Meteorologia - Parte 5

Meteorologia - Parte 5

Questões do grupo 4, Turbulência, Massas de ar e frentes, Trovoadas e Gelo

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Matheus

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1

A AGITAÇÃO VERTICAL DAS MOLÉCULAS DO AR, QUE DESLOCA A AERONAVE, OCASIONANDO VARIAÇÕES EM SUA SUSTENTAÇÃO, DENOMINA-SE:

TURBULÊNCIA
FRENTE FRIA
NEVOEIRO
MASSA DE AR
2

A TURBULÊNCIA RESULTANTE DA AÇÃO DE CORRENTES CONVECTIVAS DE AR AQUECIDO É DENOMINADA TURBULÊNCIA:

MECÂNICA OU DE SOLO
OROGRÁFICA
DINÂMICA
TÉRMICA OU CONVECTIVA
3

A TURBULÊNCIA TÉRMICA É PROVOCADA POR:

VENTO VARIANDO SUA INTENSIDADE
DESLOCAMENTO DE MASSA DO AR NOS PÓLOS
CORRENTES DE JATO
NUVENS CUMULUS
4

A TURBULÊNCIA QUE É PROVOCADA PELO EFEITO DE MONTANHAS CHAMA-SE:

DINÂMICA
TÉRMICA OU CONVECTIVA
MECÂNICA OU DE SOLO
OROGRÁFICAS
5

A TURBULÊNCIA OROGRÁFICA É MAIS IRREGULAR E MAIS INTENSA:

NÃO HÁ DIFERENÇA
NO TOPO
A BARLAVENTO
A SOTAVENTO
6

AS NUVENS QUE IDENTIFICAM A TURBULÊNCIA OROGRÁFICA SÃO AS NUVENS:

STRATUS
CUMULUNIMBUS
CIRRUSTRATOS
LENTICULARES
7

O TIPO DE TURBULÊNCIA QUE RESULTA DO ATRITO DE VENTOS FORTES COM A SUPERFICIE É CHAMADO DE TURBULÊNCIA:

TÉRMICA OU CONVECTIVA
OROGRÁFICA
MECÂNICA OU DE SOLO
DINÂMICA
8

UMA TURBULÊNCIA DINÂMICA DO TIPO FRONTAL ESTÁ ASSOCIADA A:

FRENTES FRIAS
NUVENS STRATUS
FRENTES QUENTES
NEVOEIROS DE RADIAÇÃO
9

QUAL TIPO DE TURBULÊNCIA É CAUSADO PELA PRESENÇA DE UMA ESTREITA CORRENTE DE JATO DE AR COM GRANDE VELOCIDADE?

FRONTAL
TÉRMICA
TURBULÊNCIA DE CÉU CLARO
WINDSHEAR OU CORTANTE DE VENTO
10

EM QUAL FASE DO VOO A TURBULÊNCIA CONHECIDA COMO WINDSHEAR SE TORNA MAIS PERIGOSA?

DURANTE O TÁXI DA AERONAVE
DURANTE O VOO DE CRUZEIRO
DURANTE O POUSO E A DECOLAGEM
TODAS AS ALTERNATIVAS
11

GRANDES VOLUMES DE AR, COBRINDO EXTENSÕES DA SUPERFICIE DA TERRA, QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS MAIS OU MENOS UNIFORMES NO SENTIDO HORIZONTAL, SÃO CARACTERÍSTICAS DE:

TROVOADAS
FORMAÇÃO DE GELO
FRENTES
MASSAS DE AR
12

UMA MASSA DE AR MARÍTIMA RECEBE A DESIGNAÇÃO:

A
C
U
M
13

QUANTO À REGIÃO DE ORIGEM, UMA MASSA DE AR PODE SER CLASSIFICADA COMO:

TODAS ESTÃO CORRETAS
EQUATORIAL (E)
POLAR (P)
TROPICAL (T)
14

UMA MASSA DE AR cAk É UMA MASSA:

CONTINENTAL ÁRTICA FRIA
CONTINENTAL POLAR FRIA
CONTINENTAL POLAR QUENTE
MARÍTIMA POLAR FRIA
15

ZONA LIMITE ENTRE DUAS MASSAS DE AR DIFERENTES, SENDO UMA QUENTE E OUTRA FRIA, DENOMINA-SE

FRENTE
NUVENS CUMULUS
LINHA DE INSTABILIDADE
MASSA DE AR
16

QUANDO O AR FRIO DESLOCAR O AR QUENTE TEREMOS UMA FRENTE:

ESTACIONÁRIA
QUENTE
OCLUSA
FRIA
17

SÃO CARACTERÍSTICAS DE APROXIMAÇÃO DE UMA MASSA DE AR FRIO:

NUVENS CUMULIFORMES, INSTABILIDADE, AR CALMO E BOA VISIBILIDADE
NUVENS CUMULIFORMES, INSTABILIDADE, TURBULÊNCIA E MÁ VISIBILIDADE
NUVENS CUMULIFORMES, INSTABILIDADE, TURBULÊNCIA E BOA VISIBILIDADE
NUVENS CUMULIFORMES, ESTABILIDADE, TURBULÊNCIA E BOA VISIBILIDADE
18

O DESLOCAMENTO DE UMA FRENTE FRIA NO HEMISFÉRIO SUL, ACONTECE COM PREDOMINÂNCIA DE:

SW PARA NE
NW PARA SE
NE PARA SW
SE PARA NW
19

MOVIMENTAR-SE DE FORMA MAIS LENTA E MENOS VIOLENTA É UMA CARACTERÍSTICA DE MASSA DE AR:

