
O que você já sabe sobre gamificação?
Vamos brincar?! Responda as questões sobre Gamificação e observe o que você já sabe sobre o tema.
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O que melhor define "gamificação" no ensino?
O uso de elementos de jogos em atividades que não seriam jogos.
O uso de jogos no cotidiano escolar.
A pesquisa de jogos para aplicação no contexto escolar.
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Os elementos essenciais para a gamificação são:
Feedbacks instantâneos.
Competição e recompensa.
Missões, desafios, pontuações, prêmios e cenários.
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Os principais benefícios da gamificação na educação são:
Maior interação, maior participação, dinamismo da aula, diálogo, engajamento, resolução de problemas.
O aprendizado ocorre de maneira lúdica.
A comparação de desempenho faz com que os alunos se esforcem mais nas aulas.
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Em aulas gamificadas, a tecnologia digital...
... sempre deve ser utilizada, pois os games são digitais.
... pode ser utilizada, mas é importante se familiarizar com o funcionamento delas antes de escolher a mais adequada aos objetivos da sua aula gamificada.
... não deve ser utilizada, pois as condições das escolas em relação aos equipamentos digitais são precárias.
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O objetivo de uma aula gamificada é baseado
no que o aluno deverá saber e compreender com o jogo.
em chegar ao final das fases do jogo com sucesso.
em competir com colegas.
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Na mecânica de feedbacks e recompensas, a aula gamificada deve
ter regras claras, estabelecendo objetivos e resultados esperados.
propor que cada aluno defina as regras que melhor se adaptam ao jogo.
estimular a conquista de premiações.
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A gamificação pode servir como avaliação?
Não
Sim
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A avaliação gamificada transforma a forma como o processo avaliativo é desenvolvido, fornecendo ferramentas de adaptação e acesso a recursos de informação que possibilitam a organização dos dados sobre a aprendizagem do aluno de forma mais eficiente.
Permite a organização de dados sobre o processo e evolução do aprendizado.
Permite pontuar os feedbacks positivos.
Permite que o professor compare resultados para o registro.
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São exemplos de gamificação:
Jogos de tabuleiro, jogos de cartas, Uno.
Lego, quebra-cabeça, jogos de montar.
Trilhas de aprendizagem, gincanas, caça ao tesouro, clube de leitura.