Processos grupais

Processos grupais

Questionário de revisão

Imagem de perfil user: Lavínya Ribeiro
Lavínya Ribeiro

Anúncios

1

Quem foi o criador do psicodrama?

Jacob Moreno
Pichon-Rivière
Jacob Moreno
Carl Rogers
Sigmund Freud
2

Qual é o papel da dramatização no psicodrama, segundo Jacob Moreno?

Permitir a expressão de sentimentos internos, promovendo a empatia e a resolução de conflitos.
Analisar os participantes em um nível puramente estatístico.
Estruturar normas de conduta no grupo.
Criar distanciamento emocional entre os membros para evitar conflitos.
Estabelecer regras de participação em atividades.
3

Segundo Jacob Moreno, o conceito de 'tele' refere-se a...

Promove a criação de normas rígidas no grupo.
Facilita a hierarquia e a liderança dominante.
Ajuda a estabelecer um ambiente de competição.
Representa a conexão empática entre os membros, fortalecendo a coesão.
Cria distanciamento emocional entre os membros.
4

Na Teoria de Campo de Kurt Lewin, as resistências à mudança em grupos ocorrem devido a...

Forças internas inconscientes que todos possuem.
Falta de liderança ativa e contínua.
Conflitos interpessoais severos e irremediáveis.
Um estado de independência absoluta entre os membros.
Forças opostas que estabilizam o comportamento do grupo.
5

Pichon-Rivière é conhecido por sua contribuição ao conceito de...

Teoria de Campo
Psicodrama
Fenomenologia
Teoria do Vínculo
Desenvolvimento Moral
6

O Manual do Facilitador descreve que, em um conflito acirrado entre membros, o facilitador deve...

Substituir os membros conflitantes para restaurar a harmonia.
Permitir que o conflito se intensifique para análise posterior.
Tomar uma postura neutra e promover o diálogo entre as partes.
Assumir o controle da situação e impor uma solução imediata.
Adotar o ponto de vista de um dos membros para resolver rapidamente o conflito.
7

De acordo com o Manual do Facilitador, as fases de 'normatização' e 'desempenho' são importantes porque...

Excluem membros que apresentam dificuldades.
Mantêm a estrutura rígida e centralizada no facilitador.
Definem o encerramento imediato do grupo.
Estabelecem regras de colaboração e permitem a operação máxima do grupo.
Introduzem novas normas que evitam a colaboração entre os membros.
8

O encerramento de um processo grupal tem impacto nos membros porque...

Não possui impacto emocional significativo nos participantes.
Promove uma análise do aprendizado e a conclusão das experiências vividas.
Ignora as conquistas e permite apenas a avaliação do facilitador.
Ele finaliza as atividades abruptamente, sem reflexões.
Exige uma nova reorganização do grupo para continuar.
9

Segundo Jacob Moreno, o conceito de 'sociometria' é utilizado em dinâmicas grupais para...

Analisar e mapear as relações e afinidades entre os membros, promovendo uma melhor integração.
Medir o nível de produtividade dos membros durante as reuniões.
Avaliar a posição hierárquica dos membros no grupo.
Controlar a quantidade de atividades sociais realizadas pelo grupo.
Determinar as competências individuais de cada membro do grupo.
10

De acordo com o Manual do Facilitador, o uso de feedback no grupo é essencial porque...

Estabelece uma hierarquia clara entre os membros com base em sua participação.
Cria uma dinâmica de competição entre os membros para melhorar o rendimento.
Permite que os membros compartilhem percepções, promovendo a autorreflexão e o crescimento.
Deve ser utilizado para avaliar apenas o desempenho do facilitador.
Ajuda o facilitador a manter o controle sobre o grupo.
11

Para Enrique Pichon-Rivière, o conceito de 'role playing' no contexto de grupos serve para...

Criar um ambiente de competição por papéis.
Estabelecer lideranças baseadas nas habilidades dramáticas dos membros.
Permitir que os membros assumam papéis simbólicos que facilitam a externalização de sentimentos e o entendimento dos vínculos.
Assegurar que os papéis reais dos membros nunca sejam expostos.
Divertir o grupo com simulações de conflitos fictícios.
12

Como o facilitador deve atuar segundo o Manual do Facilitador ao identificar uma resistência inconsciente à formação de vínculos em um grupo terapêutico?

Utilizar técnicas de escuta ativa para incentivar o membro resistente a expressar suas dificuldades. integrando ao grupo de forma gradual.
Ignorar o comportamento e focar em quem está engajado.
Afastar o membro resistente para proteger o equilíbrio do grupo.
Aplicar uma intervenção punitiva para evitar que a resistência se espalhe.
Expor publicamente a resistência e pedir que o grupo reaja.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.