
PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
Venha testar um pouco dos seus conhecimentos em relação ao nosso trabalho apresentado! 😁
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
De acordo com os pressupostos de aprendizagem, como correlação de educação libertadora, o que revela a força motivadora da aprendizagem?
Educação problematizadora
Educação crítico-social
Educação liberal
2
Sobre o relacionamento professor-aluno, segundo a tendência progressista libertadora:
No diálogo, a relação é horizontal, onde educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.
Existe uma relação de autoridade entre educador e educando.
O critério de bom relacionamento é a não identificação com o povo.
3
De acordo com a Pedagogia Progressista Libertadora, qual é o papel principal da escola?
Reproduzir o conhecimento acumulado pela sociedade
Preparar os alunos para exames e atividades.
Formar cidadãos críticos que atuem sobre as injustiças sociais, além de estimular a aprendizagem.
4
Qual das seguintes práticas a pedagogia progressista libertadora considera essencial para a transformação da personalidade no sentido libertário e autogestionário?
Aplicação de métodos tradicionais de ensino
Assembleias, conselhos, eleições e associações com conhecimentos revolucionários
Avaliações individuais rigorosas e foco excessivo em conteúdos acadêmicos
5
Pedagogia progressista é o termo utilizado para:
Coroar filósofos e estudiosos como Paulo Freire, unanimidade quando se fala em contribuição para as sociopolíticas educacionais
Designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as finalidades sociopolíticas da educação
Colocar em pauta todas as tendências pedagógicas do século XXI, relacionando com a sistematização da avaliação educacional em escolas públicas brasileiras
6
Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal". Entretanto, professores e educadores engajados no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. A educação libertadora tem como efeito:
Questionar concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando uma transformação
Depositar informações sobre o aluno, a fim de acumular potencial de aprendizado
Professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingindo um nível de consciência dessa mesma realidade
7
Quais os principais passos de aprendizagem:
Aplicar diretamente os conceitos sem reflexão
Memorizar o conteúdo apresentado.
Identificar as necessidades e objetivos de aprendizagem
8
Para Paulo Freire, os métodos de ensino podem ser divididos em quantas fases:
Em até 6
Em até 10
Em até 5