55

Teste de medidas ordinais. Coeficiente de correlação … – é uma forma não paramétrica de outro coeficiente de correlação. Utiliza-se em variáveis do tipo ordinal.

Da média
De Pearson
De Spearman
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
56

A … mostra o nível de apontamento/concentração da distribuição, um valor alto do mesmo supõe que os valores centrais se encontram com grande frequência, enquanto um valor pequeno do mesmo indica a presença de uma distribuição plana.

Desvio Padrão
Média
Skewness
Kurtosis
57

De acordo com o teorema do limite central se uma população não é normal para uma medida, a distribuição da amostra da média aproxima-se da normal à medida que … o tamanho da amostra.

nenhuma das hipóteses anteriores está correta
diminui
diminui o erro não amostral
diminui a variabilidade da população da amostra para alguma variável relevante
58

Entende-se por cada uma das origens da informação ou de acontecimentos que tentamos medir como sendo:

Elementos da amostra
A populaça da amostra
As unidades da amostra
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
59

A designação “período do trabalho de campo” refere-se a:

Período em que se realiza o estudo
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
Período em que se recolhe a informação dos inquiridos
Período de finalização do estudo
60

O valor de uma variável que pode ser calculado na população que se estuda, por exemplo o valor da média de uma variável na população, designa-se por:

Reporte da variável no estudo de mercado
Parâmetro
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
Estimador estatístico
61

A amostragem … procura que cada um dos estratos da amostra tenham a mesma representatividade e variância

aleatória estratificada ótima
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
Aleatória
Aleatória estratificada
62

… consiste na atribuição de números a características de objetos ou eventos, de acordo com certas regras. … é eficaz quando as relações existentes entre os objetos ou eventos no sistema empírico correspondem diretamente às regras do sistema numérico.

A inferência estatística
A medição
O cálculo da média e do desvio padrão
A segmentação
63

Uma variável constituída por uma escala de intervalo deve ser codificada no software estatístico SPSS como sendo

De escala
De intervalo
Nominal
Ordinal
64

As escalas … possuem todos os requisitos de uma escala ordinal, mais as características de igualdade de diferença do sistema numérico. O investigador tem de atribuir uma unidade de medição (distância) e uma origem (ponto zero)

De escala
Ordinal
Nominal
De intervalo
65

A escala de Stapel tem … pontos

9
11
10
5
66

A amostragem não probabilística inclui o seguinte procedimento de amostragem:

Bola de Neve
Crescente
Etapas
Nenhuma das hipóteses anteriores está correta
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