
Processadores Superescalares
Teste seus conhecimentos sobre os processadores superescalares.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Uma medida de desempenho considerada quando se trabalha com pipelining é o CPI. De maneira geral, o CPI indica o número médio de ciclos de clock necessários para a finalização de uma instrução. Considerando o pipelining tradicional, deseja-se obter um desempenho ideal. Qual é o valor do CPI nesse cenário?
3
0.5
2
1
2
Qual é o objetivo dos processadores superescalares?
Aumentar ainda mais o desempenho obtido com a técnica de pipelining tradicional. Para isso, os processadores superescalares permitem a emissão de três instruções por ciclo de clock, permitindo, assim, que mais instruções sejam finalizadas a cada ciclo.
Substituir a técnica de pipelining tradicional, permitindo a emissão de várias instruções por ciclo de clock. Ainda assim, no entanto, apenas uma instrução é finalizada por ciclo.
Aumentar ainda mais o desempenho obtido com a técnica de pipelining tradicional. Para isso, os processadores superescalares permitem a emissão de várias instruções por ciclo de clock, permitindo, assim, que mais instruções sejam finalizadas a cada ciclo.
Substituir a técnica de pipelining tradicional, pois permitem que mais instruções sejam finalizadas por ciclo de clock.
3
Em um processador superescalar com grau 3...
Podem ocorrer até três instruções em cada estágio do pipeline.
Ocorrem três instruções em cada estágio do pipeline.
São emitidas até três instruções por ciclo de clock. Assim, são finalizadas três instruções por ciclo de clock.
Há três unidades de busca de instruções.
4
Diferencie processadores superescalares com escalonamento estático dos com escalonamento dinâmico.
Não há diferenças significativas entre os dois tipos de superescalares.
Nos processadores superescalares com escalonamento estático, a lógica de controle do pipeline garante que as instruções são emitidas em ordem e que os possíveis perigos de pipeline foram verificados antes da emissão. Já nos processadores com escalonamento
Nos processadores superescalares com escalonamento estático, a lógica de controle do pipeline garante que os possíveis perigos de pipeline não vão ocorrer, mesmo que isso signifique mudar a ordem de emissão das instruções. Já nos processadores com escalon
Nos processadores superescalares com escalonamento estático, a lógica de controle do pipeline garante que as instruções são emitidas em ordem e que os possíveis perigos de pipeline foram verificados antes da emissão. Já nos processadores com escalonamento
5
Sobre o escalonamento estático em processadores superescalares...
Em geral, fornece o melhor desempenho quando comparado ao escalonamento dinâmico.
Não é feita a verificação de perigos e paradas do pipeline.
A verifição de perigos e paradas do pipeline é feita antes da emissão das instruções. Esse é um processo bastante complexo, afetando o desempenho dos processadores superescalares.
A verifição de perigos e paradas do pipeline é feita antes da emissão das instruções. Esse é um processo bastante simples, aumentando o desempenho dos processadores superescalares.