QUESTÕES SOBRE "O QUINZE"

QUESTÕES SOBRE "O QUINZE"

"O Quinze" retrata a grande seca de 1915 no Nordeste, mostrando o sofrimento das famílias pobres e a luta desesperada contra a fome e a miséria.

Imagem de perfil user: Taís
Taís

Anúncios

1

(UEA) Considere o trecho do romance O quinze, de Rachel de Queiroz, para responder à questão. Armado com um cartãozinho do bispo e um bilhete particular de Conceição à senhora que administrava o serviço, Chico Bento conseguiu obter o ambicionado lugar no açude do Tauape. No bilhete, a moça fazia o possível para comover a destinatária; e a senhora, apesar de já se ter habituado a esses pedidos que falavam sempre numa mesma pobreza extrema e em criancinhas famintas, achou jeito de desentulhar uma pá, e ela mesma guiou o vaqueiro aturdido, com seu ferro na mão, e o entregou ao feitor. Duramente Chico Bento trabalhou todo o dia no serviço da barragem. Só de longe em longe parava para tomar um fôlego, sentindo o pobre peito cansado e os músculos vadios. E o almoço, ao meio-dia, onde, junto do pirão, um naco de carne cheiroso emergia, mal o soergueu e o animou. Já era tão antiga, tão bem instalada a sua fome, para fugir assim, diante do primeiro prato de feijão, da primeira lasca de carne!… (O quinze, 2009.) “E o almoço, ao meio-dia, onde, junto do pirão, um naco de carne cheiroso emergia, mal o soergueu e o animou.” (5º parágrafo) Os pronomes sublinhados retomam o sentido de:

"Almoço".
"Naco de carne cheiroso".
"Pirão".
"Chico Bento".
2

(UFAM 2016) Sobre O quinze, assinale a alternativa CORRETA:

Os termos regionalistas dificultam a compreensão do livro.
O romance é composto por planos desencontrados de narrativas, tornando o texto confuso.
Há no romance uma crítica aos políticos e menção ao que hoje se chama indústria da seca, principalmente quando a narrativa enquadra Chico Bento.
O romance, apesar de expressivo na época de seu lançamento, não tem a mesma relevância – seja em termos estéticos, seja em termos conteudísticos.
3

(U.E. LONDRINA) Marque a alternativa incorreta sobre o romance O Quinze, de Raquel de Queiroz:

Escrito por Raquel de Queiroz aos 15 anos, O Quinze apresenta a vida de Conceição, uma jovem normalista também de 15 anos que se apaixona por seu primo Vicente, pecuarista que procura salvar a fazenda da família das garras do coronel Chico Bento.
Narrado na terceira pessoa, utilizando da onisciência, o romance apresenta dois núcleos dramáticos que se cruzam: a odisseia de Chico Bento, vaqueiro pobre e desempregado, e sua família, fugindo da seca rumo a Fortaleza, e os desencontros amorosos entre a professora Conceição e o seu primo e quase namorado, o pecuarista Vicente.
O sucesso que rapidamente alcançou em todo o país esta obra de uma jovem cearense fez com que O Quinze, publicado pouco depois de A Bagaceira, de José Américo de Almeida, fosse uma das obras fundamentais na divulgação do regionalismo de 30.
Conceição leva sua avó, Inácia, da fazenda onde mora, em Quixadá, para ficar em Fortaleza enquanto perdurar a seca. Na capital, a professora, solteirona (aos 22 anos!), ajuda os miseráveis reunidos no Campo de concentração e pensa no seu primo Vicente que permanece em Quixadá, cuidando bravamente da fazenda da família. Divididos tanto no espaço, quanto por interesses diversos e intrigas várias, os primos, incapazes de se comunicar, vão mesmo se amando, separando-se mais cada dia.
4

O romance “O Quinze” traz à tona questões relacionadas à seca e suas consequências na vida das pessoas. Que impacto a seca teve na vida da protagonista, e qual foi sua resposta a essa situação?

A protagonista decidiu migrar, buscando novas oportunidades para sua família.
Ela viajou em busca de aventura, sem considerar as dificuldades da seca.”}
Ela se adaptou à seca, sem considerar outras opções de vida.
A protagonista ficou apavorada, recusando-se a deixar sua terra natal.
5

“O Quinze” é uma obra que aborda amplamente a questão da seca e suas consequências sociais e econômicas. Como Rachel de Queiroz utiliza esses elementos para desenvolver a trama e caracterizar seus personagens?

Os personagens reagem por meio de revoltas, mas a solidariedade é subestimada ao longo da obra.
A seca provoca apenas o desespero entre os personagens, sem revelar suas interações e solidariedade.
A seca é apresentada apenas como um fundo, sem interação com as histórias pessoais.
A seca é entrelaçada às narrativas pessoais, moldando a trajetória e as relações dos personagens.
A obra se concentra na seca sem considerar os laços familiares e as interações sociais que emergem.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.