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1
Qual foi a principal motivação de Ferreira Gullar ao escrever Poema Sujo?
A busca por uma linguagem puramente estética
A vontade de se afastar dos problemas sociais
O desejo de contar sua infância de forma idealizada
A necessidade de rememorar o passado em um contexto de repressão política
2
O que caracteriza a linguagem de Poema Sujo?
Preferência por versos curtos e regulares
Uso de uma estrutura fixa e tradicional
Uma linguagem prosaica e explosiva
Um tom suavemente lírico e romântico
3
O que Gullar busca ao misturar elementos reais e imaginários no poema?
Criar uma obra sem sentido
Enfatizar a distância entre realidade e imaginação
Reviver o passado no presente
Focar exclusivamente em memórias familiares
4
Como a obra lida com a questão da miséria?
Descrevendo-a de maneira idealizada
Considerando-a um problema menor
Reconhecendo-a nas relações sociais e políticas
Ignorando sua existência
5
Por que Poema Sujo pode ser considerado um poema nacional?
Encarna as experiências e esperanças do povo brasileiro
É exclusivamente sobre a cidade de São Luís
Representa apenas a história pessoal do autor
Foca na cultura popular brasileira
6
O que surpreende o leitor em Poema Sujo?
As onomatopeias e as reproduções auditivas inesperadas
A simplicidade dos versos
O estilo tradicional de Gullar
A falta de referências ao corpo humano
7
Quais são os temas centrais da obra?
A felicidade cotidiana
A desconexão entre sonho e realidade
O romantismo e o amor
A sordidez do cotidiano humano e a memória
8
O que a presença constante do corpo significa no poema?
O reconhecimento de uma consciência que mistura elementos concretos e abstratos
Um afastamento do mundo exterior
A valorização exclusiva da dimensão física
Uma crítica ao corpo humano
9
Como o poema é estruturado?
Com capítulos temáticos distintos
Em uma sequência narrativa linear
De forma dissonante e fragmentária
Em versos regulares e rítmicos
10
Qual a relação entre memória e cidade em Poema Sujo?
A cidade não é importante no poema
A cidade representa apenas o presente
A cidade é idealizada como um refúgio
A memória é revivida através da cidade de São Luís
11
Qual o gênero principal de Quarto de Despejo?
Autobiografia
Poesia épica
Drama romântico
Ficção científica
12
O que Carolina de Jesus denuncia em seu livro?
A realidade social da favela
A vida glamourosa da alta sociedade
O sistema educacional brasileiro
A corrupção política
13
Qual a profissão de Carolina Maria de Jesus no livro?
Professora
Catadora de papel
Escritora famosa
Empresária
14
Em que período se passa Quarto de Despejo?
Durante a ditadura militar
Na década de 1950
No início dos anos 2000
Na virada do século XIX
15
O que o livro representa para os moradores de favelas?
Uma visão idealizada de sua realidade
Um manual de como escapar da pobreza
Um testemunho honesto da pobreza
Uma ficção sobre suas vidas
16
Qual o tom da linguagem utilizada por Carolina em sua obra?
Técnico e objetivo
Rebuscado e arcaico
Formal e científico
Coloquial e poético
17
O livro pode ser considerado um documento:
Ficcional
Educacional
Fantástico e surreal
Histórico e político
18
Quais questões sociais são abordadas em Quarto de Despejo?
Desigualdade, exploração e racismo
Política ambiental
Crises econômicas internacionais
Transformações tecnológicas
19
O que Carolina de Jesus usa como forma de resistência?
A religião
A revolução armada
O apoio de políticos
A escrita de seu diário
20
O livro influenciou:
Movimentos religiosos
Escritores, ativistas e artistas
Apenas moradores da favela
A elite econômica
21
O que caracteriza a linguagem de O Livro das Semelhanças?
Lírica e precisa
Técnica e jurídica
Formal e científica
Abstrata e incompreensível
22
O livro explora principalmente o tema da:
Desigualdade social
Semelhança entre coisas e experiências
Revolução tecnológica
Política internacional
23
A autora utiliza metáforas e analogias para:
Descrever fatos históricos
Criticar o sistema educacional
Explorar as conexões entre o eu e o mundo
Explicar conceitos científicos
24
Qual é a abordagem da autora sobre a vida cotidiana?
Reflexiva e poética
Crítica e irônica
Negativa e pessimista
Didática e formal
25
Como a autora lida com o conceito de identidade?
Ignorando o tema
Através de uma perspectiva de semelhança
Focando apenas em questões externas
Por meio de uma visão individualista
26
O que a autora propõe com o uso da semelhança?
Uma nova forma de ver o mundo
Um afastamento da realidade
A rejeição das comparações
A negação das emoções humanas
27
O Livro das Semelhanças desafia o leitor a:
Transcender o óbvio e ver conexões inesperadas
Focar apenas em aspectos superficiais
Aderir a padrões literários rígidos
Rejeitar todas as comparações
28
A autora examina a relação entre:
O público e o privado
A política e a economia
A natureza e a tecnologia
O transitório e o eterno
29
O livro é uma exploração das:
Transformações tecnológicas
Políticas econômicas
Regras formais da escrita poética
Complexidades da linguagem e da vida cotidiana