Paradigma de capacitação

Paradigma de capacitação

Competências comportamentais (liderança, criatividade, etc.) Aprendizado contínuo Desenvolvimento de longo prazo Participação ativa do colaborador Autodesenvolvimento (dono da própria carreira)

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GIOVANA PAULINO

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1. O que o paradigma da capacitação considera sobre o indivíduo?

Que ele nasce pronto para o mercado de trabalho.
Que ele está sempre em construção e pode aprender continuamente.
Que ele precisa ser treinado em sala de aula com frequência.
Que ele é um ser técnico que precisa apenas de treinamento pontual.
2

Qual a principal diferença entre o paradigma da capacitação e o do treinamento?

O treinamento valoriza mais o desenvolvimento pessoal.
O treinamento é mais moderno que a capacitação.
A capacitação ocorre apenas em universidades corporativas
A capacitação considera a aprendizagem como um processo contínuo, enquanto o treinamento é pontual.
3

Qual das alternativas abaixo não representa uma prática alinhada ao paradigma da capacitação?

Promoção de cursos técnicos rápidos e isolados.
Criação de universidades corporativas.
Uso de metodologias como coaching e participação em projetos.
Investimento em desenvolvimento a médio e longo prazo.
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De acordo com o texto, como ocorre o aprendizado no paradigma da capacitação?

Somente em plataformas digitais.
Pode ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, até mesmo por meio de vivências pessoais.
Apenas durante o expediente de trabalho.
Exclusivamente por meio de cursos presenciais.
5

Por que o Modelo de Gestão por Competências (MGC) é considerado ideal para empresas na Era do Conhecimento?

Porque foca apenas em habilidades técnicas.
Porque valoriza apenas cargos de liderança.
Porque dispensa avaliações de desempenho.
Porque permite definir claramente as competências a serem desenvolvidas, evitando desperdício de recursos.
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