QUENTE
FRIA
OCLUSA
ESTACIONÁRIA
20

O DESLOCAMENTO DE UMA FRENTE QUENTE NO HEMISFÉRIO SUL, ACONTECE COM PREDOMINÂNCIA DE:

NW PARA SE
SE PARA NW
SW PARA NE
NE PARA SW
21

SÃO CARACTERÍSTICAS DE APROXIMAÇÃO DE UMA MASSA DE AR QUENTE:

INSTABILIDADE E NUVENS ESTRATIFORMES
ESTABILIDADE E NUVENS CUMULIFORMES
INSTABILIDADE E NUVENS CUMULIFORMES
ESTABILIDADE E NUVENS ESTRATIFORMES
22

UMA FRENTE QUE ELEVA O AR QUENTE QUE ESTAVA NA SUPERFÍCIE E O ENVOLVE É CHAMADO DE FRENTE:

FRIA
QUENTE
ESTACIONÁRIA
OCLUSA
23

A FRENTE QUE APRESENTA POUCO OU NENHUM MOVIMENTO E TENDE A SE TRANSFORMAR EM FRENTE QUENTE É:

ESTACIONÁRIA
FRIA
OCLUSA
QUENTE
24

RELÂMPAGOS, VENTOS DE RAJADA, GRANIZO, PANCADAS DE CHUVA E TURBULÊNCIA SEVERA DENTRE OUTROS, CONSTITUEM UMA ASSOCIAÇÃO DE FENÔMENOS DENOMINADA:

VENTOS DE FOEHN
TROVOADA
FOGO DE SANTELMO
REVERBERAÇÃO
25

A PRIMEIRA FASE DE UMA TROVOADA, A FASE DE CUMULUS, É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR:

CORRENTES ASCENDENTES
EQUILÍBRIO ENTRE AS CORRENTES
CORRENTES DESCENDENTES
TURBULÊNCIA MAIS INTENSA
26

CUMULUS É A DENOMINAÇÃO DADA A PRIMEIRA FASE DE UM(A):

NEVOEIRO
TROVOADA
GRANIZO
GEADA
27

A FASE DE UMA TROVOADA ONDE OCORRE UM EQUILÍBRIO ENTRE AS CORRENTES ASCENDENTES E DESCENDENTES, O MAIOR GRAU DE TURBULÊNCIA, PANCADAS DE CHUVA E RELÂMPAGOS, DENOMINA-SE:

INICIAL
MATURIDADE
CUMULUS
DISSIPAÇÃO
28

A FASE DA MATURIDADE DE UMA TROVOADA COMEÇA QUANDO:

A PRECIPITAÇÃO ATINGE A SUPERFÍCIE
A PRECIPITAÇÃO TERMINA
AS CORRENTES ASCENDENTES PREDOMINAM
OS TROVÕES ACABAM
29

A ÚLTIMA FASE DE UMA TROVOADA, A FASE DE DISSIPAÇÃO, É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR:

TURBULÊNCIA MAIS INTENSA
CORRENTE DESCENDENTE
EQUILÍBRIO ENTRE AS CORRENTES
CORRENTE ASCENDENTE
30

A ÚLTIMA FASE DE UMA TROVOADA É CONHECIDA COMO FASE DE:

CUMULONIMBUS
MATURIDADE
DISSIPAÇÃO
CUMULUS
31

DO INÍCIO DA SUA FORMAÇÃO ATÉ A SUA DISSIPAÇÃO UMA TROVOADA DURA:

60 MINUTOS
120 MINUTOS
30 MINUTOS
90 MINUTOS
32

A WINDSHEAR É MAIS PERIGOSA QUANDO A AERONAVE ESTÁ:

DECOLANDO
TAXIANDO
POUSANDO
EM VOO DE CRUZEIRO
33

PARA QUE HAJA FORMAÇÃO DE GELO SÃO NECESSÁRIOS:

TEMPERATURA DO AR IGUAL OU INFERIOR A 0°C
TEMPERATURA DA FUSELAGEM IGUAL OU INFERIOR A 0°C
VOO ATRAVÉS DE ÁGUA VISÍVEL
TODAS ESTÃO CORRETAS
34

DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, INDIQUE AQUELA QUE SE REFERE EXCLUSIVAMENTE A TIPOS DE GELO QUE SE FORMAM SOBRE AS AERONAVES:

CLARO E ESCARCHA
CLARO E SARAIVA
VIDRADO, AMORFO E SARAIVA
GRANULADO, ESCARCHA E GRANIZO
35

O GELO MAIS PERIGOSO, POR SER MAIS ADERENTE E MAIS DIFÍCIL DE SER REMOVIDO, É O GELO:

AMORFO
OPACO
CRISTAL
ESCARCHA
36

O GELO DO TIPO CLARO FORMA-SE MAIS COMUMENTE EM AR:

INSTÁVEL, EM NUVEM CUMULIFORMES
ESTÁVEL, EM NUVENS ESTRATIFORMES
ESTÁVEL, EM NUVENS CUMULIFORMES
INSTÁVEL, EM NUVENS ESTRATIFORMES
37

O TIPO DE GELO MENOS PERIGOSO PARA UMA AERONAVE EM VOO É O:

VIDRADO
CRISTAL
CLARO
OPACO
38

O GELO QUE SE FORMA DEVIDO A PEQUENAS GOTAS E A PARTIR DE NUVENS ESTRATIFORMES, É O GELO:

OPACO
CRISTAL
LISO
CLARO
39

FORMAÇÃO METEOROLÓGICA CAPAZ DE MODIFICAR A CURVATURA DO PERFIL AERODINÂMICO E REDUZIR A SUSTENTAÇÃO DE UMA AERONAVE:

GELO
CHUVA
TROVOADA
TURBULÊNCIA
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