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1
Qual o principal papel do transporte na cadeia de abastecimento?
Eliminar inventário
Reduzir o consumo energético
Reduzir o número de fornecedores
Mover produtos entre diferentes pontos da cadeia
2
Qual é a principal diferença entre FTL e LTL?
FTL é apenas ferroviário
FTL transporta carga completa; LTL transporta cargas parciais
LTL é mais caro que FTL
LTL só é usado para cargas perigosas
3
Que modo de transporte é mais usado na última etapa da entrega (last mile)?
Ferroviário
Marítimo
Aéreo
Rodoviário
4
Qual é o modo de transporte mais adequado para produtos de elevado valor e pouco peso?
Aéreo
Pipeline
Marítimo
Ferroviário
5
Um dos maiores desafios na gestão de transportes é:
Eliminar os centros de distribuição
Definir a rede de transportes (nós e rotas)
Reduzir o número de motoristas
Padronizar os produtos
6
O que significa "multimodalidade"?
Ferroviário
Rodoviário
Aéreo
Marítimo
7
Que fator NÃO é um critério de seleção modal?
Valor do produto
Cor do veículo
Requisitos legais
Distância
8
Que fator NÃO é um critério de seleção modal?
Valor do produto
Distância
Requisitos legais
Cor do veículo
9
O que influencia o transporte em diferentes países?
Infraestrutura, legislação, clima
Publicidade local
Cultura gastronómica
Tipo de moeda usada
10
Os "incoterms" referem-se a:
Termos contratuais de responsabilidade e entrega
Custos de importação
Tipos de produto
Modelos de faturação
11
O que caracteriza um transporte "LTL"?
Transporte ferroviário
Transporte de cargas pequenas, consolidadas em rotas
Transporte de cargas químicas
Movimentação entre armazéns próprios
12
Qual é a principal vantagem do transporte aéreo?
Alta velocidade
Baixo custoBaixo custo
Alta capacidade
Baixo impacto ambiental
13
O transporte ferroviário é normalmente
Lento e com necessidade de manuseamento frequente
Muito rápido
Altamente fiável
Adequado para entregas noturnas
14
A seleção de veículos deve considerar
Tamanho da cabine
Opinião dos motoristas
Eficiência, economia e legalidade
Cor da marca
15
Custos fixos incluem
Combustível
Reparações
Seguro, salários, depreciação
Óleo e pneus
16
Custos variáveis dependem de:
Nível de atividade do veículo
Número de anos de uso
Número de anos de uso
Política de segurança
17
Custos indiretos incluem
Frota de apoio, motoristas extra
Lubrificantes
Pneus
Multas de trânsito
18
O frete marítimo é mais vantajoso quando:
A rapidez não é essencial
O destino é local
O produto é perecível
A entrega é urgente
19
Que fator pode afetar negativamente o transporte ferroviário?
Choques nos pátios de manobras
Altos níveis de segurança
Curta distância
Tipos de combustível usados
20
Veículos multi-temperatura são usados para
Medicamentos em pó
Produtos frescos, congelados e ambiente na mesma viagem
Combustíveis e produtos químicos
Materiais de construção
21
Qual destas é uma vantagem do frete rodoviário internacional?
Custo mais baixo que o marítimo
Elevada capacidade
Baixa pegada ecológica
Flexibilidade e rapidez
22
Para entregas consolidadas em loja, é necessário
Utilizar comboios urbanos
Fazer entregas à noite
Utilizar veículos com compartimentos separados
Separar o transporte por temperatura
23
O transporte de retalho alimentar exige
Eliminar centros de produção
Separar lojas por região fiscal
Agrupar apenas congelados
Planeamento adaptado a diferentes tipos de produto e loja
24
Um fator de consignação importante é
Nome do cliente
Roteamento e responsabilidade pela entrega
Código do SKU
Tipo de embalagem
25
A principal função de um sistema de custeio de frotas é:
Trocar motoristas automaticamente
Detetar problemas rapidamente e apoiar decisões
Otimizar rotas manuais
Reduzir o número de veículos