
Questionário sobre o lazer em diferentes contextos
Este é um questionário composto por questões referentes à prática do lazer em distintos contextos, todas elaboradas com base na obra "Lazer e educação física: Textos didáticos para a formação de profissionais do lazer". SILVA, Cinthia Lopes da; SILVA, Tatyane Perna. São Paulo: Papirus, 2012.
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1
Segundo o Werneck (2010), qual é uma crítica relevante feita à formação tradicional dos cursos de Educação Física no que se refere ao lazer?
Limita-se aos aspectos técnicos e físicos, sem considerar as dimensões sociais, culturais e educativas do lazer.
Ela valoriza excessivamente as práticas culturais e sociais, deixando de lado os aspectos físicos.
Foca apenas na formação pedagógica dos profissionais, ignorando a prática de atividades esportivas.
Promove um excesso de interdisciplinaridade, dificultando a atuação prática dos futuros profissionais.
2
Segundo o Werneck (2010), qual é o principal objetivo da formação profissional no campo do lazer?
Treinar profissionais para organizar eventos esportivos de alta performance.
Capacitar profissionais exclusivamente para o mercado de academias e clubes.
Preparar profissionais apenas para conduzir atividades recreativas.
Formar profissionais capazes de promover ações significativas e inclusivas no lazer.
3
De acordo com Silva; Silva (2012), a atuação do profissional de Educação Física no campo do lazer deve considerar:
A formação de atletas de alto rendimento como principal meta educativa.
A reprodução de modelos tradicionais de ensino baseados na técnica e na disciplina corporal
A restrição das atividades de lazer a faixas etárias específicas, com foco na juventude.
A pluralidade cultural dos sujeitos e a construção de experiências significativas no tempo livre.
4
Segundo as reflexões apresentadas por Silva; Silva (2012), o lazer, enquanto direito social, implica em:
Uma compreensão limitada à recreação infantil e às férias escolares.
A negação do tempo livre como espaço de construção de sentidos e identidades.
A possibilidade de acesso democrático a bens culturais, esportivos e artísticos.
Um conjunto de práticas voltadas à alienação dos sujeitos em relação à realidade social.
5
Qual alternativa melhor descreve a atuação do profissional de Educação Física nas atividades de lazer de acordo com Camargo (1986)?
Organizar atividades para interesses comerciais.
Incentivar atividades físicas obrigatórias para melhorar disciplina.
Planejar atividades prazerosas, respeitando as condições dos participantes e promovendo inclusão.
Focar em desempenho e resultados competitivos.
6
A mercantilização do lazer transforma-o em uma obrigação, afetando sua espontaneidade e, consequentemente, fazendo com que ele se torne um trabalho, deixando de ser considerado lazer. Qual é o nome dado para esse acontecimento segundo Marcellino (1995)?
Recreacionismo.
Tarefismo.
Competitivismo.
Comercialismo.
7
Segundo Marcellino (2007), qual é a característica essencial da formação dos profissionais de lazer?
Formação multidisciplinar, considerando as diversidades culturais e sociais.
Ênfase no treinamento físico e técnico de alta performance.
Concentração exclusiva na gestão de espaços de lazer privados.
Especialização apenas em esportes populares e recreativos.
8
De acordo com Marcellino (2007), ao ser reconhecido como um direito, o lazer passa a ser entendido como:
Um componente essencial para o desenvolvimento humano e a inclusão social.
Uma forma de entretenimento sem implicações sociais relevantes.
Uma ferramenta de marketing para o consumo de produtos culturais.
Uma atividade opcional destinada apenas às elites.
9
Para que a formação no campo do lazer seja efetiva, o Silva; Silva (2012) defende que ela deve ser:
Multidisciplinar, integrando dimensões sociais, culturais e educativas.
Baseada em atividades físicas de alta performance.
Exclusivamente prática e esportiva.
Direcionada apenas para o ensino infantil.
10
De acordo com Silva; Silva (2012), qual é uma das funções do profissional de lazer na sociedade atual?
Organizar apenas eventos esportivos de competição.
Focar apenas em atividades físicas de alta intensidade.
Estimular vivências significativas e promover um lazer crítico e criativo.
Reforçar a visão do lazer como passatempo.