FilosoQuest: O quanto você sabe?

FilosoQuest: O quanto você sabe?

FilosoQuest é um jogo educacional envolvente de perguntas e respostas que leva você a uma jornada pelos grandes pensamentos filosóficos e Educacionais da humanidade! Explore os fundamentos da filosofia ocidental e oriental através de desafios de múltipla escolha que testam seu conhecimento, raciocínio crítico e interpretação de ideias profundas. Neste jogo, você assume o papel de um(a) aprendiz filosófico que avança por eras do pensamento — da Grécia Antiga aos dilemas éticos modernos.

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José Mateus BR

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1

Qual é o principal objetivo da Filosofia da Educação?

Refletir criticamente sobre os fins, meios e valores da educação.
Ensinar técnicas de ensino modernas
Avaliar o desempenho escolar os alunos
Promover apenas o uso das tecnologias educacionais
2

A Filosofia da Educação ajuda os educadores a:

Reproduzir conteúdos prontos sem reflexão
Substituir a pedagogia por métodos filosóficos antigos
Seguir regras fixas de ensino sem questionamentos
Compreender e fundamentar teoricamente sua prática pedagógica
3

Quando um educador questiona “por que educar?”, ele está exercendo:

Uma reflexão filosófica sobre os propósitos da educação
Uma crítica à ciência da educação
Um pensamento religioso
Uma atitude antipedagógica
4

A Filosofia da Educação pode ser considerada:

Um estudo técnico de aplicação mecânica
Uma lista de conteúdos obrigatórios do currículo escolar
Um conjunto de leis escolares
Um campo de reflexão que busca o sentido da prática educativa
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Qual pensador é conhecido por enfatizar a importância da educação como prática da liberdade?

Paulo Freire
Karl Marx
Sócrates
Friedrich Nietzsche
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Onde surgiu o pensamento filosófico ocidental?

Na Índia Vética
No Antigo Egito
Na China Antiga
Na Grécia Antiga
7

Qual era a principal preocupação dos primeiros filósofos pré-socráticos?

Criar sistemas políticos
Explicar os mitos religiosos
Ensinar moral e bons costumes
Buscar a origem (arché) de todas as coisas por meio da razão
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O que diferenciava o pensamento mítico do pensamento filosófico nascente?

A aceitação cega das tradições
A busca por explicações racionais e argumentativas da realidade
O uso da linguagem poética
A presença de deuses nas narrativas
9

Para Sócrates, o verdadeiro conhecimento nasce:

Do reconhecimento da própria ignorância e do diálogo
Da leitura dos poetas antigos
Da experiência sensível
Da observação dos astros
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Platão defendia que o conhecimento verdadeiro era:

Proveniente do mundo das ideias, acessível pela razão
Baseado nos sentidos
Resultante da prática política
Obtido por meio da opinião comum (doxa)
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Qual método foi desenvolvido por Sócrates como forma de ensinar e buscar a verdade?

Método dialético (ou maiêutica)
Método experimental
Método dedutivo
Método dogmático
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A maiêutica socrática consistia em:

Ensinar através de castigos e recompensas
Transmitir o saber como uma verdade absoluta
Questionar o aluno até que ele "desse à luz" suas próprias ideias
Decorar fórmulas filosóficas
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Na obra "A República", Platão defende que a educação deve:

Ser livre e sem qualquer orientação ética
Preparar indivíduos apenas para o mercado de trabalho
Formar cidadãos obedientes ao Estado
Guiar a alma em direção à verdade e ao bem
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Qual a crítica de Sócrates ao modelo educacional dos sofistas em Atenas?

Eles valorizavam a razão acima de tudo
Cobravam para ensinar retórica sem compromisso com a verdade
Eram seguidores de Platão e suas ideias políticas
Ensinavam a buscar a verdade com honestidade
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Qual era a visão de Platão sobre quem deveria governar a sociedade, segundo sua proposta educacional?

Guerreiros treinados desde a infância
Comerciantes bem-sucedidos
Filósofos, por buscarem a verdade e a justiça
Líderes religiosos
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Para Aristóteles, o conhecimento verdadeiro começa com:

A opinião comum (doxa)
A contemplação do mundo das ideias
A experiência sensível (empírica)
A revelação divina
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Aristóteles classificava o conhecimento em três tipos principais. Qual das opções representa corretamente esses tipos?

Teórico, prático e produtivo (poético)
Filosofia, Religião e Ciência
Ética, Política e Teologia
Científico, espiritual e intuitivo
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Na concepção aristotélica, a ciência (episteme) busca:

As causas e os princípios universais das coisas
O prazer e a retórica persuasiva
O conhecimento instável baseado em crenças
A repetição de dogmas
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Qual é o papel da razão no pensamento de Aristóteles sobre o conhecimento?

Organizar e interpretar as experiências para chegar ao saber
Questionar verdades religiosas
Apenas repetir aquilo que é ensinado
Rejeitar toda experiência sensível como falsa
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O que diferencia o conhecimento filosófico do conhecimento empírico em Aristóteles?

Não há diferença entre eles
O empírico busca o senso comum, enquanto o filosófico é prático
O filosófico é baseado na fé, o empírico na razão
O empírico é superficial e baseado Na experiência; o filosófico busca as causas profundas
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A ética na prática docente está diretamente relacionada a:

Seguir fielmente os conteúdos do livro didático
Aplicar punições severas aos alunos indisciplinados
Agir com responsabilidade, respeito e compromisso com a formação do aluno
Evitar qualquer envolvimento emocional com a turma
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Uma formação ética adequada de professores deve considerar:

A reflexão crítica sobre a própria prática e seus impactos na sociedade
A neutralidade diante das injustiças sociais
Apenas os métodos de ensino tradicionais
O desenvolvimento técnico, sem envolver valores
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Qual é um dos maiores desafios éticos enfrentados por professores no ambiente escolar?

Lidar com a diversidade e garantir equidade no trato com todos os alunos
Controlar o tempo das aulas
Ensinar apenas matérias do currículo
Manter-se neutro diante de questões sociais
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A relação entre ética e educação implica que o professor deve:

Seguir ordens sem questionar
Estimular o pensamento crítico e o respeito à pluralidade
Reproduzir opiniões pessoais nas aulas
Impor suas verdades morais
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Na formação docente, a ética profissional deve ser entendida como:

Uma dimensão essencial para o exercício consciente e justo da profissão
Uma escolha pessoal e opcional
Um conteúdo secundário dentro da pedagogia
Um conjunto de regras fixas e inquestionáveis
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